sexta-feira, 30 de agosto de 2013

 CULTURA
 
 
O ESCRITOR ESCOCÊS CRONIN FOI UM DOS MAIORES ROMANCISTAS DO SÉCULO PASSADO
ARCHIBALD JOSEPH CRONIN
 
 
Cronin, cujo, nome completo era Archibald Joseph Cronin foi sem dúvida, um dos maiores romancistas, do século vinte. Cronin nasceu em 19 de julho de 1886, em Cardross, uma grande aldeia, do condado de Dunbartonshire, na Escócia e faleceu em 06 de janeiro de 1981, aos 94 (noventa e quatro), anos, de idade, na cidade de Montreux, em Cantão de Vaud, na Suíça. Cronin que era filho, único, ainda, garoto, em sua terra natal, era apaixonado por três coisas, o futebol, seu esporte preferido; a biologia, que na escola era sua matéria predileta e a literatura. Por ser católico, praticante, e fanático por futebol, é provável que Cronin tenha sido torcedor do Celtic de Glasgow, clube para o qual torcem os católicos residentes naquela cidade, ou ainda Cronin, pode ter sido também, torcedor do Kilmarnock, o clube de futebol profissional, mais antigo da Escócia, já que, em um de seus romances, “Anos de Ternura”, passado, na cidade, de Kilmarnock, Cronin, sita algumas, o futebol e um dos personagens, do romance, é um trabalhador, de fábrica, que nas horas vagas, dedica-se ao futebol amador. Este livro teve ueve continuação em ouro livro de Archibald Joseph Cronin, intitulado Anos de Termenta. Já adulto, no ano de 1914, Cronin ingressou, na Faculdade de Medicina, da Universidade de Glasgow. 
CAPA DO LIVRO ANOS DE TERNURA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL
 
 
Porém, um ano depois, teve que paralisar os seus estudos, pois, fora convocado, pela Marinha, de seu país, para lutar, na Primeira Grande Guerra, Mundial, juntos com outros de seus compatriotas, para defender, naquela guerra, a sua Pátria, a Escócia e lá na Marinha da  Escócia, na luta e na guerra, da Primeira Grande Guerra Mundial, ele serviu como assistente médico, da Marinha da Escócia. 

CAPA DO LIVRO ANOS DE TORMENTA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADO NO BRASIL 
 
 
Ao terminar, o seu período de Serviço Militar, na Primeira Grande Guerra Mundial, defendendo a Escócia, Ele, Archibald Joseph Cronin retomou os seus estudos e no ano de 1919, completou com brilhantismo a Faculdade de Medicina, na Cidade de Glagow, com apenas, 23 (vinte e três), anos, de idade. Depois de formado, com altas notas e excelente graduação a Faculdade de Medicina de Glasgow, na Escócia, Cronin, foi mandado para a Índia, na Ásia, como Cirurgião Médico, de bordo, em um navio da Escócia. Ao retornar da Índia, na Ásia, Cronin assumiu o posto, de Chefe do Ambulatório Médico do Hospital de Isolamento de Lightburn, situado em um distrito, do mesmo nome, em Glasgow, na Escócia, em um local denominado, Shettleston Lanarkhi. Cronin, além disso, tudo acima descrito ocupou como médico, na Escócia, diversos e inúmeros cargos, de grande importância, na área médico-científica, participando de diversos estudos e projetos no setor da biologia. Em 1930, por tanta determinação e brilhante trabalho, a saúde, do brilhante, Doutor Archibald Joseph Cronin, se fragilizou, a tal ponto, que Cronin foi obrigado a se afastar de suas atividades, médicas-científicas, pára um longo período de repouso, o que foi um divisor de águas, na vida do Doutor Cronin. O Escritor, o Doutor Archibald Joseph Cronin era um amante e um colecionador de cachimbos. Neste período de repouso, o Doutor Cronin, dedicou-se a outra de suas paixões, a literatura e logo, seus livros começaram a ganhar muita projeção, pela forma simples, de sua escrita, aquecível, a todos e pelos conteúdos marcantes em suas obras, onde sempre, ou quase sempre, encontramos um personagem, carismático, de muita tenacidade e de ótimos sentimentos.

 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN E O SEU CACHIMBO PREDILETO
 
 
Diversas são as obras de Cronin que logo após terem ganho, grandes adeptos na Escócia, logo ganharam também uma legião enorme de adeptos em todo o mundo, seus livros venderam milhões de exemplares e até hoje ainda são lidos e procurados, nas livrarias e nas bibliotecas de todo o mundo. 
PREFÁCIO E BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN PUBLICADOS PELA EDITORA JOSÉ OLÍMPIO, EM 1958 NA COLETANEA CONTENDO DEZESSEIS LIVROS DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN TODOS OS LIVROS DE COLEÇÃO TÊM ESTE PREFÁCIO E A BIOGRAFIA DE ARCHIBALD JOSEPH CRONIN COM ESTA ILUSTRAÇÃO E ESTA FOTO
 
 
No Brasil todas as obras de Cronin foram publicadas em nosso idioma. Entre as obras, mais famosas de Archibald Joseph Cronin, podemos citar: O Castelo Do Homem Sem Alma, seu primeiro livro, escrito em 1931, traduzido para o português, pela grande escritora brasileira, Rachel de Queiroz. Este livro, foi ainda, transformado, em peça teatral e filme de sucesso, cujo, nome original é Hatter's Castle e no Brasil tem como nome, O Castelo Do Chapeleiro, dirigido por Conforto Lance, tendo como protagonistas, principais, o ator. Robert Newton,  como, o personagem, James Brodie; a grande atriz, Deborah Kerr, como, a personagem, Maria Brodie e o ator, James Mason, como, o personagem, Dr. Renwick. Além deste livro, clássico, de Cronin, ainda, deve-se mencionar, entre outras, excelentes, obras, de Cronin, A Cidadela, escrito, no ano de 1937; Algemas Partidas, escrito, no ano de 1953 ; Almas Em Conflito, escrito, no ano de 1950; A Dama Dos Cravos, escrito, no ano de 1936; As Chaves Do Reino, escrito, no ano de 1941; Pelos Caminhos Da Vida, uma alto biografia, de Archibald Joseph Cronin, escrito, no ano de 1952; Mais Forte Que O Amor, escrito, no ano de 1956;  Sob A Luz Das Estrelas, escrito, no ano de 1935; Noites De Vigília, escrito, no ano de 1939; Encontro De Amor, escrito, no ano de 1933 e ainda, Anos De Ternura, escrito, no ano de 1944 e Anos De Tormenta, escrito, no ano de 1948, estes dois últimos, são dois grandes , maravilhosos e espetaculares, romances, em que o segundo, é a continuação do primeiro. 
 ARCHIBALD JOSEPH CRONIN JÁ EM IDADE AVANÇADA 
 
 
Além destas, há outras obras, de excelente qualidade, de autoria de Archibald Joseph Cronin, um dos maiores escritores românticos, do século passado. 
 
 

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/