sexta-feira, 29 de junho de 2012

RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO

NESTE MÊS DE JUNHO COMEMORA-SE OS CINQUENTA ANOS DA CONQUISTA DO BI CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL DO BRASIL, NA COPA DO MUNDO DO CHILE

 OS BI CAMPEÕES MUNDIAS EM PÉ DA ESQUERDA PARA A DIREITA DJALMA SANTOS ZITO GILMAR ZÓZIMO NILTON SANTOS E MAURO AGACHADOS NA MESMA ORDEM GARRINCHA DIDI VAVÁ AMARILDO E ZAGALLO

No domingo, dia 16 de junho, completou-se 50 (cinqüenta) anos, da conquista, do bi campeonato mundial, de futebol, pela seleção brasileira, na Copa do Mundo de 1962, no Chile, quando a seleção brasileira repetiu o feito de 04 (quatro), anos antes, quando havia conquistado, o seu primeiro título, na Copa do Mundo, de 1958, na Suécia.
 GARRINCHA ELEITO O MELHOR JOGADOR DA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Na Copa do Mundo, de 1962, no Chile, o Brasil jogou seis partidas. Na primeira fase, o Brasil ficou sediado no grupo III, na cidade de Viña Del Mar, juntamente, com o México, a Espanha e a Tchecoslováquia.
PELÉ SE MACHUCOU E SÓ JOGOU OS DOIS PRIMEIRO JOGOS CONTRA O MÉXICO E CONTRA A TCHECOSLOVÁQUIA NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

O Brasil estreou naquela Copa do Mundo, no dia 30 de maio, enfrentando o México. O Brasil tinha como técnico, Aymoré Moreira, que mandou a campo o seguinte time: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo. 
 DEL ÁQUILA ATACANTE MEXICANO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

O México, do técnico, Ignacio Tréllez foi a campo com Carbajal, Del Muro, Villega, Cárdenas e Sepulveda; Najera e Del Águila; Reyes, H. Hernandes, Jasso e Diaz. O árbitro do jogo foi o juiz, suíço, Gottfried Dienst. 
 CARBAJAL GOLEIRO MEXICANO

O primeiro tempo terminou sem abertura de placar. Embora o Brasil, se mostrasse nervoso em campo, ainda sim, estava melhor em campo, estivesse melhor em campo e o goleiro, mexicano Carbajal, estava impecável, na partida, mas no segundo tempo, a seleção brasileira melhorou e aos 11 minutos, Zagallo, de cabeça, após um cruzamento de Pelé, da direita, fez 1x0, para o Brasil.
 RAÚL CARDENAS DEFENSOR MEXICANO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE DEPOIS TÉCNICO DA SELEÇÃO MEXICANA NA COPA DE 1970 NO MÉXICO

Pelé, aos 28 minutos, em grande jogada individual, se livrando três adversários, fez o segundo gol, do Brasil, dando cifras finais ao placar, Brasil 2X0 México. 
 ZAGALLO UM DOS DESTAQUES DA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE PELO BRASIL

O segundo jogo, do Brasil, naquela Copa do Mundo, ainda, pelo grupo III, as chamadas, oitavas de final, foi no dia, 02 de junho foi contra a Tchecoslováquia e Aymoré Moreira repetiu o time do primeiro jogo, Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos, Zito e Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo. 
 AYMORÉ MOREIRA O TÉCNICO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

A Tchecoslováquia do técnico, foi a campo com Schroif, Lala, Novak, Popluhar e Pluskal; Masopust e Stibranui; Scherer, Kvasnak, Adamec e Jelinek. O árbitro, do jogo foi o juiz francês, Pierre Schwinte.   
 ADAMEC ATACANTE TCHECOSLOVACO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

O Brasil começou jogando muito melhor, que seu adversário, dominando o meio de campo e levando perigo, ao gol dos Tchecoslovacos. A melhor chance do Brasil, no primeiro tempo, aconteceu aos 27 minutos, quando Zito lançou Pelé, que matou a bola no peito e emendou de sem pulo, acertando a trave, do goleiro, Schroif, da Tchecoslováquia. Infelizmente, aquele muito bonito, lance tirou Pelé, do restante da Copa do Mundo, de 1962, no Chile, já que, após aquele arremate, ao cair no gramado, Pelé sentiu uma distensão e teve que sair de campo e como não eram ainda, permitidas as substituições, a seleção brasileira teve que jogar o restante daquele jogo, com um jogador a menos. O primeiro tempo terminou sem abertura no placar. No segundo tempo, o Brasil, mesmo com um jogador a menos, continuou mandando no jogo e levando constantemente o perigo a meta da Tchecoslováquia. Sentindo que a seleção brasileira, mesmo com um jogador a menos, estava se portando, melhor em campo, os jogadores da seleção da Tchecoslováquia, começaram a fazer “cera” e ao final do jogo, o placar não havia sido movimentado e assim, o jogo terminou, com o escore determinando, Brasil 0X0 Tchecoslováquia.  No dia, 06 de junho, do Brasil entrava em campo para enfrentar a Espanha, com Amarildo, no lugar de Pelé, que havia se contundido, na partida anterior, contra a Tchecoslováquia e era um jogo decisivo, para o Brasil, que entrou em campo com Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo. 
 JOAQUÍN PEIRÓ ATACANTE ESPANHOL NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

]A seleção espanhola foi a campo com, Araquistain, Rodriguez, Gracia, Verges e Echeverria; Pachín e Collar; Adelardo, Puskas, Peiró e Gento. O árbitro do jogo foi o juiz, chileno, Salvador Bustamante, que teve uma atuação desastrosa prejudicando, visivelmente, a seleção espanhola. 

 FERENC PUSKAS ATACANTE ESPANHOL NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

A Espanha começou o jogo, bem melhor, dominando as ações, enquanto que o Brasil, apático, se mostrava vacilante, em campo. Assim, aos 35 minutos, do primeiro tempo, a Espanha fez o primeiro gol, do jogo, através do atacante, Adelardo, após uma rápida, tabela com Puskas, que devolveu a Adelardo, em excelentes condições, Adelardo era o imediato, substituto do grande, Di Stefano, que apesar de lesionado, fora convocado pelos técnicos espanhóis, Hernández Coronado e Heleno Herrera, na esperança, de que Di Stefano se recuperasse e pudesse jogar, pelo menos a partir do terceiro jogo da seleção espanhola, naquela Copa do Mundo, coisa que não aconteceu. 
 PACO GENTO ATACANTE ESPANHOL NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

A seleção espanhola jogava bem e em um de seus contra-ataques, Nilton Santos derrubou claramente, o atacante, Adelardo, dentro da área, seria pênalti, contra o Brasil, Nilton Santos, então, deu um “pulinho”, para fora da área e estranhamente, o juiz, ao invés de marcar o pênalti, claro, posicionou a bola, para onde Nilton Santos havia se colocado e marcou apenas falta, um escândalo. Na cobrança desta falta, novamente, o juiz prejudicou a seleção espanhola, quando a bola foi alçada na área e em uma jogada espetacular, Puskas marcou um lindo gol de bicicleta, em uma jogada limpa. Mas, estranhamente o juiz prejudicou de novo os espanhóis, marcando jogo perigoso de Puskas, quando não havia nenhum jogador brasileiro, próximo a Puskas. No segundo tempo, o Brasil voltou melhor e Garrincha começo a desbaratar a defesa espanhola, com seus dribles, espetaculares e desconcertantes. Porém, foi em uma jogada, pela esquerda, que Zagallo, meteu cruzado e rasteiro na área, para Amarildo, que se infiltrou, pela defesa espanhola e fuzilou, inapelavelmente, de dentro da pequena área, quando eram decorridos, 17 minutos do segundo tempo. 



 AMARILDO O HERÓIBRASILEIRO NO JOGO CONTRA A ESPANHA NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

O segundo gol do Brasil veio quando, Garrincha, em uma jogada sensacional, arrancou pela direita, bateu dois marcadores, foi à linha de fundo, e cruzou pelo alto, para traz, encontrando Amarildo, bem posicionado, na linha, da pequena área, Amarildo subiu para cabecear, sem defesa, para o goleiro, espanhol, marcando o seu segundo gol no jogo, quando eram decorridos, 41 minutos e nos quatro minutos, final, nada mais importante aconteceu, no jogo e o juiz apitou, o final da partida, com o placar estabelecendo Brasil 2X1 Espanha. Assim, o Brasil, passava para as quartas de final, como primeiro colocado de seu grupo, com a Tchecoslováquia, também se classificando, em segundo lugar. 
 ZÓZIMO UM DOS DESTAQUES DA DEFESA BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO DE 1962 NA COPA DO MUNDO DO CHILE

O Brasil, nas quartas de final, teve pela frente a seleção da Inglaterra, quem ganhasse seguiria na competição, passando para as semifinais. 
 GILMAR O EXTRAORDINÁRIO GOLEIRO BRASILEIRO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE
 
O jogo foi realizado em Viña Del Mar, mais uma vez, onde o Brasil havia jogado as 03 (três) partidas anteriores e o jogo foi marcado para o dia 10 de junho. Aymoré Moreira, o técnico da seleção brasileira, repetiu o time, do jogo anterior, Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo, enquanto que, o técnico, da seleção inglesa, Walter Winterbottom, mandava a campo, Springett, Armfield, Moore, Wilson e Norman; Flowres e Douglas; Greaves, Hitchens, Haynes e Bobby Charlton. 
 DJALMA SANTOS O ESTUPENDO LATERAL DIREITO BRASILEIRO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

O árbitro do jogo foi o juiz, francês, Pierre Schwinte. Aos 32 minutos, do primeiro tempo, Zagallo cobrou um escanteio, pela esquerda e Garrincha, dentro da grande área, cabeceou, para o fundo das redes, fazendo Brasil 1X0 Inglaterra. Porém, ainda no primeiro tempo, a Inglaterra conseguiu o seu gol de empate. 



BOBBY CHARLTON O MAGNÍFICO ATACANTE INGLÊS NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Aos 36 minutos, Bobby Charlton, cobrou uma falta pela direita, na altura da intermediária, brasileira alçando a bola na área e o atacante inglês, Hitchens, dentro da grande área, subiu mais que a defesa, brasileira e cabeceou, sem defesa, empatando o jogo e este foi o resultado do primeiro tempo, Brasil 1X1 Inglaterra. No segundo tempo, o Brasil, que continuava jogando bem, não demorou, muito a desempatar o jogo.
 BOBBY MOORE DEFENSOR INGLÊS NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Em uma falta na entrada da área inglesa, Garrincha foi o encarregado da cobrança e a fez com violência e rasteira, o goleiro inglês deu rebote e Vavá, dentro da grande área, já quase na pequena área, se aproveitou e cabeceou, para o fundo das redes, desempatando o jogo, agora, o placar marcava Brasil 2X1 Inglaterra, quando eram decorridos, apenas 11 minutos, da fase final, logo depois, o campo foi invadido por um cachorrinho, vira lata, Garrincha tentou pegar o bichinho, mas desta vez, o Garrincha que tomou um baile, do cãozinho, depois de vários jogadores, tanto de um time, como do outro, tentar pegar o animal, finalmente, o jogador inglês, Greaves, conseguiu pegar o animal, que evidentemente, foi levado para fora do gramado e a partida que então, estava paralisada, pode ser reiniciada.
 
DIDI O EXTRAORDINÁRIO MEIA DIREITA BRASILEIRO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Garrincha estava jogando esplendidamente bem e para coroar, a sua grande atuação, ele, Garrincha, marcou o terceiro gol do Brasil, de fora da área com um violento chute de pé direito, quando eram decorridos 21 minutos, do segundo tempo, estabelecendo o placar final, Brasil 3X1 Inglaterra. 
 
RON SPRINGETT O GOLEIRO INGLÊS NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Assim, o Brasil estava classificado, para as semifinais e agora enfrentaria os donos da casa, os jogadores da seleção chilena e com certeza teria toda a torcida contra. 
NILTON SANTOS O MARAVILHOSO LATERAL ESQUERDO BRASILEIRO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

O Brasil, pela primeira vez naquela Copa do Mundo, sairia de Viña Del Mar e iria enfrentar o Chile, na capital, daquele país, no Estádio Nacional, na cidade de Santiago, no dia 13 de junho, Naquele jogo, mais uma vez, Aymoré Moreira repetiu o time dos dois jogos anteriores, Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo, enquanto que o técnico, do Chile, Fernando Riera mandou a campo, Escuti, Eyzaguirre, Rodriguez, Contreras e Raúl Sánchez; Rojas e Ramirez; Toro, Landa, Tobar e Leonel Sánchez, o juiz do jogo, foi o peruano, Arturo Yamasaki.   
ELADIO ROJAS ATACANTE CHILENO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE  

O Brasil começou jogando bem, embora, no começo do jogo, os chilenos tenham acertado um chute, na trave direita, do goleiro Gilmar, aos 5 minutos de jogo, mas, logo, aos 9 minutos, do primeiro tempo, o Brasil deu a resposta, abrindo o marcador, através de Garrincha. Zagallo pela intermediária, na esquerda do ataque, recebeu a bola, deu dois passos e a alçou na área, Amarildo tentou uma bicicleta, mas furou, a bola ia sobrar para Vavá, mas, Vavá, dentro da área, tocou mal na bola, que se afastou para fora da área, mas a bola, na sobra, veio para Garrincha, que havia se deslocado, da direita para o centro e da altura da meia lua, Garrincha, que era destro, acertou um violento chute, de perna esquerda, colocando a bola no fundo da meta chilena, estabelecendo Brasil 1X0 Chile. 
 
ESCUTI O GOLEIRO CHILENO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

O Brasil continuava melhor, com Garrincha, infernizando, a defesa chilena, com várias jogadas espetaculares e com seus mais diversos, dribles, desconcertantes e desmoralizadores, em seus marcadores. Aos 32 minutos, ainda do primeiro tempo, novamente, através de Garrincha, o Brasil fez o seu segundo gol. Zagallo, que fazia uma Copa do Mundo, espetacular e naquela partida, contra o Chile, mais uma vez, vinha jogando muito bem, bateu um corner, pela esquerda, do ataque brasileiro e Garrincha, subiu, no meio da defesa, chilena, para cabecear, para as redes, fazendo o segundo gol do Brasil. Agora, o placar estabelecia, Brasil 2X0 Chile.  Aos 42 minutos, também, do primeiro tempo, o Chile diminuiu, através de Toro, que bateu muito bem, uma falta de longa distância, com violência e sem defesa, para Gilmar.  Assim, o primeiro tempo, com 2X1, para o Brasil, chegou ao seu final. 
VAVÁ O EFICIENTE ATACANTE BRASILEIRO E UM DOS SEUS DESTAQUES NA COPA DOMUNDO DE 1962 NO CHILE

Animados, com o gol de Toro, no final do primeiro tempo, a torcida chilena ovacionou, os jogadores de sua seleção, quando estes voltaram ao gramado, para o segundo tempo da partida. Porém, mal o segundo tempo começou e o Brasil, marcava o seu terceiro gol, quando Garrincha bateu um escanteio, pela direita e Vavá, dentro da grande área, subiu mais que, a defesa chilena e cabeceou para o fundo das redes, embora, o goleiro chileno, Escuti, ainda tenha tocado na bola, a bola entrou no lado esquerdo, do goleiro, chileno, estabelecendo então, àquela altura, do jogo, Brasil 3X1 Chile, o que desanimou, novamente, a torcida chilena. Enquanto, no Chile, o melhor jogador, em campo era sem dúvida alguma, Leonel Sánchez, seu irmão, Raúl Sánchez, o marcador principal, de “Mané” Garrincha, sofria com seus dribles, assim também, como diversos, outros defensores, chilenos, que também sofriam, com os dribles de “Mané” Garrincha. Mas, Leonel Sánchez, acabou premiado, por sua boa exibição, na seleção chilena, quando Zózimo, aos 15 minutos, do segundo tempo, colocou a mão na bola, dentro da área e o juiz marcou pênalti. 
LEONEL SÁNCHEZ O GRANDE ATACANTE CHILENO E O MAIOR DESTAQUE DE SUA SELEÇÃO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Aos 16 minutos, Leonel Sánchez, caminhou, com a elegância, que lhe era peculiar e bateu com grande categoria, fazendo o gol e diminuindo para o Chile. Agora o placar estabelecia, Brasil 3X2 Chile. A torcida chilena voltou a ficar animada e passou a incentivar, mais ainda, a sua grande e boa seleção. Porém, novamente, essa alegre torcida, se viu frustrada e se entristeceu, quando viu, a 12 minutos, do final da partida, Vavá de cabeça, marcar o quarto gol, do Brasil, aos 33 minutos, do segundo tempo, depois de jogada brasileira, que resultou numa falta, cometida pela defesa chilena, no bico esquerdo, de sua área. Garrincha foi o encarregado da cobrança e levantou na área, para Vavá, mais uma vez, agora da entrada, da pequena área, subir mais, que a defesa chilena e cabecear, para o fundo redes, do goleiro, chileno, Escuti, estabelecendo o placar final, com a vitória do Brasil. Brasil 4X2 Chile e assim, o Brasil iria decidir a Copa do Mundo, de 1962, no Chile e seu adversário, seria mais uma vez a Tchecoslováquia, com quem, o Brasil havia empatado, em 0X0, na primeira fase, daquela competição. Assim, no dia 16 de junho, daquele ano, Brasil e Tchecoslováquia, entraram no gramado, do Estádio Nacional, da capital chilena, o Estádio Nacional de Santiago, para decidir, A Copa do Mundo, de 1962, no Chile. O técnico brasileiro, Aymoré Moreira, pela quarta vez, seguida, repetia o time, com, Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo. Já o grande, o técnico da seleção da Tchecoslováquia, Rudolf Vytlacil, mandava a campo, Schroif, Tychi, Novak, Pluskal e Popluhar; Masopust e Popichal; Scherer, Kadraba, Kvasnak e Jelinek. O árbitro do jogo foi o soviético, Nikolaï Latishec. 
 KVASNAK ATACANTE TCHECIOSLOVACO NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

A partida começou com os dois times se estudando. Mas, aos 15 minutos do primeiro tempo, o meia direita,  Masopust, da Tchecoslováquia, abriu o marcador, para os tchecoslovacos, depois de uma excelente jogada, de Kadabra, que recebeu pela intermediária, brasileira, derivou da meia direita, para o centro e enfiou a bola, pelo meio, da defesa brasileira, para a Masopust, que se infiltrava velozmente e Masopust, cara a cara, com Gilmar, tocou rasteiro, com o pé direito, no canto, a esquerda o goleiro, brasileiro, abrindo o marcador, Tchecoslováquia 1X0 Brasil.
 
MASOPUST O GRANDE MEIO CAMPISTA TCHECOSLOVACO E UM DOS DESTAQUES NA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Porém o Brasil, não se abateu e dois minutos depois, aos 17 minutos, do primeiro  tempo, Amarildo recebeu pela esquerda, na cobrança de um lateral, cobrado por Zagallo, bateu a três marcadores, na corrida e quase da linha de fundo, quase sem ângulo, bateu forte, com a perna esquerda, na bola, a meia altura, a bola passou entre Schroif e a sua trave direita, entrando no canto oposto, empatando a  partida, Brasil 1X1 Tchecoslováquia. Assim com um grande equilíbrio entre as duas equipes em campo, o primeiro tempo terminou. Na etapa final, o Brasil voltou melhor que a Tchecoslováquia, com Garrincha, fazendo outra grande exibição infernizando seus adversários e foi em uma jogada começada por ele que o Brasil chegou ao seu segundo gol. Garrincha, um tanto quanto recuado e pelo meio do campo recebeu uma bola no círculo central, driblou em alta velocidade três adversários e serviu a Amarildo pela esquerda, o atacante brasileiro, Amarildo, deu um corte sensacional, em seu marcador e cruzou de perna direita, para a área, onde Zito apareceu, para cabecear inapelavelmente, para o fundo das redes, quando eram decorridos, 14 minutos do segundo tempo, ao cabecear, Zito, ainda se chocou, com a sua cabeça, atingindo a trave esquerda, da meta da Tchecoslováquia. 
ZITO O MARAVILHOSO CENTRO MÉDIO UM DOS HERÓIS NA CONQUISTA DO TÍTULO UM GRANDE JOGADOR BRASIOLEIRO QUE FOI UM DOS DESTAQUES DA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Zito parecia ter se contundido, porém, logo depois Zito que caira rapidamente no chão, já estava de pé, curiosamente, este importantíssimo gol, foi o único gol, que Zito fez, em toda a sua trajetória, pela seleção brasileira. O placar agora estabelecia Brasil 2X1 Tchecoslováquia e o Brasil, continuava mandando no jogo, com Garrincha envolvendo, a todo instante, seus adversários com seus dribles, espetaculares e seus companheiros, também, estavam jogando uma grande partida. Embora, também a Tchecoslováquia, não se entregasse e por duas ou três vezes, levou grande perigo a meta, de Gilmar, Porém, num rápido contra ataque, Garrincha foi lançado e quando tentou passar por seu marcador, ele foi desarmado, pelo adversário, que tocou a bola pela linha lateral, Garrincha pegou a bola e cobrou o lateral, para Djalma Santos, que recebeu a bola pela direita, na altura da intermediária e de costas, para o gol adversário, então, Djalma Santos deu uma puxeta, alta, para por a bola, na área, da Tchecoslováquia, a bola subiu muito e quando caiu, caiu sobre o goleiro, Schroif, para uma defesa que parecia fácil, porém incrivelmente Schroif se atrapalhou, falhou no lance, soltou a bola nos pés de Vavá, que quase na linha da pequena área, não teve nenhum trabalho em tocar, de perna direita, rasteiro, para o fundos das redes, estabelecendo então aos 33 minutos dos segundo tempo,o placar final de Brasil 3X1 Tchecoslováquia,nos 10 últimos minutos o Brasil,passou a tocar a bola até que o jogo terminou com a vitória da seleção brasileira, sobre a seleção da Tchecoslováquia. Brasil3X1 Tchecoslováquia.
 
MAURO CRAQUE ZAQUEIRO  E CAPITÃO DA SELEÇÃO ERQUENDO A COPA DO MUNDO A TAÇA JULES RIMET APÓS A CONQUISTA DOS BICAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL PELO BRASIL UM DOS MAIORES DESTAQUES DA COPA DO MUNDO DE 1962 NO CHILE

Logo depois de encerrada a partida o capitão da seleção do Brasil, o zagueiro Mauro, o grande Mauro Ramos de Oliveira, repetiu o gesto de Bellini, 04 (quatro) anos antes, na Suécia. Agora no Chile, porém, era o zagueiro e capitão, da seleção do Brasil, Mauro, quem erguia a Copa do Mundo, a Taça Jules Rimet. O Brasil era bi campeão mundial de futebol.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
À REVELIA DO PARAGUAI, MERCOSUL ANUNCIA ADESÃO DA VENEZUELA AO BLOCO

 CRISTINA KIRCHNER E DILMA ROUSSEFF

"Anunciamos a adesão da República da Venezuela como membro pleno do Mercosul em uma reunião (extraordinária) no dia 31 de julho no Rio de Janeiro", disse a presidente Cristina Kirchner, da Argentina.
Ao discursar, a presidente Dilma Rousseff disse esperar "que a Venezuela formalize a adesão buscada com esforço". Em menção indireta ao Paraguai, Dilma disse que o Mercosul tem "o compromisso democrático" e rejeita "ritos sumários", em uma referencia ao rápido impeachment de Lugo. Segundo Dilma, o Mercosul está aberto para a adesão de novos sócios plenos do bloco. Em Caracas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemorou a decisão e afirmou que o ingresso do país no Mercosul, após sete anos de espera, representa "uma derrota para o imperialismo americano e as burguesias lacaias da região". Segundo Chávez, a burguesia venezuelana junto da do Paraguai "fez o impossível para evitar a inclusão da Venezuela no bloco regional". A Venezuela fez seu pedido formal de adesão ao bloco em 2005. O pedido foi analisado pelos Congressos dos quatro países membros. Apenas o Senado paraguaio ainda não havia aprovado a adesão, sob o argumento, de alguns senadores, de que a Venezuela não respeita os valores democráticos exigidos pelo bloco. Ironicamente, esse foi o mesmo argumento usado pelos sócios do bloco para suspender o Paraguai após o impeachment de Lugo. Mais cedo, em Assunção, o novo presidente do Paraguai, Federico Franco, lamentou a suspensão temporária de seu país do Mercosul e não descartou que o país firme um Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos. “Ao ser suspenso, o Paraguai está liberado para tomar decisões e vamos fazer o que for melhor para os interesses paraguaios”, disse Franco, segundo a imprensa paraguaia. Quando perguntado sobre a possibilidade de “negociar acordos comerciais com Estados Unidos, China ou outros países”, o presidente paraguaio respondeu: “é uma possibilidade”. Ao abrir o encontro, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, qualificou de “golpe brando” o impeachment relâmpago de Fernando Lugo, no Paraguai. “Essa vai ser uma reunião histórica porque apesar das diferentes visões que temos (no Mercosul e na Unasul) temos em comum a defesa da legalidade. E que não se instalem na região os golpes brandos. Movimentos que sob a marca de certa institucionalidade significam a quebra da ordem institucional”, afirmou a presidente argentina. Cristina questionou a falta de prazo para que Lugo se defendesse durante o processo de impeachment, na semana passada. “Meu país acredita que houve ruptura da ordem democrática do Paraguai. Não há no mundo processo político que dure duas horas e que não tenha espaço para a defesa”, afirmou. No discurso, Cristina disse que a decisão do Mercosul é a de não aplicar sanções econômicas ao Paraguai porque “elas nunca são pagas pelos governos, mas pelos povos”. A única sanção será a suspensão do país nas reuniões do blogo, o que significa o isolamento paraguaio na região. Em Assunção, o novo ministro das Relações Exteriores do governo Franco, José Félix Fernández Estigarribia, questionou a legalidade do impedimento de o Paraguai participar das reuniões do Mercosul e da Unasul. "Não quero sanções políticas e nem econômicas porque não são justas e nem legais”, disse. A Unasul está sob a presidência paraguaia mas, segundo ele, o destino da participação do país no grupo também será definida com a ausência paraguaia. Entre os presidentes que participam das reuniões estão, além de Dilma e de Cristina, José Mujica, do Uruguai, Ollanta Humala, do Peru, Evo Morales, da Bolívia, Rafael Correa, do Equador, e Sebastián Piñera, do Chile. Ao contrário do esperado, Hugo Chávez, da Venezuela, não compareceu e está sendo representado por seu ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro.

Fonte: BBC Brasil
FIRJAN INAUGURA UNIDADE SESI-SENAI EM TERESÓPOLIS

Foi inaugurada nesta quinta-feira, 28, a nova Unidade Sesi-Senai Teresópolis. O espaço, que integra a Gerência Executiva de Nova Friburgo, vai ampliar o atendimento do Sistema Firjan na cidade, com novos cursos gratuitos de capacitação e prestação de serviços para empresários e trabalhadores. Com 2.500m², o espaço tem estrutura para atender 200 pessoas por dia. O Presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa, esteve presente ao evento e falou sobre o trabalho de ampliação de unidades no estado. “Este ano, já inauguramos cinco unidades do Sesi-Senai. Essa é a nossa proposta, levar qualificação para os trabalhadores, além dos exames ocupacionais, entre outros serviços. Tínhamos essa carência em Teresópolis”, enfatizou.  Para o Presidente da Comissão Intermunicipal da Firjan em Teresópolis, Hélio Neves, a inauguração é um marco para a cidade. “Esta unidade é um importante presente para Teresópolis. Agora, estamos preparados para receber grandes indústrias, pois elas terão como qualificar e aperfeiçoar seus funcionários”, comentou. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder, ressaltou que a iniciativa vai contribuir para a instalação de um polo industrial no município. “A implantação de um polo industrial na cidade depende de uma mão de obra qualificada e, hoje, com a unidade do Sesi-Senai, os trabalhadores terão a possibilidade de passar pela capacitação”, avaliou Eduardo Breder, acrescentando que a Prefeitura tem participado de reuniões com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) para viabilizar o projeto. No dia 9 de julho, representantes do Codin estarão em Teresópolis para um encontro com o Prefeito Arlei e para visitar locais que poderão servir para a instalação do polo. Atualmente a unidade já conta com aulas de qualificação do Programa Sesi-Senai Educa Mais, que oferece cursos na área de construção civil no canteiro escolar. O curso já formou 39 alunos e tem duas turmas em andamento. Com a ampliação, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) vai oferecer cursos de Aprendizagem e de Aperfeiçoamento, como confecção e Tecnologia da Informação. O Sesi (Serviço Social da Indústria) vai disponibilizar serviços de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Exames Laboratoriais, Espirometria, Audiometria, além de Clínica Odontológica. A Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, também participou da cerimônia e adiantou que já foi firmada uma parceria com o Senai para que 25 mulheres façam um curso gratuito de pintura e textura de parede. As inscrições começam na próxima semana e serão feitas na Secretaria, na Rua Heitor de Moura Estevão, 279, Várzea. Mais informações pelo telefone (21) 2643-4237. O Sesi-Senai Teresópolis está localizado na Rua Jorge Lóssio, 207, no Alto, e o telefone para informações é 0800 0231 231.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Texto: Mara Lúcia

quarta-feira, 27 de junho de 2012

BEATLEMANIA

YESTERDAY NO GUINNES BOOK

Yesterday é a canção mais conhecida dos Beatles, não necessariamente a mais bonita. Apesar de creditada a Lennon e McCartney, por força de acordo, sabe-se que Yesterday é uma canção escrita inteiramente por Paul McCartney. O próprio John Lennon em diversas ocasiões deixou isso claro. Paul McCartney escreveu Yesterday, numa manhã de 1965, logo depois de acordar de um sonho. Alguns profissionais do mundo musical e radiofônico afirmam que Yesterday foi e continua sendo até hoje a canção mais tocada em rádios em todo o mundo, em todos os tempos, outros desses profissionais afirmam que ela já foi, mas que hoje em dia a mais tocada nas rádios do mundo, em todos os tempos é Dancing Queen, do grupo sueco Abba, gravada em 1975 e lançada em 1976. Esta dúvida com certeza permanecerá por muito tempo ainda. Mas, o certo, é que em questão de regravações, Yesterday, continua imbatível. Segundo o Guinnes Book, há para Yesterday, mais de três mil regravações, sendo ela a música mais regravada de todos os tempos. Milhares de cantores, cantoras, bandas, orquestras, grupos vocais, etc., regravaram yesterday, desde 1965, quando ela foi lançada, entre grandes nomes da música no mundo que regravaram esta Yesterday, estão entre outros: Frank Sinatra, Elvis Presley, Ray Charles e Plácido Domingo, grande tenor e maestro espanhol. Até diversos artistas brasileiros regravaram Yesterday.


 PAUL MCCARTNEY 

Vídeo dos Beatles cantando Yesterday,  ao vivo em um concerto em Tóquio, no link abaixo

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire
re
MERKEL DIZ QUE NÃO HÁ RESPOSTAS RÁPIDAS OU FÁCEIS PARA A CRISE
 
ANGELA MERKEL

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta quarta-feira, um dia antes da cúpula dos líderes da União Europeia (UE), que não há soluções rápidas ou fáceis para acabar com a crise da dívida da zona do euro e que os líderes deveriam evitar fazer promessas precipitadas que não poderão cumprir. Merkel, falando a membros da câmara de deputados do Parlamento, a Bundestag, também reiterou sua visão de que dívida mutualizada, ou eurobônus, seria a política errada a seguir e afirmou que a Alemanha, a maior economia da Europa, tem recursos finitos. "É imperativo que nós não prometamos coisas que não podemos cumprir, e que implementemos o que concordamos", disse Merkel sob forte aplauso na câmara."Responsabilidade compartilhada só pode acontecer quando controles suficientes forem implementados", acrescentou ela.

Fonte: Agência Reuters - Reportagens de Noah Barkin e Stephen Brown

STF ACREDITA EM CONCLUSÃO DO MENSALÃO AINDA EM AGOSTO

 CARLOS AYRES BRITTO

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que acredita na conclusão do julgamento do processo do mensalão ainda no mês de agosto. O cronograma prevê o início do julgamento no primeiro dia do mês, desde que o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, libere a tempo os documentos para votação. Ayres Britto afirmou que não teme nenhum tipo de atraso. “É possível que o julgamento termine no próprio mês de agosto, se tudo correr normalmente e dentro do cronograma que estabelecemos. Aquele calendário estabelecido já levou em consideração a complexidade do caso”, disse o ministro. Lewandowski pretende liberar o processo ainda em junho. O planejamento do STF prevê sessões diárias da Côrte, de cinco horas, entre 1 e 14 de agosto, para ouvir a acusação do Ministério Público Federal e as defesas dos 38 acusados de envolvimento no principal escândalo de corrupção do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir do dia 15 começarão a ser revelados os votos dos ministros. O presidente do STF voltou a afirmar que o julgamento não será pautado por nenhum tipo de pressão. “Por mais intensa ou densa que seja a ambiência política de um processo, o julgamento só pode ser técnico, em cima da prova dos autos. Isto é um dever do juiz. Se não for assim, ele se deslegitima e trai a sua própria função”, disse. No início do mês, o ex-ministro José Dirceu convocou líderes estudantis e movimentos sociais a irem às ruas em defesa dos réus do mensalão. Sobre as ameaças veladas que levaram o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima a abandonar o processo contra o contraventor Carlinhos Cachoeira, Ayres Britto afirmou que é absolutamente intolerável e inadmissível que se coloque sob ameaça de morte um magistrado. “Se já merece de nossa parte todo repúdio ameaçar qualquer ser humano, no caso do Judiciário colocamos mais ênfase, não porque seja mais digno que qualquer outra pessoa, mas pela função que desempenha porque todos os conflitos sociais mais agudos e insuscetíveis de solução amistosa desaguam no Poder Judiciário”, disse. Na terça-feira o presidente do STF já havia classificado as ameaças como de “gravidade incomum” e “qualificada”.

Fontes: Agencia de Notícia e Jornal Floripa

terça-feira, 26 de junho de 2012

FRASES CÉLEBRES

 "EU TENHO UM SONHO. O SONHO DE VER MEUS QUATRO FILHOS SEREM JULGADOS
PELOS SEUS ATOS E NÃO PELA COR DA SUA
PELE” -  MARTIN LUTHER KING JR


 MARTIN LUTHER KING JR

Esta é mais uma, de tantas frases célebres, do Pastor Martin Luther King. Esta frase foi dita no seu discurso, proferido em 28 (vinte oito) de agosto de 1963, o mais famoso dos seus discursos, realizado nos degraus do Lincoln Memorial, na cidade de Washington, capital, dos Estados Unidos da América, perante cerca, duzentas mil pessoas, na famosa e histórica,  Marcha de Washington, por Empregos e Liberdade, um decisivo momento, na história, do Movimento Americano pelos Direitos Civis, nos Estados Unidos da América do Norte, onde a platéia o aplaudiu delirantemente. Martin Luther King, em toda a sua vida se destacou pela defesa dos direito civis e dos direitos sociais, para negros e mulheres. Martin Luther King Jr nasceu no dia 15 (quinze) de janeiro de 1929, na cidade de Atlanta, capital do estado da Geórgia, nos Estados Unidos da América do Norte e faleceu no dia 04 (quatro) de abril de 1968, assassinado, em Memphis, a maior cidade, do estado do Tennesse, nos Estados Unidos da América do Norte. O assassino de Martin Luther King Jr foi um homem branco chamado, James Earl Ray, que se declarou, então, na época o autor do tiro que o matou. Porém, há teses que, na verdade, Martin Luther King Jr, foi assassinado por um complô dirigido pelos radicais e pelos racistas do governo dos Estados Unidos da América do Norte, insatisfeitos pela conscientização que Martin Luther King Jr, à época, levava ao povo, dos Estados Unidos da América do Norte e ao mundo como um todo. O grande, Martin Luther King Jr era um pastor protestante e um ativista político. Ele foi o mais importante, dos lideres do movimento dos direitos civis, dos negros, nos Estados Unidos da América do Norte e um dos mais importantes do mundo, pelos mesmos direitos. A luta pelos direitos civis dos negros e das mulheres, travada por ele, Martin Luther King Jr, sempre teve um tom paz, Martin Luther King, detestava e abominava qualquer tipo de violência. Para ele, a violência nada resolvia e apenas gerava novas violências. Na data de 14 (quatorze) de outubro de 1964, Martin Luther King Jr recebeu o Prêmio Nobel da Paz, por sua luta, legitima e pacífica. Sempre combatendo o preconceito e o racismo e, defendendo a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor e baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos, Martin Luther King tornou-se famoso. Em 1948, Martin Luther King, formou-se em Sociologia e no ano de 1953, casou-se com Coretta Scott King, com quem teve quatro filhos. A intensidade da luta de Martin Luther King ganhou força, em 1955, quando,  Rosa Parks, uma mulher negra e norte americana, negou-se terminantemente a ceder o seu lugar, a uma mulher branca, em um ônibus, na cidade de Montgomery, capital do estado do Alabama, nos Estados Unidos da América do Norte. Na época as leis do estado do Alabama, obrigavam os negros, a ceder seus lugares aos brancos, nos ônibus, quando não houvesse mais lugar, na condução. A segregação racial vigorava como lei em todo aquele estado e até mesmo, em outros estados, dos Estados Unidos da América do Norte. Rosa Parks, então, pelo descumprimento daquela sórdida lei, foi presa em flagrante e encarcerada, para aguardar julgamento, por desobediência àquela lei. A comunidade negra, homens e mulheres, daquela cidade fizeram um protesto, organizando um boicote aos ônibus de Montgomery, em uma campanha que durou um ano e dezesseis dias. Martin Luther King e muitos outros grandes homens e mulheres, norte americanos, negros e até mesmo, muitos brancos, homens e mulheres, aderiram à luta, da comunidade negra, norte americana, da capital do Alabama, Montgomery, o que valeu a Martin Luther King Jr, por ser ele um dos lideres da campanha, algumas ameaças de morte, além de ter a sua casa atacada e, ele, Martin Luther king Jr, durante essa luta, também, foi preso, acusado de desobedecer às leis do estado do Alabama e de sua capital Montgomery,.Mas logo foi libertado. Por fim, Martin Luther King e seus companheiros sentiram o sabor da vitória, quando a Suprema Corte dos Estados Unidos da América do Norte tornou ilegal a lei da segregação racial nos pais. Em 1986, o governo dos Estados Unidos da América do Norte, determinou que a terceira segunda feira, do mês de janeiro, que é sempre próxima ao aniversário de Martin Luther king Jr, fosse feriado nacional nos Estados Unidos da América do Norte. Em homenagem ao grande, Martin Luther King Jr. Este dia passou conhecido, então,  no mundo todo como o chamado Dia de Martin Luther King. Feriado este que é muito comemorados nos Estados Unidos da América doNorte e muito conhecido mundo afora.

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

TESTEMUNHAS LIGADAS A PERILLO FICAM CALADAS NA CPI DO CACHOEIRA

 
CARLINHOS CACHOEIRA
 
Como já é costume na CPI do Cachoeira, os convocados para depor nesta terça-feira (26) usaram o direito constitucional de permanecerem calados e não responderam as perguntas dos parlamentares. Dois dos três convocados ficaram calados. O primeiro chamado a depor foi o ex-assessor do governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), Lúcio Fiúza Gouthier. Fiúza presenciou a venda da casa do tucano para o empresário Walter Paulo Santiago, em julho do ano passado. Ele trabalha com Perillo desde o início da carreira dele na política e conseguiu um habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para não explicar o que sabe da venda da casa. Em seu depoimento na CPI, no dia 12 de junho, o governador goiano disse que não houve problemas na venda da casa e tudo foi feito dentro da lei. Perillo disse que anunciou a casa em classificado no jornal, foi procurado pelo ex-verador Wladimir Garcez e fechou o negócio com ele por R$ 1,4 milhão. Segundo o governador, ele recebeu em três cheques prédatados e todos foram compensados em sua conta pessoal. Depois, no momento de passar a escritura para o ex-vereador, Wladimir avisou que o negócio teria sido refeito e que o empresário Walter Paulo Santiago ia comprar a casa dele. No momento, o representante do governador, Lúcio Fiuza, acompanhou o ex-vereador até a casa de Walter Paulo e assinou um recibo do pagamento em dinheiro do empresário para o ex-vereador. Dessa forma, o novo comprador pagou para Wladimir e recebeu a escritura da casa. Fiúza não quis confirmar o que o governador disse. Assim como ele, o segundo convocado, Écio Antônio Ribeiro, um dos sócios da empresa Mestra Administração e Participações, em nome da qual a casa foi registrada num cartório em Trindade (GO), também ficou calado. Como o ex-assessor, ele conseguiu um habeas corpus no STF. O arquiteto Alexandre Milhomen foi o único que falou na CPI. Ele trabalhou na reforma da casa no condomínio Alphaville Ipês, em Goiânia, que era do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e onde foi preso o bicheiro Carlinhos Cachoeira, em fevereiro deste ano. Milhomen disse que foi contratado pela mulher do contraventor e não sabia que a casa tinha sido do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). – Eu fui contratado para fazer uma casa que seria comprada pela Andressa, em fevereiro. No entanto ela desistiu de comprar a casa e depois fui contratado para fazer a segunda casa, no Ipês. A casa não era dela, parece que alguém emprestou por um período específico. Eu montei a casa em julho. O arquiteto disse que não conhece o governador e nunca soube que a casa era dele. Afirmou ainda que não fez reforma na casa, apenas a decoração do interior, como instalação de papel parede, cortinas, persianas, mobiliário. Milhomen disse que não sabia que o Carlos, apresentado como marido de Andressa, era o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Todo o trabalho custou R$ 50 mil, pago em cinco parcelas. – Eu conheci primeiro a Andressa e depois fui apresentado o Carlos. Eu trabalho para eles desde fevereiro. Eles estavam procurando uma casa. Eu sabia que ele era empresário e pelo porte da casa [que eu decorei] vi que ele tinha condições de fazer uma "casa interessante" . De acordo com os depoimentos de Walter Paulo e do ex-vereador Wladimir Garcez, a casa foi emprestada para Andressa por 45 dias em julho. No entanto, ela e o marido só deixaram o imóvel em 29 de fevereiro, quando o contraventor foi preso. Milhomen disse ainda que acredita que toda a reforma tenha custado cerca de R$ 500 mil porque a cliente "tem um bom gosto excessivo e gosta de tudo do melhor".

Fonte: Portal R7  - Matéria de  Marina Marquez - Brasília
SAÚDE DIVULGA RESULTADO DA ANÁLISE DA ÁGUA DAS FONTES DA CIDADE

Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em oito fontes da cidade. De acordo com as amostras coletadas no mês de maio e analisadas pelo Lacenn-RJ – Laboratório Central Noel Nutels, referência neste tipo de serviço, duas fontes encontram-se impróprias para consumo: Fonte Amélia e Fonte Tijuca, que apresentam a presença de coliformes totais. Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças. O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. • Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo • Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo • Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo • Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo • Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo • Fonte da Tijuca (Tijuca) – Imprópria para consumo • Fonte Fonte Santa (Fonte Santa) – Própria para consumo *Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo as que estão próprias para consumo; 2) Interdição das fontes Amélia e Tijuca o devido à presença de coliformes totais e investigar possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Texto: Mara Lúcia