segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pólo do petróleo, Macaé tem periferia sem infraestrutura

A menos de 5 km do Centro de Macaé, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, o bairro de Lagomar é um retrato da migração desordenada para a cidade, pólo da indústria petrolífera no Rio de Janeiro. Atualmente, com mais de 40 mil moradores, o bairro de 323 hectares cresceu sem planejamento urbano e sofre com falta de infraestrutura.

Residente no local há mais de 20 anos, o baiano Jurandir Brás conta que foi atraído pelas ofertas de emprego quando começou a exploração da Bacia de Campos, responsável por cerca de 80% da produção nacional de petróleo. Assistiu o inchaço de Lagomar, que acolheu outros imigrantes, mas que não foi acompanhado de políticas públicas.

"A rede de saneamento básico, em obras, não contempla todo o bairro. Não temos creches, sendo que precisávamos de pelo menos de cinco. Escola só tem de 1º a 4º série e faltam médicos no posto de saúde", contou Brás. "As crianças ficam pelas ruas. E os jovens são cooptados pelo tráfico e por milícias. Isso já chegou aqui", diz.

Presidente da Sociedade de Amigos de Lagomar, Wagner Cordeiro lamenta que os royalties de Macaé - um dos repasses mais altos no Estado - não sejam empregados em maior escala na localidade. Segundo ele, as obras na rede de saneamento e asfalto, embora emergenciais, são mal feitas e insuficientes para melhorar a qualidade de vida.

Cordeiro destaca a situação de vulnerabilidade de boa parte dos moradores, que consomem água de fossa, sem tratamento adequado, moram amontoados em casas simples - muitas com banheiros do lado de fora. Ele se diz preocupado, ainda, com o assoreamento de lagoas do Parque Nacional da Reserva de Jurubatiba, que faz limite com o bairro.

Conforme conta, a associação não consegue impedir a construção de novas casas perto das lagoas porque os moradores não encontram alternativa de habitação. Assim, cobra do governo a fiscalização dos limites do parque, com guardas municipais, programas habitacionais e "moralização na aplica ção dos royalties". Para Cordiro, sem acompanhamento público e orçamento participativo o dinheiro nnca vai chegar à cidade.

De acordo com a prefeitura de Macaé, foram investidos em Lagomar R$ 29 milhões na rede de esgoto e águas pluviais. O prefeito, Riverton Mussi (PMDB), avalia que asituaçãoomelhoorou nos últimos anos, com investimentos também no asfaltamento de ruas, ampliação do Programaa Saúde da Família e moradias populares. No entanto, pondera, "os problemas são muito antigos para serem resolvidos em pouco tempo...

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/