segunda-feira, 23 de maio de 2011



Estudantes mostram talento e criatividade no Festival de Bandas Escolares



Alunos aprendem a importância da alimentação saudável


Teresópolis, 23 de maio de 2011 – Sábado, 21 de maio, foi dia de festa ao som de tarol, lira e bumbo no Ginásio Pedrão, com a edição 2011 do Festival de Bandas Escolares de Teresópolis. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu mais de 300 componentes de oito bandas municipais e três estaduais. Sem caráter competitivo, o Festival promoveu a participação e o intercâmbio entre as bandas, valorizou o trabalho dos maestros e dos estudantes, além de proporcionar à comunidade escolar um dia inteiro de lazer.

Chefe da Divisão de Eventos da Secretaria de Educação, Daniela Rabello ressaltou que o Festival faz parte do calendário escolar. “É a oportunidade dos maestros e alunos mostrarem o seu talento, e as equipes diretivas e as torcidas organizadas torcerem por suas escolas”. A apresentação do grupo de dança Arte em Movimento, formado por 30 alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no Vale do Paraíso, abriu o Festival de Bandas Escolares, com coreografia livre do professor Val França. No final, todas as bandas receberam troféus de participação.

Para a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o trabalho realizado pelas bandas nas escolas municipais funciona como importante complemento pedagógico. “Os maestros passam por formação pedagógica para melhor trabalhar a música como instrumento de formação dos estudantes”, explicou, acrescentando que a renovação dos instrumentos musicais e de uniformes das bandas são compromissos da Secretaria de Educação.

O Prefeito Jorge Mario prestigiou a abertura do evento, acompanhado dos secretários municipais Rogério Lippe (Governo) e Francisco Gaspar (Esportes e Lazer). “As bandas escolares são instrumento de política pública para divulgar e incentivar a prática da música e estimular que surjam novos talentos. É o primeiro grande passo para termos, no futuro, uma grande orquestra municipal formada por alunos do nosso Ensino Fundamental. Parabéns à Secretaria de Educação, aos maestros, aos alunos e a todas as bandas escolares da nossa cidade”.

Participaram do Festival de Bandas Escolares 2011: Banda de Tambores Cavaleiros de Apollo (Centro Educacional Helena de Paula Tavares, Araras); Corporação Musical Neidy Angélica (Escola Municipal Professora Neidy Angélica de Souza Coutinho, Vargem Grande/3º Distrito); Corporação Musical Euclydes da Cunha (Colégio Estadual Euclydes da Cunha, Alto); Banda de Tambores do CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes, São Pedro); Banda de Tambores Mariana Leite Guimarães (Escola Municipal Professora Mariana Leite Guimarães, Bonsucesso/3º Distrito); Banda de Latas Reciclarte (Escolas Municipais Belkis Frony Morgado e Sebastião Branco, São Pedro); Banda Manoel Medeiros (Escola Municipal Manoel Medeiros, Vale do Paraíso); Corporação Musical Beatriz Silva (Centro Educacional Beatriz Silva, Barra do Imbuí); Corporação Musical do Colégio Estadual Lions Clube (Meudon); Banda Escolar do Colégio Estadual Presidente Bernardes (São Pedro); Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso, São Pedro).

Talento e criatividade

Instrumentos afinados, uniformes impecáveis, afinação, repertório variado e muita coreografia marcaram as apresentações das 11 bandas escolares, encantando a plateia, formada por pais de estudantes e colegas de escola. “Essa iniciativa de realizar um festival de bandas é muito válida, pois os alunos se apresentam com tranqüilidade, sem clima de competição”, opinou Val França, maestro da Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso).

“É uma boa oportunidade de mostrar o trabalho dos estudantes e promover o intercâmbio entre as bandas escolares”, completou Edmilson Mello Lima, regente da Banda de Tambores do Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes). “Tem muito aluno com vontade de participar de uma banda, mas que tem vergonha. O Festival acaba estimulando essa participação”, concluiu o maestro Vinicius Ricciardi, da Corporação Musical Euclydes da Cunha.

A motivação para participar de uma banda escolar é variada. “Tenho uma amiga na banda e também quis participar”, contou Thaissa Dias Bernardes, 16 anos, aluna do 9º ano do Cerom. “Como estou no último ano na escola, decidi fazer alguma atividade como despedida do colégio”, revelou Aline de França, 13 anos, também estudante do 9° ano no Cerom. As duas integram a banda da escola municipal.

Os estudantes aprovam a realização do Festival de Bandas Escolares. Como Guilherme Gomes Ribeiro, 18 anos, aluno do 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Euclydes da Cunha, no Alto. “Esse encontro reúne as bandas como se fossem uma grande família”, enalteceu.

Alimentação saudável

Paralelo ao Festival de Bandas Escolares, a Secretaria de Educação fez o encerramento do Projeto Alimentação Saudável, realizado com turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental, dentro da estratégia de segurança alimentar e nutricional.

Através de concurso de desenhos e outras atividades, os alunos foram conscientizados sobre a importância de substituir alimentos com excesso de calorias e escassez de nutrientes por frutas, legumes, verduras e cereais. A culminância do projeto contou com exposição de desenhos sobre o tema, estande de alimentos orgânicos e atividade recreativa com Glorinha e Renato, do Cartoon Alegria.

“Esse projeto é importante para despertar a consciência dos alunos, principalmente da zona rural, para a alimentação saudável, priorizando o consumo de alimentos orgânicos”, destacou Raquel Brum Lopes, diretora das escolas municipais Fazenda Alpina e Pedro Torres Leite, no 2º Distrito.

Os ganhadores do concurso de desenho foram os alunos José Matheus Gallo, do 5º ano da Escola José Alves Ferreira, em Santa Rosa, no 3º Distrito (Diretora Maria de Fátima Fonseca da Silva e Professora Simoni Cardinot), e Isabella dos Santos Mesquita, do 5° ano da Escola Rotary, em Pimenteiras (Diretora Maria Lúcia Fernandes Guimarães e Professora Ana Tereza Gomes de Carvalho).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/