terça-feira, 1 de dezembro de 2009

BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO

UMA GRANDE SURPRESA EM 1950 –EUA 1 X 0 INGLATERRA – HERÓI DO JOGO DESAPARECE MISTERIOSAMENTE   QUARTOZE   ANOS  DEPOIS,  DURANTE   O   REGIME  DE  PAPA DOC DUVALIER,  NO  HAITI


Na tarde de 29 de junho de 1950, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, aconteceu uma das maiores surpresas da história de todas as copas do mundo. No jogo válido pelo grupo II, da primeira fase, da Copa do Mundo, realizada no Brasil, em 1950, a seleção dos EUA venceu por um a zero da seleção da Inglaterra.

A superioridade da seleção inglesa era tanta que, antes do jogo começar os jogadores da seleção norte-americana, já no gramado, brincavam com os repórteres perguntando se eles tinham trazido bastante papel para anotar todos os gols dos ingleses.

Mal a partida começou e os ingleses já sufocavam os norte-americanos. Bolas na trave, bolas raspando a trave, o goleiro norte-americano praticando algumas defesas milagrosas e os zagueiros dos EUA salvando gols certos, esta era a tônica do 1º tempo do jogo, até que aos 38 minutos o médio esquerdo Bahr dos EUA, alçou uma bola na área da Inglaterra e o centroavante norte-americano Gaetjens, um haitiano de nascimento, naturalizado norte-americano, cabeceou levemente, o suficiente para desviar a bola e venceu o goleiro Willians da Inglaterra. Era o gol da seleção estadunidense. Minutos depois o juiz encerrava o 1º tempo.

Os times voltaram para o 2º tempo e a seleção inglesa continuou sufocando os norte-americanos, à medida que o tempo passava, os jogadores da Inglaterra ficavam cada vez mais desesperados, perdendo gols incríveis. Por fim, o juiz encerrou a partida para a alegria dos norte-americanos que saíram do campo carregados como heróis, nos ombros de uma torcida surpresa e empolgada com o resultado da partida.Como não podia deixar de ser o centroavante Gaetjens era o mais festejado.

Depois da Copa do Mundo de 1950, Larry “Joe” Gaetjens foi jogar o campeonato francês pelo Racing Club, de Paris.

Em 1954 Larry Gaetjens retornou ao Haiti para dirigir uma empresa. Gaetjens não era político, mas a sua família tinha envolvimentos políticos no Haiti e em 1957 apoiara Louis Dejoe para presidente do Haiti. Dejoe foi derrotado pelo conhecido ditador Papa Doc Duvalier, que logo começou a perseguir a família Gaetjens e a outros de seus muitos opositores. A mãe e o irmão de Larry “Joe” Gaetjens foram presos.

Em 8 de julho de 1964 amigos e conhecidos testemunharam a prisão de Larry Gaetjens, que desde então nunca mais foi visto, deduzindo-se que ele foi morto nas prisões do regime tirânico e ditatorial imposto por Papa Doc Duvalier, sua família e seus aliados, no Haiti.

Voltando a 1950, temos que lembrar que o Uruguai foi o campeão daquela copa; o Brasil vice-campeão; a Suécia 3ª colocada; chegando a Espanha na 4ª colocação.

O artilheiro da competição foi o atacante brasileiro Ademir com 9 gols.





Gaetjens,autor do gol e herói da partida entre EUA e Inglaterra,carregado nos ombros pelos torcedores eufóricos no final do jogo.



Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com a apoio e montagemde Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/