sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CULTURA



DANTE ALIGHIERI E BEATRIZ SUA MUSA ETERNA


BEATRIZ PORTINARI A MUSA DE DANTE ALIGHIERI

Segundo muitos, Dante Alighieri, foi o maior poeta que já existiu. Nascido em 29 de maio de 1265, em Florença e falecido em 14 de setembro de 1321 em Ravena, com cinqüenta e seis anos de idade, Dante Alighieri é o autor de clássicas obras, como “Divina Comédia”, que é uma epopéia cristã, dividida em três partes, a saber: “O Inferno”, “O Purgatório” e “O Paraíso”. Segundo os historiadores, tanto essa obra, como em todas as outras obras de Dante Alighieri, “Vita Nuova” (Vida Nova), “Le Rimes” (As Rimas), “Vulgare Eloquentia” (Eloquência Vulgar), e “Il Convívio” (O Convívio), entre outras, além de centenas de sonetos e inúmeros versos, muitos até perdidos ao longo dos tempos, foram escritos tendo uma única fonte de inspiração, uma mulher de nome Beatriz. Beatriz Portinari, filha de Folco Dei Portinari, um político, amigo do pai de Dante Alighieri. Dante a viu pela primeira vez quando tinha nove anos e Beatriz, oito anos, foi amor à primeira vista. Aos doze anos, por acordo de famílias, costume da época, Dante casou com Gemma di Manetto Donati, tiveram quatro filhos. Dante respeitava Gemma, mas nunca esqueceu Beatriz, a “Bice”, assim tratada pelos íntimos.


DANTE ALIGHIERI O POETA DOS POETAS

Foi esse amor platônico, que inspirou o grande poeta, por toda a vida, mesmo depois que Beatriz, que também haviacasado, morreu assassinada aos vinte e quatro anos, fato que causou a Dante profunda tristeza. A partir daí, embora ainda genial Dante passou a escrever menos, passando à vida política, o que lhe valeu, derrotado por seus inimigos, o exílio. Mas mesmo no exílio Dante Alighieri, não se esquecia de Beatriz Portinari, seu grande amor, que já deixara este mundo. Quando Dante Alighieri morreu, ele escrevia um belo poema de amor dedicado a memória de Beatriz Portinari.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/