sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CURIOSIDADES


O JAVALI E ALGUMAS DE SUAS ESTRANHAS CARACTERÍSTICAS
 
 
JAVALI EM SEU HABITAT NATURAL
 
O Javali é um mamífero, de aspecto um tanto quanto atarracado, este animal pode atingir a duzentos quilos, podendo viver até mais ou menos vinte anos. Segundo cientistas os primeiros javalis apareceram no norte da África, hoje eles são encontrados em praticamente todo o planeta, embora o progresso e a derrubada das florestas, seu habitat natural, venha diminuindo o número de javalis na natureza. Muito parecido com um porco doméstico, o javali têm hábitos de higiene bem diferentes, do porco, o seu parente mais próximo, procurando sempre banhar-se nas águas dos rios, para livrar-se de possíveis parasitas em sua pele. Tendo a carne muito apreciada, o javali foi desde épocas remotas foi caçado pelo homem. Houve épocas, principalmente na Europa, em que a caça de um javali, constituía um verdadeiro troféu para qualquer caçador. Hoje novas leis de caça, em quase todos os países, garantem mais a vida deste animal na natureza, onde ele prefere a fuga ao confronto com o homem, só o fazendo quando acuado, ferido ou, faminto, ou ainda para defender os filhotes. O javali é onívoro, ou seja, come qualquer alimento, seja ele vegetal ou animal, embora prefira vegetais em sua dieta, principalmente tubérculos, como a batata, por exemplo. Mas ele pode também comer pequenos anfíbios ou répteis e ainda alguns insetos e alguns pequenos roedores. Criado em cativeiro, em alguns países, entre eles o Brasil, o javali tem se mostrado inteiramente dócil e até mesmo carinhoso, tanto que algumas pessoas já o tem como animal de estimação,  é comum ver javalis em cativeiro sendo acariciados por adultos e até mesmo por crianças.  O javali na natureza é um dos poucos animais que entram em sua toca de ré, ou seja, primeiro ele coloca o traseiro na toca, com isso, ele a alarga mais um pouco, para ficar mais confortável e também para ter mais agilidade para empreender uma fuga de um predador. 
 
 INTERESSANTE FOTO DE UM JAVALI DE ALIMENTANDO DE JOELHOS
 
Aliás, ele parece mesmo gostar de conforto, pois muitas vezes na natureza, ou mesmo em cativeiro, o javali fica de joelho nas patas dianteiras para se alimentar e assim, ajoelhado, ele tem uma posição mais confortável para degustar seus alimentos. Ele, o javali, é um dos poucos e raros animais do mundo, que adotam esta postura, ou seja, dobrando as patas dianteiras, nos momentos de suas refeições, isso tanto na natureza, quanto em cativeiro. Na natureza ou em cativeiro o javali costuma ter de quatro a doze filhotes por vez.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/