quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TESE E OPINIÃO.


                                                            Juanita Castro,o retrato de uma mulher sem escrúpulos.

JUANITA CASTRO,SEU LIVRO,SUAS TRAIÇÕES,SUAS MENTIRAS E AMBIÇÕES.




O livro ‘’Mis Hermanos,la História Secreta’’,escrito por Juanita Castro(irmã de Fidel Castro),foi recebido,pela crítica e pelo povo cubano,como um folhetim de mau gosto e de baixo nível moral.

Porém para a imprensa cubana,apesar de mentirosa e ofensiva,a publicação guarda um aspecto importante,já que mesmo sem querer,a publicidade inimiga, ajuda a esclarecer os fatos.

No final de outubro,Juanita falou ao canal de TV Univision,de Miami,sobre o livro.

Hoje aos 76 anos,vivendo nos EUA,dona de uma farmácia,em Miami,Juana de La Caridad Castro Ruz,a ‘’Juanita Castro ’’,confirma no livro, que de 1961 a 1964,trabalhou como informante para a CIA.Ela era a agente ‘’Donna’’ e passava direto de Havana,informações secretas do governo de Cuba,para a CIA.Segundo a própria Juanita,foi ela que em 1962,informou a CIA sobre A Instalação dos Mísseis Soviéticos em Cuba,o que provocou a maior crise da Guerra Fria.

Aqui neste ponto,Instalação de Mísseis Soviéticos em Cuba,deixaremos por instantes,Juanita Castro e seu livro,pois se faz necessário uma nota neste artigo,para se restabelecer uma verdade histórica,que geralmente a grande mídia omite,com o intuito único de deturpar os fatos e responsabilizar Cuba e URSS,por aquele momento delicado,quando quase se deflagrou a 3ª Guerra Mundial.

A instalação dos mísseis soviéticos em Cuba,apontados para Washington a 90 milhas(140Km) de distância,era uma resposta aos EUA,que já haviam instalado na cidade de Izmir,no Mar Egeu,na Turquia,com a aquiescência do governo turco,mísseis Júpiter,com ogivas nucleares,apontados para Moscou,também a 90 milhas(140Km) de distância.

Esta atitude dos EUA foi vista pelo então 1º ministro soviético Nikita Khrushchev,como uma provocação e uma ameaça a URSS,ao seu regime e aos seus aliados de então,alguns até muito próximos dali,entre eles a Romênia,a Bulgária(em frente a Izmir,do outro lado do Mar Egeu),a Hungria,a Albânia,a Tchecoslováquia e a Iugoslávia.

Khrushchev então chamou Fidel em Moscou,mostrando ao líder cubano a necessidade de uma resposta imediata àquela provocação,já que até a segurança de Cuba e do então novo regime cubano estavam ameaçados.Assim,Cuba e URSS deram aos EUA,uma resposta do mesmo peso e literalmente na mesma medida,90 milhas(140 Km).

Bem voltemos a Juanita Castro.Em seu livro ela faz duras críticas a Fidel e ao regime político de Cuba,diz que Fidel e Raul traíram os ideais da Revolução Cubana.

Porém quem realmente traiu e trai até hoje os ideais da Revolução Cubana é ela,Juana de La Caridad Castro Ruz,a ‘’Juanita Castro’’.

Juanita Castro,não passa de uma mulher ambiciosa,mentirosa,mesquinha,venenosa,desagregadora;sem apreço pelos mais pobres;sem amor pela família;sem respeito por seus compatriotas;venal(traiu sua família e seu povo pelos dólares,que a CIA lhe pagou);despida de qualquer sentimento nobre.Como se diz na gíria popular Juanita Castro não passa de um zero à esquerda.

Não se pode negar que ela festejou a vitória da Revolução Cubana em 1959.Porém, o que Juanita festejava não era a vitória do povo cubano sobre a opressão e a tirania imposta pelo regime de Fulgêncio Batista,mas a queda do próprio Fugêncio Batista e seus aliados,já que ela achava que nada iria mudar.Ela achava que os revolucionários trairiam o povo e que as ostentações e desmandos apenas mudariam de mãos,saindo das mãos dos Batistas e seus comensais,para as mãos dos Castros(Fidel,Raul,Ramon,ela e os demais Castros) e seus aliados Che ‘’Guevara’’,Camilo Cienfuegos e outros heróis da revolução.

Mas enganava-se a famigerada Juanita,já que os verdadeiros heróis da revolução mantiveram-se fiéis aquilo que preconizaram durante toda a luta armada.

Quando Fidel Castro começou a reforma agrária em Cuba e começou justamente pelos latifúndios da família,,Juanita se desesperou,sentiu que a revolução era do povo e para o povo e que as coisas haviam mudado realmente em Cuba.

Juanita então procurou amigos para se queixar que Fidel e Raul estavam dilapidando o patrimônio da família.Credita-se a ela a informação de que na época o irmão mais velho de Fidel,Ramon Castro havia jurado de morte o outro irmão Raul Castro, pois Raul havia desapropriado terras da família.Uma mentira deslavada,já que Ramon apesar de ser menos conhecido que Fidel e Raul,sempre foi fiel a revolução, sempre aprovou a reforma agrária, mesmo sendo nas terras da família e teve participação importante durante a luta armada,quando dava apoio logístico,enviando suprimentos e armas aos revolucionários.Até hoje Ramon é figura importante em Cuba,responsável por inúmeras iniciativas agrícolas e também no desenvolvimento do álcool como combustível em Cuba.

Consta que foi a Embaixatriz brasileira Virgínia Leitão da Cunha, esposa do então Embaixador Vasco Leitão da Cunha (amigos íntimos de Fidel), que em 1961 ajudou Juanita a ser cooptada pela CIA,como a agente ‘’Donna’’.Secretamente Juanita Castro a ‘’Donna’’,trabalhou de 1961 a 1964 para a CIA em território cubano.Muitas de suas informações serviram como base para inúmeros atentados contra a vida de seu irmão Fidel Castro,atentados estes que nunca lograram êxito.

Tentando ainda semear a discórdia entre seus irmãos e desrespeitando a figura de sua mãe,Lina Ruz,falecida em 1964,vítima de um ataque cardíaco,Juanita afirmou que diversas vezes escondeu na casa de Lina Ruz,com consentimento e apoio dela,inimigos de Fidel e do Regime de Cuba.Juanita disse ainda que Raul sabia de tudo e que quando Fidel estava prestes a descobrir,foi Raul que a ajudou a sair de Cuba e fugir para o México.

Assim que desembarcou no México,Juanita Castro,como uma serpente peçonhenta,continuou a destilar todo seu veneno.Ela convocou uma coletiva com a imprensa daquele país,para proferir ataques pessoais contra Fidel,Raul(que segundo ela foi quem a ajudou a fugir) e Ramón seus irmão de sangue e ataques contra o Regime Cubano.

Hoje aos 76 anos,Juanita Castro é o retrato de uma mulher ambiciosa e frustrada,já que nunca conseguiu materializar seus sonhos de fortuna e poder.Sonhos estes que ela se pudesse materializaria a qualquer preço,fosse com o sangue de sua família ou a infelicidade e a exploração de seus compatriotas.

Apesar de todo o boicote sofrido Cuba hoje tem a medicina preventiva mais adiantada do mundo;apesar de todo boicote Cuba hoje tem um dos menores índices de analfabetismo do mundo,sendo o menor da América Latina;apesar de todo boicote nas olimpíadas Cuba é sempre destaque conseguindo mais medalhas olímpicas que muitos países,com populações muito maiores,medalhas essas que só vieram pós Revolução Cubana com Castro no poder.Mais isso com certeza o livro ‘’Miss Hermanos,la Historia Secreta’’ de Juanita não traz.

Este artigo é de responsabilidade única de quem o assina.



Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/