quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

TERESÓPOLIS UMA PREFERÊNCIA NACIONAL ENTRE OS FAMOSOS

EX-GOVERNADOR CELSO PEÇANHA DIVIDE SEU TEMPO ENTRE TERESÓPOLIS E RIO DE JANEIRO





A pintura de Giovanni Gargano,retrata o Dr. Celso Peçanha quando Governador do antigo Estado do Rio de Janeiro

Celso Peçanha nasceu em Campos dos Goitacazes-RJ em 02/08/1916, advogado, jornalista, professor e político nacionalmente conhecido, divide o seu tempo entre o Rio de Janeiro e Teresópolis, onde possui uma casa situada na rua Carmela Dutra, Várzea. É comum encontrarmos o Dr. Celso Peçanha nas ruas da cidade, em especial nas proximidades da Rua Francisco Sá e no Restaurante Guaira, onde além de fazer suas refeições, Dr. Celso Peçanha, encontra amigos e antigos correligionários.
Em 1938, Celso Peçanha ingressou na faculdade de direito em Niterói e foi vice-presidente da UNE - União Nacional dos Estudantes.
Em 1943, ingressou na vida política sendo nomeado Prefeito da cidade de Bom Jardim – RJ, pelo então Interventor do antigo Estado do Rio de Janeiro, Ernani do Amaral Peixoto.
Anos mais tarde o Dr. Celso Peçanha foi eleito Prefeito da cidade de Rio Bonito-RJ, sua gestão até hoje é elogiada naquele município, pelas diversas obras lá implantadas, entre elas a criação da Biblioteca Municipal de Rio Bonito. Muito querido pelos eleitores daquela cidade o Dr. Celso Peçanha, foi eleito mais duas vezes Prefeito naquele município.
Em 1950, foi eleito Deputado Federal pelo antigo Estado do Rio, na legenda do PTB, sendo reeleito quatro anos mais tarde, em 1954, para o mesmo cargo.
Em 1958 foi eleito Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro pelo PSD – Partido Social Democrático e em 1961 assumiu o cargo de Governador do Estado do Rio de Janeiro em substituição ao Dr. Roberto Silveira que, havia falecido tragicamente, em decorrência de um desastre de helicóptero. Em 1962, no mês de julho, deixou o Governo do Estado para se candidatar-se a uma cadeira no Senado, sendo substituído no cargo pelo então presidente da Assembléia Legislativa, o Sr. José de Carvalho Janotti, outra figura histórica no município de Teresópolis. Derrotado nas eleições do Senado da República, o Dr. Celso Peçanha afastou-se então da vida pública, por muitos anos, para dedicar-se apenas as suas atividades como procurador do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1978, voltou à vida pública, sendo eleito Deputado Federal pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro. Com o fim do bipartidarismo, retornou ao seu partido de origem o PTB – Partido Trabalhistas Brasileiro, sendo reeleito para o cargo de Deputado Federal.
Junto com a esposa Hilka Peçanha, fundou a Associação Filantrópica Educacional, Hilka e Celso Peçanha, em Pé Pequeno, bairro de Santa Rosa, Niterói.
Hoje afastado da vida pública o Dr. Celso Peçanha, que tem de merecidas homenagens, em diversas cidades de nosso estado, entre elas a estrada Governador Celso Peçanha em Niterói e o Teatro Celso Peçanha em Três Rios divide seu tempo com sua esposa entre o nosso município e a cidade do Rio de Janeiro.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/