terça-feira, 10 de maio de 2011

Defesa Civil Itinerante atende Espanhol e Jardim Féo nesta terça


Projeto registrou 405 atendimentos no Espanhol


Teresópolis, 9 de maio de 2011 – Nesta terça-feira, 10 de maio, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) continuam no Espanhol e também vão percorrer o Jardim Féo com o projeto Defesa Civil Itinerante. Um mutirão reunindo cerca de 30 profissionais, entre engenheiros e técnicos, vai atuar nos dois bairros das 9h às 17h para a emissão de laudos e de declarações de perda total de imóveis, interdição e desinterdição de residências. No Espanhol, a base do projeto, reunindo equipe administrativa, funciona na Escola Municipal Pastor Assis Cabral; e no Jardim Féo será instalada na sede da associação de moradores, onde a população poderá obter informações, solicitar atendimento e laudos.



Dando continuidade ao trabalho iniciado no Espanhol, nesta segunda, 9, o projeto registrou 405 demandas. Foram visitados os imóveis interditados preventivamente por conta do temporal de 12 de janeiro. As residências estão sendo reavaliadas para verificar a existência de risco e definir as intervenções indicadas para a liberação das casas. Já os imóveis que apresentam risco à segurança dos moradores ou danos estruturais expressivos estão sendo demarcados, com indicação de futura demolição.




Moradoras da Rua Políbio Raposo de Rezende, Leda Delgado Faria e Vera Delgado tiveram as suas casas desinterditadas. Elas aprovaram o projeto Defesa Civil Itinerante. “Muito bom, traz tranqüilidade para as pessoas que tiveram suas casas interditadas”, enalteceu Leda. “Facilita a vida das pessoas, que estão ansiosas para ter as suas residências liberadas”, completou Vera. Vizinha delas, dona Elenice Siqueira da Cunha se emocionou ao ter a sua casa desinterditada pela Defesa Civil. “É muito bom poder ter a minha vida de volta”, disse.





Já Washington Luiz Viana teve o pequeno prédio onde mora com a família dele e da esposa interditado permanentemente. Demarcado pela Defesa Civil com indicação de demolição, o imóvel se encontra em área de risco de novas quedas de barreira. “Devido à segurança da família não tiro a razão da interdição. Como poderia sair para trabalhar e deixar a minha família em casa numa situação dessas?”, ponderou Washington.



O Subsecretário Operacional de Meio Ambiente e Defesa Civil, tenente Jaime Medeiros, explicou as opções a quem teve a sua casa interditada permanentemente. Segundo ele, os imóveis são demarcados e os proprietários, encaminhados para a Emop. “Lá eles vão receber três alternativas: se inscrever no programa de compra assistida, em que o morador receberá o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só poderá ser aplicado na compra de nova moradia; se cadastrar para receber indenização do Governo Estadual ou ser encaminhado para o programa de casas populares. A demolição só acontecerá com a concordância do proprietário e após ser feito todo o processo de indenização”, explicou.





Iniciativa do Governo Jorge Mario para agilizar o atendimento dos moradores das áreas afetadas pelo temporal de 12 de janeiro, o projeto Defesa Civil Itinerante teve início no dia 18 de abril e já visitou as localidades de Cruzeiro, Ponte Nova, Santa Rita, Santana, Arrieiro, Holiday e Fazenda Alpina, na zona rural, e os bairros Caleme e Espanhol, na área urbana. Depois de passar pelo Jardim Féo, a ação será levada nesta quinta-feira, dia 12, a Poço dos Peixes, no interior.







“O projeto traz mais tranqüilidade para as pessoas, que não precisam se deslocar até a sede da Defesa Civil, na Tijuca, para solicitar atendimento. Com o Defesa Civil Itinerante, o morador tem todas as informações e documentações na hora, bem no bairro onde reside”, concluiu o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Maurício Lopes.








Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/