quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

FRASES CÉLEBRES


Abraham Lincoln-16º Presidente Norte-Americano

“VOCÊ PODE ENGANAR UMA PESSOA POR MUITO TEMPO; ALGUMAS POR ALGUM TEMPO; MAS NÃO CONSEGUE ENGANAR A TODAS POR TODO O TEMPO”. (Abraham Lincoln)




Abraham Lincoln nasceu em Hodgenville, no estado de Kentucky, no Condado de Larue, em 12/02/1809 e faleceu em 15/04/1865, em Washington.

Advogado e Maçom, Abraham Lincoln, foi o 16ª Presidente dos EUA e o primeiro eleito pelo Partido Republicano. Foi eleito em 04/03/de 1861 e reeleito em 1864, governou até 14/04/1865, quando morreu, vítima de um atentado. Por ser filho de um sapateiro, Lincoln não agradava a elite dominante. Quando proferia no Senado seu primeiro discurso como Presidente, um senador que representava as elites tentou humilhá-lo. Cortando a fala de Lincoln o senador disse em tom de deboche: “Eu gostaria de lembrar-lhe que o senhor é filho de um sapateiro”, o que provocou risos e deboches de outros senadores elitistas. Quando de novo se fez silêncio no recinto, imperturbável e elegantemente Lincoln respondeu: “Obrigado por lembrar-me de que sou filho de um sapateiro, procurarei ser na presidência tão bom como ele foi como sapateiro e gostaria de lembrar-lhes que muitos dos senhores usaram sapatos feitos por meu pai e se tiverem ainda algum e com defeito, tragam-me que os consertarei para os senhores de forma gratuita, pois desde cedo aprendi com meu pai a consertar sapatos, mas confesso que não sou tão bom como ele foi”. Fez-se então um silêncio no recinto e muitos senadores marejaram os olhos, pois se lembraram de seus pais. Lincoln como presidente, foi extremamente habilidoso na questão da Guerra da Secessão. Foi Lincoln que, pois fim ao regime de escravidão que imperava nos EUA. Em 1º de abril de 1865, o governo de Lincoln conseguiu por fim a Guerra de Secessão. Infelizmente dias após o fim da guerra civil, quando assistia a uma peça no teatro Ford em Washington, mais precisamente no dia 14/04/1865, ele sofreu o atentado que o levaria a perecer. John Wilkes Booth, um famoso artista da época, defensor fanático das causas sulistas e um escravocrata declarado, invadiu o camarote onde Lincoln assistia a peça com sua família e covardemente, pelas costas, atirou na parte de trás da cabeça de Abraham Lincoln. O Presidente ainda foi socorrido, mas não resistiu e faleceu na manhã do dia seguinte, dia 15/04/1865, em Washington. Além da frase em epígrafe há diversas outras frases célebres proferidas por Abraham Lincoln. Muitos dos discursos proferidos por Lincoln durante toda a sua vida, até hoje se constituem em referências de ideais de democracia.



Litogravura representativa do atentado praticado no Teatro Ford, por John Booth, contra o presidente Abraham Lincoln

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire,com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/