segunda-feira, 24 de setembro de 2012


CURIOSIDADES

AS ILHAS FALKLANDS OU AS ILHAS MALVINAS - SUA FLORA SUA FAUNA SUA DESCOBERTA E SUA DISPUTA HISTÓRICA

 MAPA DAS ILHAS MALVINAS OU ILHAS FALKLSNDS

Razão de uma disputa que gerou uma guerra entre a Argentina e a Inglaterra, no ano de 1982, guerra esta que foi ganha pela Inglaterra, as Ilhas Malvinas, para os argentinos, ou as Ilhas Falklands, para os britânicos, formam um arquipélago com duas ilhas maiores, a East Falkland e a West Falkland, e algumas outras  ilhas menores e estão situadas há cerca de 500 (quinhentos) quilômetros a leste da costa da Terra do Fogo, na Argentina. O conjunto das ilhas que formam o arquipélago tem uma área de 12.200 (doze mil e duzentos) quilômetros quadrados. As Ilhas Malvinas ou Ilhas Falklans, têm uma população estimada em 4.200 (quatro mil e duzentos) habitantes. A moeda corrente no arquipélago é a Libra das Malvinas. O arquipélago é dirigido por um governador, nomeado pelo Reino Unido da Grã Bretanha e a sua sede fica  localizado na  capital das Ilhas Malvinas, ou Ilhas Falklans, que é a cidade Port Stanley situada, no litoral do arquiélago, a nordeste da East Flakland, onde vive a maior parte dos moradores das Ilhas Malvinas ou Ilhas Falklnds, com uma população estimada em 3.000 (três mil) habitantes.


 PORT STANLEY
 Em algumas partes do arquipélago e, em algumas ilhas, específicas do mesmo, há alguns aspectos únicos, tanto na sua flora, quanto na sua fauna. Existem algumas plantas endêmicas, únicas em uma, ou outra ilha daquele arquipélago. São plantas que só existem ali, não sendo encontradas em nenhuma outra parte do globo terrestre. Muitas delas eram ou ainda, são pouco conhecidas pelos botânicos, que ainda hoje, as estão estudando, com mais profundidade, para identificá-las melhor e catalogá-las da forma mais correta. Mas, não são apenas plantas endêmicas que são encontradas ali. No reino animal há também espécies endêmicas, como uma espécie cabra, só ali encontrada e que tem características completamente diferentes das outras raças de cabras encontradas em todo o mundo, um outro animal endêmico, chamado Raposa das Falklands, que lá existia, era um mamífero da família dos canídeos, que segundo biólogos foi extinto a mais de  cem anos. Outro fato interessante, relacionado às Ilhas Falklands, ou às Ilhas Malvinas, está em sua descoberta, que é creditada a diversos navegadores, de muitos países. Mas, entre eles, três são mais prováveis, o italiano, Américo Vespúcio; o inglês John Davis e o marinheiro holandês Sebald de Weert. Aliás, antes dos nomes atuais, Ilhas Malvinas ou Ilhas Falklands, o arquipélago chamava-se Ilhas de Sebald. No ano de 1770, a Espanha passou a ter o domínio e o controle do arquipélago. Mas, em 1880, a Argentina, de acordo com um tratado com a Espanha passou a ter o controle do arquipélago. Em 1886, os ingleses, ocuparam o arquipélago e o declarou território ultramarino do Reino Unido da Grã Bretanha e de sua propriedade. De lá, para cá, as discórdias quanto à posse daquele território só fizeram aumentar, entre os argentinos e os ingleses, até culminar na famosa Guerra das Malvinas, em 1982, vencida pelos britânicos. Apesar dos britânicos, terem controle político e administrativo do arquipélago, Argentina continua reclamando direitos sobre o mesmo, baseado nos fatores históricos e geográficos do arquipélago. Recentemente, a Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, considerou um absurdo o domínio britânico, sobre as Ilhas Malvinas e disse que o arquipélago, está nas extensões do território argentino, pois o mesmo está situado, sobre a plataforma marítima de seu país. "É uma injustiça que em pleno século XXI existam enclaves coloniais. De um total de dezesseis enclaves, dez são do Reino Unido" disse Cristina Kirchner, em um rápido discurso, proferido por ela, recentemente, na Argentina. Cristina Kirchner pede e vem insistindo que o governo britânico, aceite dialogar a soberania do arquipélago, em respeito ao desejo dos  habitantes da Ilhas Malvinas.



Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/