terça-feira, 7 de junho de 2011

Jorge Mario

Assinatura da Lei de Educação Ambiental marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Teresópolis



Posse do Comdema é transferida para o dia 15



Teresópolis, 6 de junho de 2011 – A assinatura, pelo Prefeito Jorge Mario, da Lei Municipal que institui a Política de Educação Ambiental neste domingo, 5, na Casa de Cultura, marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente em Teresópolis. Reunindo entidades ambientais, líderes comunitários, artistas populares e convidados, a solenidade aconteceu durante a edição mensal do Projeto Cultura de Raiz, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec).



Prevista para acontecer também no domingo, a posse do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) foi transferida para o dia 15 de junho, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea).



Durante o evento, o Prefeito Jorge Mario destacou as principais conquistas ambientais garantidas pelo seu governo para o município, como a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, considerado a maior unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro, bem como o aterro sanitário licenciado, no Fischer, e a implantação da coleta seletiva de lixo, que abrange 25 bairros com o recolhimento de aproximadamente 60 toneladas de detritos por mês.



“O meio ambiente é o patrimônio maior que uma sociedade pode ter. Nosso compromisso é ter políticas públicas que façam com que as nossas florestas, encostas e rios sejam preservados e recuperados. Esse é o nosso compromisso, essa é a nossa marca de governo”, assinalou Jorge Mario, que prestigiou a programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente acompanhado dos secretários municipais Maurício Lopes (Meio Ambiente e Defesa Civil), Ronaldo Fialho (Cultura), Magali Tayt-Sohn (Educação), Denílson Moraes (Agricultura), Rogério Lippe (Governo e Coordenação), Marcos Ferreira dos Santos (Trabalho), Arthur Billé (Obras e Serviços Públicos), Rudimar Caberlon (Administração), Lis Caberlon (Planejamento) e Franscisco Gaspar (Esportes).



O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes, enalteceu as parcerias firmadas para a realização de mais uma programação especial em comemoração à Semana do Meio Ambiente. “Todo ano nós realizamos um evento em parceria com instituições que apresentam projetos ambientais no nosso município. Importante ressaltar a participação também da Secretaria de Cultura com o Projeto Cultura de Raiz, integrando esse evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente”, agradeceu, ressaltando outro marco da programação: a assinatura da lei municipal que implanta a política pública de educação ambiental em Teresópolis. “Agora poderemos trabalhar de forma mais integrada o controle de todos os programas e projetos ambientais que estão sendo realizados no município”.



O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, explicou que o Projeto Cultura de Raiz vem complementando a programação de várias datas comemorativas, como a do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Marcado pela manifestação dos artistas populares, o Cultura de Raiz vem se tornando um projeto agregador, complementando as ações de várias secretarias”, definiu.



Educação Ambiental

A Lei Municipal 3.017/2011 institui a Política Municipal de Educação Ambiental (PMAE) e tem como principal objetivo disseminar o conhecimento sobre o meio ambiente para ajudar em sua preservação, bem como utilizar seus recursos de forma sustentável. Deve estar presente, de maneira articulada, em todos os níveis e modalidades do processo da educação, formal e não-formal.



Caberá aos Conselhos municipais com atribuições em Meio Ambiente e Educação a função de supervisionar a implantação e execução da Política Municipal de Educação Ambiental. As Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, Educação e de Agricultura deverão prever recursos, em suas leis orçamentárias, para viabilizar a PMAE, ficando o Poder Executivo autorizado a firmar convênios e parcerias públicas ou privadas, para este fim.



“Na última sexta-feira aconteceu o lançamento da Agenda 21 Escolar, que vai ser o pontapé para conscientizar sobre a importância da Lei de Educação Ambiental. Tudo passa pela Educação sempre. As crianças são a semente para termos um mundo melhor, um meio ambiente muito mais completo”, concluiu a Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn.



ParceriasAs comemorações pela Semana do Meio Ambiente começaram no dia 1º de junho em Teresópolis, com a retomada do Projeto Quartas Ambientais, e prosseguiu no dia 3, com o lançamento da Agenda 21 Escolar. A assinatura da Lei Municipal de Educação Ambiental, no último domingo, encerrou a programação, na Casa de Cultura.



Também participaram das ações no domingo três instituições parceiras da Prefeitura na realização de ações ambientais: Projeto AMA Teresópolis, iniciativa do Grupo Petrópolis com foco no reflorestamento e a proteção das áreas de preservação, a 1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente da organização não governamental Padrão Águias de Aventura Objetiva, e a Brigada Comunitária do Projeto Recomeçar Teresópolis, do Viva Rio.



“Uma das nossas metas é conscientizar a população e levar conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente”, informou Leonardo de Jesus Garcia, coordenador da Brigada Comunitária do Projeto Recomeçar Teresópolis. “É importante estar presente e atuante na formação dos jovens, despertando a consciência ambiental para transformar a sociedade”, finalizou o subcomandante Celso Vilas Boas, da 1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente do Padrão Águias de Aventura Objetiva.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/