quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

 CULTURA
 
 
O ESCRITOR ESCOCÊS CRONIN FOI UM DOS MAIORES ROMANCISTAS DO SÉCULO PASSADO
ARCHIBALD JOSEPH CRONIN
 
 
Cronin, cujo, nome completo era Archibald Joseph Cronin foi sem dúvida, um dos maiores romancistas, do século vinte. Cronin nasceu em 19 de julho de 1886, em Cardross, uma grande aldeia, do condado de Dunbartonshire, na Escócia e faleceu em 06 de janeiro de 1981, aos 94 (noventa e quatro), anos, de idade, na cidade de Montreux, em Cantão de Vaud, na Suíça. Cronin que era filho, único, ainda, garoto, em sua terra natal, era apaixonado por três coisas, o futebol, seu esporte preferido; a biologia, que na escola era sua matéria predileta e a literatura. Por ser católico, praticante, e fanático por futebol, é provável que Cronin tenha sido torcedor do Celtic de Glasgow, clube para o qual torcem os católicos residentes naquela cidade, ou ainda Cronin, pode ter sido também, torcedor do Kilmarnock, o clube de futebol profissional, mais antigo da Escócia, já que, em um de seus romances, “Anos de Ternura”, passado, na cidade, de Kilmarnock, Cronin, sita algumas, o futebol e um dos personagens, do romance, é um trabalhador, de fábrica, que nas horas vagas, dedica-se ao futebol amador. Este livro teve ueve continuação em ouro livro de Archibald Joseph Cronin, intitulado Anos de Termenta. Já adulto, no ano de 1914, Cronin ingressou, na Faculdade de Medicina, da Universidade de Glasgow. 
CAPA DO LIVRO ANOS DE TERNURA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL
 
 
Porém, um ano depois, teve que paralisar os seus estudos, pois, fora convocado, pela Marinha, de seu país, para lutar, na Primeira Grande Guerra, Mundial, juntos com outros de seus compatriotas, para defender, naquela guerra, a sua Pátria, a Escócia e lá na Marinha da  Escócia, na luta e na guerra, da Primeira Grande Guerra Mundial, ele serviu como assistente médico, da Marinha da Escócia. 

CAPA DO LIVRO ANOS DE TORMENTA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL 
 
 
Ao terminar, o seu período de Serviço Militar, na Primeira Grande Guerra Mundial, defendendo a Escócia, Ele, Archibald Joseph Cronin retomou os seus estudos e no ano de 1919, completou com brilhantismo a Faculdade de Medicina, na Cidade de Glagow, com apenas, 23 (vinte e três), anos, de idade. Depois de formado, com altas notas e excelente graduação a Faculdade de Medicina de Glasgow, na Escócia, Cronin, foi mandado para a Índia, na Ásia, como Cirurgião Médico, de bordo, em um navio da Escócia. Ao retornar da Índia, na Ásia, Cronin assumiu o posto, de Chefe do Ambulatório Médico do Hospital de Isolamento de Lightburn, situado em um distrito, do mesmo nome, em Glasgow, na Escócia, em um local denominado, Shettleston Lanarkhi. Cronin, além disso, tudo acima descrito ocupou como médico, na Escócia, diversos e inúmeros cargos, de grande importância, na área médico-científica, participando de diversos estudos e projetos no setor da biologia. Em 1930, por tanta determinação e brilhante trabalho, a saúde, do brilhante, Doutor Archibald Joseph Cronin, se fragilizou, a tal ponto, que Cronin foi obrigado a se afastar de suas atividades, médicas-científicas, pára um longo período de repouso, o que foi um divisor de águas, na vida do Doutor Cronin. O Escritor, o Doutor Archibald Joseph Cronin era um amante e um colecionador de cachimbos. Neste período de repouso, o Doutor Cronin, dedicou-se a outra de suas paixões, a literatura e logo, seus livros começaram a ganhar muita projeção, pela forma simples, de sua escrita, aquecível, a todos e pelos conteúdos marcantes em suas obras, onde sempre, ou quase sempre, encontramos um personagem, carismático, de muita tenacidade e de ótimos sentimentos.

 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN E O SEU CACHIMBO PREDILETO
 
 
Diversas são as obras de Cronin que logo após terem ganho, grandes adeptos na Escócia, logo ganharam também uma legião enorme de adeptos em todo o mundo, seus livros venderam milhões de exemplares e até hoje ainda são lidos e procurados, nas livrarias e nas bibliotecas de todo o mundo. 
PREFÁCIO E BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADOS PELA EDITORA JOSÉ OLÍMPIO, EM 1958 NA COLETÂNEA CONTENDO DEZESSEIS LIVROS DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN TODOS OS LIVROS DE COLEÇÃO TÊM ESTE PREFÁCIO E A BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN COM ESTA ILUSTRAÇÃO E ESTA FOTO
 
 
No Brasil todas as obras de Cronin foram publicadas em nosso idioma. Entre as obras, mais famosas de Archibald Joseph Cronin, podemos citar: O Castelo Do Homem Sem Alma, seu primeiro livro, escrito em 1931, traduzido para o português, pela grande escritora brasileira, Rachel de Queiroz. Este livro, foi ainda, transformado, em peça teatral e filme de sucesso, cujo, nome original é Hatter's Castle e no Brasil tem como nome, O Castelo Do Chapeleiro, dirigido por Conforto Lance, tendo como protagonistas, principais, o ator. Robert Newton,  como, o personagem, James Brodie; a grande atriz, Deborah Kerr, como, a personagem, Maria Brodie e o ator, James Mason, como, o personagem, Dr. Renwick. Além deste livro, clássico, de Cronin, ainda, deve-se mencionar, entre outras, excelentes, obras, de Cronin, A Cidadela, escrito, no ano de 1937; Algemas Partidas, escrito, no ano de 1953 ; Almas Em Conflito, escrito, no ano de 1950; A Dama Dos Cravos, escrito, no ano de 1936; As Chaves Do Reino, escrito, no ano de 1941; Pelos Caminhos Da Vida, uma alto biografia, de Archibald Joseph Cronin, escrito, no ano de 1952; Mais Forte Que O Amor, escrito, no ano de 1956;  Sob A Luz Das Estrelas, escrito, no ano de 1935; Noites De Vigília, escrito, no ano de 1939; Encontro De Amor, escrito, no ano de 1933 e ainda, Anos De Ternura, escrito, no ano de 1944 e Anos De Tormenta, escrito, no ano de 1948, estes dois últimos, são dois grandes , maravilhosos e espetaculares, romances, em que o segundo, é a continuação do primeiro. 
 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN JÁ EM IDADE AVANÇADA 
 
 
Além destas, há outras obras, de excelente qualidade, de autoria de Archibald Joseph Cronin, um dos maiores escritores românticos, do século passado. 
 
 

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Cientistas descobrem meteorito do planeta Mercúrio caído na Terra


Pedaço do meteorito NWA 7325



Essa pedra esverdeada acima, meio sem graça, é um pedaço do meteorito NWA 7325, que caiu no sul do Marrocos em 2012. Pesquisadores da Universidade de Yale acabam de anunciar que ele pode ser, na verdade, mais que isso: a pedra seria o único meteorito do planeta Mercúrio já encontrado na Terra. Segundo o site da Universidade, onde o meteorito ficará exposto até setembro de 2014, pedras de outros planetas do Sistema Solar são raríssimas. Na verdade, só Marte tem meteoritos identificados, mas são apenas 70. Tá, mas como eles sabem que o meteorito veio mesmo de Mercúrio? Por meio de análises, os cientistas identificaram que o fragmento tem uma composição química muito parecida com a composição do planeta rochoso: baixo teor de ferro e altas taxas de cromo e magnésio. Eles também notaram que o magnetismo da pedra corresponde exatamente ao de Mercúrio.

Fonte: SUPER INTERESSANTE

Gene do diabetes pode ter origem em Neandertal, diz pesquisahg


Neandertal


Sabe-se hoje que humanos modernos se miscigenaram com populações de Neandertais logo após deixarem a África, em um período entre 60.000 e 70.000 anos atrás. Isso significa que genes do Neandertal estão agora dispersos pelo genoma de todos os não-africanos. Os detalhes do estudo foram publicados na revista Nature. A variação do gene foi detectada em um vasto estudo de associação sobre o genoma de mais de oito mil mexicanos e outros latino-americanos. O estudo analisa genes de indivíduos diferentes para tentar descobrir se eles estão ligados por alguma particularidade. As pessoas que carregam a versão de maior risco do gene têm 25% mais chances de desenvolver diabetes do que aqueles que não a tem. Além disso, aqueles que herdam esses genes de pai e mãe têm 50% mais de chances de ter diabetes. A forma mais perigosa do gene – chamada SLC16A11 – foi encontrada em mais da metade das pessoas que possuem ancestrais nativos da América, incluindo a América Latina. Essa variação do gene é encontrada em cerca de 20% das populações do Leste da Ásia e muito rara em habitantes da Europa e da África. Uma frequência elevada dessa variação na América Latina pode ser a responsável por até 20% do aumento da prevalência da diabete tipo 2 nessas populações – cujas origens são complexas e pouco entendidas. "Até agora, estudos genéticos usaram amplamente amostras de pessoas com ancestrais europeus ou asiáticos, o que torna possível a perda de genes que são alterados em frequências diferentes em outras populações", disse um dos coautores da pesquisa, José Florez, professor associado de medicina na Harvard Medical School, de Massachusetts. "Ao expandir nossa pesquisa para incluir amostras do México e da América Latina, nós descobrimos um dos mais fortes riscos genéticos já achados até agora, o que pode iluminar novos caminhos para atingir a doença com remédios e melhor entendimento dela", explicou. A equipe que descobriu a variante realizou análises adicionais, em colaboração com Svante Paabo, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva. Eles descobriram que a sequência do SLC16A11 associada com o risco de diabetes tipo 2 é encontrada em uma sequência de genoma de Neandertal recentemente descoberta na caverna Denisova, na Sibéria. Análises indicam que a versão SLC16A11 foi introduzida em humanos modernos por meio de miscigenação entre os primeiros humanos modernos e Neandertais. Achar genes de Neandertal não é algo incomum. Cerca de 2% dos genomas da atualidade de não-africanos foram herdadas deste grupo humano, que viveu pela Europa e Ásia ocidental entre 400.000-300.000 anos e 30.000 anos atrás. Mas os cientistas só estão começando a entender as implicações funcionais dessa herança Neandertal. "Um dos aspectos mais excitantes desse trabalho é que revelamos uma nova pista sobre a biologia do diabetes", disse outro coautor da pesquisa, David Altshuler, baseado no Broad Institute de Massachusetts. O SLC16A11 é parte de uma família de genes que codificam proteínas responsáveis por várias reações químicas no corpo. Alterar os níveis de proteína SLC16A11 pode mudar a quantidade de um tipo de gordura que está relacionada ao risco de diabetes. Essas descobertas sugerem que ela poderia estar envolvida no transporte de um metabólito desconhecido que afeta os níveis de gordura nas células aumentando assim o risco para a diabetes tipo 2.

Fonte: BBC BRASIL

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CULTURA 



GEORGE  SAND  UMA  ESCRITORA  E  AUTORA  TEATRAL QUE  REVOLUCIONOU  E  ESCANDALIZOU O MUNDO NO SÉCULO DEZENOVE

 GEORGE SAND

George Sand, escritora e autora teatral francesa, nasceu em Paris em 1º de julho de 1804, com o nome de Amandine Aurore Lucille Dupin, perdeu o pai ainda muito jovem e foi mandada pela mãe para ser criada pela avó, Aurore de Saxe. George Sand escreveu 18 livros e 20 peças teatrais. No ano de 1832 quando escreveu um de seus mais famosos romances ''A Indiana'', passou a usar o pseudônimo com o qual ficaria famosa. Muito irreverente e de personalidade forte, com alta tendência socialista, adepta da emancipação feminina, George Sand logo passou a escandalizar vários setores da sociedade francesa e européia, à época. Com o título de Baronesa e já dirvociada do seu primeiro marido o Barão Casimir Dudevant, pai de seus 2 filhos, George Sand começou a mudar o comportamento,para desespero da sociedade conservadora de então. Foi ela a primeira mulher a usar calças compridas, a fumar em público, em especial charutos, além de incorporar ao seu vestuário, o smoking. Tempos depois ao ser apresentada ao famoso compositor e pianista polonês, o ''virtuose'' Frédéric François Chopin, até hoje, talvez o mais conhecido, conceituado, respeitado e reverenciado compositor romântico do gênero clássico musical, em todo mundo, se apaixonou por ele. Embora a princípio Chopin tenha relutado em virtude dos preconceitos da época e por saber que sua família não viria com bons olhos aquela união, Chopin acabou cedendo aos encantos e argumentos de George Sand, passando a viver em sua companhia,na cidade Nohant, França. Esta união durou 8 anos de 1839 à 1847, quando constantes brigas, principalmente relacionadas aos filhos do primeiro casamento de George Sand, acabaram por separar o casal. Dois anos depois pobre e doente Chopin, faleceu de tuberculose, em 1849. George Sand faleceu anos depois, mais tarde, precisamente em 08 de junho de 1876, em Nohant.
 
Pesquisa por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
Prometendo manter a campanha contra o governo russo, elas disseram que a posição delas não enfraqueceu por causa do período na prisão.

Pussy Riot quer manter oposição a Putin; relembre sua trajetória


Pussy Riot


Nadezhda Tolokonnikova e Maria Alyokhina foram beneficiadas por uma anistia concedia a cerca de 20 mil prisioneiros do país. Elas disseram que a anistia foi uma “manobra de publicidade” do governo russo, agora que a Rússia se prepara para receber, em fevereiro, as Olimpíadas de Inverno na cidade de Sochi, no sul do país. Tolokonnikhova, libertada na cidade siberiana de Krasnoyarsk, pediu um boicote à Olimpíada – tema de campanha de organizações não-governamentais, que protestam contra a lei aprovada pelo Parlamento russo que proíbe a “propaganda de relações sexuais não tradicionais entre menores”, o que gerou temores por parte de atletas homossexuais. “Estou convocando um boicote, em nome da honestidade. Estou convocando (os governos de países do Ocidente) a não cederem por causa das exportações de petróleo e gás da Rússia”, disse. A integrante da banda Pussy Riot classificou o Estado russo de “máquina totalitária”. Alyokhina, libertada na cidade de Nizhny Novgorod, disse que a anistia que as beneficiou foi uma “profanação”. “Se fosse possível, se eu tivesse uma chance, eu teria permanecido na prisão, sem dúvida” para protestar contra o governo, indicou a artista. Em menos de três anos, a Pussy Riot passou deixou de ser uma banda praticamente conhecida, conhecida por seu feminismo, para se transformar um dos mais conhecidos símbolos da resistência contra o governo de Putin. A BBC preparou uma retrospectiva para lembrar os principais momentos da banda e a polêmica em torno dela.

Fonte: BBC Brasil 

Dívida Pública Federal bate recorde e chega a R$ 2,069 trilhões em novembro






Influenciada pelo elevado volume de emissão de títulos públicos prefixados e pelo baixo vencimento de papéis, a Dívida Pública Federal (DPF) cresceu em novembro e continuou acima da barreira de R$ 2 trilhões. De acordo com dados divulgados há pouco pela Secretaria do Tesouro Nacional, a DPF fechou o mês passado em R$ 2,069 trilhões, com alta de R$ 46,9 bilhões (2,32%) em relação ao estoque registrado em outubro e no maior nível da história. A dívida pública mobiliária – em títulos públicos – interna subiu 1,99%, passando de R$ 1,933 trilhão em outubro para R$ 1,972 trilhão em novembro. Isso ocorreu porque, no mês passado, o Tesouro emitiu R$ 22,7 bilhões em títulos a mais do que resgatou. Além disso, reconheceu R$ 17,9 bilhões em juros. O reconhecimento ocorre porque a correção que o Tesouro se compromete a pagar aos investidores é incorporada gradualmente ao valor devido. Outro fator que reforçou a alta da Dívida Pública Federal foi a dívida pública externa, que subiu 9,41%, de R$ 88,85 bilhões em outubro para R$ 97,22 bilhões em novembro. O principal fator para essa variação foi a alta de 5,55% do dólar no mês passado. Esse foi o segundo mês consecutivo em que a DPF ultrapassou o nível de R$ 2 trilhões. Em dezembro do ano passado, o estoque havia ficado acima desse valor, mas caiu nos meses seguintes e oscilou em torno de R$ 1,9 trilhão durante boa parte do ano. De acordo com o Plano Anual de Financiamento (PAF), divulgado em março, a tendência é que o estoque da Dívida Pública Federal encerre o ano entre R$ 2,1 trilhões e R$ 2,24 trilhões. As emissões de títulos públicos para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e para a Caixa Econômica Federal foram o principal fator para a alta da DPF no acumulado do ano, representando impacto de R$ 31,4 bilhões no endividamento do governo. Os papéis reforçam o capital das instituições financeiras e permitem que os bancos emprestem mais. Desde julho, o Tesouro também passou a emitir títulos públicos para financiar o desconto médio de 20% nas tarifas de energia, em emissões que somaram R$ 2,35 bilhões até agora. O dinheiro vai para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que compensa as concessionárias do setor elétrico. No mês passado, no entanto, não ocorreram emissões diretas para bancos oficiais nem para a CDE. Por meio da dívida pública, o governo pega emprestado dos investidores recursos para honrar compromissos. Em troca, compromete-se a devolver os recursos com alguma correção, que pode ser definida com antecedência, no caso dos títulos prefixados, ou seguir a variação da taxa Selic, da inflação ou do câmbio.

Fonte: Jornal do Brasil

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

INVENÇÕES

WALTER HUNT O INVENTOR DO ALFINETE DE SEGURANÇA OU ALFINETE DE FRALDAS
  
WALTER HUNT

Embora seja uma invenção muito simples, o alfinete de segurança, ou alfinete de fraldas, como é mais conhecido, principalmente, pelas mulheres, foi uma invenção muito valiosa, para a humanidade, especialmente, para evitar ferimentos, principalmente, em crianças, recém nascidas, ou em crianças, ainda muito pequenas,  que necessitam, ainda, usar fraldas.  A invenção do alfinete de segurança, ou alfinete de fraldas, foi feita no ano de 1849, pelo inventor e mecânico, norte americano, Walter Hunt, que nasceu no ano 1796, nos Estados Unidos e faleceu no ano de 1859, também nos Estados Unidos. Walter Hunt, quando inventou o alfinete de segurança , ou alfinete de fralda, talvez não tivesse sentido a dimensão e a importância de seu invento. Tanto assim, que vendeu a patente, do seu invento, para a Grace and Company, pela modesta quantia, a época de US $ 400 (quatrocentos dólares), para pagar cerca de US $ 15 (quinze dólares), que devia a um amigo. 

  


 
ALFINETE DE SEGURANÇA OU ALFINETE DE FRALDAS

Walter Hunt era um grande mecânico e um prolífico inventor. Além do alfinete de segurança, ou alfinete de fraldas, deve-se a ele outra também a invenções da caneta tinteiro, do linho, do arado de gelo, do velocípede e da máquina de costura, entre outras invenções.  Porém, à máquina de costuras ele não quis patentear, pois,  temia criar desemprego, entre as costureiras,  tal recusa ao não patenteamento da máquina de costuras, teve um desdobramento judicial, pois, em 1854, ele processou outro inventor, Elias Howe, que patenteou o invento, dizendo que embora reconhecesse a idéia inicial não fosse dele, a máquina de costuras, elaborada por Walter Hunt, apresentava diversas falhas e sua operação era inviável, para muitos a afirmativa de Elias Howe, não procedia. Por fim, a justiça deu a Walter Hunt, o ganho de causa.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

BC dá sinais de alta da Selic em 2014, dizem analistas




O alto nível de inflação, os salários crescendo acima da produtividade e a volatilidade dos mercados financeiros são elementos que fazem o Banco Fator acreditar que o Comitê de Política Monetária (Copom) elevará mais uma vez a taxa básica de juros, a Selic, dos atuais 10% ao ano para 10,25%. "Persistem os comentários usuais sobre o alto nível de inflação, resistência da mesma, forte indexação, salários crescendo acima da produtividade, entre outros. Ademais, existe explícita referência à volatilidade nos mercados financeiros, visível na forte inclinação da curva de juros, principalmente nos EUA", justificou o Banco Fator em análise distribuída a clientes, após a divulgação, nesta sexta-feira, 20, pelo Banco Central (BC), do Relatório Trimestral de Inflação (RTI). O Banco Central está mais pessimista com o crescimento em 2013. Para a instituição, o Brasil vai fechar o terceiro ano do governo Dilma Rousseff com alta de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). O BC prevê ainda que a presidente vai entregar ao fim de 2013 uma inflação sem apresentar melhora em relação ao ano passado. Na avaliação da Votorantim Corretora, os sinais de desconforto que o Banco Central (BC) deixou transparecer com a evolução dos preços no Relatório do quarto trimestre indica que o ciclo de aperto monetário deve continua. A instituição esperava que a alta para 10% na reunião de novembro fosse a última do processo de elevação dos juros, mas, após o RTI, a Votorantim pretende mudar sua expectativa. Segundo ela, "provavelmente" a Selic deve ter mais um aumento de 0,50 ponto porcentual e outro de 0,25 ponto no ano que vem, com a taxa fechando 2014 em 10,75%. Em nota, os economistas da Votorantim observam que o BC entende que os riscos para a inflação se mantêm elevados, com as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficando acima do centro da meta, de 4,50%, por todo o horizonte relevante de política monetária. Apesar disso, o RTI sinaliza que a autoridade monetária acredita na lenta convergência da inflação. "No entanto, mostra que o BC deverá se manter 'especialmente vigilante', o que deixa as portas abertas para a continuidade do ciclo", avalia a corretora. Parte dos riscos apontados pelo Banco Central no RTI está nos impactos da desvalorização cambial em um ambiente de realinhamento de preços administrados, retomada econômica e mercado de trabalho ainda aquecido, destaca o relatório da consultoria enviado a clientes e à imprensa, hoje. "Em particular, a autoridade monetária se preocupa com a ancoragem das expectativas."

Fonte: DIÁRIO DO GRANDE ABC

Advogado que quer empregar Dirceu diz não contar com influência política


José Dirceu


O advogado José Gerardo Grossi, que ofereceu um novo emprego para José Dirceu, afirmou nesta sexta-feira (20) que não conta com a influência política do ex-ministro da Casa Civil, caso ele seja autorizado a trabalhar em seu escritório. A oferta de trabalho foi apresentada nesta quinta (19) à Justiça pela defesa do petista, que cumpre pena em regime semiaberto na Penitenciária da Papuda em Brasília, que permite o trabalho durante o dia. Em conversa com o G1, Grossi reiterou que o posto oferecido a Dirceu é para trabalhar na biblioteca do escritório, que, segundo ele, conta com pouco mais de 2 mil livros e está "muito bagunçada". Questionado sobre se Dirceu poderia colaborar nos trabalhos jurídicos, Grossi descartou o exercício da advocacia para o futuro funcionário. "Acho que ele nunca advogou na vida. Ele condenado, vai ter restrição na Ordem [dos Advogados do Brasil] para exercer a advocacia". Indagado se poderia aproveitar a influência política do ex-ministro em Brasília, Grossi também rejeitou esse tipo de função. "Eu não conto com isso, porque nunca contei com isso na minha vida. Meu escritório tem característica quase artesanal", afirmou. Ele contou que ofereceu o posto a Dirceu dias após sua prisão, em 15 de novembro, época em que o visitou na prisão. "Sou amigo do Dirceu há nem mais de 20 anos. Amizade muito sui generisjamais pedi favor a ele, nem ele me pediu favor". Se for autorizado pela Vara de Execuções Penais a trabalhar com Grossi, Dirceu deverá receber salário de R$ 2.100. "É a média que pago aos meus funcionários, não é nada excepcional, não estou sendo bondoso nem malvado", diz Grossi. O advogado, que tem como clientes políticos e empresários de peso em Brasília, disse que o escritório é "quase familiar", onde trabalham sua mulher, dois sobrinhos-netos e outros dois advogados. "Eu efetivamente estou precisando de uma pessoa a mais no escritório, que é pequeno", diz. Se for admitido, Dirceu cumprirá expediente no horário comercial no Setor Bancário Sul, na capital federal. Questionado sobre o que espera do desempenho do ex-ministro à frente da biblioteca, Grossi responde: "Não sei, cada vez que a gente admite um funcionário, está se apostando nisso [bom desempenho]." No começo deste mês, Dirceu desistiu de outra proposta de trabalho, no hotel Saint Peter, em Brasília, no qual ganharia salário de R$ 20 mil.  A decisão veio após o Jornal Nacional mostrar que o dono da empresa que administra o hotel mora em uma área pobre da Cidade do Panamá e trabalha como auxiliar de escritório em uma empresa de advocacia. A Lei de Execução Penal prevê que o salário do preso que trabalha seja destinado à indenização dos danos do crime, à assistência à família do preso, ao ressarcimento do Estado com as despesas pessoais do preso e o restante, para uma poupança a que o detento poderá ter acesso quando for solto. Após receber o pedido, a Vara de Execuções Penais deve pedir que a Seção Psicossocial do Tribunal de Justiça do DF avalie a proposta de trabalho e que prepare um relatório. O Ministério Público terá que opinar sobre o pedido antes de uma decisão final.

Fonte: G1 - Matéria de Renan Ramalho

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CURIOSIDADES

AS CIDADES DO VELHO OESTE DA REALIDADE AOS FILMES DE BANG-BANG

A LENDÁRIA DODGE CITY EM 1893 KANSAS

Nos filmes americanos sobre o velho oeste, quando aparece a cidade, vemos a cadeia, a barbearia e o armazém de um lado da rua e do outro lado o saloon, o hotel e o ferreiro. Não necessariamente assim, isso é só para lembrar como antigas cidades do oeste são retradas nos filmes. Mas as cidades do velho oeste eram diferentes, a rua só tinha um lado que abrigava os prédios, o resto, o outro lado, era vazio, normalmente voltado a um descampado, sem nada. Nos filmes os prédios dos dois lados, são para compor o cenário. Poucos filmes um ou dois, retrataram as cidades do velho oeste, como elas eram realmente, como observamos na antiga e rara fotografia abaixo, que retrata em 1883, a famosa Dodge City, no Kansas.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

BC vê expansão mais moderada do crédito em 2014, alta de 13%







Juros altos, menor capacidade de empréstimo pelo BNDES e financiamentos imobiliários menos volumosos vão agir para desacelerar a expansão do crédito no Brasil em 2014, fazendo com que essa variável reduza sua influência no crescimento da economia, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Banco Central. O BC, que vê a desaceleração como fator de sustentabilidade, projeta para o próximo ano aumento do crédito total --recursos livres e direcionados-- de 13 por cento, com o estoque total de empréstimos e financiamentos alcançando 58 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). Para este ano, a expansão do crédito foi reduzida para 14 por cento, ante previsão anterior de 15 por cento, com o volume de empréstimos e financiamentos representando 56 por cento do PIB. O cálculo embute projeções de alta de 23 por cento no crédito direcionado e de 8 por cento no crédito livre. Em 2012, o crédito cresceu 16,4 por cento. "O crédito segue em trajetória de crescimento, isso implica participação do crédito/PIB mais elevada, implica também continuidade do crescimento, mas em ritmo menor. Há moderação com convergência mais favorável para sustentabilidade desse movimento", disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel. A redução da concessão de crédito imobiliário pelos bancos públicos e menores desembolsos do BNDES nortearam a estimativa. Para 2014, o BC vê o crédito direcionado avançando 17 por cento, e expansão de 10 por cento para o crédito com recursos livres. A previsão de desaceleração do crédito também levou em consideração juros mais altos.

Fonte: EXAME.COM

Taxa de desemprego cai para 4,6% em novembro





A taxa de desemprego no País caiu para 4,6% em novembro ante 5,2% em outubro, segundo dados da PME (Pesquisa Mensal de Emprego) divulgados nesta quinta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice é o menor da série histórica iniciada em 2002 e a mesmo registrado em dezembro de 2012. Em relação a novembro do ano passado, a porcentagem se mostrou inferior três pontos percentuais. A população desocupada soma 1,1 milhão de pessoas, enquanto aqueles com trabalho atingem 23,3 milhões de habitantes. A quantidade de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,8 milhões) não se alterou em relação a outubro e aumentou 3,1% ante novembro de 2012. O rendimento médio real dos trabalhadores, de R$ 1.965,20, foi 2,0% superior ao apurado em outubro (R$ 1.927,48) e 3,0% ante novembro de 2012 (R$ 1.908,41). A pesquisa foi realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Em relação a outubro, o rendimento dos trabalhadores subiu nas regiões metropolitanas de Recife (4,8%), Rio de Janeiro (4,1%), Porto Alegre (1,8%) e São Paulo (1,5%). Por outro lado, apresentou retração em Salvador (2,6%) e ficou estável em Belo Horizonte. Na comparação com novembro de 2012, houve alta em Porto Alegre (8,9%), Rio de Janeiro (6,1%) e em São Paulo (3,1%), e regrediu em Salvador (8,3%) e em Belo Horizonte (0,8%) e não variou em Recife.

Fonte: R7

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CIÊNCIA


ESPÉCIE DE ANTÍLOPE CONSIDERADA EXTINTA A MAIS DE DOZE ANOS FOI VISTA E CAPTURADA NO ANO DE 2009 NO LAOS

 ANTÍLOPE SAOLA


Um antílope saola, considerado extinto há aproximadamente doze anos, foi visto e capturado pela primeira vez em agosto de 2009, na cordilheira Anamita, uma região montanhosa,  que vai do Laos, até o Vietnã. Fotografado em uma vila, da província de Bolikhamxay, no Laos, país do sudeste asiático, O animal passou a ser procurado e finalmente foi capturado, pelos habitantes da região. Mas de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o animal, que é um dos mais raros do mundo, infelizmente, morreu após ser mantido em cativeiro pelos moradores do local.  O antílope saola era um macho e seu nome  científico é pseudoryx nghetinhensis. O animal morreu antes mesmo que um técnico da IUCN conseguisse chegar ao local, no centro do país, para examiná-lo e estudá-lo.  A espécie enigmática é conhecida por ter hábitos arredios e tem sido associada a unicórnios, apesar de possuir dois chifres. Segundo o governo dos Laos, a morte do raro espécime é uma grande perda para a ciência. Porém, novos esforços vêm sendo feitos para tentar encontrar outros espécimes, do antílope saola, na região.  Os cientistas da  IUCN  acham  ser  possível encontrar outros antílopes saolas, embora  considerem  difícil a tarefa.  Especialistas da IUCN, até hoje, ainda estudam a carcaça do animal encontrado, para entender como mantê-lo em cativeiro, caso consigam encontrar novos espécimes deste animal. Esses antílopes não existem em zoológicos e ainda a soltura na natureza, também pode causar sua própria  extinção.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nasa adia missão de envio de carga para fazer reparos na ISS

 
Estação Espacial Internacional 


A Nasa adiou nesta terça-feira (17) uma missão de envio de carga à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e marcou três caminhadas espaciais para que os astronautas possam consertar um sistema de resfriamento danificado no laboratório orbital. A decisão significa o adiamento, até o ano que vem, da primeira missão de abastecimento regular à ISS da companhia privada Orbital Sciences. No lugar dela, dois astronautas americanos farão três caminhadas espaciais, a última prevista para o dia de Natal, a fim de reparar o dano que já dura uma semana. "Os astronautas da Nasa Rick Mastracchio e Mike Hopkins vão remover um módulo de bombeamento que contém uma válvula defeituosa", explicou a Nasa em um comunicado. "Eles vão substituí-lo por uma peça sobressalente que está armazenada em uma plataforma no compartimento de carga externo", continuou. Em 11 de dezembro, a válvula defeituosa provocou um colapso em um dos circuitos externos de resfriamento da estação, onde amônia líquida circula do lado de fora da estação para manter os equipamentos internos e externos refrigerados, informou a agência espacial americanas. Tentativas de reparar o problema na Terra aparentemente não foram suficientes para permitir à missão da Orbital atracar na estação orbital para descarregar provisões. A Nasa informou que as três caminhadas espaciais estão previstas para os dias 21, 23 e 25 de dezembro. A tripulação de seis homens a bordo da ISS nunca esteve em risco por causa da falha, mas a Nasa informou que gostaria de ver o sistema consertado definitivamente o mais rápido possível. A empresa Orbital Sciences fez um lançamento de demonstração e acoplamento na ISS em setembro, revelando sua capacidade de realizar a missão e abrindo o caminho para futuras viagens de abastecimento. Depois que a Nasa perdeu a capacidade de chegar ao espaço com a aposentadoria, em 2011, do programa dos ônibus espaciais, as companhias privadas Orbital Sciences e a SpaceX se apresentaram para preencher o vácuo com naves próprias de carga. As duas empresas têm contratos lucrativos com a agência espacial americana para abastecer a ISS. A SpaceX, sediada na Califórnia e de propriedade do empresário da internet Elon Musk, se tornou a primeira empresa privada a chegar à ISS em 2012 e tinha um contrato de US$ 1,6 bilhão para 12 missões com sua cápsula espacial Dragon. A Orbital Sciences tem um contrato de US$ 1,9 bilhão com a Nasa por oito missões de carga para a ISS, transportando provisões, comida, experimentos científicos e peças de reposição. A última vez que astronautas fizeram caminhadas espaciais para substituir uma bomba de amoníaco defeituosa foi em 2010, e o conserto também precisou de três caminhadas espaciais para ser feito.

Fonte: G1

Dilma confirma reforma ministerial para janeiro


Dilma Rousseff


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (18) que a reforma ministerial do governo vai começar na segunda metade de janeiro. A substituição de ministros estará concluída até o Carnaval, em março, segundo a presidenta. Vários ministros da equipe de Dilma que pretendem se candidatar nas eleições de outubro de 2014 devem deixar o governo e ser substituídos. “Vou fazer a reforma ministerial e vai ter um período. Pretendo fazer da segunda metade de janeiro até o Carnaval", disse em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto. Ao ser questionada sobre a permanência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a presidenta respondeu que “ele está perfeitamente no lugar onde ele está”. Nos últimos dias, o ministro Mantega foi alvo de críticas ao informar que o governo poderia adiar a obrigatoriedade de inclusão de airbag e freio ABS nos automóveis para evitar que os preços subissem. Dias depois, o governo voltou atrás e informou que os equipamentos serão obrigatórios nos automóveis produzidos no país a partir do próximo ano.

Fonte: Jornal do Brasil

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

HISTÓRIA

O ESTRANHO DESAPARECIMENTO DE RUDOLF DIESEL

 RUDOLF DIESEL
    
Rudolf Diesel, engenheiro mecânico, inventor do motor a diesel, nasceu em Paris, no dia 18 de março de 1858, tinha dupla nacionalidade, além de francês, também era alemão, já que seus pais, ambos nascidos na Alemanha, haviam emigrado para a França, antes de seu nascimento. Aos 14 anos, Rudolf Diesel foi para a Alemanha e depois de concluir os primeiros estudos, quis ser engenheiro mecânico e formou-se na cidade de Munique, na Alemanha. Depois de graduado como engenheiro, Rudolf Diesel, voltou para Paris no ano de 1980 e foi trabalhar com um Karl Von Lider, que havia sido seu professor. Rudolf Diesel ajudou seu antigo professor na construção de um moderno sistema de instalação de refrigeração de gelo. Trabalhando com Karl Von Lider, Rudolf Diesel registrou várias patentes de invenções. Em 1983, Rudolf Diesel  se casou e continuou trabalhando para a empresa de Karl Von Lider. Alguns anos mais tarde, Rudolf Diesel voltou para a Alemanha, com a sua família e passou a dedicar-se à invenção de um motor diferente, que mais tarde, recebeu seu nome. O motor era a queima interna de reações químicas. Mas, para funcionar, Rudolf Diesel, teve que inventar a bomba injetora e sistemas engrenagens. Desenvolvido a princípio para funcionar com óleos vegetais, como o de amendoim, ou animal, como a gordura de porco, foi patenteado em 23 de fevereiro de 1897. Mas, ao produto da primeira fase do refino de petróleo, foi dado, em homenagem, o nome diesel e sua invenção passou a usar tal produto. Em 29/09/1913, Diesel viajou de barco de Antuérpia,  Bélgica, a Harwich, Inglaterra e desapareceu durante a viagem. Dias depois um corpo foi encontrado, recolhidos os pertences, foi de novo jogado ao mar, costume da época. Eugen Diesel, filho de Rudolf Diesel, reconheceu os objetos como de seu pai. Até hoje, o mistério prossegue, terá sido  um suicídio, um assassinato, ou simplesmente um acidente.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire