quinta-feira, 15 de julho de 2010
Alunos do PanSeQ Turismo demonstraram suas habilidades técnicas
Seminário “O Mundo do Trabalho” reúne 500 participantes
Alunos do PanSeQ Turismo demonstraram suas habilidades técnicas para empresários e convidados
Teresópolis, 15 de julho de 2010 - Cerca de 500 pessoas entre alunos e convidados, empresários e representantes de entidades participaram do Seminário “O Mundo do Trabalho”, atividade do curso do Planseq Turismo – Plano Setorial – Ministério do Trabalho e Emprego, que vem acontecendo em Teresópolis desde maio. O evento, projetado e realizado pela ADIS (Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável), em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, aconteceu na noite desta quarta-feira, 14, no Hotel Alpina, e contou com as presenças dos Secretários do Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, de Turismo, Michel Al Odeh e de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje, além do Vereador Waguinho.
Na ocasião, os alunos puderam demonstrar seus conhecimentos técnicos, adquiridos durante o curso, que tem previsão de formatura para final de agosto. Empresários tiveram a oportunidade de conhecer, pessoalmente, o que é o projeto, quem são os seus futuros profissionais e sua capacitação para o mercado de trabalho.
Os alunos de telemarketing convidaram as pessoas por telefone, os de recepção de hotel receberam os convidados, além de cuidar da logística do seminário, e os orientadores turísticos montaram um stand no local sobre o turismo de Teresópolis, com sugestões de novos roteiros. Os participantes das aulas de arrumadeira e camareira cuidaram da higienização e decoração do espaço, os aprendizes de gastronomia ficaram responsáveis pelo buffet e os auxiliares de garçom serviram os convidados. Todos os trabalhos foram executados pelos próprios alunos.
Para o Secretário do Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, os cursos são um investimento do Governo Jorge Mario na população de Teresópolis. “Fico satisfeito em ver essas pessoas aproveitando esta oportunidade de crescimento profissional que posteriormente vai culminar, também, no desenvolvimento econômico e social da cidade”, afirmou o Secretário Municipal do Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos.
Segundo o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, os cursos do PlanSeQ chegaram em boa hora. “O fluxo do turismo em Teresópolis tem aumentado muito nos últimos tempos e, por isso, temos a necessidade de mão de obra qualificada dos hoteleiros e da rede gastronômica, que também dobrou de alguns anos para cá. O PlanSeQ veio na hora certa. Acredito que nos próximos 12 meses a carência neste setor será suprida rapidamente com esses novos profissionais”, declarou o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh
“As empresas de Teresópolis têm seu crescimento limitado, por vezes, devido este déficit de mão de obra especializada”, avaliou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje. Segundo ele, “todo este treinamento vai refletir diretamente na melhoria dos serviços que as empresas poderão prestar no futuro, gerando, com isso, melhor qualidade no serviço, maior faturamento e consequentemente um desenvolvimento maior para o município”.
Para o Presidente do Sincomércio, Igor Edelstein, capacitação e treinamento são benefícios para qualquer trabalhador em qualquer área. “Estou muito feliz em ver todo esse público já comemorando essa vitória. E nós, do Sincomércio, estamos satisfeitos porque encontramos junto à Prefeitura um vetor que vai canalizar a entrada de mais cursos para cidade”, ressaltou Igor. O representante da Firjan em Teresópolis, Hélio Neves, afirmou que a parceria com a Prefeitura já é uma realidade e que a entidade está à disposição para outros cursos de capacitação em outras áreas. “Os cursos criarão profissionais habilitados para atender a demanda turística daqui por diante em eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, pontuou.
A professora Rejane Bastos disse que um dos pontos mais importantes do curso foi o conhecimento sobre a cidade que os alunos adquiriram durante o curso. “Como a maioria dos teresopolitanos, eles também não conheciam bem a cidade. Quando você descobre as maravilhas de Teresópolis, você se surpreende com o potencial turístico da cidade”, comentou Rejane. Para o aluno do curso de orientador turístico, Bruno de Souza Nogueira, de 28 anos, a capacitação criou uma nova perspectiva de trabalho. “Sinto-me mais seguro em ficar na cidade e construir um futuro profissional melhor para mim”. Monique Santos de Carvalho também avaliou o curso. “Estou fazendo aulas de recepcionista de hotel. O curso é tão bom que tenho a certeza de uma futura colocação no mercado de trabalho”, disse.
Os cursos oferecidos pelo Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional, do Governo Federal, são de arrumadeira, camareira e recepcionista de hotel; confeiteiro; auxiliar de garçom; orientador turístico; cozinheiro; operador de telemarketing; e pizzaiolo. Teresópolis foi contemplada com o PlanSeQ Turismo graças à articulação do Prefeito Jorge Mario junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Ao final do seminário todos os presentes foram convidados para um lanche feito pelos próprios alunos. Depois de formados, os empresários interessados em contratá-los poderão acessar os currículos pelo site www.adis.org.br, ou cursos@adis.org.br. A meta do projeto é que pelo menos 30% dos alunos estejam empregados ao final da qualificação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/