quarta-feira, 14 de abril de 2010

RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO


EM 1974 A HOLANDA ASSOMBRA, MAS É A ALEMANHA OCIDENTAL QUEM GANHA A COPA DO MUNDO
CARTAZ PROMOCIONAL DA COPA DE 1974 NA ALEMANHA OCIDENTAL


A Copa do Mundo de 1974 foi realizada na Alemanha Ocidental e era a primeira Copa em que o Troféu FIFA estava em jogo, já que em 1970, por ter sido campeão do mundo pela terceira vez, o Brasil havia ficado com a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Depois de duas aparições apagadas nas Copas de 1934, na Itália e 1938, na França, a Holanda vinha para o seu terceiro mundial, com grande parte dos seus jogadores, pertencendo ao Ajax e ao Feyenoord, clubes que desde o começo da década de setenta vinham fazendo ótimas campanhas, nas diversas competições européias, tendo os dois conquistados naquele período a competição de clubes mais importante da Europa, a Taça dos Campeões, mostrando assim a evolução do futebol holandês. Mas antes da Copa começar a Holanda ainda não era considerada favorita, boa parte da mídia internacional, destacava o Brasil tri campeão mundial e a poderosa Alemanha Ocidental, a anfitriã, com os grandes favoritos, ficando a Holanda e a Polônia, como as grandes expectativas para o evento. Cada uma dessas quatro equipes estava em um grupo diferente nas oitavas de final; A Alemanha Ocidental estava no Grupo I, junto com a Alemanha Oriental, o Chile e a Austrália; o Brasil estava no grupo II, tendo a companhia da Iugoslávia, da Escócia e do Zaire; a Holanda estava no grupo III, junto com o Uruguai, a Suécia e a Bulgária; a Polônia estava no grupo IV, tendo a companhia da Argentina, da Itália e do Haiti. Na abertura da Copa, em jogo realizado em Frankfurt, no dia 13/06/1974 houve empate, Brasil 0X0 Iugoslávia, jogo válido pelo grupo II. No dia seguinte em Berlim, a Alemanha Ocidental, com grandes jogadores como o Beckembauer; o goleiro Maier; os atacantes Müller e Overath, e outros, venceu o Chile por apenas 1X0, ocasião em que foi mostrado o primeiro cartão vermelho na história das Copas do Mundo e foi para Carlos Caszely, do Chile. No dia 15/06/1974, estrearam as grandes incógnitas. A Polônia jogando em Stuttgart derrotou a Argentina por 3X2, enquanto a Holanda, em Hannover, dava um show de bola, vencendo por 2X0, o Uruguai. A Copa do Mundo prosseguiu, com a Polônia vencendo as três partidas do seu grupo. A Holanda por sua vez em seu grupo, já começava a assombrar o mundo, com a tática do famoso “Carrossel Holandês”, que era um futebol total, com todos os jogadores, se deslocando constantemente, deixando tontos os adversários, além de efetuar com precisão absoluta a famosa linha de impedimento, que eles mesmos haviam criado e que sempre deixava os jogadores adversários em posição ilegal para as conclusões ao gol.

CRUYFF,CRAQUE GENIAL DA SELEÇÃO DA HOLANDA

Os principais jogadores holandeses eram o genial Cruyff, e também Neeskens, Krol, Rep, Rensenbrink e outros. Na verdade o time holandês, comandado pelo grande técnico Rinus Michels, do goleiro a ponta esquerda, incluindo os reservas, era formado por jogadores espetaculares. 
NEESKENS,OUTRO CRAQUE HOLANDÊS

Assim a “Laranja Mecânica”, como ficou conhecida a seleção da Holanda, em função da cor do seu uniforme, passou para a segunda fase da competição, em primeiro lugar no seu grupo, apesar de ter empatado, com a Suécia. Em seu grupo a Alemanha Ocidental passou para a segunda fase, no segundo lugar em seu grupo, já que foi surpreendida pela Alemanha Oriental, perdendo por 1X0. O Brasil, em seu grupo teve grandes dificuldades para se classificar em segundo lugar, e se classificou graças ao saldo de gols, um a mais que a Escócia, a Iugoslávia foi a primeira colocada no grupo, também pelo saldo de gols, já que Iugoslávia, Brasil e Escócia, empataram os jogos realizados entre si e os três ganharam do Zaire, a Iugoslávia venceu por 9X0, numa as três maiores goleadas em Copas do Mundo, a Escócia venceu por 2X0 e o Brasil venceu por 3X0, neste jogo, o ponta direita Valdomiro, da seleção brasileira, fez o gol salvador aos trinta e ses minutos do segundo tempo. A segunda fase da competição, as quartas de final, foi dividida em dois grupos. No grupo “A” Brasil, Holanda, Argentina e Alemanha Oriental e no grupo “B”, Iugoslávia, Suécia, Polônia e Alemanha Ocidental. Se na primeira fase, a Holanda já havia sido espetacular, mostrando um futebol magnificamente bem jogado, na base do famoso “Carrossel Holandês” e usando com absoluta precisão a linha de impedimento, na segunda fase, as quartas de final, grupo “A”, a Holanda arrebentou com os esquemas táticos de seus adversários, assim atropelou Argentina por 4X0 e não tomou conhecimento nem da Alemanha Oriental, nem do Brasil, vencendo ambos por 2X0, embora o Brasil tenha ainda oferecido alguma resistência segurando no primeiro tempo o placar inalterado, embora, fosse evidente a superioridade da equipe holandesa. Mas no segundo tempo o Brasil acabou sucumbindo, com Neeskens e Cruyff marcando os gols da Holanda. Assim, a Holanda ia para a decisão da Copa do Mundo e o Brasil que havia derrotado a Alemanha Oriental e a Argentina iria decidir o terceiro lugar. No grupo “B”, a Alemanha Ocidental parecia que havia se recuperado da derrota na primeira fase da competição e venceu a Iugoslávia e a Suécia, por 2X0 e 4X2, respectivamente e agora jogaria toda a sua sorte contra a Polônia, que também havia derrotado a Suécia e a Iugoslávia. Em um jogo duríssimo comandos pelo espetacular jogador Beckembauer, apelidado de “Kaiser”, por sua grande categoria, a Alemanha Ocidental, venceu da Polônia, por 1X0, gol feito no segundo tempo jogo por Müller, grande atacante, artilheiro da Copa do Mundo no México. 
GERD MÜLLER,CRAQUE E ARTILHEIRO DA SELEÇÃO DA ALEMANHA OCIDENTAL

Assim a Alemanha Ocidental iria também decidir o título, enquanto a Polônia ia decidir o terceiro lugar. No sábado, dia 06/07/1974, em Munique, a Polônia venceu o Brasil por 1X0, gol de Lato, no segundo tempo e ficou com o terceiro lugar. No domingo, dia 07/07/1974, Alemanha Ocidental e Holanda foram para o gramado do Estádio de Munique, onde diante de um grande público, decidiriam a Copa do Mundo, a essa altura da competição, a Holanda já era considerada a grande favorita ao título e até mesmo os torcedores alemãs ocidentais reconheciam isso e sabiam que uma vitória alemã seria quase uma surpresa, embora contassem com grandes jogadores, como Beckembauer, o goleiro Sepp Mayer e outros. 
BECKEMBAUER, O ''KAISER'' ,CRAQUE E CAPITÃO DA SELEÇÃO DA ALEMANHA OCIDENTAL EM DUAS COPAS

Mal a partida começou, tendo a Holanda dado a saída e sem que nenhum jogador alemão tivesse tocado na bola, Cruyff invadiu a área e foi derrubado por Vogts, pênalti contra a Alemanha Ocidental, com menos de um minuto de jogo. Neekens bateu e fez 1X0 para a Holanda, agora, parecia ter ficado mais evidente que a Holanda seria a campeã, porém os holandeses pareciam ter se acomodado demais com a vantagem e passaram a tocar a bola, buscando pouco o gol adversário, a Alemanha Ocidental por sua vez cresceu na partida e aos vinte quatro minutos, foi a vez de Hölzenbal da Alemanha Ocidental, invadir a área e ser derrubado pelo holandês Jansen, pênalti que Breitner cobrou e empatou o jogo. Ainda no primeiro tempo, aos quarenta e três minutos, o grande atacante alemão, artilheiro da Copa anterior, Muller, recebeu na área girou e atirou marcando o segundo gol da Alemanha Ocidental, logo depois o juiz deu por encerrado o primeiro tempo. As equipes voltaram para a etapa complementar e a Holanda não era nem sombra do que havia sido nas partidas anteriores, enquanto que a Alemanha Ocidental, bem postada dominava o adversário e assim a partida chegou ao seu final, com a Alemanha Ocidental, campeã, enquanto a Holanda ficava com o vice campeonato, A Polônia já havia conquistado a terceira colocação e o Brasil foi o quarto colocado, o artilheiro da Copa foi o polonês Lato com sete gols.
Principais lances da final de 1974,entre Alemanha Ocidental e Holanda,em Munique:

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/