‘’O CIENTISTA NÃO É O HOMEM QUE FORNECE AS VERDADEIRAS RESPOSTAS;É QUEM FAZ AS VERDADEIRAS PERGUNTAS.’’
(Claude Lévi-Strauss)
Professor,antropólogo,filósofo,pensador e etnólogo,Claude Lévi-Strauss,nascido na cidade de Bruxelas,capital da Bélgica em 28 de novembro de 1908.Falecido há poucos dias em Paris,França,no dia 31 de outubro de 2009,com 100 anos e há 28 dias de completar 101 anos,Claude Lévi-Strauss é um dos maiores filósofos do século XX.
Considerado o responsável pela renovação dos conceitos da antropologia e dos estudos dos fenômenos sociais e culturais,incluindo mitos,tem no livro ‘’The raw and the cooked’’ (O cru e o cozido),do qual foi extraída a frase em epígrafe,uma das muitas de suas obras.
Convidado para ser professor de sociologia,na então recém-fundada Universidade de São Paulo,Claude Lévi-Strauss,morou no Brasil de 1935 a 1939.
Não gostava das cidades,nem de São Paulo,nem do Rio de Janeiro,porém,ficava fascinado ao visitar ás aldeias indígenas brasileiras,durante as suas férias.Conheceu os índios das tribos Cadiueus e Bororós (na região onde é hoje o estado de Mato Grosso do Sul);os Nambiquaras de Mato Grosso e ainda os Tupi-cavaíbas no Alto do Machado,um rio do estado do Amazonas.O resultado dessas experiências deu origem ao livro Trópicos Tristes,que foi publicado em 1955,sendo considerado a melhor de suas obras,tornando-se este livro, um clássico da antropologia.Segundo o próprio Claude Lévi-Strauss,foi na visita e no contato com os indígenas brasileiros que ele descobriu sua grande vocação para a etnologia e para a antropologia, da qual ele renovou conceitos,como já vimos acima.
Filho de família judia,durante a 2ª Guerra Mundial,exilou-se nos EUA.
Embora tenha vivido a maior parte de sua vida na França,Claude Lévi-Strauss,também estudou a vida,os hábitos e o comportamento dos índios norte-americanos.
Ultimamente sofria do Mal de Parkinson.
Entre diversas homenagens recebeu aos 97 anos,o 17º Prêmio Internacional Catalunha,na Espanha.Ao receber o prêmio ele disse:
‘’Fico emocionado,porque não estou na idade em que se dão prêmios;pois sou muito velho para fazer parte de um corpo de jurados.
Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isto é algo que sempre deveria ser presente.’’
Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com o apoio de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/