segunda-feira, 28 de junho de 2010

Secretária de Educação recebe representantes do Conselho Juvenil





Teresópolis, 28 de junho de 2010 - Buscando a valorização do estudante como agente ativo no panorama

educativo, representantes do Conselho Juvenil foram recebidos pela Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn. Durante o encontro, eles explicaram seus principais anseios, pediram apoio do Governo Municipal e aproveitaram a oportunidade para entregar em mãos as principais resoluções previstas no I CONEST (Congresso Estudantil de Teresópolis), realizado em julho de 2009 no SESC Teresópolis, com representatividade de cerca de 180 alunos da rede pública e particular de ensino e de diversas autoridades.

Dos 18 conselheiros, estiveram presentes na Secretaria Municipal de Educação a presidente do Conselho Juvenil, Ana Clara Pedrosa, 15 anos, e o vice, Michel Salles, 19 anos. “Queremos primeiramente agradecer o apoio que a Secretaria nos deu para a realização do I CONEST e trazer ao conhecimento da Secretária de Educação a Carta dos Estudantes, aprovada no Congresso”, explicou Ana Clara, que é ex-aluna da Escola Municipal Ginda Bloch. Ela elogiou a vinda da Faculdade de Turismo da UERJ para Teresópolis como uma grande conquista para os estudantes, afirmando que faz parte das metas do Conselho Juvenil a luta pela instalação de outros cursos públicos de nível superior na cidade.

Michel Salles, estudante da Escola Estadual Higino da Silveira, lembrou que o principal objetivo do Conselho é promover o desenvolvimento de cidadãos críticos, autônomos, solidários e, sobretudo, conscientes. “Somos uma geração marcada pelo estigma do bullying (violência física ou psicológica), das drogas e do sexo, mas queremos mudar isso”, garantiu Michel. “Acreditamos que através de projetos e campanhas de conscientização poderemos diminuir a violência e o abismo que separa a rede pública e a rede particular de ensino, promovendo uma maior integração e união entre os estudantes e agindo para contribuir na melhoria do panorama educacional de nosso município”.

A criação de grêmios estudantis, a implementação dos Conselhos Escolares e a necessidade do apoio da Secretaria de Educação na divulgação das propostas do Conselho Juvenil também fizeram parte da pauta do encontro.

A Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, ressaltou que é característica do Governo Jorge Mario uma gestão mais democrática, que valoriza iniciativas focadas na formação de jovens estudantes como futuros cidadãos críticos e atuantes. “Entendemos que o estudante é a figura central do processo educacional. Tanto que eles são parte importante dos Conselhos Escolares instalados este ano nas escolas da Rede Municipal. Ficamos muito felizes com esta iniciativa”, comemorou Magali, que garantiu o apoio da Secretaria de Educação, no que for possível, para as ações do Conselho Juvenil. “Estamos sempre de portas abertas ao diálogo e às boas idéias”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/