quinta-feira, 15 de julho de 2010

Segunda semana do Curso 'História de Teresópolis'

Segunda semana do Curso ‘História de Teresópolis’

Teresópolis, 15 de julho de 2010 - A chegada de George March, a abertura da Estrada Teresópolis-Itaipava, a Estrada de Ferro, a Estrada Rio-Teresópolis, a criação da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso): esses e outros momentos da história de Teresópolis foram abordados nesta semana, na palestra ‘Desenvolvimento’, ministrada pelo jornalista Waldair Queiroz, na segunda semana do curso ‘História de Teresópolis’.

Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, dentro das comemorações pelos 119 anos de Teresópolis, o curso ‘História de Teresópolis’ envolve um ciclo de palestras que vão até 30 de julho, realizadas sempre de segunda a sexta-feira, às 19h30, abordando diferentes aspectos da história do município.

Seguindo a programação, a professora e escritora Nely Pampillon falou sobre Educação em Teresópolis. Duas palestras abordaram a questão ambiental: “SOS Paquequer”, com o Secretário de Cultura, Wanderley Peres e “Uma Cidade na Mata Atlântica”, com o professor Nélio Paes de Barros. Finalmente, na sexta, dia 16, o artista plástico e escritor Israel Sartini ministra palestra sobre a ‘Academia Teresopolitana de Letras’; enquanto Jorge Bragança aborda o tema ‘Centro Cultural FESO Pro Arte’.

Iniciado na semana passada, o curso ‘História de Teresópolis’ já teve como convidados a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, Regina Rebello, o Secretário Wanderley Peres, e o pesquisador Romildo Pires, que falaram, respectivamente, sobre Bens Tombados, História dos Prefeitos e História dos Cartões Postais. O Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, falou sobre Turismo, tendo o acompanhamento do chefe de atendimento Henrique da Silva, e logo depois, Eduardo Breder discorreu sobre os ‘Clubes de Teresópolis’.

“É muito interessante dar oportunidade aos teresopolitanos que não conhecem a história da nossa cidade. É importante despertar as autoestima das pessoas para cuidar bem da cidade e tratar bem quem chega, pois todos nós somos fomentadores do turismo”, comentou o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh.

A programação contou ainda Waldair Queiroz, que falou sobre os ciclos de desenvolvimento do município, marcados por diversos acontecimentos, da chegada de George March à criação da Feso, por exemplo. Temas atuais também foram lembrados pelo palestrante, que ainda contou histórias de personagens e fatos curiosos, prendendo a atenção da plateia.

Quem está participando como ouvinte, não se arrepende. “Ótimo curso, com temas excelentes. Uma iniciativa que visa, cada vez mais, educar a nossa população, ajudando as pessoas a perceberem o enorme valor de Teresópolis”, comentou o artesão Naurídio Cardinot. Já o professor Rodolfo Mader ficou especialmente impressionado com a palestra sobre Desenvolvimento. “Além de pesquisador, Waldair Queiroz é um bom contador da história de Teresópolis. É encantador ouvi-lo, pois ele fala com sentimento. A gente absorve conhecimento se divertindo, de forma leve. Muito bom”, elogiou.

O curso ‘História de Teresópolis vai até 30 de julho, com palestras de segunda a sexta, sempre às 19h30, na Sala Maria Amélia Rezende – Teatro Municipal, no segundo piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Centro). Excepcionalmente, nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 13, 14 e 15 de julho, as palestras estão sendo realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro). Todo o curso está sendo transmitido pela Diário TV, Canal 4 da RCA.

Programação:

DIAPALESTRAPALESTRANTE
16ATL -Academia Teresopolitana de Letras
Pró-Arte Israel Sartini
Jorge Bragança
19Rádio Teresópolis
História do TeatroAyrton Rebello
Ayrton Rebello Filho
20A Fada de TeresópolisProf. Aniello Angelo Avella
Participação especial, professora Célia Seabra
21AgriculturaEng. Roberto Selig
22História da Música em TeresópolisFernando Mello
23Restaurantes e PoesiaIvan da Matta Machado
26Fotografia e Mario BaldiMarcos Felipe B. Lopes
27Comércio de Teresópolis
Imprensa de TeresópolisHenrique Carregal
Wanderley Peres
28Igreja Católica em TeresópolisMons. Antônio Carlos Motta
29Alpinismo e Dedo de DeusMarcelo Medeiros
30Pré-História de TeresópolisDr. Jorge Ferradeira


*Dias 13,14 e 15, às 19h30, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, à Praça Balthasar da Silveira, 91 - Várzea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/