quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A MUSA DO TENIS


A BELISSIMA ELENA DEMENTIEVA
A MUSA DO TENIS ELENA DEMENTIEVA



  A TENISTA ELENA DEMENTIEVA EM AÇÃO
 
 
Elena Dementieva foi uma tenista profissional, nascida em 15 de outubro de 1981, em Moscou, na Rússia. Além de linda, Elena Dementieva era uma tenista das mais completas e ocupou durante muito tempo as melhores colocações  no ranking da WTA. Elena Dementieva é a atual campeã olímpica.  Medalha de Ouro, nas últimas Olimpíadas, realizadas em 2008, em Pequim, na China, na época Dementieva ocupava o quinto lugar no ranking e derrotou na final a sua compatriota, Dinara Safina, que então ocupava a sétima posição, por 2 x 1 sets, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/3. Nas Olimpíadas de 2000, realizadas em Sydney, na Austrália, Dementieva, então com apenas dezenove anos, já havia feito um bonito papel, ao conquistar a Medalha de Prata, sendo derrotada apenas na final, pela norte americana Venus Williams, por 2 x 0 sets, parciais de 6/2 e 6/4. Em sua carreira, Elena Dementieva conquistou diversos torneios. Nos primeiros quarenta e cinco dias, do ano de 2010, Elena Dementieva venceu duas competições, importatíssimas, a primeira em 15 de janeiro, quando derrotou a norte americana, Serena Williams, atualmente a primeira colocada no ranking, na final do torneio de Sydney, 2010, por 2 x 0 sets, parciais de 6/3 e 6/2 . Em 14 de fevereiro, Elena Dementieva conquistou outro título, ao derrotar theca, Lucie Safarova, por 2 x 1 sets, parciais de 6/7 (5-70), 6/1 e 6/4, na final do WTA de Paris. A técnica de Elena Dementieva era a sua mãe, Vera Dementieva, uma senhora muito simpática,  que sempre acompanhava a filha, nos torneios, que a musa do tênis participava e mesmo fora das quadras, das arquibancada, a senhora, Vera Dementieva, instruia a filha, marcando sobre pressão a estonteante gata russa.

A MUSA E TENISTA ELENA DEMENTIEVA PREPARANDO-SE PARA JOGAR
 
 
Em dia 29 de outubro de 2010, após sua eliminação no WTA Championships, realizado, em Doha, no Catar, ao fim da partida, em que foi derrotada, pela tenista italiana, Francesca Schiavone, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, Elena Dementieva, então, com 29 (Vinte e nove) anos, anunciou a aposentadoria. Elena Dementieva, além de conquistar inúmeros torneios de simples no tenis, também, conquistou diversos torneios, em duplas feminas e mistas. Também, nas duplas, Elena Dementieva ocupou durante muito tempo as melhores posições no Ranking. Ao final da partida em que foi derrota por Francesca Schiavone, Elena Dementieva solicitou que a tenista,  italiana, Francesca Schiavone permanece na quadra e convidou as outras tenistas, que partipavam do evento, para virem até o centro da quadra e com todas reunidas, Elena Dementieva, solicitou também a sua mãe, a senhora Vera Dementieva que viesse também a quadra. Atendida por todas, Elena Dementieva, agradeceu a todas elas  e enfatizou, a dedicação e força dada por sua mãe e técnica, a senhora Vera Dementieva, durante toda a sua carreira, terminando seu pequeno discurso com um "Mamãe eu te amo"!. Visivelmente emocionadas, todas aplaudiram, assim como todo o público presente ao evento, também aplaudiu, às palavras da tenista que então se aposentava precocemente. Coube então, a sua compatriota, a tenista, russa, Vera Zvonareva, que também participava daquele torneio, falar em nome de todas. Vera Zvonareva, também em rápido discurso, elogiou a carreira vencedora de Elena Dementieva e a agradeceu, por tudo que ela fez pelo tenis feminino, no mundo e em especial por tudo que ela fez pelo tenis da Rússia. Hoje, Elena Demetieva, desfruta de sua merecida, porém, precoce, aponsentadoria, em Montecarlo, em Mônaco, onde vive e mora com a senhora, Vera Dementieva, sua mãe e com seu marido, Maxim Afinogenov, jogador profissional de hóquei e passeia pela cidade, sendo sempre reconhecida, pelos fãs, sendo sempre muito solicita, quanto a ela são pedidos autógrafos, por grandes e inúmeros seus admiradores,  espalhados por todo o planeta. 

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Mauritia, um microcontinente submerso no Oceano Índico

 

 
Pavel V. Doubrovine  


Em um período entre 2 bilhões e 70 milhões de anos atrás, os continentes eram unidos em um único supercontinente, chamado Rodínia. Este supercontinente foi o pai da Panótia e avô da Pangeia, que, por movimentos tectônicos, deram origem aos continentes atuais. Neste primeiro processo de movimentação e separação, um microcontinente se formou entre as regiões que hoje formam a Índia e a ilha de Madagascar, e durou tempo suficiente para ser submerso por camadas de magma e pelas águas que geraram o Oceano Índico. Batizada de Mauritia, esta faixa de terra foi anunciada em estudo publicado no domingo passado pela revista científica Nature Geoscience. Atualmente, Índia e Madagascar estão a mais de 4.000 quilômetros de distância. No período da Rodínia, no entanto, os territórios estavam unidos em uma mesma porção continental. Com o início da separação das terras, uma faixa continental se formou, sobre a qual também estariam áreas que hoje formam as ilhas de Seicheles, Reunião e Maurício. Esta faixa foi batizada de Mauritia pelos cientistas do Earth Dinamyc Group, da Universidade de Oslo, na Noruega. Com o tempo e com a movimentação das placas tectônicas, Mauritia acabou se fragmentando, foi coberta por camadas de magma e desapareceu sob as águas do atual Oceano Índico. "Ninguém nunca soube realmente como Seicheles foi parar no meio do Oceano Índico, por exemplo. Com nossa pesquisa, identificamos que a ilha de Seicheles se desprendeu da Índia no processo que levou à configuração atual", afirma o pesquisador Pavel V. Doubrovine, um dos autores da pesquisa. "Este processo causou a segmentação da parte continental do território de Mauritia, e foi transportado ao longo do tempo em blocos continentais", completou. Continente para sempre perdido Para chegar à esta conclusão, os cientistas analisaram grãos de areia da ilhas Maurício, também localizada no Índico, 900 quilômetros a leste de Madagascar. De acordo com os estudos, os grãos de areia da superfície da ilha apresentam zircão (silicato de zircônio), elemento encontrado na crosta continental, datado entre 1.000 e 600 milhões de anos atrás. "A ilha é resultado de uma atividade vulcânica que aconteceu há nove milhões de anos. Nesta erupção, o zircão, que estava presente em Mauritia, foi levado para a superfície e ficou na areia da ilha", explica Doubrovine. De acordo com o estudo publicado, é provável que existam camadas repletas de zircão submersas pelo Oceano Índico. Essas camadas, que teriam sido cobertas por magma, estariam em seu estado puro a mais de dez quilômetros de profundidade. Seria uma prova da existência de Mauritia, mas com altos custos de execução. "Ninguém possui nem dinheiro nem estímulo suficiente para fazer esta perfuração", lamenta o pesquisador Doubrovine. Até lá, a existência de Mauritia ficará limitada à pesquisa e ao zircão presente na areia. 

Fonte:  veja.com  
Barroso: Crise portuguesa deve-se a “escolhas económicas” que não resolveram problemas estruturais


Durão Barroso


“A crise actual que Portugal conhece, que é o resultado também de transformações estruturais na geo-economia mundial, é também fruto de escolhas económicas que foram prosseguidas e que não conseguiram resolver os problemas estruturais da competitividade portuguesa e que permitiram uma acumulação de dívida pública que por e simplesmente não eram sustentáveis”, afirmou Durão Barroso numa mensagem gravada para a conferência que marca os 25 anos da TSF "Portugal, a soma das partes". “Apesar da situação difícil que o nosso país atravessa, eu acredito que [Portugal] vai ser capaz de ultrapassar as dificuldades. Com muita coragem e também com muitos sacrifícios, tem vindo a ser possível restaurar a confiança dos investidor e fazer Portugal ganhar credibilidade que permita financiar-se” nos mercados. “A verdade é que não podemos esquecer que sem a União Europeia, sem o apoio de outros países, Portugal não tinha condições não apenas para se financiar, mas também para financiar o próprio funcionamento do Estado português. As próprias funções essenciais do Estado português teriam de ser interrompidas por falta de meios financeiros”, adverte.

Fonte: Jornal de Negócios - Portugal

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADES

UM DOS GRANDES MONUMENTOS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA FOI UM PRESENTE DOS FRANCESES

ESTÁTUA DA LIBERDADE

A Estátua da Liberdade, na Ilha de Bedleo-Nova York é um grande monumento e um símbolo dos EUA. Inaugurada em 20 de outubro de 1886, pelo presidente, Grover Cleveland, foi presente dos franceses, através de Napoleão III, em agradecimento aos EUA, pela vitória em batalha contra os ingleses. 
 VISTA PANORÂMICA DA ILHA DE BEDLEO ONDE SE DESTACA A ESTÁTUA DA LIBERDADE EM NOVA YORK
 
A Estátua da Liberdade, situada na Ilha de Bedleo, em Nova York, presente dos franceses aos americanos,  é projeto do escultor francês, Frédéric Auguste Bartholdi, comemora o Centenário de Independência dos Estados Unidos da América.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Trajes de Jennifer Lawrence em "O Lado Bom da Vida" vão a leilão

 Jennifer Lawrence


Figurinos usados por Jennifer Lawrence no papel que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz em "O Lado Bom da Vida" foram a leilão nesta terça-feira, dois dias depois de ela receber o prêmio pelo papel de uma desbocada jovem viúva. A casa de leilões Nate D. Sanders, especializada em objetos de celebridades, colocou a venda pela internet itens como calças brancas justas, um casaco de inverno e um sutiã desportivo, que a atriz de 22 anos usou na comédia. O leilão se encerra na quinta-feira e a expectativa é de que saiam por 500 a 1.500 dólares. "Ela agora está na história por ter um Prêmio da Academia, o que definitivamente dá status (aos itens) agora", disse Laura Yntema, porta-voz da casa de leilões. Cinco itens usados por Lawrence ou do seu figurino no filme estão à venda, com lances iniciais de 100 dólares. A calça branca, por exemplo, foi feita sob medida para a atriz e usada na cena em que ela contracena com Bradley Cooper num salão de baile. O leilão inclui também nove itens de vestuário usados ou do figurino de Cooper, e dois itens do figurino do coadjuvante Chris Tucker. Os estúdios de cinema muitas vezes cedem itens de figurino a casas de leilão, onde mesmo pequenos objetos podem atrair lances elevados de fãs e colecionadores.

Fonte:  Reuters Brasil - Matéria de Eric Kelsey

Governo pode baixar tarifas de importação, diz jornal

 Guido Mantega


O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou em entrevista ao jornal Valor Econômico, que os produtos industriais cujas alíquotas de importação subiram em 2012 e depois registraram reajustes de preços exagerados poderão ter as tarifas reduzidas pelo governo. Segundo o jornal, o Ministro não especificou quais produtos deverão ser atingidos pela queda das tarifas de importação. No ano passado, mais de cem produtos tiveram as tarifas de importação elevadas - as alíquotas foram ampliadas para até 25%. Na época, Mantega já havia alertado que os preços domésticos dos itens seriam monitorados e, se houvesse reajuste, o governo derrubaria as alíquotas que haviam sido elevadas. "Se houver aumento de preços, vai criar inflação. E não queremos isso", afirmou Mantega, na época. A assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda informou que como o Ministro está em viagem, não há, no momento, detalhes ou comentários sobre o assunto. O Ministro está em Nova York, participando de um forum de infraestrutura sobre o Brasil e as oportunidades de investimento no país. Na terça feira, Mantega afirmou que o Brasil deve bater a meta de inflação em 2013.

Fonte: EXAME.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADES

UMA PORTA SEMPRE ABERTA HÁ SÉCULOS
A PORTA DO PALÁCIO DE JUSTIÇA EM PARIS ESTÁ ABERTA HÁ SÉCULOS
 
Dia 04 (quatro) de março completaram-se 394 (trezentos e noventa e quatro anos), que uma porta se mantém aberta. Por força de um decreto, assinado pelo Rei Luiz XIII, da França, em 04 de março de 1618, a porta do Palácio de Justiça, em Paris, continua aberta. O decreto determinava que a porta do Palácio de Justiça ficasse aberta dia e noite, para que o povo pudesse reclamar à justiça a qualquer hora. O decreto nunca foi revogado e quase quatro séculos depois, ela, a porta, continua aberta, sendo assim, mais um ponto de atração turística, na cidade de Paris na França.
 
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Mantega diz que controle da inflação é prioridade para governo

  Guido Mantega


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o controle da inflação é uma prioridade para o governo e que a meta de inflação deste ano será cumprida. "Vamos cumprir novamente em 2013 as metas de inflação", disse Mantega a investidores em Nova York, durante evento para promover as concessões do governo. "Controlar a inflação é prioridade." A meta oficial do governo é de 4,5 por cento pelo IPCA, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. Atualmente, em 12 meses, o indicador encontra-se acima de 6 por cento, com pressão dos preços de alimentos e despesas pessoais. Mantega afirmou que o rápido desenvolvimento trouxe volatilidade ao câmbio e forçou o governo a implementar controles de capital, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em vários ativos. "Hoje temos um câmbio estabilizado num patamar mais realista e com baixa volatilidade", afirmou Mantega. Enquanto alguns desses impostos, que diminuíram o fluxo de dinheiro especulativo que entra no país, foram removidos, ele disse que não há planos para eliminar todos eles. Quando perguntado se o governo estava considerando remover o IOF sobre renda fixa para investidores estrangeiros, Mantega respondeu: "Não, não para a renda fixa. Mantega disse ainda esperar que os investidores tenham taxas de retornos acima de 10 por cento ao ano nos seus projetos de infraestrutura, acima dos cerca de 5,5 por cento visto atualmente. A economia brasileira tem mostrado dificuldades em alavancar sua recuperação. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter crescido cerca de 1 por cento e, para este ano, a expectativa é de que ficará em torno de 3 por cento.

Fonte: Reuters Brasil - Matéria de Luciana Lopez e Daniel Bases

Governo lança 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas





José Eduardo Cardozo


Considerado um crime invisível, o tráfico de pessoas é uma prática frequente e preocupante no Brasil. O primeiro relatório sobre esse tipo de crime, divulgado pelo Ministério da Justiça, revela que entre 2005 e 2011 foram instaurados 514 inquéritos pela Polícia Federal. Desses, 344 são relativos a trabalho escravo e 13 a tráfico interno de pessoas. No mesmo período, houve 381 indiciamentos, enquanto as prisões chegaram a 158. Segundo o relatório, além das dificuldades para reunir provas do crime dificultam a punição, a legislação brasileira pune apenas o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Falta previsão previsão legal para punir crimes de tráfico para fins de trabalho escravo, trabalho doméstico, venda de órgãos e tráfico de crianças. O aperfeiçoamento da legislação é um dos eixos do 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado hoje (26) pelo Ministério da Justiça e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Também foi apresentado relatório informando que as dificuldades para reunir provas dificultam a punição desse tipo de crime. Para melhorar a legislação brasileira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que pedirá aos presidentes da Câmara e do Senado celeridade na apreciação de projetos de lei que ampliam a tipificação de crimes envolvendo o tráfico de pessoas. Para o governo, a abordagem da vítima é suficiente para caracterizar o crime. Não precisa que a exploração sexual ou o trabalho escravo seja consumado, por exemplo. Além disso, o consentimento da vítima é considerado irrelevante, já que foi obtido por meio do engano e da falsa promessa. José Eduardo Cardozo disse que um problema ainda mais importante é a falta de denúncia, resultado da vergonha ou medo das vítimas. “Nós precisamos conscientizar a sociedade brasileira de que as informações têm que chegar ao Poder Público porque, sem essas informações, não temos como abrir inquérito, não temos como investigar, não temos como punir aqueles que praticam esse tipo de violência contra seres humanos”, destacou. Entre as 115 metas previstas no plano até 2016, também estão a capacitação de profissionais de várias áreas, a criação de mais dez postos de atendimento em cidades de fronteira, a aprovação de projetos de lei que impliquem na perda dos bens dos envolvidos com o tráfico de pessoas e a internacionalização, ainda este semestre, dos serviços de atendimento Disque 100 e Disque 180 - centrais de denúncia que funcionam 24 horas por dia. “Os aliciadores são pessoas muito próximas das vítimas. Não são pessoas estranhas. Esse é um perfil que nós temos identificado estatisticamente”, disse a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. O plano também prevê a promoção e participação do Brasil em campanhas nacionais de internacionais de combate ao tráfico de pessoas. Os ministros receberam cópia do relatório produzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, que funcionou no Senado, cujos trabalhos foram encerrados em dezembro. O ministro da Justiça disse que as propostas de legislação apresentadas pela CPI terão prioridade na pauta da pasta no Congresso. A Câmara dos Deputados também tem uma CPI sobre o assunto, ainda em andamento.

Fonte: Jornal do Brasil

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BEATLEMANIA

 ALL YOU NEED IS LOVE - UM ROLLING STONES ENTRE OS BEATLES

 MICK JAGGER

Durante a gravação, ao vivo, da música “ALL YOU NEED IS LOVE”, dos Beatles, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, gravaram em cima de um palco baixinho com cerca de meio metro, acima do chão, em um outro canto do estúdio uma orquestra acompanha o grupo, em volta do pequeno palco um grupo de pessoas observam a gravação e sentados no chão fazem junto com o quarteto o refrão da música. Entre estas pessoas, quase despercebida,está a figura de Mick Jagger, líder dos Rolling Stones e amigo pessoal dos Beatles e que tanbém participa, do coro, no refrão da música. Quase no final do video da gravação, Mick Jagger aparece cantando o refrão, “...all you need is love....’’,conforme pode-se se observar no vídeo da gravação abaixo.  Observação, Mick Jagger, aparecerá aos  2:37, no vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=NzJ2NKp23WU (para acessar o vídeo clicar).

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com o apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Raul Castro é reeleito em Cuba e diz que vai deixar o poder em 2018

 Raul Castro


Em Cuba, o presidente Raul Castro foi reeleito no domingo - e anunciou que vai deixar o poder no fim do mandato, daqui a cinco anos. O irmão de Raul, o ex-presidente Fidel Castro, participou da abertura da Assembleia Nacional que escolheu os integrantes do Conselho de Estado. Foi uma das raras aparições públicas de Fidel desde que deixou a presidência em 2006. A aposentadoria de Raul tem data marcada – 24 de fevereiro de 2018 - e deverá pôr fim a um período de quase seis décadas em que os irmãos Castro mandaram no país. Também foi escolhido no fim de semana o novo número dois do regime, Miguel Días-Canel, de 52 anos.

Fonte: G1

Centro-esquerda desponta como vencedora nas eleições gerais da Itália

  Luigi Bersani


A coalizão de centro-esquerda do Partido Democrata (PD), liderada por Luigi Bersani, surge como vencedora das eleições gerais realizadas na Itália, segundo pesquisa de boca de urna realizada pelo Instituto Tecné para o canal "Skytg24". Na Câmara dos Deputados, a coalizão formada pelo Partido Democrata (PD) e Esquerda, Ecologia e Liberdade (SEL) teria 34,5% dos votos, conforme a pesquisa. A coalizão de centro-direita de Silvio Berlusconi, formada pelo partido Povo da Liberdade, a Liga Norte e outras formações de direita, obteria 29% dos votos. O Movimento 5 Estrelas do humorista Beppe Grillo alcançaria 19% dos votos, enquanto o ex-presidente do Governo, o tecnocrata Mario Monti e sua coalizão centrista composta por Futuro e Liberdade (++FLI++) e a União de Democratas-cristãos e de Centro (UDC) teria 9,5%. No Senado, segundo esta primeiro pesquisa da "Tecné", a coalizão liderada por Bersani alcançaria 37%; a de Berlusconi chegaria aos 31%; o movimento de Beppe Grillo obteria 16,5% e a lista de Monti 9%. Segundo as pesquisas divulgadas pela televisão pública "Rai", na câmara dos Deputados a coalizão de centro-esquerda de Bersani oscila entre 35% e 37%, a centro-direita de Berlusconi entre 29% e 31%, o movimento antipolítico de Beppe Grillo entre 19% e 21% e a lista cívica de Monti se situa entre 8% e 10% dos votos. No Senado, segundo a pesquisa de boca de urna, a centro-esquerda tem entre 36% e 38%, seguido pela coalizão de centro-direita que se situa entre 30% e 32%, o movimento de Grillo entre 17% e 19% e a lista de Monti entre 7% e 9%. A batalha eleitoral será liderada no Senado, onde a lei prevê prêmios de acordo com os resultados regionais. Desta maneira, os resultados das eleições regionais da Lombardia serão cruciais, junto o das regiões de Molise e Lazio, onde das 49 cadeiras, 29 são da coalização vencedora e o resto distribuídas entre os demais partidos. Por enquanto, os resultados da coalizão de centro-esquerda e a de centro-direita para o Senado na Lombardia alcançaram ambas 37% dos votos, segundo as pesquisas da "Tecné". 

Fonte: Portal Terra

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA

 

UM GRANDE ABOLICIONISTA DA NOME A UMA CIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 
SILVA JARDIM

A cidade de Silva Jardim, localizada no estado do Rio de Janeiro, recebeu este nome em homenagem a um de seus filhos mais ilustres, Antonio Silva Jardim. Este nome de nossa história nasceu no dia 18 de agosto de 1860 na cidade de Vila Capivari, hoje Silva Jardim. Advogado, jornalista, ativista político, abolicionista e republicano, lutou muito pelo fim da escravatura e pela proclamação de uma república em nosso país. Iniciou sua vida como jornalista ao fundar com um grupo de amigos o jornal estudantil, ''Laboro Literário''. Escreveu diversos artigos para outros jornais e revistas entre eles: A Tribuna Liberal e a revista Direito e Letras, sempre com temas voltados para o fim da escravatura, e para instalação da república em nosso país. Silva Jardim chegou mesmo a desenhar e propor uma bandeira para a nova república. Candidato a deputado federal foi derrotado. Depois disso já com 31 anos resolveu viajar pelo mundo, para distrair as idéias e conhecer novos países. Quando visitava a Itália, resolveu conhecer o vulcão Vesúvio na cidade de Nápoles. Mesmo avisado do perigo de uma erupção vulcânica a qualquer momento, resolveu ir ao local e infelizmente,devido a uma dessas erupções foi tragado por uma fenda na cratera da montanha. Assim, no dia 01 de julho de 1891, se deu a morte deste grande brasileiro.

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com o apoio de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Delegação do Corinthians desembarca em clima pesado e lamenta morte

Paulinho 
 
 
As últimas passagens do Corinthians por aeroportos foram bem mais festivas do que a observada na tarde desta quinta-feira, em Cumbica. Torcedores e jogadores voltaram em um clima obviamente pesado da Bolívia, onde morreu o torcedor Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador durante o empate de seu San Jose com o Timão. Até as tietes dos atletas foram mais tímidas diante da situação. Nem o atacante Alexandre Pato arrancou os tradicionais gritos femininos, emudecidos pelo semblante fechado de todos, algo que ficou mais claro no técnico Tite, o que não chegou a causar surpresa. "É difícil até falar porque qualquer tipo de palavra não vai trazer a vida do menino de volta. Foi lamentável, uma tragédia. Nosso resultado foi até bom, mas como você vai pensar no resultado com uma tragédia dessas. Não tem nem palavras, é lamentar mesmo. A família precisa de apoio e força", afirmou o volante Paulinho. De acordo com os atletas, a notícia da morte só chegou após a partida. Renato Augusto, por exemplo, julgou que os objetos atirados pelos torcedores do San Jose nos jogadores do Corinthians que faziam seu aquecimento fossem apenas uma hostilidade normal de Copa Libertadores. "Não estava entendendo bem por quê. Achei que só estavam torcendo contra a gente, a favor do time deles. A gente ficou sabendo só depois, no vestiário. E é claro que foi muito triste, esse jogo vai ficar marcado na história de cada um. A gente chorou pela criança", disse o meia. Já os dirigentes mantiveram a linha adotada na própria Bolívia, na última quarta. O diretor adjunto de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, e o gerente de futebol, Edu Gaspar, lamentaram o ocorrido e se colocaram à disposição da família do garoto. Segundo Edu, nenhum dirigente do San Jose procurou os cartolas do Timão ao término da partida. A delegação alvinegra permaneceu em Oruro algumas horas após o jogo e partiu para São Paulo em um voo no qual as dificuldades para se atuar em uma altitude superior a 3.700 metros não foram discutidas. "A gente conversou bastante sobre o que aconteceu para esclarecer alguns fatos e tentar ajudar a família da melhor maneira possível. Primeiro, você toma aquele susto. Meu filho está toda hora no jogo, o filho do Duílio também. É complicado", resumiu o gerente.

Fonte:  Portal Terra - Matéria de Marcos Guedes

Centro-esquerda é favorita para vencer na Itália, sob a ameaça de Berlusconi

 Pier Luigi Bersani


Após o curto período de governo tecnocrata, os italianos irão votar nos dias 24 e 25 deste mês em eleições em que a centro-esquerda de Pier Luigi Bersani é favorita, embora a volta da centro-direita de Silvio Berlusconi possa inclusive levar à ingovernabilidade do país. Nesse duelo histórico entre a centro-esquerda e a centro-direita, com mais ou menos os mesmo protagonistas que nas eleições dos últimos 20 anos, se intrometeu Mario Monti, o ex-comissário europeu eleito pelo chefe de Estado, Giorgio Napolitano, para guiar o país após a renúncia de Berlusconi em novembro de 2011, e que decidiu passar à política para continuar sua ação reformadora. Os 51 milhões de italianos com direito a voto enfrentarão nas urnas várias situações incomuns que fazem destas eleições um verdadeiro quebra-cabeças. Berlusconi se apresenta como líder de uma coalizão formada por seu partido, Povo da Liberdade (PDL), a Liga Norte e outras formações de direita, mas não é o candidato a presidente do Governo. Por sua vez, Monti, que representa a coalizão de partidos e associações centristas, não aparece nas listas eleitorais, por já ser senador vitalício e não poder concorrer a uma cadeira. Segundo as últimas pesquisas publicadas há 15 dias, a coalizão de Monti alcançará apenas 16%, mas poderá se tornar o verdadeiro protagonista dessas eleições, pois seus votos podem ser decisivos para conseguir a maioria, sobretudo no Senado, o campo onde as eleições serão verdadeiramente disputadas. Segundo as últimas pesquisas publicadas 15 dias antes das eleições, a coalizão de Bersani pode obter entre 34% e 38% dos votos, enquanto Berlusconi alcançaria entre 28% e 30%. Com esses dados, na Câmara dos Deputados, Bersani obterá maioria absoluta, e a verdadeira incógnita nestas eleições é se passará no Senado, onde o complicado sistema eleitoral prevê prêmios segundo os resultados regionais. Assim, serão decisivas as regiões da Lombardia, norte da Itália, onde das 49 cadeiras, 27 irão para a coalizão vencedora e o resto para os demais partidos e na Sicília, onde são distribuídas 14 ao ganhador e 11 aos restantes. Tudo indica que Bersani precisará buscar alianças se almejar maioria absoluta no Senado e evitar assim o problema da ingovernabilidade, que seria devastador para um país ainda imerso na crise e à mercê dos mercados. Bersani abriu as pesquisas com uma enorme vantagem, mas pouco a pouco foi caindo, enquanto a batalha eleitoral se concentrou nas fortes e contínuas pressões entre Berlusconi e Monti. Berlusconi parece ter subido, segundo as pesquisas, graças a uma campanha eleitoral baseada em frequentes aparições televisivas e em promessas incríveis. Em suas muitas aparições na TV, "Il Cavaliere" não só prometeu abolir o imposto sobre o primeiro imóvel (IMU, em italiano) reintroduzido por Monti, mas também devolver o dinheiro desembolsado pelos italianos, assim como uma anistia fiscal total para quem tem dinheiro em contas no exterior. Com uma pressão fiscal de 45% no país, e as últimas medidas de austeridade aplicadas por Monti, os italianos - e entre eles, sobretudo, os cerca 30% de indecisos - poderiam se deixar convencer por essas promessas. Por isso, os impostos foram um dos temas centrais na campanha eleitoral, mas Monti e Bersani, conscientes da situação econômica que o país atravessa, só se atreveram a prometer reduções futuras no IMU e tímidas ajudas para as famílias. Sobre os temas sociais e estimulados pelas leis aprovadas em outros países europeus, tanto Monti como Bersani se comprometeram a legislar os direitos dos casais homossexuais, mas sem pronunciar a palavra "casamento". A presença na mídia e o "bombardeio" nas redes sociais foram a tônica da campanha eleitoral na Itália, onde em muito poucas vezes os líderes políticos estiveram em contato direto com os eleitores. Quem decidiu fazer corpo a corpo nas praças das cidades, e as lotou, foi o chamado partido da "antipolítica", o Movimento 5 Estrelas do comediante Beppe Grilo, que está destinado a incentivar ou desestabilizar, dependendo de quem analisa, o panorama político italiano, já que conseguiria até 50 deputados - a mesma quantidade de Monti - o que na Itália pode ser decisivo para aprovar leis ou fazer governos renunciarem. 

Fonte: Portal Terra

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

 CULTURA
 
 
O ESCRITOR ESCOCÊS CRONIN FOI UM DOS MAIORES ROMANCISTAS DO SÉCULO PASSADO
ARCHIBALD JOSEPH CRONIN
 
 
Cronin, cujo, nome completo era Archibald Joseph Cronin foi sem dúvida, um dos maiores romancistas, do século vinte. Cronin nasceu em 19 de julho de 1886, em Cardross, uma grande aldeia, do condado de Dunbartonshire, na Escócia e faleceu em 06 de janeiro de 1981, aos 94 (noventa e quatro), anos, de idade, na cidade de Montreux, em Cantão de Vaud, na Suíça. Cronin que era filho, único, ainda, garoto, em sua terra natal, era apaixonado por três coisas, o futebol, seu esporte preferido; a biologia, que na escola era sua matéria predileta e a literatura. Por ser católico, praticante, e fanático por futebol, é provável que Cronin tenha sido torcedor do Celtic de Glasgow, clube para o qual torcem os católicos residentes naquela cidade, ou ainda Cronin, pode ter sido também, torcedor do Kilmarnock, o clube de futebol profissional, mais antigo da Escócia, já que, em um de seus romances, “Anos de Ternura”, passado, na cidade, de Kilmarnock, Cronin, sita algumas, o futebol e um dos personagens, do romance, é um trabalhador, de fábrica, que nas horas vagas, dedica-se ao futebol amador. Este livro teve ueve continuação em ouro livro de Archibald Joseph Cronin, intitulado Anos de Termenta. Já adulto, no ano de 1914, Cronin ingressou, na Faculdade de Medicina, da Universidade de Glasgow. 
CAPA DO LIVRO ANOS DE TERNURA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL
 
 
Porém, um ano depois, teve que paralisar os seus estudos, pois, fora convocado, pela Marinha, de seu país, para lutar, na Primeira Grande Guerra, Mundial, juntos com outros de seus compatriotas, para defender, naquela guerra, a sua Pátria, a Escócia e lá na Marinha da  Escócia, na luta e na guerra, da Primeira Grande Guerra Mundial, ele serviu como assistente médico, da Marinha da Escócia. 

CAPA DO LIVRO ANOS DE TORMENTA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL 
 
 
Ao terminar, o seu período de Serviço Militar, na Primeira Grande Guerra Mundial, defendendo a Escócia, Ele, Archibald Joseph Cronin retomou os seus estudos e no ano de 1919, completou com brilhantismo a Faculdade de Medicina, na Cidade de Glagow, com apenas, 23 (vinte e três), anos, de idade. Depois de formado, com altas notas e excelente graduação a Faculdade de Medicina de Glasgow, na Escócia, Cronin, foi mandado para a Índia, na Ásia, como Cirurgião Médico, de bordo, em um navio da Escócia. Ao retornar da Índia, na Ásia, Cronin assumiu o posto, de Chefe do Ambulatório Médico do Hospital de Isolamento de Lightburn, situado em um distrito, do mesmo nome, em Glasgow, na Escócia, em um local denominado, Shettleston Lanarkhi. Cronin, além disso, tudo acima descrito ocupou como médico, na Escócia, diversos e inúmeros cargos, de grande importância, na área médico-científica, participando de diversos estudos e projetos no setor da biologia. Em 1930, por tanta determinação e brilhante trabalho, a saúde, do brilhante, Doutor Archibald Joseph Cronin, se fragilizou, a tal ponto, que Cronin foi obrigado a se afastar de suas atividades, médicas-científicas, pára um longo período de repouso, o que foi um divisor de águas, na vida do Doutor Cronin. O Escritor, o Doutor Archibald Joseph Cronin era um amante e um colecionador de cachimbos. Neste período de repouso, o Doutor Cronin, dedicou-se a outra de suas paixões, a literatura e logo, seus livros começaram a ganhar muita projeção, pela forma simples, de sua escrita, aquecível, a todos e pelos conteúdos marcantes em suas obras, onde sempre, ou quase sempre, encontramos um personagem, carismático, de muita tenacidade e de ótimos sentimentos.

 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN E O SEU CACHIMBO PREDILETO
 
 
Diversas são as obras de Cronin que logo após terem ganho, grandes adeptos na Escócia, logo ganharam também uma legião enorme de adeptos em todo o mundo, seus livros venderam milhões de exemplares e até hoje ainda são lidos e procurados, nas livrarias e nas bibliotecas de todo o mundo. 
PREFÁCIO E BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADOS PELA EDITORA JOSÉ OLÍMPIO, EM 1958 NA COLETANEA CONTENDO DEZESSEIS LIVROS DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN TODOS OS LIVROS DE COLEÇÃO TÊM ESTE PREFÁCIO E A BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN COM ESTA ILUSTRAÇÃO E ESTA FOTO
 
 
No Brasil todas as obras de Cronin foram publicadas em nosso idioma. Entre as obras, mais famosas de Archibald Joseph Cronin, podemos citar: O Castelo Do Homem Sem Alma, seu primeiro livro, escrito em 1931, traduzido para o português, pela grande escritora brasileira, Rachel de Queiroz. Este livro, foi ainda, transformado, em peça teatral e filme de sucesso, cujo, nome original é Hatter's Castle e no Brasil tem como nome, O Castelo Do Chapeleiro, dirigido por Conforto Lance, tendo como protagonistas, principais, o ator. Robert Newton,  como, o personagem, James Brodie; a grande atriz, Deborah Kerr, como, a personagem, Maria Brodie e o ator, James Mason, como, o personagem, Dr. Renwick. Além deste livro, clássico, de Cronin, ainda, deve-se mencionar, entre outras, excelentes, obras, de Cronin, A Cidadela, escrito, no ano de 1937; Algemas Partidas, escrito, no ano de 1953 ; Almas Em Conflito, escrito, no ano de 1950; A Dama Dos Cravos, escrito, no ano de 1936; As Chaves Do Reino, escrito, no ano de 1941; Pelos Caminhos Da Vida, uma alto biografia, de Archibald Joseph Cronin, escrito, no ano de 1952; Mais Forte Que O Amor, escrito, no ano de 1956;  Sob A Luz Das Estrelas, escrito, no ano de 1935; Noites De Vigília, escrito, no ano de 1939; Encontro De Amor, escrito, no ano de 1933 e ainda, Anos De Ternura, escrito, no ano de 1944 e Anos De Tormenta, escrito, no ano de 1948, estes dois últimos, são dois grandes , maravilhosos e espetaculares, romances, em que o segundo, é a continuação do primeiro. 
 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN JÁ EM IDADE AVANÇADA 
 
 
Além destas, há outras obras, de excelente qualidade, de autoria de Archibald Joseph Cronin, um dos maiores escritores românticos, do século passado. 
 
 
Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

BNDES pode criar linha de crédito para distribuidoras



As distribuidoras de energia elétrica tentarão negociar com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) possíveis soluções para aliviar o aumento dos custos da energia causado pelo acionamento de termelétricas. A principal alternativa é a liberação de crédito subsidiado, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para dar equilíbrio de caixa para as empresas. Ligadas desde o final do ano passado para compensar o baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, a energia das térmicas tem um custo mais alto que está afetando o fluxo de caixa das distribuidoras. Algumas companhias reclamam que não terão capacidade de arcar com os valores. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que representa o setor, terá reunião amanhã na sede da agência reguladora, em Brasília, para discutir o assunto. Segundo apurou o BRASIL ECONÔMICO, as empresas estão algum tempo fazendo pressão no Ministério da Fazende a no Ministério de Minas e Energia (MME) para solucionar o impasse. O BNDES já tomou conhecimento da demanda e não descarta atender ao pedido, mas ainda não iniciou os estudos técnicos necessários para abertura da linha de crédito. O programa exigiria uma avaliação setorial, uma vez que não são todas as distribuidoras que possuem apenas problemas de fluxo de caixa. Pelas regras atuais, as distribuidoras precisam antecipar os pagamentos às geradoras para somente, meses depois, consigam recuperar os valores por meio da venda de energia aos consumidores. O repasse do custo mais elevado de acionamento das térmicas só pode ser feito uma vez por ano, em época de reajuste tarifário — data que varia de acordo com cada distribuidora. Por isso, as empresas do setor irão negociar maneiras para diminuir o rombo no fluxo de caixa até o período dos reajustes tarifários. “Já temos um diagnóstico de que essa situação precisa receber nossa atenção e iremos analisar todas as alternativas possíveis para resolver o problema”, afirma o diretor da Aneel, Romeu Rufino. Para Rufino, por conta das realidades diferentes de cada empresa do setor, apenas uma solução não será possível. “Será preciso de medidas complementares”, afirma. Na mesa de debates estão propostas que possam dividir entre diferentes agentes do setor o custo do acionamento de térmicas. Uma das propostas em discussão seria repassar o aumento dos custos das distribuidoras mensalmente para o consumidor alterando a regra que repassa anualmente a elevação do preço da energia. Essa solução estaria praticamente descartada porque pode ameaçar o controle da inflação. Independente da solução que seja dada para as empresas, o governo quer evitar que o consumidor arque sozinho pelo acionamento das térmicas. Rufino confirmou estudos que deverão ser analisados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com medidas que possam evitar que as distribuidoras repassem integralmente o aumento do custo de energia para o consumidor final, mas se absteve de comentar o tema. “Decisões sobre quem irá pagar a conta do acionamento das térmicas é uma discussão que cabe ao CNPE”, afirma Rufino. Uma das soluções nesta direção seria modificar uma resolução de 2007, do CNPE, que estabelece que os aumentos de custos, causados pelo acionamento das térmicas, devem ser bancados pelo consumidor final.

Fonte: Economia - iG

Blogueira cubana tem segurança reforçada após protestos

 
Yoani Sánchez


Um dia depois de protestos impedirem a exibição do documentário Conexão Cuba>Honduras em Feira de Santana, a blogueira cubana Yoani Sánchez teve a sua segurança reforçada na cidade baiana. Os seguranças privados contratados por seus anfitriões, um grupo de jornalistas e políticos locais, passaram de dois para quatro. A pedido do prefeito José Ronaldo Carvalho (DEM), policiais militares passaram a acompanhar os deslocamentos da cubana. A dissidente agradeceu pelo reforço e disse lamentar que o evento de segunda-feira tenha se transformado em “situação de risco físico”. No dia seguinte, a blogueira cancelou duas visitas culturais na cidade. Mas, os organizadores disseram que o motivo era a falta de tempo, não temor.  Longe de protestos, Yoani teve dia mais ameno em Feira de Santana. Sob intenso assédio da imprensa, almoçou num restaurante de motivos sertanejos e, relutante, ensaiou até passos de forró para uma equipe de televisão. Mais cedo, e já com reforço da segurança, falou a jornalistas na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas local. Disse acreditar que os protestos e o “ódio” de manifestantes pró-governo cubano foram “motivados por terceiros”. No seu blog, escreveu texto com o mesmo teor. Yoani negou ser financiada por órgãos ou governos estrangeiros. Atribuiu às acusações à irritação do Governo com sua autonomia financeira como jornalista e escritora. Antes das perguntas, ela agradeceu aos brasileiros por lhe apresentar um país diverso e cheio de opiniões, ”como pode se tornar Cuba em 20 anos”.  Yoani confirmou visita ao Congresso Nacional, hoje, para falar de sua luta pela liberdade em Cuba. Alvo de hostilidades organizadas pro PT e PCdoB, ela confirmou presença no Congresso depois de contatos com o deputado federal Otávio Leite (RJ) e com o senador Álvaro Dias (PR), ambos tucanos.  O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), comprometeu-se a pôr em votação na sessão de hoje requerimento solicitando que a Polícia Federal proteja a blogueira cubana durante sua permanência em território brasileiro.  A exibição frustrada do documentário foi o auge, até agora, da jornada tumultuada por protestos, que começaram na primeira escala de Yoani, no Recife - ela teve até cabelo puxado -, e seguiram em seu desembarque em Salvador.

Fonte: O POVO ONLINE

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

 CULTURA

O ESCRITOR ESCOCÊS CRONIN FOI UM DOS MAIORES ROMANCISTAS DO SÉCULO PASSADO
ARCHIBALD JOSEPH CRONIN
Cronin, cujo, nome completo era Archibald Joseph Cronin foi sem dúvida, um dos maiores romancistas, do século vinte. Cronin nasceu em 19 de julho de 1886, em Cardross, uma grande aldeia, do condado de Dunbartonshire, na Escócia e faleceu em 06 de janeiro de 1981, aos 94 (noventa e quatro), anos, de idade, na cidade de Montreux, em Cantão de Vaud, na Suíça. Cronin que era filho, único, ainda, garoto, em sua terra natal, era apaixonado por três coisas, o futebol, seu esporte preferido; a biologia, que na escola era sua matéria predileta e a literatura. Por ser católico, praticante, e fanático por futebol, é provável que Cronin tenha sido torcedor do Celtic de Glasgow, clube para o qual torcem os católicos residentes naquela cidade, ou ainda Cronin, pode ter sido também, torcedor do Kilmarnock, o clube de futebol profissional, mais antigo da Escócia, já que, em um de seus romances, “Anos de Ternura”, passado, na cidade, de Kilmarnock, Cronin, sita algumas, o futebol e um dos personagens, do romance, é um trabalhador, de fábrica, que nas horas vagas, dedica-se ao futebol amador. Este livro teve ueve continuação em ouro livro de Archibald Joseph Cronin, intitulado Anos de Termenta. Já adulto, no ano de 1914, Cronin ingressou, na Faculdade de Medicina, da Universidade de Glasgow. 
CAPA DO LIVRO ANOS DE TERNURA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL
Porém, um ano depois, teve que paralisar os seus estudos, pois, fora convocado, pela Marinha, de seu país, para lutar, na Primeira Grande Guerra, Mundial, juntos com outros de seus compatriotas, para defender, naquela guerra, a sua Pátria, a Escócia e lá na Marinha da  Escócia, na luta e na guerra, da Primeira Grande Guerra Mundial, ele serviu como assistente médico, da Marinha da Escócia. 

CAPA DO LIVRO ANOS DE TORMENTA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL

Ao terminar, o seu período de Serviço Militar, na Primeira Grande Guerra Mundial, defendendo a Escócia, Ele, Archibald Joseph Cronin retomou os seus estudos e no ano de 1919, completou com brilhantismo a Faculdade de Medicina, na Cidade de Glagow, com apenas, 23 (vinte e três), anos, de idade. Depois de formado, com altas notas e excelente graduação a Faculdade de Medicina de Glasgow, na Escócia, Cronin, foi mandado para a Índia, na Ásia, como Cirurgião Médico, de bordo, em um navio da Escócia. Ao retornar da Índia, na Ásia, Cronin assumiu o posto, de Chefe do Ambulatório Médico do Hospital de Isolamento de Lightburn, situado em um distrito, do mesmo nome, em Glasgow, na Escócia, em um local denominado, Shettleston Lanarkhi. Cronin, além disso, tudo acima descrito ocupou como médico, na Escócia, diversos e inúmeros cargos, de grande importância, na área médico-científica, participando de diversos estudos e projetos no setor da biologia. Em 1930, por tanta determinação e brilhante trabalho, a saúde, do brilhante, Doutor Archibald Joseph Cronin, se fragilizou, a tal ponto, que Cronin foi obrigado a se afastar de suas atividades, médicas-científicas, pára um longo período de repouso, o que foi um divisor de águas, na vida do Doutor Cronin. O Escritor, o Doutor Archibald Joseph Cronin era um amante e um colecionador de cachimbos. Neste período de repouso, o Doutor Cronin, dedicou-se a outra de suas paixões, a literatura e logo, seus livros começaram a ganhar muita projeção, pela forma simples, de sua escrita, aquecível, a todos e pelos conteúdos marcantes em suas obras, onde sempre, ou quase sempre, encontramos um personagem, carismático, de muita tenacidade e de ótimos sentimentos.

 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN E O SEU CACHIMBO PREDILETO
Diversas são as obras de Cronin que logo após terem ganho, grandes adeptos na Escócia, logo ganharam também uma legião enorme de adeptos em todo o mundo, seus livros venderam milhões de exemplares e até hoje ainda são lidos e procurados, nas livrarias e nas bibliotecas de todo o mundo. 
PREFÁCIO E BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADOS PELA EDITORA JOSÉ OLÍMPIO, EM 1958 NA COLETANEA CONTENDO DEZESSEIS LIVROS DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN TODOS OS LIVROS DE COLEÇÃO TÊM ESTE PREFÁCIO E A BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN COM ESTA ILUSTRAÇÃO E ESTA FOTO
No Brasil todas as obras de Cronin foram publicadas em nosso idioma. Entre as obras, mais famosas de Archibald Joseph Cronin, podemos citar: O Castelo Do Homem Sem Alma, seu primeiro livro, escrito em 1931, traduzido para o português, pela grande escritora brasileira, Rachel de Queiroz. Este livro, foi ainda, transformado, em peça teatral e filme de sucesso, cujo, nome original é Hatter's Castle e no Brasil tem como nome, O Castelo Do Chapeleiro, dirigido por Conforto Lance, tendo como protagonistas, principais, o ator. Robert Newton,  como, o personagem, James Brodie; a grande atriz, Deborah Kerr, como, a personagem, Maria Brodie e o ator, James Mason, como, o personagem, Dr. Renwick. Além deste livro, clássico, de Cronin, ainda, deve-se mencionar, entre outras, excelentes, obras, de Cronin, A Cidadela, escrito, no ano de 1937; Algemas Partidas, escrito, no ano de 1953 ; Almas Em Conflito, escrito, no ano de 1950; A Dama Dos Cravos, escrito, no ano de 1936; As Chaves Do Reino, escrito, no ano de 1941; Pelos Caminhos Da Vida, uma alto biografia, de Archibald Joseph Cronin, escrito, no ano de 1952; Mais Forte Que O Amor, escrito, no ano de 1956;  Sob A Luz Das Estrelas, escrito, no ano de 1935; Noites De Vigília, escrito, no ano de 1939; Encontro De Amor, escrito, no ano de 1933 e ainda, Anos De Ternura, escrito, no ano de 1944 e Anos De Tormenta, escrito, no ano de 1948, estes dois últimos, são dois grandes , maravilhosos e espetaculares, romances, em que o segundo, é a continuação do primeiro. 
 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN JÁ EM IDADE AVANÇADA 
Alem destas, há outras obras, de excelente qualidade, de autoria de Archibald Joseph Cronin, um dos maiores escritores românticos, do século passado.
 
Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nasa perdeu comunicações com estação espacial 3 horas

  Estação Espacial Internacional


A Estação Espacial Internacional perdeu nesta terça-feira o contato com seu comando terrestre após uma falha no sistema de dados, mas seu comandante afirmou que a tripulação está a salvo, afirmou a Nasa. O problema durou pouco menos de três horas e as comunicações já foram restauradas, informou a Nasa em uma publicação no Twitter. A agência espacial americana informou inicialmente que os operadores em Houston estavam atualizando de maneira remota o software dos computadores a bordo da estação espacial quando um dos sistemas de transmissão de dados da estação falhou. Após o problema, o principal computador - que controla funções críticas dentro da estação - voltou a funcionar mediante um computador de apoio, mas não conseguiu restabelecer a comunicação com o Sistema de Monitoramento e Transmissão de Dados da Nasa (TDRS, em inglês). Os funcionários em Houston conseguiram se comunicar mais tarde com os tripulantes, quando a estação voou sobre um centro de operações russo, às 13h00 (no horário de Brasília), e eles foram instruídos sobre como conectar um computador de apoio para iniciar o processo de restabelecimento da comunicação. Neste momento, seis homens se encontram na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês): dois americanos, três russos e um canadense. A Estação Espacial Internacional completou em novembro de 2010 dez anos de ocupação humana ininterrupta. Desde a Expedição 1, em 2000, 204 pessoas já a visitaram.

Fonte: Portal Terra

Autora britânica compara princesa Kate a "manequim de vitrine"

 Kate Middleton


Uma das autoras mais famosas da Grã-Bretanha lançou um ataque fulminante sobre a duquesa de Cambridge, a mulher grávida do príncipe William, rotulando-a de "manequim de vitrine", com um sorriso de plástico, cujo único papel na vida é procriar. O primeiro-ministro David Cameron descreveu a premiada escritora Hilary Mantel como "equivocada" depois que ela comparou Kate Middleton a uma boneca "feita em máquina", desprovida de personalidade. Seus comentários sobre a esposa de William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, dividiram a opinião pública, com jornais condenando Mantel como "venenosa", "cruel" e "incrivelmente rude". Já defensores disseram que suas palavras foram tiradas do contexto de uma longa análise da obsessão secular da sociedade com a aparência e fertilidade das mulheres da realeza, que terminou com um apelo para "desistirem e não serem brutos" com elas. "Eu vi Kate se tornar uma boneca articulada em que certos panos são pendurados", disse Mantel em uma palestra no Museu Britânico, em Londres, no início deste mês, em que ela falou sobre sua mudança de visão da princesa. "Ela era um manequim de vitrine, sem personalidade própria, totalmente definida por aquilo que ela usava. Atualmente, ela é uma futura mãe, envolta em outro conjunto de atribuições." Falando durante uma visita à Índia, Cameron disse que Mantel estava errada e que as pessoas deveriam fazer mais para encorajar uma jovem real que é uma "embaixadora fantástica para a Grã-Bretanha".

Fonte: Reuters Brasil - Matéria de Clare Hutchison e Peter Griffiths

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013



 CULTURA



O ESCRITOR ESCOCÊS CRONIN FOI UM DOS MAIORES ROMANCISTAS DO SÉCULO PASSADO





ARCHIBALD JOSEPH CRONIN


Cronin, cujo, nome completo era Archibald Joseph Cronin foi sem dúvida, um dos maiores romancistas, do século vinte. Cronin nasceu em 19 de julho de 1886, em Cardross, uma grande aldeia, do condado de Dunbartonshire, na Escócia e faleceu em 06 de janeiro de 1981, aos 94 (noventa e quatro), anos, de idade, na cidade de Montreux, em Cantão de Vaud, na Suíça. Cronin que era filho, único, ainda, garoto, em sua terra natal, era apaixonado por três coisas, o futebol, seu esporte preferido; a biologia, que na escola era sua matéria predileta e a literatura. Por ser católico, praticante, e fanático por futebol, é provável que Cronin tenha sido torcedor do Celtic de Glasgow, clube para o qual torcem os católicos residentes naquela cidade, ou ainda Cronin, pode ter sido também, torcedor do Kilmarnock, o clube de futebol profissional, mais antigo da Escócia, já que, em um de seus romances, “Anos de Ternura”, passado, na cidade, de Kilmarnock, Cronin, sita algumas, o futebol e um dos personagens, do romance, é um trabalhador, de fábrica, que nas horas vagas, dedica-se ao futebol amador. Este livro teve ueve continuação em ouro livro de Archibald Joseph Cronin, intitulado Anos de Termenta. Já adulto, no ano de 1914, Cronin ingressou, na Faculdade de Medicina, da Universidade de Glasgow. 
CAPA DO LIVRO ANOS DE TERNURA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL


Porém, um ano depois, teve que paralisar os seus estudos, pois, fora convocado, pela Marinha, de seu país, para lutar, na Primeira Grande Guerra, Mundial, juntos com outros de seus compatriotas, para defender, naquela guerra, a sua Pátria, a Escócia e lá na Marinha da  Escócia, na luta e na guerra, da Primeira Grande Guerra Mundial, ele serviu como assistente médico, da Marinha da Escócia. 


CAPA DO LIVRO ANOS DE TORMENTA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL



Ao terminar, o seu período de Serviço Militar, na Primeira Grande Guerra Mundial, defendendo a Escócia, Ele, Archibald Joseph Cronin retomou os seus estudos e no ano de 1919, completou com brilhantismo a Faculdade de Medicina, na Cidade de Glagow, com apenas, 23 (vinte e três), anos, de idade. Depois de formado, com altas notas e excelente graduação a Faculdade de Medicina de Glasgow, na Escócia, Cronin, foi mandado para a Índia, na Ásia, como Cirurgião Médico, de bordo, em um navio da Escócia. Ao retornar da Índia, na Ásia, Cronin assumiu o posto, de Chefe do Ambulatório Médico do Hospital de Isolamento de Lightburn, situado em um distrito, do mesmo nome, em Glasgow, na Escócia, em um local denominado, Shettleston Lanarkhi. Cronin, além disso, tudo acima descrito ocupou como médico, na Escócia, diversos e inúmeros cargos, de grande importância, na área médico-científica, participando de diversos estudos e projetos no setor da biologia. Em 1930, por tanta determinação e brilhante trabalho, a saúde, do brilhante, Doutor Archibald Joseph Cronin, se fragilizou, a tal ponto, que Cronin foi obrigado a se afastar de suas atividades, médicas-científicas, pára um longo período de repouso, o que foi um divisor de águas, na vida do Doutor Cronin. O Escritor, o Doutor Archibald Joseph Cronin era um amante e um colecionador de cachimbos. Neste período de repouso, o Doutor Cronin, dedicou-se a outra de suas paixões, a literatura e logo, seus livros começaram a ganhar muita projeção, pela forma simples, de sua escrita, aquecível, a todos e pelos conteúdos marcantes em suas obras, onde sempre, ou quase sempre, encontramos um personagem, carismático, de muita tenacidade e de ótimos sentimentos.

 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN E O SEU CACHIMBO PREDILETO


Diversas são as obras de Cronin que logo após terem ganho, grandes adeptos na Escócia, logo ganharam também uma legião enorme de adeptos em todo o mundo, seus livros venderam milhões de exemplares e até hoje ainda são lidos e procurados, nas livrarias e nas bibliotecas de todo o mundo. 
PREFÁCIO E BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADOS PELA EDITORA JOSÉ OLÍMPIO, EM 1958 NA COLETANEA CONTENDO DEZESSEIS LIVROS DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN TODOS OS LIVROS DE COLEÇÃO TÊM ESTE PREFÁCIO E A BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN COM ESTA ILUSTRAÇÃO E ESTA FOTO


No Brasil todas as obras de Cronin foram publicadas em nosso idioma. Entre as obras, mais famosas de Archibald Joseph Cronin, podemos citar: O Castelo Do Homem Sem Alma, seu primeiro livro, escrito em 1931, traduzido para o português, pela grande escritora brasileira, Rachel de Queiroz. Este livro, foi ainda, transformado, em peça teatral e filme de sucesso, cujo, nome original é Hatter's Castle e no Brasil tem como nome, O Castelo Do Chapeleiro, dirigido por Conforto Lance, tendo como protagonistas, principais, o ator. Robert Newton,  como, o personagem, James Brodie; a grande atriz, Deborah Kerr, como, a personagem, Maria Brodie e o ator, James Mason, como, o personagem, Dr. Renwick. Além deste livro, clássico, de Cronin, ainda, deve-se mencionar, entre outras, excelentes, obras, de Cronin, A Cidadela, escrito, no ano de 1937; Algemas Partidas, escrito, no ano de 1953 ; Almas Em Conflito, escrito, no ano de 1950; A Dama Dos Cravos, escrito, no ano de 1936; As Chaves Do Reino, escrito, no ano de 1941; Pelos Caminhos Da Vida, uma alto biografia, de Archibald Joseph Cronin, escrito, no ano de 1952; Mais Forte Que O Amor, escrito, no ano de 1956;  Sob A Luz Das Estrelas, escrito, no ano de 1935; Noites De Vigília, escrito, no ano de 1939; Encontro De Amor, escrito, no ano de 1933 e ainda, Anos De Ternura, escrito, no ano de 1944 e Anos De Tormenta, escrito, no ano de 1948, estes dois últimos, são dois grandes , maravilhosos e espetaculares, romances, em que o segundo, é a continuação do primeiro. 
 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN JÁ EM IDADE AVANÇADA 

Alem destas, há outras obras, de excelente qualidade, de autoria de Archibald Joseph Cronin, um dos maiores escritores românticos, do século passado.

Pesquisa e texto de Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire