segunda-feira, 23 de maio de 2011



Prefeitura de Teresópolis prossegue com a implantação do PlanSeQ Construção Civil



Município é responsável pela coordenação do projeto de qualificação nas sete cidades atingidas pelo temporal de janeiro



Teresópolis, 23 de maio de 2011 – O Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, se reuniu na última sexta-feira, 20, com os presidentes do Sinduscon (Sindicato dos Construtores da Construção Civil), Luciano Savatone, e do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias, da Construção e do Imobiliário, Sandro Oliveira. O objetivo do encontro foi ouvir os representantes dos sindicatos sobre as principais demandas do mercado com relação à qualificação dos trabalhadores do segmento. Essas informações vão contribuir para a escolha dos cursos do PlanSeQ Emergencial Construção Civil – Região Serrana/RJ que serão oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com os governos municipais. Serão contempladas com a capacitação as sete cidades atingidas pelas chuvas de 12 de janeiro. Teresópolis terá mil vagas de capacitação.



“A proposta é que os representantes dos sindicatos nos forneçam informações a respeito das necessidades com relação à formação dos trabalhadores da construção civil. A partir daí, vamos definir os cursos a serem oferecidos em Teresópolis e também nos outros seis municípios contemplados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, visto que a nossa Secretaria ficou responsável pela coordenação regional do projeto”, pontuou o Secretário Marcos Ferreira dos Santos, ressaltando que estes cursos também têm a meta de inserção de, no mínimo, 30%, ou seja, os municípios se comprometem a ajudar os formandos a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho após o término da capacitação. A inserção será feita em parceria com o SINE Teresópolis e os próprios sindicatos.



Os presidentes dos sindicatos vão se reunir com representantes das construtoras para que eles também ajudem na montagem do perfil do trabalhador da área e apontem suas demandas, mas, de acordo com os presidentes dos sindicatos, seria importante a capacitação de pedreiros, serventes, bombeiros hidráulicos, eletricistas, ladrilheiros e carpinteiros. Os sindicatos irão enviar à Secretaria de Trabalho e Emprego um documento com as demandas e a Secretaria encaminhará então a proposta para o Ministério do Trabalho e Emprego. Os cursos gratuitos terão carga horária de 200 horas, divididas entre 40h de qualificação social e 160 de capacitação profissional. Os alunos receberão lanche, vale-transporte e material de estudo. A data de início e o local ainda serão definidos.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/