sexta-feira, 20 de setembro de 2013

HISTÓRIA

A EVOLUÇÃO DO RELÓGIO
 O FREI HERBETO D'AURILLAC INVENTOR DO PRIMEIRO RELÓGIO MECÂNICO DO MUNDO
 
Até quase o ano 1000 (um mil), apenas existiam relógios solares, que determinavam, para o homem, às horas, apenas do dia, é claro e assim mesmo, quando havia sol e o tempo não estava nublado. 

O RELÓGIO DE TORRE DA MANSÃO TAVARES NA CIDADE DE PETRÓPOLIS INSTALADO NA PROPRIEDADE UM DOS PRIMEIROS DO BRASIL E UM DOS MAIS ANTIGOS DO MUNDO AINDA EM FUNCIONAMENTO

Diz-se que por volta do ano 990 (novecentos e noventa), o frei beneditino, Herberto, ou Gerbert d'Aurillac, a controvérsias na história sobre o seu primeiro nome, um francês, do mosteiro de Ravena, na Itália e que mais tarde, viria se tornar o Papa Silvestre II, inventou o primeiro relógio mecânico, que embora precário e com mecanismo deste relógio, muito pouco sofisticado e com pouquíssimos recursos em sua aparelhagem, ainda assim, funcionava com um relativo bom desempenho. Evidentemente, mais tarde, o invento do frei Herberto foi aperfeiçoado e modificado. 
 
 UM ANTIQUÍSSIMO RELÓGIO DE PAREDE FEITO EM MADEIRA
 
Os primeiros relógios mecânicos eram, exclusivamente, ou de torre ou de parede, com o sistema de pêndulo e contra peso.  

 O EXEMPLAR DO FAMOSO PRIMEIRO RELÓGIO DE BOLSO O "OVO DE NUREMBERG" INVENTADO POR PETER HENLEIN EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE STUTTGART NA ALEMANHA

Assim foi o relógio mecânico, durante muito tempo, até que, no começo do século dezesseis, por volta do ano de 1504, Peter Henlein, um inventor e relojoeiro, alemão, inventou o primeiro relógio de bolso, chamado pela sua forma, quase oval,  que então, o novo aparelho sustentava de o "Ovo de Nuremberg”, um aparelho, que  até hoje, no Museu de Stuttgart, na Alemanha, há um de seus exemplares.
   PETER HENLEIN INVENTOR DO RELÓGIO DE BOLSO
 
Alguns, poucos anos depois, apareceu em Veneza, na Itália, o relógio veneziano ou o “Relógio Tamborim”, de pendurar no pescoço, com elegantes fitas, de tecido de boa qualidade e de muito bom gosto, geralmente, muito bonitas. 
UMA VERSÃO MAIS MODERNA DO FAMOSO RELÓGIO "TAMBORIM" INVENTADO EM VENEZA NA ITÁLIA TAMBÉM NO SÉCULO DEZESSEIS ONDE AS FITAS DE PANO SÃO SUBSTITUÍDAS POR UMA CORRENTE

No começo do século passado apareceu o primeiro relógio de pulso, inventado por Santos Dumont, que  também inventou o avião e foi justamente,  por conta do invento do avião, que Santos Dumont, inventou o relógio de pulso, já que, ele não podia tirar as mãos do controle, do avião e pegar o relógio de bolso, para ver as horas e para resolver este problema, depois de pensar, por algum tempo, Santos Dumont inventou o relógio de bolso. 
O RELÓGIO "SANTOS DUMONT" ATÉ HOJE MANTIDO NA LINHA DE FABRICAÇÃO DA FÁBRICA DA CARTIER EM HOMENAGEM AO SEU INVENTOR SANTOS DUMONT

A fabricante de relógios Cartier, até hoje mantém, em linha de fabricação, em sua fábrica, um relógio chamado de Santos Dumont,  conservando na medida do possível,  todo o mecanismo usado no relógio inventado pelo próprio, Santos Dumont.  
 O RELÓGIO ATÔMICO DA VERSÃO MODERNA CRIADA EM 1955 POR LOUIS ESSEN UM INGLÊS QUE ERA FÍSICO
 
De lá para cá, os relógios vem sofrendo modificações e novas adaptações. Em 1949, nos Estados Unidos, foi inventado o relógio atômico e no ano, de 1955, na Grã-Bretanha, um físico, inglês, Louis Essen, apresentou uma versão moderna e aprimorada, do relógio atômico, com base na transição do átomo de césio-133, que levou a uma definição internacional, que foi aceita, acerca do segundo, baseado no tempo atômico.
 CELULAR COM MOSTRADOR DE HORAS
 
Com isso, hoje em dia, os relógio são ultramodernos e tanto os de ponteiro, como os novos relógio digitais, são extremamente precisos e foram até,  adaptados a outros aparelhos, como os telefones celulares, por exemplo, e ainda, a televisores, computadores e outros aparelhos usados no dia a dia, de todas as pessoas.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/