segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pinheiros faz festa com Cultura nos Bairros







Teresópolis, 28 de junho de 2010 - A trupe do Projeto Cultura nos Bairros visitou
a comunidade dos Pinheiros no último domingo, 27 de junho. Foi uma grande tarde de festa, com direito a muitas apresentações musicais, dança, teatro de rua, contação de histórias e animação cultural. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo.
“Além de levar arte e entretenimento às comunidades, o Cultura nos Bairros ainda funciona como um canal de comunicação com os bairros, dando também visibilidade e oportunidade de apresentação aos artistas locais. Foi assim no bairro dos Pinheiros, como em muitos outros bairros já visitados pelo projeto, contribuindo para a transformação cultural almejada pelo Prefeito Jorge Mario e pela cidade”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Nos Pinheiros, as atividades foram centralizadas na quadra da Escola Municipal Governador Portela e tiveram ainda o apoio da Associação de Moradores do bairro e do Centro Comunitário Morro dos Pinheiros (CECOMP). Com ritmos como coco e forró, a trupe do teatro de rua abriu os trabalhos, animando o público. Maura Ferreira, Sérgio Morais e Gisele Rosini, voluntários do projeto, divertiram a criançada utilizando fantasias e acessórios. Já a professora Adalgisa de Carvalho agradou em cheio na contação de histórias, com o conto popular africano ‘O cego e o caçador’. Complementando a atividade, o Coral da Escola Municipal Governador Portella se apresentou logo em seguida, cantando uma música popular no dialeto africano.
A festa no bairro dos Pinheiros também teve muitas atrações de dança e música, com participação de convidados, voluntários e artistas locais. Wanda Pinheiro divertiu a plateia com canções e repentes, assim como Paulo Medeiros, que agradou com canções da MPB. Aluna do 4º ano da Escola Governador Portela, a pequena Vitória Gaspar, de 9 anos, encantou a todos ao cantar músicas de repertório gospel. “Adorei participar cantando, mas gostei muito da historinha também”, disse a menina.
Muitas atrações
Nova voluntária do projeto, Lucimara Souza tocou ‘Over the rainbow’ no teclado, enquanto as bailarinas Beatriz Lima e Késia Silva, alunas do curso de jazz da Secretaria de Cultura, interpretaram a música com bela coreografia. Especialmente convidada para o evento, a Banda Birds apresentou números de rock’n roll. Formada pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio Guilherme Tayt-Sohn, Gabriel Mendes, Ana Paula de Brito, Gabriela Ramos - estudantes do Colégio São Paulo, e Vitor Bustamante, aluno da Escola George March, a banda agradou com sucessos do rock internacional e nacional.
Outra convidada, a Banda Cor Agire também arrancou aplausos do público com canções de MPB. Formada por Alexandre Aquino, Allan Filho, Diego Caruso e Henrique Natureza, a banda tem uma proposta diferente e utiliza a música e o teatro como instrumentos para debater temas sociais variados junto aos jovens de diversas comunidades. “Antes mesmo de ver de perto, eu já achava muito interessante a proposta do Cultura nos Bairros. Hoje, fiquei ainda mais encantado. E a iniciativa ainda tem a vantagem de ir de encontro ao nosso trabalho. Se depender de mim, participarei muitas outras vezes”, comentou Alexandre.
Logo depois, foi a vez de mais apresentações de artistas locais. Formado por 14 crianças e jovens da comunidade católica do bairro, o Coral ‘Semeando a Paz’ encantou, sob a regência de Laís da Silva de Oliveira. Conhecidos na localidade, José Nauto, Natalino de Oliveira, Alexandre e Gleice deram uma canja, cantando pagode. E, para encerrar a festa, foi a vez da apresentação da quadrilha americana, formada pelos alunos do 4º e do 5º ano da Escola Municipal Governador Portella.
Diretora da escola, Maura Regina de Andrade ficou encantada. “Foi uma alegria para nós receber o projeto Cultura nos Bairros. Tivemos a presença dos alunos, dos pais, da comunidade e este foi um momento de grande festa. O Cultura nos Bairros veio para somar com as atividades que já realizamos aqui, através do Centro Comunitário, trazendo ainda mais arte para o nosso bairro. Só temos a agradecer”, comentou.
Quem esteve na quadra da escola, também aplaudiu. “Um ótimo evento, cheio de atrações e que ainda valorizou os nossos artistas. Muito gostoso passar a tarde de domingo assim”, comentou Kelly dos Santos, que assistiu as atividades ao lado do marido, Edson Vicente, e dos quatro filhos.
A festa no bairro dos Pinheiros contou com a presença do Secretário de Agricultura, Fernando Mendes. A próxima edição do projeto Cultura nos Bairros será realizada no dia 18 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/