terça-feira, 28 de junho de 2011



Obras na Reta continuam a todo vapor




Teresópolis, 21 de junho de 2011 – As obras de urbanização e revitalização das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré estão a todo vapor e, em breve, serão entregues à população. O projeto teve seu conceito balizado nos vetores mobilidade, conforto e acessibilidade para humanizar o uso da avenida no trecho de maior fluxo de pedestres e veículos.



Estão sendo instaladas novas golas paras as jardineiras, nova iluminação e piso tátil, facilitando a identificação de portadores de deficiência visual quanto à localização de obstáculos. Foi elaborado ainda o plantio de mudas arbóreas. As melhorias estão sendo feitas com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Teresópolis e o prazo previsto para a entrega é julho.



“Esta intervenção visa revitalizar a área e tem como principal objetivo transformar aquele espaço em um espaço agradável. Avenidas mais largas, canteiros mais uniformes, plantas próprias para arborização urbana e iluminação nova e mais moderna. Este é o nosso objetivo: dar um novo conceito urbanístico para a cidade”, explicou o Prefeito Jorge Mario.



Durante a terça-feira, 21, equipes da secretaria trabalharam nos bairros da Tijuca (tapa buraco), Jardim Serrano (reparos em galerias), Bom Retiro (manutenção de ralos e bueiros), Caxangá (retirada de entulho) e Golfe (capina e limpeza). As escolas municipais também recebem serviços de reparo e manutenção. Ainda nesta terça, as creches Mariazinha Jannotti, na Beira Linha, e Elza Corradine, no Bom Retiro, foram contempladas com capina e limpeza.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Magali Tayt-Sohn
 
 
Secretaria de Educação leva alunos da EJA ao Pão de Açúcar
 
Teresópolis, 27 de junho de 2011 – Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) um passeio, agregando conhecimento e enriquecendo a viagem com temas como meio ambiente, geografia, história e fatos curiosos sobre o teleférico e a cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação levou 180 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) ao Pão de Açúcar. Participaram do passeio estudantes das escolas municipais Ginda Bloch (Alto), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Cerom e Belkis Morgado (São Pedro). De acordo com a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, oferecer aos estudantes da EJA momentos diferenciados de aprendizagem, lazer e integração entre colegas e professores aprimora muito a experiência de ensino. “A experiência da educação deve, sempre que possível, ultrapassar os limites da sala de aula para enriquecer o universo de percepções do aluno e tentar formar indivíduos cada vez mais conscientes de uma realidade cultural além da sua própria”, analisou Magali. Para os alunos da EJA, a oportunidade foi uma das mais marcantes de suas vidas. “Foi um dia inesquecível”, disse Carlos Alexandre Rodrigues, aluno da 7ª etapa da Escola Ginda Bloch. “Agradeço a todos os professores que proporcionaram mais essa oportunidade, ajudando a me tornar uma pessoa cada vez melhor”, disse o aluno. Já para a aluna Maria Neuza de Paula, da 7ª etapa do Centro Educacional Beatriz Silva, o passeio acrescentou diversos valores que ela espera repetir algum dia. “Foi tudo perfeito! A começar pelos professores, que nos trataram com enorme carinho, respeito e companheirismo, nos ensinando muito. Vimos o que o Rio de Janeiro tem de mais bonito, aprendendo bastante. Espero um dia retornar”, confidenciou Maria Neuza. A Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, professora Ana Paula Coutinho, comemorou a realização do passeio, que proporcionou momentos inesquecíveis. “Os alunos ficaram eufóricos, pois, pela primeira vez, deixaram Teresópolis para conhecer a Cidade Maravilhosa. Foi mais um momento marcante de nossa EJA, mais uma bela história que teremos para contar e relembrar. Vale à pena acreditar em uma EJA diferente”, avaliou Ana Paula.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis


Cultura nos Bairros faz festa em Fazenda Alpina


Teresópolis, 27 de junho de 2011 - Neste domingo, 26 de junho, a trupe do Cultura nos Bairros visitou a comunidade de Fazenda Alpina, no Segundo Distrito. A tarde de festa foi mais do que animada, com muitas músicas, brincadeiras, dança e teatro, entre outras atrações, divertindo adultos e crianças não só da localidade, mas também dos bairros vizinhos.



“É motivo de grande orgulho para todos nós da Secretaria de Cultura ver o sucesso do Cultura nos Bairros. O projeto segue de forma exitosa, levando arte e entretenimento por onde passa, possibilitando que as comunidades vivenciem uma tarde diferente, com muita alegria e cultura. No caso de localidades como Fazenda Alpina, por exemplo, uma das áreas atingidas pelo temporal de janeiro, a sensação de satisfação vai além, pois nosso papel acaba sendo muito mais profundo”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.



Realizadas na Escola Municipal Fazenda Alpina, as atividades começaram com a trupe do teatro de rua, que divertiu a garotada. Com fantasias e acessórios, os agentes culturais Thiago Hausen, Maura Ferreira, Gisele Rosini, Sérgio Moraes, Karine Biassi e Fernanda Borges dançaram, cantaram e brincaram de roda com as crianças, ao som de repertório musical de Luiz Gonzaga.



Wanda Pinheiro abriu a programação musical, com repentes que abordaram o recomeço, a retomada de vida após o temporal de janeiro. E também agradou a plateia com clássicos como ‘Estúpido Cupido’ e ‘I wanna to go back to Bahia’. As professoras Patrícia Araújo e Mônica Botafogo deram prosseguimento e simplesmente encantaram as crianças com animadas músicas do universo infantil e agradaram em cheio ao contar a história ‘O lavrador sortudo’.



A festa teve ampla participação da comunidade. Entre as crianças, as amigas Jéssica Soares de Souza, 10 anos, Natalia Alves Pereira e Daiane Alves Pereira, oito anos, deixaram a timidez de lado e cantaram ‘Amar não é pecado’, de Luan Santana. “Muito bom poder participar. Adorei’, comentou Jéssica. O cantor Miguel Lessa, também da comunidade, apresentou músicas de repertório gospel. E foram realizadas ainda duas apresentações com as crianças. Vestidas a caráter, representando verduras, os alunos do 1º ano da Escola Fazenda Alpina encantaram com a apresentação ‘A horta’, aproveitando o tema da horta pedagógica, eixo gerador da escola. Logo em seguida, foi a vez das crianças do 4º ano da Escola Municipal Pedro Torres, em Santa Rita, que apresentaram um número de forró.



Depois de muito brincar e interagir com as crianças, os agentes da Secretaria de Cultura encenaram o espetáculo ‘João fazendo’, que aborda a reciclagem e dá noções sobre coleta seletiva. A tarde de festa teve ainda a participação do cantor Paulo Medeiros, com ‘Eu só quero um xodó’, de Dominguinhos, entre outras. Gisele Rosini agradou ao cantar ‘Maria vai com as outras’, de Toquinho. Em diversos momentos ao longo da tarde, adultos e crianças da comunidade puderam conferir de perto a exibição dos artistas Ivo Malabares e Alexandre Zigoto, que deram show de malabares, utilizando bolas, bastões, flower, claves, diabolô e até mesmo cones.



Diversos moradores da localidade e familiares dos alunos prestigiaram o evento. Quem esteve lá, gostou do que viu. “Vim de Arrieiros para assistir a apresentação da minha filha e adorei. Todas as atrações foram ótimas. Muito bom viver uma tarde como esta, com tanta alegria. É um projeto maravilhoso”, comentou a dona de casa Teresa Marques Rosa, mãe de Amanda Vitória.



Para a diretora da Escola Municipal Fazenda Alpina, Raquel Lobo de Brum Lopes, o evento foi um sucesso. “Iniciativas como esta merecem aplausos e nosso constante estímulo. Não podemos desistir. Nossa escola resistiu ao temporal e, através dela, estamos fazendo de tudo para levantar a comunidade. O Cultura nos Bairros veio para somar e ainda abordou temas que tem tudo a ver com a nossa realidade. Foi perfeito. Valeu a pena”, elogiou Raquel, que também é diretora da Escola Pedro Torres, de Santa Rita.


O Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, e conta com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Lançado em 2009, o projeto tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo. Mais de 30 comunidades já foram visitadas ao longo de dois anos pelo projeto, que tem coordenação do professor Ayrton Rebello, diretor da Casa de Cultura Adolpho Bloch.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Terresópolis

sábado, 25 de junho de 2011




Prefeitura de Teresópolis lança Campanha do Agasalho
 
Teresópolis, 22 de junho de 2011 – Com o tema “Agasalhe Teresópolis”, a Prefeitura, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e dos Direitos da Mulher, vai realizar uma campanha do agasalho de 27 de junho a 29 de julho. Coordenada pela Primeira-dama Cláudia Sedlacek, a campanha tem como objetivo recolher roupas de frio, meias e cobertores para atender as comunidades carentes, moradores de rua, a clientela dos programas sociais do município e as vítimas do temporal de 12 de janeiro. A distribuição das doações será de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, onde equipe técnica, formada por psicólogas e assistentes sociais, fará o encaminhamento ao público alvo. “Sensibilizados com a situação dos mais necessitados nesta época de baixas temperaturas, estamos mobilizando os teresopolitanos para ajudar as famílias menos favorecidas. Contamos com a solidariedade e a colaboração dos diversos segmentos da sociedade para levar calor humano a quem mais precisa”, conclama a Primeira-dama. Além de atender famílias de comunidades carentes, vítimas das chuvas e moradores de rua, a campanha vai contemplar também as pessoas cadastradas e atendidas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do Alto, Barroso, Fischer e Meudon, pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), pelo CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) da Secretaria dos Direitos da Mulher, bem como pelo Conselho Tutelar. Os donativos poderão ser entregues em 14 locais, a partir da próxima segunda-feira: hall da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), Telecentro Comunitário (Rua Heitor de Moura Estevão, 300 – Várzea), Centro Materno Infantil (Av. Lúcio Meira, 1130 – Várzea), escolas municipais Cerom (Rua São Pedro, s/nº - São Pedro), Beatriz Silva (Rua Dr. Oliveira, 700 - Barra do Imbuí), Lino Oroña (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea), Ginda Bloch (Praça Nilo Peçanha – Alto) e Sakurá (Praça José Augusto Vieira – Ermitage), CESO - Centro Educacional Serra dos Órgãos (Av. Alberto Torres, 111 – Alto), Supermercado Multimarket (Av. Feliciano Sodré – Várzea), Comary Shopping Center (Praça Higino da Silveira, 161 – Alto), Shopping Várzea (Av. Lúcio Meira, 670 – Várzea), Green Fruit (Av. Feliciano Sodré, 445 – Várzea) e Supermercado Novo Regina da Barra (Av. Pres. Roosevelt, 1.360 – Barra do Imbuí).
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

sexta-feira, 24 de junho de 2011







SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS REALIZA OBRAS

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, da Prefeitura Municipal de Teresópolis está recuperando diversos logradouuros públicos, atendendo critérios prioritários. As praças, ruas e avenidas com maior degradação provocado pelo período chuvoso, vem sendo atendidas mais urgentemente.  Na localidade denominada  Dente de Ouro, o trabalho da construção de um muro de contenção está em fase de finalização, a obra evitará novos deslizamentos, além de recuperar o acesso à localidade. No centro da cidade trabalhos também vêm sendo realizados nos canteiros da Reta, recuperando as jardineiras. A Operação Cidade Bela, realizou durante a semana serviços de limpeza e capina no Jardim Serrano, Agriões e Salaco. A praça do Colégio George March, na Tijuca, teve serviços de limpeza, iluminação e pintura nova, além da poda de diversos arbustos, o que oferece maior segurança a comunidade do local.  Durante a semana,  trabalhos também foram realizados nas escolas municipais de Água Quente, Volta do Pião e Serra do Capim. Serviços,no 2º distrito. Diversos serviços estão sendo realizados nas ruas 1º de agosto,  Julio Rosa e Prefeito Sebastião Teixeira para melhorar a pavimentação das pistas.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Obras de reurbanização e recuperação estão aceleradas


Teresópolis, 21 de Junho de 2011 - As obras que garantem melhorias para o município de Teresópolis e uma melhor qualidade de vida para a população estão em ritmo acelerado. Iniciadas no mês passado, as obras de reurbanização e revitalização do canteiro central da Reta começam a ganhar visibilidade. Cerca de 40 funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estão trabalhando no canteiro central das principais avenidas para renovar o local e deixar tudo pronto até julho. Paralelo aos serviços realizados na Reta, as equipes da Prefeitura Municipal estão trabalhando nas ruas Manoel Gonzalez Fernandez, nas Paineiras (acima do posto Bibi), e Candido Portinari, no Golfe. Com o auxilio de uma patrol (espécie de um trator usado para acertar e nivelar ruas de terra batida) homens da Prefeitura trabalham na melhoria das estradas colocando bica corrida e evitando, com isso, a formação de lama em dias de chuva. Cerca de 900 metros de chão batido estão sendo tratados nas duas ruas. O aposentado Luiz José do Couto, morador há 20 anos do local, falou da importância do trabalho na Rua Manoel Gonzalez Fernandez. “Esse trabalho é muito importante porque quando chove fica impossível passar por aqui, seja de carro ou a pé. Pior do que a lama eram os buracos. Os carros não conseguiam subir e tínhamos que ir a pé. Além disso, a lama descia a rua e se acumulava na entrada do posto de gasolina que fica na via principal prejudicando o fluxo de veículos. Por isso, o Prefeito acertou em cheio com essa grande obra”, explicou Luiz. O secretário da pasta, Arthur Billé está incansável na condução das equipes que trabalham em ritmo acelerado visando o bem estar da população. “As obras beneficiam não só a população local, mas todas as pessoas que passam por aqui. A revitalização da Reta é um beneficio que favorece todos os cidadãos, pois além de proporcionar mais segurança e qualidade de vida à população, também deixará a cidade mais bonita”, disse Billé. Nesta terça-feira, 21, para garantir melhor estrutura a todos estão sendo realizados serviços de capina e limpeza, pelos operários da Cidade Bela, nos bairros Jardim Serrano (Estrada Ministro Gama Filho), Salaco (Rua Maria Quitéria), Corta Vento (Rua Jorge Mellick) e Água Quente (Escola Municipal). Além da limpeza, a operação tapa buraco aconteceu na Várzea (Av. Lucio Meira) e na Tijuca (Prefeito Sebastião Teixeira).
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
Magali Tayt-Sohn

Jogos Estudantis já conhecem os campeões de xadrez, orientação e corrida rústica

Teresópolis, 21 de junho de 2011 – Abertos oficialmente na última sexta, 17 de junho, os Jogos Estudantis Municipais 2011 já têm o resultado final das modalidades de xadrez, orientação e corrida rústica. As provas foram disputadas no último fim de semana na Escola Paulo Freire (Vale do Paraíso), Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Praça Governador Portella (Várzea), respectivamente.  Durante a abertura solene dos Jogos, a Secretária de Educação, Professora Magali Tayt-Sohn, ressaltou que as escolas municipais oferecem oficinas onde, além do treinamento, se formam as bases para a estruturação dos times que disputam os Jogos Municipais. “Isso propicia o fortalecimento e a formação das categorias, criando um ambiente que proporciona mais qualidade e igualdade de condições nas disputas com as redes estaduais e particulares”, analisou. Divididos em três categorias – até 13, até 15 e até 17 anos, masculino e feminino, os Jogos são coordenados por uma Comissão Organizadora e têm direção geral do Serviço de Educação Física da Secretaria de Educação, coordenado pelo professor Fabio Turl. Alunos de 12 escolas municipais participam da competição, nas modalidades coletivas de futebol, handebol, basquetebol e voleibol, e nas modalidades individuais de atletismo, badminton, corrida rústica, orientação, tênis de mesa e xadrez: Alcino Francisco da Silva (Volta do Pião), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Ginda Bloch (Alto), Helena de Paula Tavares (Araras), Manoel Medeiros e Paulo Freire (Vale do Paraíso), Professora Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso), Neidy Angélica de Souza Coutinho (Vargem Grande), Nossa Senhora de Fátima (Fátima), Cerom e Cedal (São Pedro) e Sakurá (Ermitage). As disputas acontecerão até o dia 4 de julho, pela manhã e à tarde, nos seguintes locais: Ginásio Pedrão e SESC (Várzea), Clube Comary (Comary), Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Araras) e Vila Olímpica (São Pedro).  Confira a tabela geral dos Jogos Estudantis Municipais 2011 e a classificação final (individual e equipe) das modalidades de xadrez, orientação e corrida rústica.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
Jorge Mario

Prefeito Jorge Mario visita obras concluídas na cidade


Teresópolis, 20 de junho de 2011 - O Prefeito Jorge Mario, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, acompanhou o andamento das obras realizadas no município. A visita, neste sábado, 18, começou pela localidade de Santa Rita onde moradores agradeceram a construção da ponte de acesso ao loteamento Cascata Encantada. Logo depois, o Prefeito seguiu para o bairro da Granja Guarani para verificar a construção do muro de 20 metros erguido para conter a rua que desabou após a chuva de 12 de janeiro, impedindo a passagem do ônibus. Na ocasião, o Prefeito Jorge Mario determinou ainda que fosse estendido o trajeto do coletivo por mais 400 metros rua acima e instalado mais dois braços de luz, oferecendo mais conforto aos moradores do local.  Segundo Jorge Mario, a recuperação do Lago Iacy, também está prevista para este ano, possibilitando que mais um atrativo turístico ressurja em Teresópolis. “Surpreendidos por esta tragédia que se abateu na Região Serrana, nosso projeto de governo, no momento, é reconstruir a cidade de Teresópolis que já começou a se recuperar de tudo que aconteceu. Hoje, no município, não há um só bairro onde não aconteçam obras da prefeitura. Todos vêm sendo favorecidos e vão continuar recebendo os investimentos que as pessoas precisam”, afirmou o Prefeito, destacando ainda o bom relacionamento do poder executivo com o legislativo resultando ainda mais benefícios para a população.  Segundo o Secretário Arthur Bille, todas as melhorias foram feitas por determinação do Prefeito Jorge Mario. “Depois de muitos anos de abandono, o Prefeito pediu que a secretaria fizesse uma avaliação do local e determinou a construção não só do muro de contenção, mas de toda infraestrutura que o bairro precisasse como limpeza e iluminação, além da nova orientação de levar o ponto de ônibus até o final da rua e a recuperação do Lago Iacy. Estamos cuidando desse bairro e de outros para a população viver com a dignidade que merece”, declarou Billé. Para o morador Marcelo Ribeiro de Oliveira residente no local há 40 anos, as obras da Prefeitura vão beneficiar muita gente. “Tudo o que foi feito aqui para ajudar a população foi bom para todo mundo. Temos muitas mães com crianças pequenas e pessoas idosas que precisam subir à pé o restante da rua. Com a expansão da linha de ônibus, mais de 200 pessoas serão favorecidas”, disse Marcelo. A senhora Marlete Ferreira Gomes mora há cinco anos na Granja Guarani e nunca tinha presenciado alguma obra no bairro. “Só agora com esse Prefeito tivemos uma atenção das autoridades. Tenho problemas no joelho e sem o ônibus não podia sair de casa. Agradeço a Deus por ter me ajudado através do Jorge Mario”, relatou. Revitalização de praças, pavimentação de ruas, iluminação, drenagem de galerias, construções de pontes, bueiros, além da limpeza diária realizada pelos integrantes do programa municipal Cidade Bela são algumas das várias obras que estão sendo executadas pela Prefeitura de Teresópolis. Com recursos próprios da Prefeitura ainda estão em curso as obras de construção dos canteiros centrais das avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, a recuperação das ruas de paralelos com a recomposição dos mesmos, mantendo o aspecto original da via, além da revitalização dos principais espaços públicos do município como é o caso das praças Santa Teresa e Feirinha do Alto, entre outros. As inspeções realizadas pelo Prefeito e pelo Secretário da pasta, Arthur Billé, têm como principal objetivo acompanhar a freqüência do desenvolvimento de cada construção. As obras que acontecem em várias regiões do município irão proporcionar melhoria no deslocamento dos cidadãos e criar novas áreas de lazer.
 
FRonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
Campanha de vacinação contra pólio e sarampo continua até 22 de julho  Teresópolis, 20 de junho de 2011

– No último sábado, 18 de junho, Dia “D” de mobilização da campanha nacional, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 6.733 crianças menores de 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil) e 6.479 menores de 7 anos contra sarampo. A vacinação continua até o dia 22 de julho, nos postos municipais de saúde, das 8h às 16h. Basta apresentar o cartão de vacinação da criança. PólioDoença infectocontagiosa grave, transmitida por vírus e que causa sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente nos membros inferiores, a poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989. Porém, como ainda existe em outros países, a melhor prevenção é a imunização. Na primeira etapa da campanha nacional de vacinação, dia 18 de junho, Teresópolis imunizou 6.733 crianças menores de 5 anos incompletos, ou seja, 63,51% da meta. A cobertura por faixa etária foi a seguinte: menores de 1 ano – 1.369; 1 ano – 1.257; 2 anos – 1.343; 3 anos – 1.340; e 4 anos – 1.424 crianças.  SarampoPlanejada para o segundo semestre deste ano, a campanha de seguimento do sarampo foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao surto da doença que acontece na Europa. Levando em conta o grande fluxo turístico e a densidade populacional, o estado do Rio de Janeiro foi incluído, junto com outros sete, entre as áreas prioritárias para a vacinação. O município vacinou 6.479 crianças entre 1 e 7 anos incompletos, e a cobertura por faixa etária ficou distribuída assim: crianças de 1 ano – 1.071; 2 anos – 1.238; 3 anos – 1.272; 4 anos – 1.282; 5 anos – 952, 6 anos – 664.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
O SEBRAE está com matrículas abertas para o EMPRETEC


O SEBRAE está com matrículas abertas para o EMPRETEC. As inscrições deverão ser feitas no balcão SEBRAE até dia 22/06. Esse curso custa em torno de R$ 1.500,00, e o SEBRAE Teresópolis está oferecendo GRATUITAMENTE aos empresários da cidade. O curso inclui workshops e aproximadamente 10 horas de consultoria à empresa. NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!

Fonte: Intera Sat Teresópolis


Feriado de Corpus Christi


Prefeitura fecha na quinta, 23, e retorna na segunda, 27, porém serviços essenciais estão garantidos

Teresópolis, 21 de junho de 2011 - A Prefeitura de Teresópolis fechará nesta quinta-feira, 23, feriado nacional de Corpus Christi. O expediente retorna na segunda-feira, 27, em horário normal. Entretanto, no feriado prolongado a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e emergência médica.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros acontecerá normalmente. *A Defesa Civil também trabalhará sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. *A administração do Cemitério Municipal manterá plantão 24 horas. *O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. * Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionarão em regime de plantão durante o feriado prolongado.

UPA - Instalada no terreno do antigo Mercado de Carga Pesada, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) estará funcionando dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriado, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

POSTOS DE SAÚDE - Os postos de saúde fecham nesta quinta-feira e as consultas ambulatoriais retornam na segunda-feira.

ESCOLAS E CRECHES - As escolas e creches municipais permanecerão fechadas quinta e sexta. As aulas retornam na segunda-feira.

ATENDIMENTO AO TURISTA – Na quinta, sexta e no sábado, o atendimento ao público no Centro de Atendimento ao Turista, na Várzea e no Soberbo, acontecerá das 9h às 18h. No domingo, das 9h às 17h.

ESPAÇO MULHER - Com estandes padronizados e venda de artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher vai funcionar nesta quinta, sexta, sábado e domingo na Praça Baltasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, das 9h às 17h.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS - Na Feira de Artesanato de Teresópolis, no Alto, os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos funcionarão de quinta, 23, a domingo, 26, das 10h às 18h. Haverá shows com artistas locais, dentro do projeto Música Entre Nós, todos os dias, das 14h às 16h.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipalde Teresópolis

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Michel Al Odeh

Ministro Pedro Novaes confirma presença no 3º Salão Estadual de TurismoTeresópolis

O Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh, esteve no último dia 6, em reunião com o Ministro do Turismo Pedro Novaes, o Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, o Presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Paulo Senise, entre outros representantes, para reafirmar a realização do Salão de Turismo em Teresópolis, e ainda confirmar a data do evento para os dias 2 e 3 de setembro.  O evento, que tem como objetivo promover os roteiros turísticos do interior fluminense e incentivar a geração de negócios tem a presença confirmada do Ministro do Turismo, Pedro Novaes. O Salão é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e sua vinculada TurisRio, e pela Federação de Convention & Vistors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.  A cidade está se preparando para sediar da melhor forma o 3º Salão Estadual de Turismo. “Com este evento vamos reafirmar o potencial turístico que Teresópolis possui. A rede hoteleira da cidade não foi afetada pelas fortes chuvas do início do ano, temos toda estrutura necessária para sediar este evento, que será tão importante para a cidade”, afirmou o Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh.  Na ocasião, o Ministro do Turismo, Pedro Novaes, ressaltou que está em dívida com a cidade. “Eu me sinto devedor de Teresópolis. Na época da tragédia, nós sobrevoamos algumas áreas e prometemos criar um programa para reduzir os efeitos da tragédia na Região Serrana. Ainda não concluímos, mas a promessa do crédito existe”. O Secretário de Estado de Turismo, Ronald Azaro, está confiante no sucesso do evento e afirma que as equipes da Secretaria de Turismo e da TurisRio já estão voltadas para o Salão Estadual.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefitura Municipal de Teresópolis



Prefeitura apresenta o plano de implantação da Lei Geral  em Teresópolis para fortalecer os pequenos negócios


Teresópolis, 8 de junho de 2011 – Acontece nesta quinta-feira, 9 de junho, a apresentação do plano de implantação da Lei Geral Municipal. O objetivo é facilitar as atividades das micro e pequenas empresas instaladas em Teresópolis, e também dos empreendedores individuais que atuam na cidade, incentivando medidas que coloquem a lei, de fato, em prática no município. Na ocasião, o Comitê Gestor Municipal apresentará as ações que viabilizam o acesso aos benefícios previstos na Lei Geral e orientam políticas públicas de fomento ao empreendedorismo. A solenidade será realizada às 15h, no Teatro Municipal, localizado no 2° piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea).
“O fortalecimento da economia do município, através do incentivo às micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais, é um dos desafios da nossa política de desenvolvimento econômico, cuja meta é a geração de novos negócios e de oportunidades de emprego e renda”, pontua o Prefeito Jorge Mario.
O Governo Jorge Mario, através do Comitê Gestor da Lei Geral, formado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e de Agricultura e a Procuradoria Geral, a Associação Comercial, o Teresópolis Convention & Visitors Bureau, o Sindicato Rural e a Firjan, com o apoio da Secretaria Municipal de Fazenda e a coordenação do SEBRAE/RJ, reeditou a Lei Geral Municipal, contemplando todos os capítulos da Lei Federal e incluindo a figura do empreendedor individual.
A legislação prevê uma série de benefícios, desde a desburocratização do recolhimento de impostos até medidas que facilitam a participação dos pequenos negócios em licitações e compras governamentais. Também são previstos incentivos para tirar os empreendedores individuais da informalidade, garantindo benefícios e alavancando os seus negócios.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Secretaria Municipal de Fazenda e conta com a parceria do SEBRAE/RJ. Teresópolis é um dos municípios do Estado do Rio de Janeiro selecionados pelo SEBRAE/RJ para a implantação do projeto, que reforça um conjunto de normas que determinam um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
Gás Natural em Teresópolis


Obra para implantação do serviço no município começa ainda este ano

Teresópolis, 8 de junho de 2011 – A equipe técnica da Companhia Estadual de Gás (CEG-Rio) esteve em Teresópolis, nesta terça-feira, 7, para se reunir com representantes da Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais e com membros do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável para explicar aos conselheiros os detalhes técnicos do projeto de implantação do gás natural na cidade. Com o não comparecimento dos conselheiros, ficou decidido que uma ata com os principais questionamentos sobre o assunto será encaminhada para o Conselho. A previsão é de que a obra seja iniciada ainda este ano. O gás natural não é tóxico e não poluente e pode ser usado em comércios, indústrias e residências.
A Secretária de Planejamento e Projetos Especiais, Lis Caberlon, esclareceu sobre o papel da Prefeitura no projeto. “A concessionária tem o objetivo de implantar o sistema de gás natural na cidade e entrou com dois processos de licenciamento na Prefeitura. Um diz respeito à abertura da rede de distribuição, que está em fase final de aprovação, e o outro é relacionado à construção da estação de abastecimento, que ainda tem algumas pendências a serem sanadas. Frisamos que os procedimentos só serão aprovados a partir da obediência a todos os critérios urbanísticos e ambientais estabelecidos em lei”, afirmou Lis Caberlon.
Quanto às dúvidas dos conselheiros, as principais questões são relacionadas à preservação ambiental e ao percurso da rede de distribuição. Os técnicos explicaram que o percurso da rede de distribuição não afetará as reservas florestais do município, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Além disso, o método utilizado para a instalação dos dutos visa causar o menor transtorno possível, ou seja, não será preciso quebrar ruas e calçadas. Serão feitas aberturas de no máximo 4x2 metros, a cada 150 metros.
De acordo com os funcionários da CEG-Rio, o projeto será implantado por etapas. Na primeira fase serão instalados 2,5 quilômetros de tubulação. Devido às características geológicas, não será implantado o gasoduto e sim um sistema diferenciado de fornecimento, realizado através do transporte em carretas, que saem das refinarias com destino à sede do posto de distribuição, que será construído no bairro da Ermitage. Este sistema já funciona em Nova Friburgo, por exemplo.
Gás natural
O gás natural é uma energia de origem fóssil, mistura de hidrocarbonetos leves e é extraído das jazidas. É um produto incolor e inodoro e não é tóxico. É uma energia ecológica e não poluente. Uma vez extraído do subsolo, o gás natural deve ser transportado até as zonas de consumo. O transporte, desde as jazidas até estas zonas, é realizado através de tubulações de grande diâmetro, denominadas gasodutos, ou através do transporte rodoviário, que será usado em Teresópolis.  Dentre as fontes de energia, o gás natural se caracteriza por sua eficiência, limpeza e versatilidade. O gás natural pode ser utilizado tanto no lar quanto no comércio e na indústria, não necessitando ser armazenado previamente, sendo também um combustível que não polui. O gás natural pode ser utilizado nos lares para cozinhar, lavar, secar, na obtenção de água quente, climatização de ambientes. Também no jardim, o gás natural permite cozinhar em churrasqueiras, esquentar varandas e pátios.
 
Fonte: Assessoria de Comunicaçãp daPrefeitura Municipal de Teresópolis

sábado, 18 de junho de 2011




Prefeitura investe em obras reivindicadas pela população

Com recursos próprios, Administração Municipal investe em obras de urbanização em áreas públicas no interior

Teresópolis, 17 de junho de 2011 - A manutenção de vias e a ampliação e renovação das estruturas de uso público é um trabalho constante realizado pela atual gestão da Prefeitura Municipal não só na zona urbana da cidade, mas também no meio rural. São obras que têm beneficiado muito quem mora e trabalha em pontos mais distantes do município. A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Agricultura, está investindo em obras de real interesse, as quais a comunidade reivindica, tanto na zona urbana quanto na zona rural. O canteiro de obras que vem sendo desencadeado no município de Teresópolis é objeto dos muitos projetos financiados com recursos públicos e outros em parceria com os governos federal e estadual. Nesta semana, no interior, a Secretaria de Agricultura recuperou estradas nas localidades de Santa Rosa e Mottas com a operação tapa buraco. Em Vargem Grande, os 1.500 metros da Estrada Custódio da Ponte Cunha receberam saibro e bica corrida deixando a rodovia plana e sem buracos. Houve também desobstrução dos bueiros, capina, roçado e limpeza do local. Outras localidades também estão recebendo obras. Em Vieira, nesta quinta-feira, 16, trabalhadores da prefeitura retiraram barreiras e limparam no entorno do cemitério municipal onde a Capela Mortuária também está sendo reformada para garantir à população mais conforto. “O programa de obras que estamos implementando visa dotar o município de infraestura urbana e rural capaz de contribuir significativamente para a melhoria das condições e da qualidade de vida da população”, ressaltou o prefeito Jorge Mario que em visita às localidades verificou as obras que vem sendo realizadas pela Secretaria de Agricultura.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

quinta-feira, 16 de junho de 2011




Seleção de Ciclistas Evangélico​s investe na solidaried​ade


Investindo na solidariedade, o recém-criado grupo Seleção Brasileira de Ciclistas Evangélicos se apresenta neste sábado, às 19h30, na Igreja Cristã Casa de Oração (Rua Roberto Rosa, 600 – Tijuca). Formada por 11 voluntários, a equipe tem como proposta a realização de trabalhos sociais junto às comunidades carentes da cidade, mas com foco principalmente na ajuda às vítimas do temporal de 12 de janeiro. Na data, serão apresentadas a diretoria do grupo para os próximos quatro anos e a agenda de atividades.  “A ideia não é participar de competições, mas realizar um trabalho social para ajudar jovens dependentes químicos, pessoas carentes e as vítimas das chuvas. Inclusive, pretendemos visitar as cidades de Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Nova Friburgo, atingidas pelas enchentes de janeiro, para apresentar nosso projeto”, explica o presidente do grupo, Paulo Henrique Braga da Silva.  “Além de realizar campanhas, buscamos patrocínio da iniciativa privada e do Poder Público para arrecadar alimentos para a distribuição de cestas básicas, remédios e profissionais a fim de oferecermos serviços médicos de graça a quem precisa”, completa Paulo Henrique, acrescentando que um empresário do bairro de São Pedro emprestou dois caminhões baú para o transporte dos alimentos arrecadados pela equipe. O telefone para informações sobre a atuação da Seleção Brasileira de Ciclistas Evangélicos é (21) 7542-5952.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
Magali Tayt-Sohn

Secretaria de Educação promove mais um encontro com equipes diretivas


Teresópolis, 16 de junho de 2011 - Nesta quinta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, em seu auditório, durante dois turnos, um encontro com equipes diretivas da rede municipal de ensino, para a divulgação de informes administrativos e mais uma edição do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP). O PAP tem como finalidade oferecer suporte aos professores que necessitam lidar com o temporal de janeiro através de oficinas, palestras, vivências e encontros. A palestrante foi a professora Lucineide Piccelli Pezzini, psicopedagoga e mestre em psicologia social, que procurou dar prosseguimento ao trabalho iniciado no encontro anterior, ocorrido em maio no Clube Comary. Abrindo o evento, a chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, professora Carla Rabello, anunciou informes administrativos e enfatizou que o encontro era voltado para o acolhimento das famílias e alunos, já que no anterior foi enfatizado o fortalecimento individual dos educadores. “O trabalho de hoje visa habilitar as equipes diretivas a acolher essas famílias e alunos que tem o desastre natural de janeiro guardado na memória, bem como dar suporte e lidar com essas lembranças”, explicou. A professora Lucineide Pezzini apresentou, através de dinâmicas, exercícios e slides, sugestões para ajudar no reajuste ambiental onde se modificam, segundo ela, regras, valores, identidades, sonhos e habilidades para se ajustar a um mundo onde algumas coisas mudaram. “Convergir energias para outras pessoas ou outras atividades costuma requerer muita energia física e emocional e, não raro, vemos pessoas atravessando essa fase com muita dificuldade”, explicou Lucineide, lembrando ainda que a experiência de perda e pesar não está ligada apenas às pessoas que faleceram, mas principalmente a todos os sonhos, ideias e planos que não se concretizarão. Para a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, esse assunto ainda não foi esgotado já que alguns reflexos do pós-trauma estão aparecendo apenas agora. “Organizamos esse encontro porque compreendemos que é muito particular o jeito com que cada um lida com essa situação e é preciso muita sensibilidade dos gestores para trabalhar com sua equipe, seus alunos e sua comunidade”, observou Magali, reiterando o compromisso da Secretaria em oferecer suporte e apoio às equipes diretivas tanto nas questões de ordem técnico-pedagógicas quanto na questão da saúde emocional dos docentes, considerando que estes aspectos são determinantes na qualidade do processo educativo.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal dse Teresópolis
Jardim Serrano


Jardim Serrano será o próximo bairro a receber o projeto ‘Defesa Civil Itinerante’


Barra do Imbuí, Santa Rosa, Independente de Mottas e Mottas também receberão atendimentos

Teresópolis, 16 de junho de 2011 - O projeto Defesa Civil Itinerante, com o objetivo de agilizar os trabalhos efetuados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, segue atendendo os bairros atingidos pelas fortes chuvas de 12 de janeiro. Nos dias 18 e 19 o projeto estará atendendo no bairro Bonsucesso. Do dia 20 ao dia 22 de junho, o projeto atenderá ao bairro Jardim Serrano, no pátio da Capela. Nos dias 27e 28 o ‘Defesa Civil Itinerante’ segue para a Barra do Imbuí, e entre 29 de junho e 1º de julho serão atendidos Santa Rosa, Independente de Mottas e Mottas. Os moradores podem recorrer à base da ‘Defesa Civil Itinerante’ das 9 às 17h. Durante as atividades são feitas vistorias técnicas onde é avaliada a necessidade de interditar definitivamente, fazendo as devidas demarcações das residências para futuras demolições que serão realizadas pela EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), levando sempre em consideração os estudos apresentados pela equipe do Serviço Geológico do Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM).  Já foram beneficiados com o projeto, 16 bairros: Cruzeiro, Caleme, Santa Rita, Holliday, Arrieiros, Fazenda Alpina, Santana, Poço dos Peixes, Feo, Espanhol, Parque do Imbuí, Fisher, Pessegueiros, Granja Florestal, Vieira e Bonsucesso
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Jorge Mario

Prefeito Jorge Mario assina Pacto de Gestão da Assistência Social com o Governo do Estado



Além de Teresópolis, mais 91 municípios participam do Pacto de Gestão do SUAS que trará mais garantias dos direitos sociais para a toda a população do Estado

Teresópolis, 16 de junho de 2011 – Na tarde desta quarta-feira, 15 de junho, o Prefeito Jorge Mario participou de reunião com o Governador Sergio Cabral Filho, a Ministra Tereza Campelo, o Vice Governador, Luiz Fernando Pezão e o Secretario de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, para assinar o Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além de Teresópolis, mais 91 municípios fluminenses foram beneficiados com a assinatura do Pacto do SUAS fortalecendo e qualificando as políticas públicas sociais. O encontro aconteceu no prédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no centro do Rio.Por meio do pacto, o governo estadual oferecerá apoio técnico e financeiro às cidades para a organização e qualificação da gestão e dos serviços de Proteção Social Básica, destinada à prevenção de vulnerabilidades e de riscos sociais e pessoais e de Proteção Social Especial, destinada às famílias que já se encontram em situação de risco e tiveram seus direitos violados. O Rio de Janeiro irá co-financiar 100% dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos 92 municípios do Estado e fará o repasse fundo a fundo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e dos Centros de Referência para População de Rua, além do cofinancimento para implantação e funcionamento de CRAS em todas as áreas pacificadas. Atualmente, o Rio é o único estado em todo o país que possui, no mínino, dois CRAS em cada um de seus 92 municípios, sendo que Teresópolis possui, não dois, mas, quatro CRAS (Meudon, Barroso, Alto e Fischer). Para garantir o funcionamento continuado dessas unidades serão investidos R$ 25 milhões, oriundos da Secretaria de Estado de Assistência Social. Outro ponto importante do pacto é a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação da gestão, serviços e unidades do SUAS (SIGM@AS).Para o Prefeito Jorge Mario, o Pacto de Gestão do SUAS representa a integração entre as políticas públicas dos governos Federal, Estadual e Municipal atuando juntos com transferências de recursos. “O trabalho integrado vai fazer, a longo e médio prazo, que aconteçam as políticas públicas que vão beneficiar os excluídos socialmente e reintegrá-los à sociedade. Teremos uma consolidação muito maior de inclusão social dos menos favorecidos na nossa cidade, estado e país”, declarou.Segundo a Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, o Rio de Janeiro tem inovado na área social. “Nós lançamos recentemente o Brasil sem Miséria, e o Rio foi o primeiro Estado a tomar a iniciativa de também lançar o seu programa, sendo pioneiro em um conjunto de ações em parceria conosco. Agora, nós aprovamos o Projeto de Lei dos SUAS, e o Estado inova também tomando à frente e servindo de exemplo para um conjunto de ações que esperamos que estejam acontecendo daqui para a frente em todo o Brasil”, ressaltou a ministra Tereza Campelo.“Fico orgulhoso em ver o Rio citado como referência de políticas públicas para o Brasil, e não tenho dúvida que será não diferente na Assistência Social. Temos feito programas de inclusão social, inspirado nos oito anos de governo Lula e agora da presidente Dilma. Temos desafios e, entre a palavra e a conquista, existe muito trabalho”, disse o governador Sérgio Cabral. “Vivemos hoje um ato representativo para o nosso Estado, que será um marco para a história do Rio de Janeiro e do Brasil. A assinatura do Pacto reforça o reconhecimento de que a assistência social tem hoje uma política pública, superando a ideia de assistencialismo. A representatividade política administrativa que vemos nesse evento demonstra nosso compromisso com uma política pública federativa, que integra o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios, e republicana, porque alinha os três entes federados para além das fronteiras partidárias”, concluiu o secretário Rodrigo Neves.Também participaram da solenidade o vice-governador Luiz Fernando Pezão; a procuradora geral do Estado, Lucia Léa Tavares; o secretário de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro, Rodrigo Betlhem; a secretária Municipal de Educação, Cláudia Costin, além de sessenta prefeitos e diversos secretários municipais.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis



Prefeitura libera retorno de veículos em trecho da Avenida Lúcio Meira

Teresópolis, 16 de junho de 2011 – Com o objetivo de facilitar a circulação de veículos na Reta, a Prefeitura está liberando o retorno localizado na altura do número 850 da Avenida Lúcio Meira, em frente à Casa de Portugal, na Várzea. Para orientar os motoristas, o trecho da via está recebendo sinalização e instalação de tachões, executados por equipe da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego da Guarda Municipal. “Em fase de teste, a reabertura deste retorno é mais uma ação do estudo de trânsito coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e que busca alternativas para os problemas na circulação de veículos e pedestres na cidade”, explicou o Secretário Marcos Antonio Da Luz.  Com isso, os condutores de veículos que seguem no sentido Várzea-Alto poderão fazer a conversão neste trecho. Já no sentido Alto-Várzea, o retorno deverá ser feito na altura do número 990, em frente à Confeitaria Itália.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis



RETIFICAÇÂ​O - COMUNICADO - Mudança de endereço de atendiment​o da Ouvidoria Geral do Município


Teresópolis, 16 de junho de 2011 - Devido a instalação de novo Telecentro da Prefeitura Municipal de Teresópolis na Praça Olímpica, desde o início desta semana a Ouvidoria Geral do município está funcionando na Avenida Lúcio Meira, nº 1.130 – Várzea (prédio anexo à Casa de Saúde).  Os telefones e email de contato com a Ouvidoria permanecem os mesmos: 2742-8761 / 0800-282-5074 / ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

quarta-feira, 15 de junho de 2011


Christino Áureo


Produção agrícola é retomada em área devastada na Região Serrana

Ação das máquinas Programa Estradas da Produção recupera áreas de plantio e produção recomeça nas comunidades rurais da microbacia do Rio Formiga, em Teresópolis
Quem passa hoje pela região de Estrelinha, às margens do Córrego dos Lúcios, em Teresópolis, e vê as plantações de folhosas crescendo não imagina a devastação sofrida por aquela comunidade rural, em decorrência das fortes chuvas de janeiro. Próspero na produção de olerícolas, a área integra a microbacia hidrográfica do Rio Formiga, onde vivem 116 famílias de agricultores. No local, com o apoio do Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, foram praticamente recuperadas todas as terras agricultáveis.
Concluídas esta semana, as ações das máquinas e equipamentos envolveram a retirada de escombros, terraplanagem e preparo de solo, permitindo às diversas propriedades que tiveram as plantações dizimadas já estarem produzindo novamente. Áreas degradadas também foram recuperadas, além de estradas vicinais para o escoamento da produção rural.
Produtor da localidade, Marcelo Gallo, teve uma perda de 300 mil mudas de alface quando 50% de seu sítio de quatro hectares foram afetados pela enchente. Canos de irrigação, bombas elétricas e outros equipamentos agrícolas ficaram danificados. Segundo ele, ao longo destes meses, além do trabalho desenvolvido pelo Estradas da Produção para reestruturação da atividade produtiva, também contou com recursos do Banco Mundial (BIRD), a fundo perdido, através do Programa Rio Rural para reposição de perdas na propriedade.
- Foi emocionante ver aquelas máquinas chegando à nossa região. Estávamos sem saber o que fazer. Aonde antes havia plantação, só restaram galhos, pedras e escombros. Em apenas duas semanas o trabalho foi iniciado e consegui ajeitar minha lavoura. Plantei toda a terra e já estou colhendo. Tive uma perda grande, mas venho recuperando os prejuízos. Se não fosse o esforço do governo do estado, sozinho eu não conseguiria – afirmou.
A história dele é a mesma de quase todos os produtores de Estrelinha. Além das ações do programa, os agricultores familiares começaram a receber recursos do BIRD, como a produtora Arleide Bile. Após a perda de 40 mil mudas de alface, está recebendo cerca de R$ 7 mil, não reembolsáveis, de recursos conquistados pela secretaria de Agricultura junto à instituição financeira.
O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, frisou que o trabalho de reestruturação da Região Serrana está mostrando resultados, lembrando que ainda há muito a ser feito.
– A recuperação de toda microbacia do Rio Formiga, região responsável por 70% das folhosas consumidas no estado do Rio, assim como os efeitos que o programa tem conquistado junto aos produtores são compensadores. Recentemente, em reunião com o governador Sérgio Cabral, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, destacou o Programa Rio Rural, implementado por nós, como o melhor case de desenvolvimento sustentável, apoiado pela instituição na América Latina – acrescentou.
Um aprendizado que o segmento obteve com a adversidade está sendo a conscientização ambiental. A adoção de tecnologias de preservação já fazem parte desta nova mentalidade. De acordo com o produtor Marcelo Gallo, o plantio desta safra já foi feito em curvas de nível para evitar a erosão.
– Estou mantendo uma faixa de preservação e vou plantar mata ciliar às margens do rio. Minha lavoura ficou melhor do que era. Numa parte, estou usando apenas adubos orgânicos e não utilizei defensivos. Estou preservando a nascente da propriedade. A tragédia me sensibilizou para a importância de cuidar do meio ambiente – concluiu.

Fonte: Agricultura RJ
Ronaldo Fialho

Cultura nos Bairros é marcado por muita música e dança

Teresópolis, 14 de junho de 2011 - A tarde foi de festa no último sábado, dia 11, para o bairro de Vieira, que recebeu a visita do projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Crianças e adultos se divertiram com as atividades, que incluíram música, dança e teatro.
“É motivo de grande orgulho para todos nós da Secretaria de Cultura ver o sucesso do Cultura nos Bairros. A nossa preocupação com esse projeto não é fazer grandes espetáculos, mas atingir as pequenas comunidades juntamente com o propósito de revelar novos artistas”, afirmou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Realizada na no pátio da Igreja Santa Luzia, na estrada Terê- Fri, em Vieira, as atividades começaram com a alegria contagiante dos agentes culturais e integrantes do curso de teatro de rua da Secretaria de Cultura. Com fantasias e acessórios, o grupo interagiu com a comunidade, brincou e dançou com a garotada, alegrando o público que prestigiou a apresentação.
As crianças não perderam tempo e também participaram das danças. Os amigos Matheus Souza, 12 anos, Luan Getúlio, 9 anos e Adonias de Jesus, 11 anos, entraram na brincadeira e se vestiram com os apetrechos disponibilizados pela trupe. “Eu vim da última vez e adorei, por isso, eu voltei hoje. Estou me divertindo, eu acho que pode ter sempre esse evento para nós”, afirmou Matheus.
A tarde de atividades teve ainda a apresentação da cantora que integra o grupo, Gisele Rosini. Com seu violão e uma linda voz, a artista foi acompanhada pelo público enquanto cantava variadas músicas.
Encenado pelos agentes culturais Thiago Husen, Thomaz Garcia, Maura Ferreira, Gisele Rosini, Airton Rabello e Karine Biassi, eles improvisavam os gestos através da música. Com narração de Ayrton Rebello, coordenador do projeto, a apresentação contou com a participação efetiva das crianças do bairro, que interagiram e interpretaram personagens.
Verônica Lucas, moradora do bairro, ficou muito satisfeita com o evento. “Minha filha soube do evento na escola e eu fiz questão de trazê-la, pois ficou muito ansiosa para participar. Este tipo de atividade é muito importante, principalmente para as crianças que sofreram com a tragédia. Esta é uma maneira de libertar um pouco as crianças do sofrimento que passaram”, ressaltou a radiologista. Sua filha, Maria Eduarda, interagiu com o grupo, brincou e dançou durante a apresentação. “Eu fiquei muito ansiosa para chegar o dia desta apresentação. Eu fiquei lembrando a minha mãe todos os dias que ela tinha que me trazer. Está muito legal”, disse.
O Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e conta com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Lançado em 2009, o projeto tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo. Mais de 30 comunidades já foram visitadas ao longo de dois anos pelo projeto.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis


1ª caminhada luta pela vida em Teresópoli​s

Marcada para o dia 25 de junho a ‘1ª Caminhada luta pela vida - contra as drogas’, evento que será realizado dentro da Semana Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, criada em 1987 pela ONU. Iniciativa do Conselho Municipal Antidrogas, Kairós Centro de Reabilitação, Conselho Juvenil e da Juventude Batista Serra dos Órgãos, a caminhada tem o intuito de conscientizar a população acerca dos malefícios das drogas. 
A concentração acontecerá na Praça Olímpica, às 8 horas, e os participantes seguirão pelas avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, na Várzea, até a Prefeitura. Durante o trajeto, serão realizadas pausas para a divulgação dos trabalhos realizados pelos centros de reabilitação da cidade, com distribuição de folders e pronunciamento dos representantes das instituições ligadas ao combate do uso de drogas.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

sábado, 11 de junho de 2011

Ronaldo Fialho
Trupe da Cultura segue levando arte na cidade e no interior

Teresópolis, 9 de junho de 2011 - A ‘Trupe da Cultura’ não para. Na continuidade do trabalho de visita a escolas e instituições do município, a Trupe esteve em mais três escolas, na cidade e no interior, nas últimas semanas. Foram visitadas as comunidades da Granja Florestal e Vieira, no 3º Distrito, deixando a criançada encantada com muitas músicas e dramatizações. A ‘Trupe da Cultura’ foi criada pela Secretaria de Cultura em razão da tragédia ocorrida em Teresópolis no dia 12 de janeiro para levar arte e entretenimento às vítimas do temporal e, desde então, vem visitando diversas comunidades.



“Com a participação de artistas e professores da Secretaria de Cultura, a Trupe foi criada com a missão de levar um pouco de alegria às comunidades de Teresópolis atingidas pelo temporal, na forma de teatro, música, dança e outras artes. O trabalho deu tão certo que nos levou a transformá-la em uma trupe permanente, com atuações semanais, que vem agradando em cheio por onde quer que passe”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.



Recentemente, mais três locais foram visitados. No dia 24 de maio, o grupo esteve na Granja Florestal, atendendo aos alunos da Escola Municipal Estado de Israel. No dia 31 de maio, a trupe foi a Vieira, no Terceiro Distrito, levando arte e alegria às crianças da Escola Municipal Antônio Custódio que, devido ao temporal, está funcionando temporariamente na pousada Sítio do Limãozinho. E nesta terça-feira, dia 7 de junho, a trupe voltou a Vieira, desta vez atendendo às crianças da Escola Municipal Monsenhor Mario do Carmo Bennassi, com a participação especial das crianças da Escola Nossa Senhora Aparecida.



Em cada uma das unidades, a trupe, formada pelas professoras Mônica Botafogo, Andréa Sant’Anna, Jeanette Albuquerque e Patrícia Araújo, realiza diversas atividades. Com fantasias e acessórios, as artistas realizam brincadeiras, cantam músicas tradicionais do universo infantil, contam a história de ‘Chapeuzinho Amarelo’, de Chico Buarque, e ainda encenam a história dramatizada ‘A tartaruga e a fruta’, sempre contando com a efetiva participação das crianças, que interpretam personagens da história.



Na próxima semana, dia 14 de junho, a ‘Trupe da Cultura’ visitará a Escola Municipal Pedro Torres, em Santa Rita, no Segundo Distrito.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Estado, Prefeitura e Caixa Econômica se unem para


eliminar pendências de documentos do aluguel social



Teresópolis, 9 de junho de 2011 – Em reunião realizada nesta quarta-feira, 8 de junho, representantes da Prefeitura de Teresópolis e do Governo do Estado decidiram que será montado um plantão, com correspondente da Caixa Econômica Federal, para regularizar a situação das vítimas do temporal de 12 de janeiro já cadastradas, mas que ainda não recebem aluguel social por problemas de documentação.



Participaram do encontro os secretários municipais Miquéias Nepomuceno (Desenvolvimento Social), Rudimar Caberlon (Administração) e Mauro Gaspar Gomes (Fazenda), a Subsecretária Executiva da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Vasconcelos Pucu, a responsável pelo aluguel social junto à Secretaria de Estado, Rachel Rodrigues, e o assessor de Tecnologia da Informação, Wagner Oliveira Silva.



Cerca de 90% dos 2.500 aluguéis sociais garantidos pelo Governo do Estado estão sendo pagos às famílias vitimadas pelas fortes chuvas de janeiro. Os 10% restantes se encontram com pendências de documentação, principalmente em relação ao CPF. O documento é indispensável para a abertura de conta corrente na Caixa Econômica, banco responsável pela liberação do auxílio. Além disso, também existem casos de duplicidade de conta. Já a Prefeitura Municipal está pagando 478 aluguéis.

Dentro de aproximadamente dez dias será montado um plantão na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, no Alto, com correspondente da Caixa Econômica Federal. “Num trabalho conjunto, vamos localizar as pessoas com pendências de documentos a fim de agilizar a abertura de contas para o pagamento do aluguel social”, esclareceu o Secretário Miquéias Nepomuceno. “O objetivo é corrigir os problemas que por ventura estiverem acontecendo, como numeração errada de documentos, pendências com CPF e duplicidade de contas”, acrescentou o Secretário Rudimar Caberlon.



“A Secretaria de Estado está disponível para apoiar e avançar nas soluções das pendências relativas ao aluguel social, e a Caixa Econômica está sendo extremamente cooperativa nessa ação. Também estamos acompanhando a distribuição dos kits de móveis em Teresópolis”, disse a Subsecretária Executiva Maria Célia Vasconcelos Pucu.



As famílias cadastradas que são beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) recebem o aluguel social na mesma data do calendário de pagamento do PBF instituído pela Caixa Econômica. Já para quem não recebe o Bolsa Família, o aluguel é liberado pelo Governo do Estado geralmente no dia 28 de cada mês.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
Prefeitura apresenta o plano de implantação da Lei Geral




Iniciativa visa fortalecer os pequenos negócios



Teresópolis, 10 de junho de 2011 – Aconteceu nesta quinta-feira, 9, a apresentação do plano de implantação da Lei Geral Municipal 148/2011. O objetivo é facilitar as atividades das micro e pequenas empresas instaladas em Teresópolis, e também dos empreendedores individuais que atuam na cidade, incentivando medidas que coloquem a lei, de fato, em prática no município. Na ocasião, o Comitê Gestor Municipal apresentou as ações que viabilizam o acesso aos benefícios previstos na Lei Geral e orientam políticas públicas de fomento ao empreendedorismo.



A solenidade foi realizada no Teatro Municipal e contou com as presenças do Prefeito Jorge Mario, de Secretários Municipais, representantes do Sebrae-RJ, do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, do Sindicato Rural, Firjan e da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis).



“O Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas é mais um compromisso do nosso governo cumprido. Agradeço e parabenizo o trabalho pela equipe da Prefeitura e ao Sebrae por mais essa parceria. Agora, o desafio é fazer com que a Lei Geral se torne efetiva, funcionando na prática. Isso vai beneficiar a cidade e contribuir significativamente o desenvolvimento do nosso município”, frisou o Prefeito Jorge Mario.



Os secretários Mauro Gaspar (Fazenda) e Nassouh Ejje (Desenvolvimento Econômico) também enfatizaram a importância da Lei Geral para o crescimento econômico da cidade. “Este plano possibilita que Teresópolis torne-se uma cidade competitiva na atração de novos investimentos. Além disso, cria a visão empreendedora na gestão pública municipal, quando regulamenta a figura do empreendedor individual”, ressaltou Nassouh Ejje, que também é coordenador do Comitê Gestor Municipal, agradeceu todo o apoio da consultoria do Sebrae-RJ.



A coordenadora do programa, Margareth Souza, falou sobre a implantação da Lei Geral nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. “Das 92 cidades fluminenses, 87 já regulamentaram a lei e Teresópolis está entre elas. Essa é uma demonstração de que a cidade entendeu a relevância deste programa”, pontuou.



O consultor do Sebrae-RJ, Orlando Thomé, apresentou as etapas de elaboração do programa e o plano de ações a serem empreendidas. “O plano de ações é composto por 20 ações organizadas em seis projetos”. Desenvolver os arranjos produtivos locais; disseminação a cultura empreendedora; atração de investimentos; fomento às cooperativas e associações prestadoras de serviços; Núcleo de Empreendedorismo de Teresópolis; e Mercado Popular de Teresópolis.



Benefícios da Lei Geral



O Governo Jorge Mario, através do Comitê Gestor da Lei Geral, formado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e de Agricultura e a Procuradoria Geral, a Associação Comercial, o Teresópolis Convention & Visitors Bureau, o Sindicato Rural e a Firjan, com o apoio da Secretaria Municipal de Fazenda e a coordenação do SEBRAE/RJ, reeditou a Lei Geral Municipal, contemplando todos os capítulos da Lei Federal e incluindo a figura do empreendedor individual.



A legislação prevê uma série de benefícios, desde a desburocratização do recolhimento de impostos até medidas que facilitam a participação dos pequenos negócios em licitações e compras governamentais. Também são previstos incentivos para tirar os empreendedores individuais da informalidade, garantindo benefícios e alavancando os seus negócios. Para mais informações sobre o assunto, o telefone da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é (21) 3641-4761.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

terça-feira, 7 de junho de 2011


Dilma Rousseff

Estado e União vão investir mais de R$ 144 milhões na construção de casas populares, contenção de encostas e recuperação de pontes em Teresópolis




Teresópolis, 6 de junho de 2011 - Anunciado na última sexta, 3, pela Presidente Dilma Rousseff, o Governador Sérgio Cabral e o Vice-Governador e Secretário de Estado de Obras, Luiz Fernando Pezão, a liberação de R$ 678 milhões para o programa de reconstrução dos sete municípios da Região Serrana atingidos pelo desastre natural ocorrido em 12 de janeiro. Além de Teresópolis também serão beneficiados os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, Areal, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.

Desse montante, que será administrado pelo Estado e a União, R$ 144.475.000 serão investidos em Teresópolis, na construção de 1.818 unidades habitacionais e 46 unidades comerciais, em obras de contenção de 11 encostas e na recuperação de 11 pontes.

“É uma grande força-tarefa pela reconstrução das 80 localidades afetadas pelo temporal de janeiro em Teresópolis. Com a união dos governos Federal e Estadual conseguiremos acelerar a recuperação da nossa cidade”, comemorou o Prefeito Jorge Mario. Ele acompanhou o anúncio junto com o presidente da Câmara Municipal, Vereador Arlei de Oliveira Rosa.

As obras de contenção de encostas e de recuperação de pontes estão programadas para ter início esta semana, com previsão de entrega para abril de 2012. Já os conjuntos habitacionais deverão ter a construção iniciada em outubro, visto que se encontra na fase de apresentação de projetos para posterior análise da Caixa Econômica Federal e assinatura de contrato. De acordo com o cronograma divulgado pelo Governo do Estado, as casas populares serão entregues entre fevereiro e outubro do próximo ano.

“Sabemos que a reconstrução da Região Serrana não acontecerá em apenas um ano. Temos muito a fazer. Tem cidades que sofreram muito, outras um pouco menos. Mas em apenas cinco meses de governo estamos colocando quase R$ 700 milhões nesse programa de reconstrução. Vamos torcer para tudo dar certo e entregar as obras nos prazos programados”, declarou o Vice-governador Luiz Fernando Pezão, que passou 20 dias seguidos na região logo após a catástrofe, mobilizando a estrutura do Governo Estadual para atender as demandas dos municípios atingidos.

A Presidente da República, Dilma Rousseff, lembrou que a primeira fase do programa de reconstrução da Região Serrana teve início com o resgate das vítimas e que a segunda fase está focada na retirada dos moradores das áreas de risco. “Não podemos mais permitir que as pessoas fiquem nas áreas de risco, pois não há prevenção ou contenção de encostas que segure o desastre. A segunda questão é a contenção de encostas e depois será a drenagem; temos recursos do PAC 2 para isso. Além disso, a reconstrução das pontes deve ser acelerada, pois engloba a mobilidade das pessoas”, enumerou Dilma, que enalteceu a parceria firmada entre Estado, União e Municípios pela recuperação das sete cidades da Serra Fluminense. “Quero saudar o Governo do Estado e os prefeitos. Demonstramos que somos capazes de tomar medidas de reconstrução e teremos que ser capazes também de acelerar essas medidas”.

Casas e encostas

Pelo programa de reconstrução anunciado pelo Estado e a União em Teresópolis, a Fazenda Ermitage receberá 1.650 unidades habitacionais e 40 unidades comerciais. Já na Fazenda Santa Cruz, em Imbiú, no 3º Distrito, serão construídas 168 unidades habitacionais, mais seis unidades comerciais.

Das 1.818 unidades que serão construídas em Teresópolis a partir de outubro e entregues até o fim de 2012, mil imóveis fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e serão doadas pela iniciativa privada.

Já as obras de contenção de encostas serão executadas nos bairros Salaco, Fischer, Caleme e Golfe, na Estrada dos Frades (4 pontos), em trecho da Estrada Rio-Bahia e na Rua Henrique Fernando Claussen, na Cascata do Imbuí (2 pontos).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis