quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prefeitura abre o Circuito da Memória neste sábado

Teresópolis, 30 de junho de 2010 - Dentro das comemorações pelo 119º aniversário de Teresópolis, a Prefeitura inaugura neste sábado, dia 3 de julho, às 18h, o Circuito da Memória Municipal. Organizadas pela Secretaria de Cultura, seis exposições farão abordagens variadas da nossa história, realizadas em cinco locais diferentes, com inauguração simultânea no dia 3 e período de visitação até 31 de julho, acompanhando o calendário festivo dos 119 anos.

“Preocupada com a memória municipal, a Secretaria de Cultura elaborou uma programação específica para as comemorações pelos 119 anos de Teresópolis. Mais do que exposições, as mostras serão um grande reflexo do próprio município, divulgando sua história ao seu próprio povo”, explica o Prefeito Jorge Mario.

Curador das exposições, o Secretário Wanderley Peres lembra que o Circuito da Memória, além do deleite das imagens antigas, sempre apreciadas pelo público, vai oferecer também muita informação sobre a nossa história. “Quando uma sociedade sabe do seu passado ela se conhece melhor, se gosta mais. Teresópolis tem uma bonita história e que precisa ser melhor divulgada. O Circuito da Memória que estamos mostrando neste mês de julho será uma ótima oportunidade para esse conhecimento”, explica.

Na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), será realizada a segunda edição da Exposição ‘Documento Primário’. Sucesso em 2009, com recorde de público, a mostra terá edições únicas, algumas raríssimas, de jornais que fizeram parte da imprensa de Teresópolis desde seu início, há mais de 100 anos, até os dias de hoje. Também na Casa de Cultura, na área de acesso aos espaços internos, outra exposição no mesmo período será a ‘Foto Legenda’, mostrando imagens que ficaram gravadas na memória municipal e que estavam esquecidas nas gavetas dos acervos fotográficos.

Já no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto), estará aberta à visitação a exposição ‘Cores da Cidade’, mostra coletiva que vai reunir cerca de 20 pinturas assinadas por diversas artistas plásticos de Teresópolis, confeccionadas em diversos estilos e abordando a paisagem local.

Na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), o público poderá conferir a exposição ‘Cartão Postal’, que vai mostrar uma coleção rara de cartões postais antigos, mostrando cenas da cidade e lembrando tradicionais pontos turísticos em Teresópolis, fotografados em épocas remotas. Também será mostrado um painel pintado por artistas da Soarte, interpretando postais antigos de Teresópolis.

No centro da cidade, uma tenda será montada na Calçada da Fama, onde será exposta a mostra ‘A cidade e o tempo – fotografias de ontem e hoje’. No local, o público poderá conferir em displays cerca de 30 fotografias comparativas de uma mesma cena, ressaltando como era o local no início do século XX e como é hoje, na atualidade.

Finalmente, na sede da Prefeitura de Teresópolis, a última das exposições que, em função de sua importância, será a única a ser inaugurada no dia 6 de julho, às 13h, e não no dia 3, como as demais. Completamente reformulada, a nova Galeria de Prefeitos será montada nas paredes da área de circulação do segundo piso do Palácio Teresa Cristina – sede do Governo Municipal – e ficará exposta em caráter permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/