quarta-feira, 30 de junho de 2010

NOTÍCIAS GERAIS

Aldo Rebelo

Código Florestal vai impedir desmate em pequena propriedade, diz Rebelo


Versão atualizada do Código Florestal impedirá novos desmatamentos em pequenas propriedades, de até 4 módulos fiscais, que ficarão liberadas da exigência de recuperar a vegetação nativa em uma parcela de 20% dos imóveis. A alteração foi anunciada ontem pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e tenta contornar resistências à proposta. "Vou deixar claro que a dispensa da reserva legal se aplica apenas para efeito de recomposição. A intenção é proteger a vegetação nativa remanescente", afirmou.  A nova versão do relatório só será apresentada na próxima segunda-feira, dia em que a proposta deve ser votada.  O relatório original de Rebelo liberou 90% das propriedades rurais do País da necessidade de proteger ou recompor áreas de reserva legal. Ficavam isentas as propriedades de até 4 módulos fiscais, assim como uma parcela de até 4 módulos dos demais imóveis. O tamanho do módulo varia de município para município e é maior na Amazônia.  O dispositivo foi entendido como uma liberação para novos desmatamentos em grandes dimensões. O resultado poria em risco as metas de corte das emissões de gases do aquecimento global. "Não há espaço para novo desmatamento", disse ontem o deputado.

Fonte: Marta Salomon - O Estado de S.Paulo




Jutahy Magalhães

DEM já está disposto a ceder vice


Na véspera da Convenção Nacional do seu principal aliado, o PSDB tentava buscar uma saída ontem para salvar a aliança com o DEM. Os tucanos resistiam à ideia de rever a indicação do senador Álvaro Dias (PR) para vice do candidato à Presidência José Serra. O DEM insistia que o cargo ficasse com um nome do partido, mas estava disposto a ceder. Depois de 48 horas de discussões, a aliança entre os dois partidos está praticamente selada e será anunciada durante a convenção, que acontece hoje em Brasília, a partir das 8 horas. O impasse, porém, está nos termos desse acordo. Os tucanos insistiam no modelo de uma chapa puro-sangue tendo Dias como vice. Avaliam que o senador agrega mais de 1 milhão de votos, além de fortalecer o palanque de Serra num Estado estratégico como o Paraná. Mas, desde que o nome de Dias foi apresentado, na semana passada, setores do DEM resistem a compor a aliança. Eles alegam que não foram consultados e dizem que a indicação deve ser do DEM. "Certeza, não se pode dizer que sim. Mas sou otimista", admitiu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao deixar o encontro entre as cúpulas do PSDB e do DEM, quando questionado sobre a manutenção da aliança. Chamado para ajudar nas negociações, FHC deixou o encontro sem conseguir o recuo do partido aliado. Para os tucanos, a dobradinha PSDB-DEM já mostrou-se desgastada do ponto de vista eleitoral. Acham que um quadro tucano daria um caráter mais progressista para a chapa. Mas as duas legendas apostavam num acordo. Os tucanos porque precisam do tempo de TV do DEM e do apoio político em Estados importantes onde o aliado tem forte base, como Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Para o DEM, o fim da aliança representaria o enfraquecimento nacional da legenda. "Houve uma condução ruim do processo. É preciso consertar isso. Esse que é o nó", declarou o senador José Agripino Maia (DEM-RN), presente no encontro. Na reunião de ontem, na casa do prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM), o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, assumiu que houve um equívoco no processo de escolha de Dias. Os tucanos consultaram PPS e PTB, e a informação acabou vazando antes de o nome passar pelo crivo oficial do DEM. Os dois partidos corriam contra o tempo ontem para resolver o impasse. "O DEM tem toda vontade de estar na aliança, agora o partido tem que estar unido. O nome não é importante, o importante é a tese", afirmou o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), em relação à participação do seu partido na chapa tucana. Para Agripino, o jogo "tem de ser zerado". "Nossa preocupação é que aquilo discutido lá atrás se reproduza", disse. Ou seja, que o DEM participe da discussão e coloque nomes do partido para que Serra escolha.
Questionados sobre o fato de que o PSDB resistia a um recuo na escolha de Dias, os líderes do DEM lembraram da eleição de 1994. À época, o indicado para ser vice de FHC fora o de Guilherme Palmeira, então no PFL. Mas houve denúncias envolvendo-o, o que acabou contribuindo para que a escolha fosse mudada. Marco Maciel (DEM) foi o indicado. Com o tempo de negociação se esgotando, já que amanhã termina o prazo para que o DEM homologue a chapa na convenção, ficou acertado que a reunião seria aberta em Brasília hoje, no hotel Gran Bittar, a partir das 8, e prosseguiria até a formatação dos termos do acordo. Se preciso, até a meia-noite - prazo fatal para que a legenda defina uma solução. "Vamos trabalhar até o último minuto para encontrar uma solução", afirmou Rodrigo Maia, já adotando o tom mais brando, depois que as negociações avançaram entre os dois partidos. "Acredito que a lógica e a racionalidade vão prevalecer", disse o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), um dos coordenadores da campanha tucana. "Te garanto que vamos estar com Serra", resumiu o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC).
Diante das dificuldades para fechar o acordo, Dias adotou no início da noite uma postura de cautela. "Não posso desistir do que não existe. Não tem uma designação oficial do meu nome." A hesitação de Dias estimulou a bolsa de apostas para um novo vice, movimento considerado improvável por líderes tucanos. Logo pela manhã, Agripino propôs ao PSDB a retirada do senador do Paraná e, em seu lugar, a indicação do ex-ministro tucano Pimenta da Veiga. À tarde, também foi aventado o nome de Marco Maciel. "Querem tirar um vice que tem força eleitoral comprovada e trocar por um vice inominado", observou Jutahy.

Fonte: O Diário - Online




David Villa

Espanhóis devolvem provocação e citam show de Villa em "tourada"


Sem muitas dificuldades, a seleção espanhola venceu Portugal por 1 a 0 e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, na última terça-feira. Assim, os espanhóis devolveram a provocação dos portugueses e comemoraram a atuação do autor do gol, o "toureiro" David Villa, destaque das capas dos jornais do país desta quarta.  O AS traz como manchete a palavra "toureiros!" com uma foto do artilheiro e diz que a "Espanha fez Portugal dançar e se classificou com outro gol de Villa". Segundo ele, "a perfeição chegou após a troca de Llorente por Torres". O periódico ainda acrescentou que "os campeões estão de volta".  Na apresentação da partida, na terça, o jornal português Record havia estampado o meia-atacante Cristiano Ronaldo fintando um touro, com a manchete "hoje, grande faena (show de tourada)". Outro jornal esportivo espanhol, o Marca traz uma imagem de David Villa comemorando o gol e o título "esta é minha Espanha", afirmando que a seleção "recupera o ritmo e o toque que fizeram dela a melhor do mundo".  "Partidaço estratosférico de Villa. Seu gol rompeu a retranca de Portugal", escreveu a publicação, destacando as boas atuações de Xavi (eleito melhor da partida), Sérgio Ramos e Llorente, que substituiu o apagado Fernando Torres no segundo tempo do duelo.  No El Mundo Deportivo, a manchete é "genial!", enquanto o Sport, de Barcelona, traz a expressão "que maravilha!" em sua capa, sem deixar de lembrar que Villa, que fez seu quarto gol no Mundial, é reforço do Barcelona para a próxima temporada europeia.  Na imprensa generalista, o autor do gol contra os portugueses também dominou as capas, deixando a crise econômica em segundo plano.  "A Espanha começa a sonhar" destaca o El País, enquanto o El Mundo afirma que "Villa relança o sonho da Espanha".

Fonte: Terra Brasil


Anthony Garotinho

Eleições: PR faz hoje convenção com Garotinho candidato graças ao TSE


Depois de adiada duas vezes, a convenção do PR, enfim, acontece hoje - até porque, se não for hoje, não será mais, por causa do fim do prazo dado pela Justiça Eleitoral. Diante dos adiamentos e da incerta candidatura de Anthony Garotinho, o encontro acontecerá na sede do partido, na Avenida Rio Branco. O próprio Garotinho já não parecia lá muito animado. No fim da tarde de ontem, em seu blog, ele anunciou a convenção como "apenas um ato formal", já que "as decisões políticas mais importantes estão tomadas". Garotinho sequer citou sua própria candidatura e disse apenas que "o partido terá chapas próprias, para deputado federal e estadual". A decisão mais importante, porém, veio no fim da noite de ontem das mãos do ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que concedeu liminar ao ex-governador e permitiu, assim, o registro de sua candidatura ao governo do estado. Com isso, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que o tornou inelegível, fica suspensa até o julgamento do recurso no próprio TSE.  Resta agora auferir o estrago causado - nas alianças e nos eleitores - pelo julgamento do TRE. Fato é que as orelhas do governador Sérgio Cabral prometem arder bastante daqui a pouco, a partir das 9h.

Fonte: Extra Online – Felipe Sález


Cristiano Ronaldo

 
CRISTIANO RONALDO PROCURA EVITAR UM FUTURO MAL ENTENDIDO ENTRE LE E CARLOS QUEIROZ

Chateado com a eliminação de Portugal na Copa do Mundo frente à Espanha, Cristiano Ronaldo, ao ser indagado sobre as razões da queda, respondeu na saída de campo para os repórteres perguntarem a Carlos Queiroz. Posteriormente, o craque esclareceu a declaração dizendo que não tinha a intenção de jogar a responsabilidade nas costas do técnico e pediu para que não se criasse uma suposta briga ou desavença entre ambos.  - Quando disse para perguntarem ao treinador, foi simplesmente porque Carlos Queiroz estava na coletiva e os jornalistas podiam escutar as suas explicações, porque eu não me sentia em condições para explicar o que quer que fosse. Sou um ser humano, estou triste e tenho o direito de sofrer sozinho. Jamais pensei que aquela simples e inocente frase provocasse tanta polêmica. Por isso peço que não encontrem fantasmas onde não existem - falou ao site da Gestifute.  O atacante ainda tentou explicar o tamanho da decepção após a derrota de 1 a 0 para a Espanha que marcou a despedida de Portugal da Copa do Mundo da África do Sul.  - Sinto-me destroçado, completamente desolado, frustrado e com uma tristeza inimaginável - contou.

Fonte: Lancepress - Globo



Larry King
 
Larry King vai deixar a TV nos EUA neste ano


Um dos mais importantes apresentadores de televisão dos Estados Unidos Larry King, figura emblemática da rede CNN há 25 anos, vai deixar o seu programa de meio século entrevistando personalidades, segundo disse o próprio jornalista e divulga a France Press.  Larry King, de 76 anos, e cujo nome verdadeiro é Lawrence Harvey Zeiger, anunciou que vai deixar os estúdios da CNN no final deste ano. "Falei com as pessoas aqui na CNN e lhes disse que queria terminar com o "Larry King Live" no outono e felizmente a CNN aceitou", disse o apresentador antes de começar seu programa desta terça, 29. King que chegou a anunciar o seu divórcio de Shawn Southwick, de 50 anos, em abril, pouco depois disse que eles haviam se reconciliado, enquanto a revista People publicava uma reportagem sobre uma suposta tentativa de suicídio da esposa do apresentador. Shawn é a sétima esposa de King, e este seria o oitavo divórcio do apresentador, que se casou e se divorciou duas vezes de Alene Akins, em 1963 e 1972. Sobre o término de seu programa, King garantiu que vai continuar apresentando programas especiais sobre importantes assuntos nacionais e internacionais, na rede CNN, onde realizou mais de 40 mil entrevistas em 50 anos de carreira.

Fonte: O Estadão - Online





ONU examina acordo nuclear


Madri. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, debateu, ontem, com o ministro de Relações Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, os efeitos do recente acordo nuclear assinado por Irã, Brasil e Turquia. O documento determina parâmetros para a troca de urânio iraniano por combustível nuclear. Amano está na Espanha para participar dos atos comemorativos pelo 30º ano do Conselho de Segurança Nuclear, órgão regulador de energia atômica do país. O diretor-geral foi recebido também pelo rei Juan Carlos no Palácio da Zarzuela. Segundo o ministério espanhol, a reunião se centrou "nas principais questões nas quais a AEIA trabalha" atualmente. Entre elas citou a situação do acordo assinado por Irã, Brasil e Turquia em 17 de maio, que prevê a troca em território turco de 1.200 kg de urânio iraniano levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado ao reator de pesquisas médicas. Em outubro passado, as potências e o Irã chegaram a uma proposta de acordo que previa a troca, mas o texto impunha o fim do enriquecimento de urânio em solo iraniano, o que não está incluso no documento patrocinado pelo Brasil. O Irã rejeitou a proposta e manteve o enriquecimento, o que levou a novas sanções contra seu controverso programa nuclear. Moratinos explicou a Amano os acordos do conselho europeu e as negociações na União Europeia (UE) sobre o novo regime de sanções ao Irã, depois de sua aprovação pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, como informou o comunicado do ministério. O ministro iraniano das Relações Exteriores, Manoucher Mottaki, afirmou, ontem, que o adiamento do diálogo não deve afetar uma eventual troca de urânio. O urânio enriquecido pode ser utilizado tanto para produção de energia nuclear (a 20%, como o Irã diz enriquecer) quanto para a fabricação de bombas (a 90%, algo que analistas duvidam que o Irã tenha tecnologia para fazer). Os EUA e seus aliados acusam o Irã de esconder um programa de fabricação de armas nucleares em seu programa. Irã nega e diz ter apenas fins pacíficos. O Brasil, que buscou nos últimos meses protagonismo nas negociações, defende que Teerã tem direito de manter um programa nuclear pacífico.

Fonte: Dário do Nordeste - SUSANA VERA/REUTERS




PF apreende diplomas falsos em MS


Diplomas falsos, históricos escolares, documentos pessoais de estudantes e computadores foram apreendidos ontem pela Polícia Federal em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e em Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.Amanhã, o volume e os tipos de documentos serão apurados na Superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, onde o caso está centralizado. Foram cumpridos ontem 59 mandados de busca e apreensão. Não havia previsão de prisões, mas um homem foi detido em um bairro nobre da capital sul-mato-grossense.  No imóvel que pertence a este homem foi encontrado pelos agentes federais um lote de pedras preciosas e semi-preciosas sem qualquer documentação. O proprietário foi detido e levado para a sede da PF. Seu nome não foi revelado.  A ação, denominada Operação Formatura, foi desencadeada após investigações iniciadas em 2008, quando dezenas de pessoas lesadas por um grupo de escolas que ministravam cursos a distância fizeram a denúncia à PF. Parte do grupo havia sido identificado pela Delegacia do Consumidor (Decon) de Mato Grosso do Sul. Foram localizados 24 estabelecimentos responsáveis pelos diplomas falsos, todos ligados à Paulistec, que teve a sede em Campo Grande fechada pela Polícia Civil no dia 31 de maio.

Fonte: João Naves de Oliveira - O Estado de S.Paulo





Pelos números, Brasil e Holanda prometem equilíbrio


Depois de encarar retrancas, jogo pegado e adversário aberto, o Brasil enfrenta pela primeira vez nesta Copa do Mundo um adversário que promete adotar um estilo semelhante ao implantado por Dunga. Pelo menos é isso o que mostram as estatísticas dos pentacampeões e dos holandeses neste torneio na África do Sul. Em quatro jogos disputados pelas duas seleções, há um equilíbrio nos principais critérios. O Brasil, por exemplo, balançou as redes oito vezes, apenas uma a mais que a Holanda. Já as defesas só sofreram dois gols cada uma. E, se Dunga manifestou preocupação com as faltas cometidas pelos adversários sobre os brasileiros, desta vez não deve ter problemas. A Holanda fez 63 infrações no Mundial, apenas cinco a mais que o Brasil. A maneira de desenvolver o jogo também é bem parecida, com ênfase no toque de bola e na velocidade. Enquanto a seleção canarinho trocou 2.423 passes neste Mundial, a Laranja teve 2.334. O Brasil até arriscou mais chutes (74 contra 58), mas a pontaria iguala as equipes, pois foram 27 conclusões da equipe verde e amarela contra a meta adversária, um pouco abaixo dos 29 arremates dos holandeses. Na sexta-feira, às 11 horas (de Brasília), o equilíbrio dos números das equipes será colocado em jogo. Pelas quartas de final da Copa, Brasil e Holanda duelam no estádio Nelson Mandela Bay.

Fonte: Gazeta Press – Abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/