sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO



O artilheiro norte-coreano Pak,vence ao grande goleiro da Itália,Albertosi,no único gol do histórico jogo Itália e Coréia pela Copa do Mundo da Inglaterra de 1966.



CORÉIA DO NORTE – A 1ª SELEÇÃO ASIÁTICA A VENCER UM JOGO EM COPAS DO MUNDO



Na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, a Coréia do Norte surpreendeu o mundo, ao vencer a Itália, por 1 x 0, em jogo válido pela 3ª rodada, do grupo 4, das oitavas de final, 1ª fase da competição.

Naquela tarde de 20 de julho de 1966, a seleção italiana que contava com jogadores do quilate do goleiro Albertosi e de outros excelentes jogadores como: Bulgarelli; Bugnich; Facchetti; Mazzola; Rivera; Rosato; e Salvatore, entre outros, entrou no campo do Ayresone Park, em Middlesbrough, para enfrentar a seleção norte-coreana. Bastava um empate para que a azurra se classifica-se para a 2ª fase, as quartas-de-final .Muito pouca gente apostaria na Coréia do Norte, de jogadores tão desconhecidos,contra a poderosa Itália, repleta de craques .Porém,aos 42 minutos do 1º tempo para a surpresa dos 20.000 espectadores presentes ao estádio ,Pak, fez 1 x 0 para os norte-coreanos. Logo depois, juiz do jogo,o francês, Sr. Pierre Schwinte,encerrou a etapa inicial.

De volta para o 2º tempo, a seleção italiana foi para cima da Coréia do Norte, buscando o empate. A medida que o tempo passava aumentava a impaciência dos italianos, nos minutos finais do jogo o desespero era total ,com a Itália atacando em massa e a Coréia do Norte se defendendo inteira. Por mais que tentassem os italianos não conseguiram o tão sonhado gol de empate, que os classificaria para a fase seguinte, as quartas-de-final da competição.

Assim, a Coréia do Norte conseguia a 1ª vitória asiática em uma copa do mundo e passava para segunda fase, as quartas-de-final da competição.

Dias antes os norte-coreanos já haviam surpreendido ao empatar em 1 x 1 com a seleção chilena.
Aliás, naquela copa, os norte-coreanos conseguiram 4 feitos até então inéditos para os asiáticos em copas do mundo; fizeram o 1º gol asiático, em copas; conseguiram o 1º empate e consequentemente o 1º ponto asiático em mundiais; conseguiram a 1ª vitória asiática em copas do mundo e conseguiram que uma seleção asiática pela primeira vez chegasse a 2ª fase de um campeonato mundial.

Nas quartas-de-final os norte-coreanos perderam para Portugal por 5 x 3 e foram eliminados da Copa.Mas ainda assim deram um susto na seleção portuguesa quando chegaram a estar vencendo por 3 x 0.Há quem diga que a seleção norte-coreana não eliminou Portugal naquela ocasião,apenas por falta de experiência.

A Coréia do Norte está classificada para o seu 2º mundial,ela vai a África do Sul em 2010,atenção pois podemos ter 44 anos depois novas e porque não dizer agradáveis surpresas com os norte-coreanos.

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com o apoio de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/