domingo, 30 de agosto de 2009

Dia Nacional de Combate ao Fumo Secretaria de Saúde alerta sobre malefícios do cigarro

Teresópolis, 28 de agosto de 2009 – Neste sábado, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, profissionais da Secretaria de Saúde estarão no Espaço Mulher, instalado na Praça Olímpica, na Várzea, realizando campanha de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro à saúde. Distribuição de folhetos educativos, teste de nicotina – que avalia o grau de dependência química dos fumantes, e teatro são as atividades que serão realizadas, das 9h às 17h, por equipes do Programa Municipal de Controle do Tabagismo e do PSF da Quinta Lebrão.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei Federal n° 7488, de 11 de junho de 1986, e este ano tem como tema “Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos. A ação deste sábado tem como objetivo conscientizar a população, principalmente adolescentes e jovens, sobre os riscos da exposição à fumaça do cigarro, além de orientar sobre tratamentos para quem quer abandonar o vício.

No programa, os interessados em largar o cigarro passam pelo tratamento de abandono do fumo durante três meses, frequentando reuniões semanais. Logo após, aqueles que conseguem deixar o vício participam do grupo de manutenção durante um ano e meio. Os grupos são formados por 25 pessoas. As reuniões são realizadas na Divisão de Saúde Mental, na sede da Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366 - Tijuca). Os interessados em parar de fumar e se inscrever no programa podem obter informações pelo telefone 2742-1726.

O tabagismo é uma doença crônica que leva a várias doenças, como isquemia cerebral, enfisema pulmonar, alteração de pressão, entre outras, ou à morte por câncer. O tabaco é uma droga que causa dependência química e, consequentemente, sua paralisação leva à síndrome de abstinência, com alterações psicológicas e físicas. Estudos do INCA – Instituto Nacional do Câncer – dão conta que duas mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/