quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011



Ronaldo Fialho

Projeto Palhaço na Praça marca retomada do Cultura nos Bairros 

Com atividades de música, animação cultural, teatro de rua e contação de histórias, teve início no último domingo, 20 de fevereiro, a temporada 2011 do Projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Agregando valor às atividades realizadas na Praça Maria Corina, na Barra do Imbuí, o evento teve a participação do Projeto Palhaço na Praça, realizado pelo grupo OFF-SINA, do Rio de Janeiro, que divertiu adultos e crianças.

“O Cultura nos Bairros é um dos projetos mais bem-sucedidos da Secretaria de Cultura e, a partir de agora, receberá ainda mais o nosso incentivo, contribuindo para as comunidades com arte e entretenimento, além de descobrir e estimular artistas locais. Estamos aqui para nos solidarizarmos na reconstrução de nossa cidade, trazendo arte e entretenimento às pessoas. Vamos continuar este e outros trabalhos, elevando a cultura em Teresópolis”, comentou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, lembrando que, a partir de agora, o Cultura nos Bairros terá edições no segundo e terceiro domingo do mês, atendendo os diversos bairros da cidade.

Programação
Abrindo as atividades nesta temporada 2011, os agentes da Secretaria de Cultura encenaram o espetáculo ‘João Fazendo’, um animado esquete de teatro rua, que aborda a consciência para a ecologia e a preservação do meio ambiente. Logo depois, a cantora e repentista Wanda Pinheiro fez sucesso com canções como ‘Beijinho Doce’, ‘Estúpido Cupido’ e ‘Fuscão Preto’, que se tornaram quase uma marca do projeto.

A banda ‘Obrigada por nos ouvir’, formada por crianças abrigadas na Pousada Saint Germain, encantou o público com a congada, acompanhada dos músicos Bulo Fialho e Arnaldo Almeida, do ator Thiago Hausen e da professora Andréa Fialho. Em seguida, foi a vez do grupo ‘Encantos e Batuques’, que apresentou o melhor da congada de Minas e do baião de princesa. O evento teve ainda a participação do cantor Paulo Medeiros e da Trupe da Casa, formada pelas professoras Andréa Fialho, Jeanette Albuquerque, Mônica Botafogo e Patrícia Araújo, que fizeram contação de histórias, apresentando ‘Chapeuzinho Amarelo’, de Chico Buarque.

Grupo OFF-SINA
Por volta das 18h, teve início a segunda parte da programação, com a realização da VIII edição do projeto Palhaço na Praça – Região Serrana, encenado pelo Grupo OFF-SINA, que lotou e divertiu o público na Praça Maria Corina. As atividades foram divididas em três partes. Primeiro, se apresentou a Banda Rio, uma retreta circense. Depois, foi a vez do espetáculo de circo-teatro ‘E o palhaço o que é’, que abordou de forma lúdica e poética o universo circense, contando as travessuras e as interpretações do casal de palhaços Café Pequeno e Currupita. Por fim, já era noite quando teve início a última parte da programação, com a apresentação de ‘Hoje tem mamulengo’, teatro de fantoches encenado pelo Grupo Grão, formado pelos artistas locais Xando Pernambuco e Gustavo Agostini. Encerrando a programação, um clima saudável de carnaval, com marchinhas, palhaços e muita serpentina.

“Normalmente, nosso trabalho é voltado para situações de vulnerabilidade. Mas, com o temporal de janeiro, resolvemos adaptar o espetáculo, voltando as atenções para as vítimas. Nosso intuito foi fazer as pessoas rirem, propagando a perspectiva de um futuro melhor. Rimos porque acreditamos. E as pessoas precisam crer neste futuro”, explicou o diretor artístico do projeto, Richard Riguetti, que também interpreta o palhaço ‘Café Pequeno’. “Foi ótimo trabalhar em parceria com a Secretaria de Cultura. Só temos a agradecer. A dobradinha com o Cultura nos Bairros deu certo e fez enorme sucesso, além de agregar os artistas. Excelente”, acrescentou.

As muitas crianças e adultos que prestigiaram as apresentações aprovaram. “Foi uma tarde ótima. Este despertar da alegria nas crianças é muito importante”, comentou a dona de casa Cleuza Ferraz, que se divertiu com a filha Ana Letícia, de três anos. Rosane Dourado concordou. “Música, arte, teatro, palhaços. Nossa! Muito bom! Gostei muito. Minha filha ficou encantada”, contou Rosane, que curtiu as atividades acompanhada das filhas Maria Clara, de quatro anos, e a pequena Inês, de apenas três meses.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo. Mais de 30 comunidades foram visitadas ao longo de dois anos pelo projeto, que tem coordenação do professor Ayrton Rebello, diretor da Casa de Cultura Adolpho Bloch.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/