quarta-feira, 28 de outubro de 2009

RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO

COPA DO CHILE DE 1962 – BRASIL É BI-CAMPEÃO; GARRINCHA ENCANTA O MUNDO; COLÔMBIA E BULGÁRIA SÃO ESTREANTES NO EVENTO E CIGANO IUGUSLAVO É UM DOS DESTAQUES DA COPA.
A Copa do Mundo de 1962 foi realizada no Chile e rendeu ao Brasil o bi-campeonato mundial de futebol. Garrincha o ponta direita,brasileiro que já havia encantado o mundo na copa anterior,na Suécia em 1958,foi considerado o melhor jogador na copa do Chile.Com suas pernas tortas e seus dribles desconcertantes,Garrincha maravilhou o mundo,além de marcar 4 gols no certame.Embora sendo destro e sendo ainda um jogador relativamente pequeno,Garrincha fez gols de todas as formas,de cabeça;de pé esquerdo;de pé direito a até mesmo de falta.Na partida contra o Chile válida pelas semi-finais,Garrincha fez 2 gols na vitória brasileira por 4x2,mas acabou sendo expulso.Absolvido da expulsão no jogo contra o Chile,Garrincha pode jogar a partida final,a decisão da Copa.Mesmo jogando com febre ele arrasou com a defesa adversária e o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3x1,gols de Amarildo,Zito e Vavá,para o Brasil,com Masopust descontando para a Tchecoslováquia.
Na Copa do Chile havia dois estreantes. Colômbia e Bulgária participavam do evento pela primeira vez e houve algumas coisas em comum entre ambas. Tanto uma como a outra nas eliminatórias derrubaram os favoritos. A Colômbia eliminou o Peru e a Bulgária eliminou a favorita França e de quebra eliminou também a Finlândia. Nem Colômbia nem Bulgária passaram da 1ª fase, ambas voltaram para casa com apenas 1 ponto ganho em 3 jogos,1 empate e 2 derrotas.
A Copa do Mundo de 1962, no Chile marcou ainda a presença do cigano Sekularac, no ataque da Iugoslávia. Dragoslav Sekularac, nasceu na então região da Macedônia(hoje país independente).Ele era um cigano da tribo Vasojevici , vinda da região de Montenegro(hoje também país independente).Jogador do Estrela Vermelha de Belgrado,capital da Iugoslávia(atualmente Sérvia,país hoje independente).Sekularac, o ‘’Sekki’’,como era chamado por alguns,já havia jogado bem na copa anterior,em 1958,na Suécia,mas no Chile em 1962 esteve exuberante.Apesar de não ter feito nem um gol,passou a copa distribuindo as jogadas e dando passes perfeitos ,tanto assim,que seu companheiro de ataque Jerkovic,foi o artilheiro do certame.Considerado um dos melhores jogadores iugoslavos de todos os tempos,Sekularac virou até garoto propaganda e até mesmo em um filme iugoslavo ,que fala da vida de ciganos,podemos ver Sekularac num anúncio em um outdoor .
Na copa do Chile de 1962, a classificação final foi a seguinte:
1º Brasil
2º Tchecoslováquia
3º Chile
4º Iugoslávia
O artilheiro da competição foi Jerkovic da Iugoslávia com 5 gols.
Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com o apoio de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/