segunda-feira, 29 de abril de 2013




HISTÓRIA
 
DOUTOR ALBERT SCHWEITZER UM DOS GRANDES HUMANISTAS DO MUNDO NO SÉCULO PASSADO E EM TODOS OS TEMPOS
 DOUTOR ALBERT SCHWEITZER
 
O Doutor Albert Schweitzer foi um grande e heróico médico, um grande humanista na acepção da palavra. O doutor Albert Schweitzer nasceu em 14 de janeiro de 1875, na cidade de Kayserberg, na Alemanha, na Europa e faleceu em 04 de setembro de 1965, na cidade de Lambaréné, no Gabão, antiga colônia francesa na África, que em 1960, conseguiu sua independência. Albert Schweitzer dedicou sua vida á humanidade e em especial ao povo do Gabão, para onde por puro altruísmo, no ano de 1924, foi morar definitivamente, pois anos antes,  já havia passado algum tempo no Gabão, tendo inclusive construído um hospital, levando, para lá consigo,a sua dedicada esposa, Helene Bresslau, uma alemã, enfermeira e teóloga e a única filha do casal, Rhena Schweitzer, que tinha então, apenas 05 (cinco) anos de idade.  Ao chegar à cidade de Lambaréné, onde havia construído o hospital, anos antes e onde decidira morar, encontrou o hospital abandonado e quase em ruínas. 
  DOUTOR ALBERT SCHWEITZER E SUA ESPOSA HELENE BRESSLAU SCHWEITZER AINDA JOVENS
 
Com a ajuda de sua mulher, que era a sua maior colaboradora, reconstruiu o hospital e limpou o local, já que, com o passar do tempo,  havia crescido a vegetação e tomado totalmente, tanto os arredores do prédio, como o interior do mesmo. Uma vez recuperado o local e completamente livre da vegetação, que antes tomava o prédio, seus arredores e os caminhos que a ele levavam.  
 A TEÓLOGA E ENFERMEIRA HELENE BRESSLAU SCHWEITZER  ESPOSA DO
 DOUTOR ALBERT SCHWEITZER
 
O Doutor Albert Schweitzer e sua voluntariosa, esposa,  Helene Bresslau Schweitzer , passaram a tratar o povo do local e às doenças que os atacavam, entre elas, a malária, a lepra e a doença do sono. Além disso, o casal se dedicou também, a livrar os gabonenses locais, da completa ignorância em que viviam, lutando pela alfabetização da esmagadora maioria, que nem mesmo, sabia assinar o próprio nome. O Doutor Albert Schweitzer, ainda teve um grande papel, na agricultura, daquela região, pois, empreendeu muitos esforços, no desbastamento e no cultivo do solo, de Lambaréré, para o plantio e a cultivação, das mais diversas frutas, próprias ao clima local. Além de grande médico e humanista, o Doutor Albert Schweitzer, foi também um excelente músico, um virtuose pianista; um grande escritor, autor de vários livros, publicados, em diversas línguas e um grande pensador, autor de inúmeras frases célebres. Sua luta pelo povo daquela região lhe valeu o reconhecimento do povo do Gabão, que o chamava de “Doutor Albert Schweitzer, o Grande Médico Branco”. Além disso, sua luta lhe valeu também, em 1953, o Prêmio Nobel da Paz. Durante mais de 40 (quarenta anos), o Doutor Albert Schweitzer, trabalhou ininterruptamente, todos os dias, em sua grande missão, até o ano de 1965, quando infelizmente, para a população de Lambaréré, ele veio a falecer.  A grande luta, do grande e incansável, Doutor Albert Schweitzer, em benefício dos menos favorecidos e dos mais humildes, fez com que ele fosse reconhecido, mundialmente, como um dos maiores humanistas, do mundo, do século passado e de todos os tempos.
 
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/