sábado, 22 de outubro de 2011

Obama

 

Obama anuncia retirada total das tropas do Iraque no final do ano

"Tal como prometido, as restantes tropas no Iraque voltarão para casa no final do ando. Ao fim de nove anos, a guerra no Iraque terminará", garantiu Barack Obama, numa curta declaração na Casa Branca, em Washington.

A declaração de Obama põe termo a meses de especulações e divergências sobre a manutenção de um presença militar dos EUA no país do Médio Oriente para além de 2011. Os Estados Unidos ainda mantêm 39 mil soldados estacionados no Iraque. Obama dirigiu-se aos jornalistas após ter participado numa vídeo-conferência privada com o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki, e assegurou que a decisão foi aceite pelas duas partes.

A retirada norte-americana em 2011 ficou decidida num acordo entre os dois países, ainda durante a presidência de George W. Bush. Obama tinha já declarado o fim das missões de combate no início deste ano.




O governo norte-americano decidiu retirar todos os soldados que permaneciam destacados no Iraque - um dos mais prolongados e polémicos conflitos da história dos EUA -- até ao final de 2011, devido à ausência de acordo com o governo de Bagdad sobre a permanência de um contingente com vários milhares de soldados.
No período mais crítico da guerra, que implicou o derrube do regime de Saddam Hussein e que custou milhares de milhões de euros, os EUA chegou a manter no país árabe 180 mil soldados.
No conflito, que se prolonga há mais de oito anos, os Estados Unidos sofreram cerca de 4.400 baixas.

FONTE: SIC NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/