quinta-feira, 31 de outubro de 2013

 CURIOSIDADES

 OS PINGUINS

 PINGUINS EM SEU HABITAT NATURAL

Os pinguins são aves, mas não voam. Suas asas curtas, as mais curtas, entre todas as asas de aves, são apropriadas para serem usadas na água como se fossem barbatanas, auxiliando seu nado e dando ao mesmo, velocidade e estabilidade. Embora próprios de regiões geladas, do hemisfério sul, a maioria dos pinguins, vivem na Antártida e nas ilhas austrais, próximas ao pólo sul (não são encontrados no Ártico, pólo norte), mas alguns poucos desses indivíduos também podem ser encontrados mais próximos dos trópicos, em alguns arquipélagos ou em ilhas isoladas. São excelentes mergulhadores e sua alimentação baseia-se em peixes; krils, que são pequenos camarões; algas e outras pequenas formas de vida marinha. Fazem seus ninhos em seixos, que são fragmentos de minerais ou rochas, sob o gelo. Embora os pinguins vivam em média vinte anos, a fêmea normalmente só da luz a dois filhotes, de cada vez, até mais ou menos aos cinco anos de idade. Os grandes predadores dos pinguins são as orcas e as focas. Quando nascem os filhotes, são os machos, que vigiam o ninho. Quando não estão na água os pinguins tem um jeito peculiar de andar e podem reconhecer o chamamento de um de seus filhotes, entre milhares de outros filhotes e pinguins adultos, agrupados em um mesmo lugar. São três as espécies de pinguins conhecidas, os Adélio, que são os pinguins mais comuns, que alcançam normalmente cinquenta centímetros de altura; os papuas, que têm duas faixas brancas pintadas nos olhos e os imperadores, que são menos comuns e têm maior tamanho, chegando a alcançar dois metros, no Mar de Ross, ao sul da Nova Zelândia, onde eles são encontrados com muito mais frequência.
 
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Exoplaneta de lava derrete teorias astronômicas



Kepler-78b


Nada como uma boa observação para ajudar a melhorar as teorias. O exoplaneta Kepler-78b é um planeta que, pelas teorias atuais, não deveria existir. Este escaldante mundo de lava orbita sua estrela a cada oito horas e meia, a uma distância de menos de um 1,6 milhão de quilômetros - uma das órbitas mais apertadas que se conhece. De acordo com as teorias atuais de formação dos planetas, ele não poderia ter-se formado tão perto da sua estrela, nem poderia ter-se formado mais longe e mudado para lá porque simplesmente teria se chocado com a estrela. Mas o Kepler-78b é interessante não apenas por desafiar as teorias, mas também por ser o primeiro exoplaneta descoberto que tem o tamanho da Terra e uma densidade semelhante à da Terra. O exoplaneta é cerca de 20% maior do que a Terra, com um diâmetro de 14.800 quilômetros, e pesa quase o dobro do nosso planeta. Fazendo os cálculos, ele tem uma densidade semelhante à da Terra, o que sugere uma composição também semelhante, rica em ferro. "Este planeta é um completo mistério," desabafou o astrônomo David Latham, do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica. "Nós não sabemos como ele se formou ou como chegou onde está hoje. O que nós sabemos é que ele não vai durar para sempre." Pelos cálculos dos astrônomos - se esta parte da teoria estiver correta - o planeta deverá ser engolido pela estrela em um tempo relativamente curto, astronomicamente falando. O principal problema para os teóricos é a órbita apertada do Kepler-78b. Quando este sistema planetário estava se formando, a jovem estrela era maior do que é agora. Isso implica que a órbita do Kepler-78b estaria dentro da estrela. "Ele não poderia ter-se formado nesse local porque você não pode formar um planeta dentro de uma estrela. Ele não poderia ter-se formado mais longe e migrado para uma órbita mais interior porque teria ido direto para a estrela. Este planeta é um enigma," concorda Dimitar Sasselov, outro membro da equipe.

Fonte: Site Inovação Tecnológica

Ridley Scott confirma que ‘Prometheus 2’ está avançando


Ridley Scott


Ridley Scott confirmou que o roteiro de ‘Prometheus 2’ está sendo escrito durante uma entrevista coletiva de seu novo filme, ‘O Conselheiro do Crime’. A tarefa foi confiada ao novato Jack PaglenScott está confirmado como produtor da continuação, através de sua produtora Scott Free, mas não é certo se ele voltará a dirigir. No início do ano, Noomi Rapace assegurou que ‘Prometheus 2’ estava acontecendo, acrescentando que se encontrou com o cineasta para discutir a produção. “Eu adoraria trabalhar com ele mais uma vez, e eu sei que ele gostaria de fazer outro”, afirmou a atriz ao Playlist na época. “Nós só precisamos encontrar a história certa. Espero que encontremos.” Apesar do desafio, Rapace garante que o esforço vale a pena: “Para mim, se fizermos o segundo, haveria muita coisas a explorar lá e para continuar. Eu adoraria fazê-lo.” Segundo a atriz, “É interessante porque as pessoas, a maior parte das pessoas com quem eu falei que veem o filme, veem coisas que são bem diferentes.” “Algumas pessoas que veem o filme várias vezes… descobrem coisas novas. Há todos esses aspectos religiosos e há conversas muito interessantes.” Produzido por US$ 130 milhões, o primeiro ‘Prometheus’ arrecadou mais de US$ 400 milhões nas bilheterias mundiais. O filme é uma espécie de spin-off ou prólogo da franquia ‘Alien’.

Fonte: CINE POP.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CIÊNCIA


ESPÉCIE DE ANTÍLOPE CONSIDERADA EXTINTA A MAIS DE DOZE ANOS FOI VISTA E CAPTURADA NO ANO DE 2009 NO LAOS

 ANTÍLOPE SAOLA


Um antílope saola, considerado extinto há aproximadamente doze anos, foi visto e capturado pela primeira vez em agosto de 2009, na cordilheira Anamita, uma região montanhosa,  que vai do Laos, até o Vietnã. Fotografado em uma vila, da província de Bolikhamxay, no Laos, país do sudeste asiático, O animal passou a ser procurado e finalmente foi capturado, pelos habitantes da região. Mas de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o animal, que é um dos mais raros do mundo, infelizmente, morreu após ser mantido em cativeiro pelos moradores do local.  O antílope saola era um macho e seu nome  científico é pseudoryx nghetinhensis. O animal morreu antes mesmo que um técnico da IUCN conseguisse chegar ao local, no centro do país, para examiná-lo e estudá-lo.  A espécie enigmática é conhecida por ter hábitos arredios e tem sido associada a unicórnios, apesar de possuir dois chifres. Segundo o governo dos Laos, a morte do raro espécime é uma grande perda para a ciência. Porém, novos esforços vêm sendo feitos para tentar encontrar outros espécimes, do antílope saola, na região.  Os cientistas da  IUCN  acham  ser  possível encontrar outros antílopes saolas, embora  considerem  difícil a tarefa.  Especialistas da IUCN, até hoje, ainda estudam a carcaça do animal encontrado, para entender como mantê-lo em cativeiro, caso consigam encontrar novos espécimes deste animal. Esses antílopes não existem em zoológicos e ainda a soltura na natureza, também pode causar sua própria  extinção.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
Para vereador, mendigo deve virar “ração pra peixe” 

José Paulo Carvalho de Oliveira


O vereador de Piraí (RJ) José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), afirmou no dia 8 de outubro, em uma sessão comemorativa aos 25 anos da Constituição, que mendigos não deveriam votar e que poderiam virar ração para peixe. “Mendigo não tem que votar, mendigo não faz nada na vida. Aliás, eu acho que deveria até virar ração pra peixe”, disse. Ele também se pronunciou a favor da pena de morte. “Se um bandido soubesse que ele ia ser morto, com certeza ele ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas”. Ontem, após o vídeo da sessão ter ganhado repercussão ao ser reproduzido em sites de notícias e programas de TV, o vereador disse que usará a tribuna da Câmara Municipal para pedir desculpas pelas declarações. “Errei e vou publicamente pedir desculpas. Minha conduta não condiz com aquela fala”, afirmou. Ele contou ter feito o discurso num momento de emoção por um fato que teria acontecido com a sua família”. “Há uns 15 anos, não me lembro direito porque não gosto nem de pensar nisso, meu irmão acolheu uma família de andarilhos. Seis meses depois, eles o mataram”. Russo disse pensar “totalmente o contrário” do que expressou na Câmara. No vídeo, ele afirmava que se recusa a ajudar pedintes: “Eu não dou nada para mendigo, não adianta me pedir que eu não dou. Tem que trabalhar”. Agora, ele declara ser solidário. “Ajudo no que posso, faço tudo. Ajudo no anonimato, sem medir quanto, quando”, disse. O vereador, no entanto, mantém algumas das opiniões do discurso, como a proibição do voto. “As pessoas que têm que votar são as pessoas que trabalham. Quem não fez nada não tem que votar, independente de ser mendigo ou outra classe social. Quem não faz nada pelo país não tem que opinar”, conclui. No vídeo, ele também disse ser favorável à pena de morte e manteve sua opinião. “Vivemos numa prisão enquanto os bandidos estão soltos”.

Fonte: O TEMPO

Lei argentina contra monopólio da mídia é constitucional, diz tribunal



Cristina Kirchner
A Suprema Corte argentina declarou nesta terça-feira (29) como constitucional as cláusulas de uma nova lei que obrigarão o influente Grupo Clarín a vender algumas das suas unidades. Quatro artigos da nova Lei de Meios estavam sendo questionados, e todos foram autorizados pela corte, o que deve ser um alívio para a presidente Cristina Kirchner, poucos dias depois de uma eleição parlamentar com resultados ruins para os políticos governistas. O governo defende a Lei de Meios como sendo o início de uma nova era de diversidade. O Clarín, maior conglomerado de mídia da Argentina, argumentava que o artigo 161 da lei violava a Constituição ao obrigar a venda de concessões de rádio, TV aberta e TV a cabo previamente adquiridas. A empresa precisará vender dezenas de concessões, e se isso não ocorrer o governo poderá leiloá-las. Críticos da lei acusam o governo centro-esquerdista de Cristina de estar tentando calar dissidentes. Apoiadores da lei de 2009 dizem que o objetivo é justamente o contrário, ao diversificar os meios de comunicação. Depois da sentença, as ações do grupo Clarín tiveram queda de 5,76%, antes que o pregão fosse suspenso na Bolsa de Buenos Aires, à espera de mais informações sobre a decisão.

Fonte: Último Segundo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CINEMA

 
URSULA ANDREWS LINDA ATRIZ DE CINEMA E SÍMBOLO SEXUAL DOS ANOS CINQUENTA E SESSENTA
 
 
 
 URSULA ANDREWS NO FILME "007 CONTRA O SATÂNICO DR. NO" O QUAL ELA PROTAGONIZOU AO LADO DE SEAN CONNERY

 Ursula Andrews, hoje com 77 (setenta e sete) anos, de idade, foi uma das mais belas atrizes do cinema, em todos os tempos. A beldade era objeto de desejo, de muitos homens, nas décadas de sessenta e setenta. Úrsula Andrews nasceu em 19 de março de 1936, na cidade de Ostermundgem, na Suíça. No começo dos anos cinqüenta, quando então,  morava na Itália, Ursula Andrews iniciou uma carreira de modelo, mas, logo foi para as telas e ainda, na Itália, estrelou seus primeiros filmes, fazendo papéis secundários, como no filme, “Um Americano em Roma”, onde fazia “Astrid”. Depois Ursula Andrews mudou-se para os Estados Unidos e em Hollywood, estrelou grandes filmes de sucesso, de crítica e de bilheterias, em todo o mundo, entre eles, o primeiro filme da série James Bond, com Sean Connery, que interpretava, James Bond, em “007 Contra o Satânico Dr. No”. Entre outros grandes sucessos merecem destaque: “Os Quatro Heróis do Texas”; “Sol Vermelho”, ao lado de Charles Bronson; “Ela”, ao lado de Peter Cushng; “O Que É Que Há Gatinha?”; “A Décima Vítima”; “As Fabulosas Aventuras de Um Playboy”, ao lado de Jean-Paul Belmondo; “O Seresteiro de Acapulco”, ao lado de Elvis Presley; “África Express” e “Cassino Royale”.


 
NO FILME "O SERESTEIRO DE ACAPULCO" URSULA ANDREWS 
  E  ELVIS PRESLEY CONTRACENANDO"

Dizem que no dia em que o ator James Dean faleceu em um desastre de automóvel, Ursula Andrews escapou ao recusar o convite do ator e amigo, para ir a São Francisco. Ursula Andrews casou-se duas vezes, primeiro de 1957 a 1966, com o hollywoodiano, John Derek, ator. Tem um filho, Dimitri Alexander Hamlin, do segundo casamento, com o californiano, Harry Hamlin, ator.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
EUA ESPIONARAM 60 MILHÕES DE CONVERSAS NA ESPANHA EM APENAS UM MÊS

James Costos


A confirmação do novo escândalo de vigilância massiva está no documento "Spain Last 30 Days" (Espanha - Últimos 30 Dias), que detalha o fluxo de comunicações interceptadas entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013. Segundo o jornal, ficaram registrados os telefones conectados e a duração das chamadas, o que é um delito do Código Penal. A NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional dos EUA) espionou mais de 60 milhões de ligações telefônicas na Espanha entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, publicou nesta segunda-feira (28/10) o jornal El Mundo, citando arquivos secretos vazados pelo ex-analista da CIA Edward Snowden. De acordo com o El Mundo, 11 de dezembro de 2012 foi o dia em que mais chamadas foram interceptadas. As ações de vigilância, no entanto, não registram o conteúdo das chamadas, mas sim o número de série dos aparelhos usados, o local onde ficou registrada a comunicação, o número de telefone e dos cartões SIM usados, assim como a duração das chamadas. As operações incluem invasões em informações de caráter pessoal por meio do navegador de internet, do correio eletrônico e das redes sociais, como o Facebook ou o Twitter. As novas denúncias de espionagem culminam com a visita do embaixador dos Estados Unidos em Madri ao Ministério das Relações Exteriores espanhol. Após o encontro, James Costos se negou a conversar com a imprensa ou dar detalhes da reunião com a chancelaria espanhola. O encontro durou cerca de 40 minutos e também contou com a participação do secretário de Estado da União Europeia, Iñigo Méndez de Vigo. O chanceler espanhol, García Margallo disse, na sexta-feira (25), que, se for confirmada, uma espionagem massiva aos aliados dos Estados Unidos seria "inadmissível" porque a "proteção da privacidade" é uma "linha vermelha" que não se pode cruzar, pelo menos para a Espanha.

Fonte: Opera Mundi

Lobista amigo de tucanos foi indiciado por corrupção na Suíça em 2011


José Amaro Pinto Ramos


O empresário e lobista José Amaro Pinto Ramos, amigo de vários políticos do PSDB, foi indiciado na Suíça em 2011 por lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos no caso Alstom. O Ministério Público da Confederação Helvética (MPC) informou as autoridades brasileiras sobre o indiciamento em um relatório de 21 de fevereiro de 2011. A Promotoria enviou o documento para auxiliar nas investigações sobre o suposto esquema de pagamento de propinas envolvendo o sistema de transporte ferroviário de São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. A Alstom teria fechado negócios milionários por meio de licitações fraudadas e pagamento de valores a dirigentes de estatais em São Paulo. Além de José Amaro Ramos, o relatório cita outros dois empresários e engenheiros brasileiros, que também são lobistas: Arthur Gomes Teixeira e Sérgio Meira Teixeira, que já morreu. Teixeira teria feito depósitos em uma conta do engenheiro João Roberto Zaniboni, ex-diretor de operações e manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 1998 e 2003. Segundo a investigação, Zaniboni recebeu US$ 836 mil, parte deles repassados por Teixeira, que seria o pagador de propinas do esquema Alstom.

Fonte: Jornal do Brasil 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CURIOSIDADES


O JAVALI E ALGUMAS DE SUAS ESTRANHAS CARACTERÍSTICAS
 
 
JAVALI EM SEU HABITAT NATURAL
 
O Javali é um mamífero, de aspecto um tanto quanto atarracado, este animal pode atingir a duzentos quilos, podendo viver até mais ou menos vinte anos. Segundo cientistas os primeiros javalis apareceram no norte da África, hoje eles são encontrados em praticamente todo o planeta, embora o progresso e a derrubada das florestas, seu habitat natural, venha diminuindo o número de javalis na natureza. Muito parecido com um porco doméstico, o javali têm hábitos de higiene bem diferentes, do porco, o seu parente mais próximo, procurando sempre banhar-se nas águas dos rios, para livrar-se de possíveis parasitas em sua pele. Tendo a carne muito apreciada, o javali foi desde épocas remotas foi caçado pelo homem. Houve épocas, principalmente na Europa, em que a caça de um javali, constituía um verdadeiro troféu para qualquer caçador. Hoje novas leis de caça, em quase todos os países, garantem mais a vida deste animal na natureza, onde ele prefere a fuga ao confronto com o homem, só o fazendo quando acuado, ferido ou, faminto, ou ainda para defender os filhotes. O javali é onívoro, ou seja, come qualquer alimento, seja ele vegetal ou animal, embora prefira vegetais em sua dieta, principalmente tubérculos, como a batata, por exemplo. Mas ele pode também comer pequenos anfíbios ou répteis e ainda alguns insetos e alguns pequenos roedores. Criado em cativeiro, em alguns países, entre eles o Brasil, o javali tem se mostrado inteiramente dócil e até mesmo carinhoso, tanto que algumas pessoas já o tem como animal de estimação,  é comum ver javalis em cativeiro sendo acariciados por adultos e até mesmo por crianças.  O javali na natureza é um dos poucos animais que entram em sua toca de ré, ou seja, primeiro ele coloca o traseiro na toca, com isso, ele a alarga mais um pouco, para ficar mais confortável e também para ter mais agilidade para empreender uma fuga de um predador. 
 
 INTERESSANTE FOTO DE UM JAVALI DE ALIMENTANDO DE JOELHOS
 
Aliás, ele parece mesmo gostar de conforto, pois muitas vezes na natureza, ou mesmo em cativeiro, o javali fica de joelho nas patas dianteiras para se alimentar e assim, ajoelhado, ele tem uma posição mais confortável para degustar seus alimentos. Ele, o javali, é um dos poucos e raros animais do mundo, que adotam esta postura, ou seja, dobrando as patas dianteiras, nos momentos de suas refeições, isso tanto na natureza, quanto em cativeiro. Na natureza ou em cativeiro o javali costuma ter de quatro a doze filhotes por vez.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Dilma desapropria imóveis rurais em 6 estados para reforma agrária


Dilma Rousseff


A presidente Dilma Rousseff assinou a desapropriação de oito imóveis rurais em seis estados para uso da reforma agrária. Os decretos com as desapropriações foram publicados no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (25). As terras desapropriadas foram declaradas de interesse social. Das fazendas que constam nos decretos, uma fica no estado de Santa Catarina, uma em São Paulo, duas na Bahia, uma em Tocantins, duas em Sergipe e uma em Goiás. Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, já havia anunciado que o governo emitiria 100 decretos de desapropriação até o fim do ano. "Até o dia 31 de dezembro, nós estamos assumindo um compromisso de colocar cem decretos de desapropriação para a reforma agrária no nosso país. Já nos próximos dias sairão os primeiros", afirmou na ocasião. Reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", em 7 de outubro, mostrou que, faltando menos de três meses para o final do ano, Dilma ainda não tinha assinado nenhum decreto de desapropriação de imóvel rural, por interesse social, destinando-o para a criação de assentamentos rurais. De acordo com a publicação, a presidente publicou 28 decretos de desapropriação de terras em 2012. No ano anterior, Dilma havia assinado 58 decretos para a reforma agrária. Ao discursar no mesmo evento em que Pepe Vargas anunciou as cem demarcações até o fim do ano, Dilma justificou o ritmo da reforma agrária em seu governo. De acordo com a petista, não adianta dar terras sem oferecer condições de infraestrutura para os agricultores produzirem. "Não temos o direito de colocar famílias vivendo num lugar onde elas não têm o direito de tirar sua renda", enfatizou Dilma na semana passada.


Fonte: Portal G1

Nono dígito começa a valer neste domingo para celulares do RJ e ES







A partir deste domingo (27), o acréscimo do dígito 9 aos números de celular chegará aos serviços de telefonia do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com isso, para realizar chamadas, o nono dígito deverá ser incluído no começo dos números de celulares que estejam dentro das áreas dos códigos 21, 22 e 24 (Rio) e 27 e 28 (Espírito Santo). A regra também vale para o envio de mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS). Até dia 5 de dezembro, as chamadas que contarem apenas com oito dígitos serão completadas pelas operadoras. Após essa data, as empresas de telefonia interceptarão a ligação e uma mensagem orientará o usuário a refazer a chamada, considerando, desta vez o 9. Já a partir de 4 de fevereiro, caso o nono dígito não seja incluído aos números, as mensagens automáticas não serão mais tocadas, e o usuário ouvirá o aviso de que o número de celular é inexistente. A Anatel começou a implementar o nono dígito para celulares em julho de 2012, na área de código DDD 11, que inclui a cidade de São Paulo. A medida foi adotada pelo crescimento da base de assinantes do serviço além da capacidade oferecida pela combinação de números. Para padronizar o jeito de realizar ligações no país, a agência decidiu levar o nono dígito ao restante do país. Antes de o nono dígito chegar ao Rio de Janeiro e Espírito Santo a partir deste domingo, a exigência já havia começado a valer para o interior de São Paulo.  Até 31 de dezembro de 2014, o nono dígito deverá ser incluído nas ligações para números de celular dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão. Até 31 de dezembro de 2015, a regra deverá começar a ser respeitada no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Por último, o nono dígito deverá ser utilizado obrigatoriamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal até 31 de dezembro de 2016.

Fonte: G1

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

HISTÓRIA


UM LOUCO INCENDIOU UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
O TEMPLO DE DIANA OU O TEMPLO DE ÁRTEMIS EM ÉFESO UMA DAS SETE MARAVILHA DO MUNDO ANTIGO


Das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, apenas uma apenas uma pequena parte continua de pé, é a Pirâmide de Queóps, as duas outras, duas pirâmides, a de Quéfren e a de Miquerinos no Egito. O conjunto dessas três pirâmides, onde a pirâmide de Queóps era a maior, faziam parte de uma da sete maravilhas do mundo antigo. Das outra seis maravilhas do mundo antigo, cinco foram perdidas pela ação do tempo ou destruídas por terremotos e uma foi destruída criminosamente, em um incêndio deliberado promovido por Erostrato, ou como preferem alguns, historiadores, Heróstrato. O grego Erostrato era um sujeito, vulgar, um plebeu imbecil, sem qualquer princípio, cujo maior desejo na vida era ver para sempre o seu nome gravado na história. Como nada tinha a oferecer intelectualmente e não era nenhum um rei, ou nobre e estava longe de ser uma figura heróica, Erostrato resolveu colocar fogo no monumento erguido em Éfeso, em homenagem a Diana (para os romanos), ou Ártemis (para os gregos), que era na  mitologia, a deusa da caça. Assim, em certa noite, no ano de trezentos e cinqüenta e seis A/C, Erostrato colocou fogo no monumento, para tornar realidade o seu sonho. E logo após iniciado o incêndio, o idiota saiu propagando aos quatro ventos que ele havia sido o autor daquela estúpida façanha. O Templo de Ártemis, ou Templo de Diana, em Éfeso, hoje uma cidade da Turquia, as margens do Mar Egeu, foi completamente destruída. Erostrato foi preso e condenado à morte. Além disso, as autoridades de Éfeso decretaram que toda e qualquer pessoa que pronunciasse o nome do incendiário, desobedecendo ao decreto, também seria executada. Esse decreto vigorou por muitos séculos e muita gente que ousou pronunciar o nome Erostrato, foi executada, como exemplo, para não encorajar outras atitudes com a de Erostrato, que apesar de vulgar e imbecil, conseguiu seu intento e entrou para a história como o homem que destruiu o Templo de Diana, em Éfeso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Senado derruba decisão do TSE que altera bancadas da Câmara



Eduardo Lopes


O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) o projeto de decreto legislativo que susta os efeitos da resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que alterou a distribuição do número de deputados por estado na Câmara Federal. A matéria segue para análise dos deputados. A decisão do tribunal determina o ganho de quatro cadeiras na bancada do Pará, duas para cada uma das bancadas de Minas Gerais e do Ceará, uma para Santa Catarina e uma para o Amazonas. Por outro lado, Paraíba e Piauí perdem dois deputados em suas representações, bem como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Alagoas, que perdem um deputado cada. A maioria dos senadores, entretanto, considerou que as mudanças feitas pelo TSE são, na verdade, uma prerrogativa do Congresso Nacional e decidiram apoiar o projeto que revoga as mudanças. Além disso, a decisão do tribunal tem reflexos também nas composições das assembleias legislativas e na Câmara Distrital. O projeto de decreto também questiona o cálculo utilizado pelo TSE na resolução e ressalta que a alteração de bancadas na Câmara Federal deverá ser feita por Lei Complementar, obedecendo a um dispositivo constitucional que estabelece que as representações dos estados não serão reduzidas. O autor do projeto de decreto, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), disse que também apresentou um projeto de lei complementar sobre o mesmo assunto, mas defendeu a aprovação do decreto para corrigir o que ele considera um desvio de prerrogativas. — A Constituição diz que esse assunto tem de ser tratado por lei complementar. Por isso, existe uma lei complementar de minha autoria, que é igual à resolução, mas nós temos de votar o decreto. E, depois, nós caminhamos com a lei complementar. Então, deixo bem claro que não somos contra o mérito da decisão do TSE, mas queremos, sim, que se regulamente por meio de lei complementar. Entretanto, o senador Pedro Taques (PDT-MT) alertou que um decreto legislativo não pode sustar uma decisão judicial e que os efeitos da aprovação do projeto poderão ser questionados na Justiça posteriormente. — A Constituição não permite que decreto legislativo, que o Congresso Nacional, possa sustar os atos do Poder Judiciário. A não ser que nós tenhamos a ideia de que o Congresso Nacional seja hipertrofiado. As críticas que nós fazemos ao Poder Judiciário, a nós serão direcionadas. Taques sugeriu que os senadores aprovem o projeto de lei sobre o assunto para mudar os efeitos da decisão do TSE, mas foi voto vencido. A votação foi polêmica e quase foi adiada por um requerimento que pedia que a matéria voltasse para análise da Comissão de Desenvolvimento Regional. No entanto, o requerimento foi rejeitado e o projeto aprovado com 34 votos favoráveis e 28 contrários. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Fonte: R7

Tribunal russo julga liberdade de ativista brasileira do Greenpeace


Ana Paula Maciel


A organização não-governamental Greenpeace acredita que o Comitê Investigativo do governo russo retirará todas as acusações contra os 30 ativistas de diversas nacionalidades detidos por protestar em uma plataforma de petróleo no Ártico em 18 de setembro. Entre eles está a brasileira Ana Paula Maciel, que começou a apresentar seu pedido de liberdade na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília). Segundo informações divulgadas pela própria organização, o advogado de Ana Paula pediu que ela pudesse acompanhar a audiência fora da jaula, mas o juiz negou a requisição. Na quarta, o país europeu atenuou a gravidade do processo, que inicialmente denunciava os membros da ONG por "pirataria". Com a mudança do crime para "vandalismo", em teoria, as penas podem ser reduzidas de 15 para sete anos de prisão em caso de condenação. Antes do início dos julgamentos, líderes do Greenpeace confiam na libertação dos ativistas. "Em geral as acusações deverã ser descartadas. Não há consistência para que uma pena seja aplicada. A situação é complicada, mas acredito que no fim não haverá condenação", declarou o diretor do Greenpeace na Rússia, Ivan Blokov, ao jornalVoice of Russia. "Não há elementos para que o caso seja classificado como 'vandalismo'. Não houve violência ou ameaça a nenhuma propriedade. É ilógico que nossos membros estejam detidos há 30 dias", acrescentou Blokov. Os ativistas estavam no navio Artic Sunrise, que foi capturado por forças de segurança russas depois que membros de sua tripulação tentaram escalar uma plataforma de petróleo. Todas as pessoas a bordo - 28 ativistas e dois jornalistas - foram detidos e permanecem na cidade portuária de Murmansk (norte da Rússia). Na última semana, onze vencedores do prêmio Nobel escreveram ao presidente russo, Vladimir Putin, pedindo que as acusações de pirataria fossem retiradas. No mês passado, Putin disse que os ativistas violaram a lei internacional, mas que era "evidente" que eles não eram "piratas".

Fonte: Portal Terra

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

NOSSA MÚSICA


CHIQUINHA GONZAGA MAESTRINA COMPOSITORA PIANISTA E A PRIMEIRA FEMINISTA DO BRASIL



CHIQUINHA GONZAGA


Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga, grande maestrina, compositora e pianista brasileira, nasceu, na cidade Rio de Janeiro- RJ, em 17/10/1847 e morreu na cidade do Rio de Janeiro-RJ., em 28/2/1935, também na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Autora da primeira marchinha de carnaval "Ó abre alas," desde de muito jovem, ainda menina, Chiquinha Gonzaga, mostrou interesse pela música e se dedicou ao piano e, ainda, compôs muitos chorinhos, muitas valsas e muitas polcas e muitos maxixes. Ainda bem jovem, Chiquinha Gonzaga casou-se, obrigada por pai, Basileu, um militar rígido, com Jacinto, um homem que, apesar de amá-la a privava de sua maior paixão, a música. Não suportando tal proibição, Chiquinha Gonzaga separou-se de Jacinto e passou a viver com o grande amor de sua vida, João Batista, um músico, que tinha uma relação amorosa com outra mulher, chamada com Suzette e que era proprietária do maior salão da corte na época. Chiquinha Gonzaga deu aulas de piano e participou de um conjunto musical chamado Choro Carioca, tocando em festas domésticas, onde em seu piano, Chiquinha Gonzaga levava os presentes a um verdadeiro êxtase. Seu primeiro sucesso, como compositora, foi a música "Atraente" este sucesso veio quando Chiquinha Gonzaga tinha 29 anos, é um muito animado, chorinho, porém, indiscutivelmente, seu maior sucesso, foi a música "Corta Jaca," que é um maxixe, que até a ex-primeira dama, do Brasil, Nair Teffé, esposa do Marechal Hermes da Fonseca, então, Presidente do Brasil , fez questão de cantar, acompanhada no violão, pelo grande compositor e músico, Catulo da Paixão Cearense, no ano de 1914, por ocasião das solenidades de despedida do cargo de Presidente do Brasil, do seu marido, o Marechal Hermes da Fonseca, escandalizando os convidados para festa, visto que, "Corta Jacá,", segundo a alta sociedade de então, demasiadamente preconceituosa, não era música para se tocar em uma solenidade como aquela, pois era uma música costumeira, de bares, casa noturnas e bordéis e, música do povão e, não da elite. "Ó Abre Alas," composta para o carnaval de 1899; "Atraente"; "Casa de caboclo"; "Faceiro" e "Lua branca", são apenas mais algumas das muitas composições, escritas por Chiquinha Gonzaga, que fizeram enorme sucesso. A vida da compositora Chiquinha Gonzaga, escandalizou a sociedade carioca à época por seus ideais libertários e sua música genuinamente brasileira, além de seu comportamento, fora dos padrões femininos da época, o que a levou muitas vezes a ser discriminada, pela elite super conservadora de então. Sofreu Chiquinha Gonzaga, todas as formas de preconceitos, mas venceu a tudo e a todos daquela época e hoje é reconhecida nacionalmente internacionalmente, como um gênio da música mundial. Para muitos, Chiquinha Gonzaga, é considerada a primeira feminista brasileira. Além de musicista, Chiquinha Gonzaga, também foi autora de inúmeras peças de teatro. Aos 87 (Oitenta e sete), as véspera do carnaval que ela tanto amava, Chiquinha Gonzaga nos deixou, deixando para todos nós, uma obra de excelente qualidade e um exemplo de força e um exemplo de vida, para todos nós. 

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio de montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Vaticano afasta 'bispo esbanjador' de sua diocese na Alemanha

Franz-Peter Tebartz-van Elst


O projeto, decidido por seu antecessor, custava 5,5 milhões de euros, mas os gastos da obra aumentaram notavelmente, alcançando 31 milhões de euros. Segundo os meios de comunicação alemães, o religioso gastou para sua banheira pessoal 15 mil euros, sem falar de uma sala de jantar de 63 metros quadrados de quase 3 milhões de euros. O Vaticano ordenou nesta quarta-feira (23) que o bispo alemão acusado de gastar com luxo deixe a diocese por um "período indeterminado", após o escândalo provocado pelo custo de sua residência. Franz-Peter Tebartz-van Elst é alvo de críticas por seus gostos caros, e sua renúncia era exigida por muitos alemães. A decisão, que representa quase uma demissão, foi tomada contra o bispo de Limburg dois dias após um encontro dele com o Papa Francisco para discutir o escândalo na Igreja da Alemanha, num momento em que o pontífice busca ressaltar a importância da humildade e de servir aos pobres. Tebartz-van Elst, de 53 anos, foi acusado de ter realizado a construção de uma onerosa sede episcopal, com museu, sala de conferências, capela e apartamentos privados. Em setembro, o  Vaticano enviou a Limburgo o cardeal italiano Giovanni Lajolo, que deve elaborar um relatório. O caso do "servidor mais caro de Deus", como foi apelidado, gera muito interesse na Alemanha, país onde as igrejas se beneficiam de um imposto, razão pela qual gozam de fundos consideráveis. A Igreja Católica alemã, entre as mais ricas do mundo, costuma financiar muitas associações, escolas, missões e projetos de desenvolvimento. Desde que foi eleito, Francisco, que deseja impulsionar uma igreja pobre para os pobres, não tomou medidas especiais contra o fenômeno, mas aceitou a renúncia de um bispo esloveno considerado também um esbanjador e se comprometeu a reformar as controversas finanças internas da Santa Sé.

Fonte: G1

Cuba vai deixar de ter o sistema de dupla moeda



Peso Cubano



Cuba vai deixar de ter o sistema de dupla moeda criado há quase 20 anos. Desde 1994 que o país tem duas moedas. O peso cubano usado para pagar a maioria dos salários e com o qual os cubanos podem comprar os bens locais. O peso convertível, usado no turismo, nas trocas comerciais com o estrangeiro e nas lojas que vendem bens importados.


Fonte: ATP - NOTÍCIAS - Matéria de José António Fonseca

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CURIOSIDADES

A GRAZINA E A FRAGATA

A Grazina é um pássaro de porte médio, encontrado em diversos mares e oceanos. Também conhecido no Brasil como Rabo de Palha ou Viuvinha Branca. A Grazina é uma ave graciosa e no final de sua cauda há penas mais alongadas, daí o nome Rabo de Palha. Esta ave faz seus ninhos nos penhascos das ilhas oceânicas mais remotas. Sua alimentação e, a alimentação de seus filhotes baseia-se em peixes, que ela apanha sobre o mar, nunca mergulhando. 

A GRAZINA EM SEU NINHO NOS PENHASCOS DAS REMOTAS ILHA OCEÂNICAS

Na época de procriação, principalmente, quando tem levar os peixes para alimentar seus filhotes, a Grazina passa por grandes dificuldades, uma vez que, ao conseguir pescar o alimento, para levá-lo ao ninho, quase sempre, ela é perseguida pelas Fragatas, uma das maiores aves oceânicas. Embora a Grazina tenha muita velocidade de vôo, a Fragata tem mais resistência e persegue a Grazina, quando a Fragata consegue apanhá-la a prende pelas pernas com o bico. A intenção da Fragata não é de se alimentar da Grazina, nem tampouco matá-la. A Fragata age dessa forma, para que a Grazina solte o peixe e quando a Grazina abre o bico e o peixe cai no mar, imediatamente, Fragata solta a Grazina e mergulha atrás do peixe, já morto, ou tonto.

A FRAGATA É A AVE QUE PERSEGUE A GRANZINA PARA SE APROPRIAR DO ALIMENTO
 
Mas nem sempre a Fragata leva vantagem, na maioria das vezes, a Grazina consegue fugir e alcançar os penhascos, quando isso acontece, a Fragata se afasta e não consegue roubar o alimento que da Grazina e de seus filhotes.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire