quarta-feira, 27 de abril de 2011



Secretaria de Educação entrega certificados do Projeto Educando com a Horta Escolar

Quatro escolas municipais e seus respectivos profissionais de Educação, entre professores, diretores, orientadores pedagógicos, serventes e merendeiras, receberam os certificados de conclusão do curso de 96 horas de formação e implantação do Projeto Educando com a Horta Escolar. Através desta iniciativa, as unidades escolares passam a atuar efetivamente na reformulação do currículo escolar, na busca de uma alimentação mais saudável, na integração com o meio ambiente e resgate da identidade do homem do campo. Integram o projeto as escolas Governador Portela (Pinheiros), Tiago Pacheco de Medeiros (Vieira), José Duarte de Magalhães (Prata dos Aredes) e Paulino Custódio de Rezende (Canoas).
O Projeto, estabelecido pela Secretaria de Educação e implantado em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e de Saúde, realiza desde análises no solo das escolas envolvidas até exames antropométricos (idade/peso/altura) nos alunos visando diagnosticar o estado nutricional dos estudantes. Segundo o professor Alex Wey, coordenador geral do Projeto em Teresópolis, esta proposta pretende uma abordagem multidisciplinar, abrangendo uma gama enorme de assuntos e valores que podem ser tratados pelos professores dentro e fora da sala de aula.
“Desde o incentivo de hábitos alimentares mais saudáveis, o valor nutricional dos alimentos e a saúde preventiva, até a abordagem de questões ambientais, incentivo do uso racional e sustentável dos recursos naturais e promoção de trabalhos escolares mais dinâmicos e participativos”, enumerou Alex, que fez questão de salientar que a horta escolar é, acima de tudo, uma horta pedagógica, além de ser orgânica e 100% natural, sem uso de produtos químicos.
A Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Carla Rabello, enfatizou a importância da consciência ambiental privilegiada no trabalho com a horta escolar neste momento de reconstrução do município após a tragédia das chuvas de janeiro. “A horta escolar vai muito além do plantio no canteiro. Antes mesmo de ser plantada a primeira semente, o projeto da horta escolar circula pela escola, englobando matemática, ciências, geometria, alimentação, saúde e educação ambiental, disciplinas imprescindíveis neste momento em Teresópolis”, lembrou Carla.
Concebido pelo Ministério da Educação, o Projeto Educando com a Horta Escolar é resultado de acordo entre a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A ação oferece uma proposta de capacitação aos agentes multiplicadores buscando o envolvimento de toda a comunidade escolar na busca de melhorias na qualidade de vida, tendo como tema central a horta escolar.
Não se trata apenas de implantar a horta escolar com o simples objetivo de produção de hortaliças, mas em incentivar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde, relação com o meio ambiente e valorização do produtor, tendo na horta escolar o eixo gerador de tais mudanças.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/