segunda-feira, 27 de junho de 2011



Cultura nos Bairros faz festa em Fazenda Alpina


Teresópolis, 27 de junho de 2011 - Neste domingo, 26 de junho, a trupe do Cultura nos Bairros visitou a comunidade de Fazenda Alpina, no Segundo Distrito. A tarde de festa foi mais do que animada, com muitas músicas, brincadeiras, dança e teatro, entre outras atrações, divertindo adultos e crianças não só da localidade, mas também dos bairros vizinhos.



“É motivo de grande orgulho para todos nós da Secretaria de Cultura ver o sucesso do Cultura nos Bairros. O projeto segue de forma exitosa, levando arte e entretenimento por onde passa, possibilitando que as comunidades vivenciem uma tarde diferente, com muita alegria e cultura. No caso de localidades como Fazenda Alpina, por exemplo, uma das áreas atingidas pelo temporal de janeiro, a sensação de satisfação vai além, pois nosso papel acaba sendo muito mais profundo”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.



Realizadas na Escola Municipal Fazenda Alpina, as atividades começaram com a trupe do teatro de rua, que divertiu a garotada. Com fantasias e acessórios, os agentes culturais Thiago Hausen, Maura Ferreira, Gisele Rosini, Sérgio Moraes, Karine Biassi e Fernanda Borges dançaram, cantaram e brincaram de roda com as crianças, ao som de repertório musical de Luiz Gonzaga.



Wanda Pinheiro abriu a programação musical, com repentes que abordaram o recomeço, a retomada de vida após o temporal de janeiro. E também agradou a plateia com clássicos como ‘Estúpido Cupido’ e ‘I wanna to go back to Bahia’. As professoras Patrícia Araújo e Mônica Botafogo deram prosseguimento e simplesmente encantaram as crianças com animadas músicas do universo infantil e agradaram em cheio ao contar a história ‘O lavrador sortudo’.



A festa teve ampla participação da comunidade. Entre as crianças, as amigas Jéssica Soares de Souza, 10 anos, Natalia Alves Pereira e Daiane Alves Pereira, oito anos, deixaram a timidez de lado e cantaram ‘Amar não é pecado’, de Luan Santana. “Muito bom poder participar. Adorei’, comentou Jéssica. O cantor Miguel Lessa, também da comunidade, apresentou músicas de repertório gospel. E foram realizadas ainda duas apresentações com as crianças. Vestidas a caráter, representando verduras, os alunos do 1º ano da Escola Fazenda Alpina encantaram com a apresentação ‘A horta’, aproveitando o tema da horta pedagógica, eixo gerador da escola. Logo em seguida, foi a vez das crianças do 4º ano da Escola Municipal Pedro Torres, em Santa Rita, que apresentaram um número de forró.



Depois de muito brincar e interagir com as crianças, os agentes da Secretaria de Cultura encenaram o espetáculo ‘João fazendo’, que aborda a reciclagem e dá noções sobre coleta seletiva. A tarde de festa teve ainda a participação do cantor Paulo Medeiros, com ‘Eu só quero um xodó’, de Dominguinhos, entre outras. Gisele Rosini agradou ao cantar ‘Maria vai com as outras’, de Toquinho. Em diversos momentos ao longo da tarde, adultos e crianças da comunidade puderam conferir de perto a exibição dos artistas Ivo Malabares e Alexandre Zigoto, que deram show de malabares, utilizando bolas, bastões, flower, claves, diabolô e até mesmo cones.



Diversos moradores da localidade e familiares dos alunos prestigiaram o evento. Quem esteve lá, gostou do que viu. “Vim de Arrieiros para assistir a apresentação da minha filha e adorei. Todas as atrações foram ótimas. Muito bom viver uma tarde como esta, com tanta alegria. É um projeto maravilhoso”, comentou a dona de casa Teresa Marques Rosa, mãe de Amanda Vitória.



Para a diretora da Escola Municipal Fazenda Alpina, Raquel Lobo de Brum Lopes, o evento foi um sucesso. “Iniciativas como esta merecem aplausos e nosso constante estímulo. Não podemos desistir. Nossa escola resistiu ao temporal e, através dela, estamos fazendo de tudo para levantar a comunidade. O Cultura nos Bairros veio para somar e ainda abordou temas que tem tudo a ver com a nossa realidade. Foi perfeito. Valeu a pena”, elogiou Raquel, que também é diretora da Escola Pedro Torres, de Santa Rita.


O Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, e conta com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Lançado em 2009, o projeto tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo. Mais de 30 comunidades já foram visitadas ao longo de dois anos pelo projeto, que tem coordenação do professor Ayrton Rebello, diretor da Casa de Cultura Adolpho Bloch.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Terresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/