sábado, 22 de outubro de 2011

Premiê da Líbia vê eleições nos próximos 8 meses

sábado, 22 de outubro de 2011 09:50 BRST
 
Por Tom Pfeiffer
MAR MORTO, Jordânia (Reuters) - Os líbios deverão poder votar dentro de oito meses para eleger um conselho nacional, que irá elaborar uma nova constituição e formar um governo interino, disse o primeiro-ministro Mahmoud Jibril neste sábado.
Após a morte de Muammar Gaddafi nesta semana, a prioridade é remover armas das ruas da Líbia, restaurar a estabilidade e a ordem e começar um processo de reconciliação nacional, afirmou Jibril no Fórum Econômico Mundial, na Jordânia.
"A primeira eleição deve acontecer dentro de um período de oito meses, no máximo, para constituir um congresso nacional na Líbia, algum tipo de Parlamento", disse ele.
"Esse congresso nacional teria duas tarefas: elaborar uma constituição, sobre a qual teríamos um referendo, e, segundo, formar um governo interino para durar até que as primeiras eleições presidenciais sejam realizadas."
O Conselho de Transição Nacional (CTN) da Líbia disse que planeja declarar a total "liberação" do país no domingo, após o assassinato de Gaddafi por combatentes que invadiram Sirte, sua cidade natal.
Jibril disse que a morte de Gaddafi fez com que ele se sentisse "aliviado e renascido", alcançando o objetivo principal que unia milícias e batalhões do Exército contra forças leais ao líder desde que a insurgência começou, em fevereiro.
A estabilidade exigirá que o CNT -- constituído por liberais seculares, islamistas e anciãos tribais -- prove disposição para conciliação, uma qualidade detestada durante o regime ditatorial de Gaddafi.
O progresso dependerá de duas coisas, disse Jibril, que afirmou também que espera poder renunciar ainda neste sábado. 

Fonte:Agência Reuters do Brasil - Matéria de Tom Pfeiffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/