Teresópolis, 29 de julho de 2010 – Acontece na próxima segunda, 2 de agosto, às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), a abertura oficial da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2010 em Teresópolis. Ações educativas, exibição de documentário, exposição de fotos, palestras e teatro dentro do tema da campanha – “Amamentação: apenas dez passos para um bom começo de vida” – são algumas das atividades que serão realizadas até o dia 6 de agosto nas unidades de saúde, na cidade e no interior.
Desde o início da década de 1990 o município de Teresópolis vem oferecendo às gestantes, mães, pais e familiares alguns conhecimentos e aspectos importantes para a prática e o manejo do aleitamento materno e da lactação. O incentivo à amamentação inclui a capacitação dos profissionais de saúde e a mudança de práticas e rotinas nas unidades para a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno.
“Estudos e pesquisas comprovam a importância do aleitamento materno, prática que proporciona vantagens e benefícios para mães, bebês, família e toda a sociedade. O mais importante é que este ato garante a sobrevivência de nossas crianças e um grande impacto na queda da mortalidade infantil”, explica o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e, a partir daí, complementado com outros alimentos por dois anos ou mais. Segundo a Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde, pediatra Maria da Conceição Salomão, a amamentação é um processo muito mais complexo do que o simples fato de se colocar o bebê no peito para que o leite seja produzido.
“Também depende de questões socioculturais, e psicoemocionais que envolvem a mulher, mãe e nutriz. É um momento mágico, onde mães e bebês procuram interagir e fortalecer os laços afetivos de forma harmônica e tranqüila. A participação dos profissionais de saúde é de suma importância, pois eles podem oferecer e proporcionar o apoio necessário para que todas as dificuldades sejam resolvidas”, destaca a médica. Ela é responsável pela tradição que Teresópolis mantém, há mais de 20 anos, na sensibilização e conscientização de gestantes e mães para a prática do aleitamento materno no município.
A Semana Mundial da Amamentação será encerrada no dia 6 de agosto, às 18h30, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, com várias atividades, exibição de vídeo e apresentações sobre o trabalho de incentivo ao aleitamento materno realizado em Teresópolis.
Confira a programação da Semana Mundial da Amamentação nas unidades de saúde de Teresópolis:
PSF de Pimenteiras
Segunda, 2 de agosto, manhã: Orientação às mães em amamentação
Quarta, 4 de agosto: Atividades em sala de espera sobre a importância da amamentação
Durante toda a semana haverá exibição de vídeo e exposição de fotos sobre aleitamento materno
PSF da Barra do Imbuí
Sexta, 6 de agosto, 9h: Palestra a grupo de gestantes sobre o tema “Amamentação: apenas dez passos para um bom começo de vida”
Decoração ilustrativa da unidade sobre as vantagens do aleitamento para mães e bebês
PSF do Meudon
Terça, 3 de agosto, manhã e tarde: teatro sobre a importância da amamentação
Quarta, 4, e sexta, 6 de agosto, 8h30: Orientação a grupo de gestantes sobre aleitamento materno
PSF de Fonte Santa
De segunda, 2 a sexta, 6 de agosto: Exposição dos trabalhos realizados na unidade sobre amamentação e reuniões em salas de espera
Quinta, 5 de agosto, tarde: Orientação a grupo de gestantes e puérperas
PSF do Perpétuo
Segunda, 2 de agosto, 8h30 e 10h: Ação educativa em sala de espera
Quarta, 4 de agosto, 9h: Orientação e exibição de vídeo para o grupo de puericultura e pré-natal
PSF de Araras
Segunda, 2 de agosto: Orientação aos grupos de pediatria e puericultura
Terça, 3 de agosto, tarde: Ação educativa com grupo de pré-natal
Quarta, 4 de agosto, manhã: Teatro com gestantes e mães de crianças até dois anos
Quinta, 5 de agosto, manhã e tarde: Atividades em sala de espera
Unidade da Beira Linha
Terça, 3 de agosto: Exibição de documentário sobre amamentação com depoimento de mães da comunidade e reuniões em sala de espera
PSF da Granja Florestal
Segunda, 2, e quinta, 5, manhã: Atividades educativas em sala de espera com o Grupo de Hiperdia
Terça, 3 de agosto, tarde: Atividades educativas em sala de espera com o Grupo de Hiperdia
Quarta, 4, e quinta, 5, manhã: Dinâmicas com jogos e demonstrações com mãe e bebê para Grupo de Gestantes e Puericultura
Unidade de Albuquerque
Segunda, 9 de agosto, tarde: Festa com atividades educativas e distribuição de brindes
PSF de Vargem Grande
Quinta, 5 de agosto, manhã: Exibição de vídeo educativo, distribuição de brindes e confraternização
PSF de Venda Nova
De segunda, 2 a quarta, 4 de agosto: Ações educativas em sala de espera
Quinta, 5 de agosto, manhã e tarde: visitas domiciliares e atividades na comunidade
Sexta, 6 de agosto: Encerramento
Unidade de Água Quente
Segunda, 2, e quarta, 4 de agosto, manhã: Palestra e teatro com distribuição de brindes
Sexta, 6 de agosto, manhã: Palestra sobre saúde bucal e amamentação
Unidade de Pessegueiros
Segunda, 2, e quinta, 5 de agosto, tarde: Orientação em sala de espera e troca de experiência com mães, gestantes e pediatria