segunda-feira, 28 de maio de 2012

RÁDIO BRASILRURALFM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO


BRASIL CONQUISTA A COPA DE 1970 NO MÉXICO E FICA DEFINITIVAMENTE COM A POSSE DA TAÇA JULES RIMET

 
A TAÇA JULES RIMET

O Brasil chegou ao México, para disputar a Copa, desacreditado pela má campanha de quatro anos antes, quando foi eliminado na primeira fase, na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Nos grupos da Copa do México, o Brasil  não foi cabeça de chave. As honras foram da Inglaterra, última campeã; do México, país anfitrião; do Uruguai e da Alemanha Ocidental. Pela primeira vez a CONCACAF, confederação de futebol que agrega os países da América Central e do Caribe,  sediava uma Copa do Mundo, as anteriores foram sempre realizadas ou na Europa, ou na América do Sul. A FIFA escolheu o México em congresso, durante as Olimpíadas de 1964 em Tóquio. Assim, pela primeira vez a Copa do Mundo seria realizada na América Central. A Copa do Mundo de 1970,  trouxe novidades; as substituições que até então não valiam, passaram a valer, duas por time e a introdução dos cartões amarelos e vermelhos, mas só os amarelos foram usados, pois, pela primeira e única vez  na história das Copas do Mundo não houve expulsões. O Brasil ficou no grupo três, em Guadalajara, junto com a Inglaterra, com a Tchecoslováquia e com a Romênia e estreou em 3/6, contra a Tchecoslováquia, que fez 1X0, gol de Petras. O Brasil virou o jogo e venceu por 4x1, Jairzinho (2), Pelé e Rivelino marcaram para o Brasil e foram os destaques do jogo, juntos com o canhoto, Gerson, que com a sua famosa "canhotinha de ouro", que fez lançamentos perfeitos durante todo o jogo e em dois desses lançamentos sairam gols. 
 PELÉ
 
O segundo jogo, em 7/6, seria contra a Inglaterra, Paulo Cesar, substituiria Gerson que estava machucado, foi um jogaço, Banks, famoso goleiro inglês fechou o gol e fez a famosa e mais bela defesa de todas as Copas do Mundo, após cabeçada de Pelé. Mas na fase final, aos 14 minutos George Banks não conseguiu defender o arremate cruzado de Jairzinho, após um drible espetacular de Tostão e um passe de Pelé e no final do jogo o placar marcava a vitória da seleção brasileira,  Brasil 1X0 Inglaterra.


BANKS
 
No terceiro jogo, Brasil 3x2 Romênia, Pelé (2) e Jairzinho, anotaram para o Brasil, enquanto Dumitrache e Dembrovski marcaram para a Romênia.

 JAIRZINHO

Primeiro colocado do grupo, o Brasil jogaria agora com o Peru,  uma das surpresas da Copa do Mundo e que armara a sua melhor seleção de todos os tempos, com grandes jogadores, como o goleiro Rubiños; o grande zaqueiro e capitão do time, Chumpitaz;  os meio campistas, Challe, Mifflin e Baylon e os atacantes Perico de Leon, Hugo Sotil, Gallardo, um grande craque, que já havia jogado, aqui no Brasil pelo Palmeiras e o extraordiário Teófilo Cubillas, o maior jogador peruano de todos os tempos. 

 CUBILLAS

Foi uma ótima partida e no final, Brasil 4x2 Peru, os gols da vitória brasileira foram feitos por Tostão (2), Jairzinho e Rivelino, enquanto Gallardo e Cubillas, descontaram para o Peru. 

 TOSTÃO

Veiram então às semifinais, o adversário do Brasil seria o Uruguai, que vinte anos havia causado a maior decepção da seleção brasileira, em toda a sua história, quando o Uruguai ao vencer o Brasil por 2X1, na decisão Copa do Mundo, de 1950, realizada no Brasil, havia conquistado o título, em pleno Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. A partida começou nervosa, com todos os componentes da  rivalidade futebolistica entre os dois países. Aos dezenove minutos,  o atacante uruguaio, Cubillas, não confundir com o Cubillas peruano,  fez 1x0, para o Uruguai, em falha do goleiro brasileiro Felix, que escorregou na bola mal chutada por Cubillas, mas aos quarenta e quatro minutos, Clodoaldo empatou, para o Brasil e assim, com o placar em 1X1, terminou o primeiro tempo. 

 MAZURKIEWICH

Na fase final o Brasil melhorou, com uma defesa mais sólida, onde Brito pontificavae e goleiro Felix agora estava bem defendendo o gol brasileiro, no meio de campo,  Gerson, Clodoaldo e Rivelino dominavam aquele setor e no ataque Pelé e Tostão mandavam no jogo, contando ainda com a velocidade e o oportunismo de Jairzinho. Assim, aos vinte minutos, Jairzinho fez um gol e pos o Brasil na frente no marcador,  Brasil 2X1 Uruguai. Apesar de quase ter tomado um golaço de Pelé, o goleiro uruguaio, Ladislau Mazurkiewich, estava maravilhosamente bem no gol da seleção do Uruguai, mas isso não impediu que aos quarenta e três minutos Rivelino fechasse o marcador, com um potente arremate de perna esquerda, que definiu a vitória da seleção brasileira, de futebol, com o marcador final do jogo em Brasil 3x1 Uruguai. 

  RIVELINO

Era a hora de sair do Jalisco, em Guadalajara e ir para o Estádio Asteca, na capital mexicana, na Cidade do México, para decidir em 21/6, a Copa do Mundo contra a Itália, que tinha um ótimo time, contando com excelentes jogadores como Sandro Mazolla, Roberto Boninsegna, Gianni Rivera, além  do grande zagueiro e capitão Giacinto Facchetti, considerado até hoje um dos maiores "backs", da esquadra azurra, em todos os tempos, além do  o craque da equipe italiana, naquela Copa do Mundo, em 1970, no México, o excelente atacante, Riva,  Luigi Riva, ou "Gigi" Riva.
 








 RIVA

Ambos tanto o Brasil, quanto a itália, tinham duas Copas do Mundo, conquistadas, quem vencesse teria a Jules Rimet, definitivamente. O Brasil começou bem e aos vinte minutos Rivelino cruzou, Pelé subiu e cabeceou, Brasil 1X0; mas aos quarenta minutos, Clodoaldo atrasou de calcanhar, Boninsegna roubou, driblou Felix e empatou, fim da primeira fase. 

 BONINSEGNA



Veio então o segundo tempo do jogo e o Brasil refeito do susto, do gol de empate, retomou às rédeas da partida. Com uma defesa muito sólida, onde Brito que antes da Copa do Mundo, de 1970,  após exames feitos em todos os jogadores inscrito naquela  competição, tinha sido declarado como de todos os jogadores, aquele que tinha a melhor saúde, naquela Copa do Mundo, dominava o perigoso ataque italiano, levando vantagem em quase todas as jogadas. Felix, no arco do Brasil,  parecia então muito mais tranquilo e chegou a fazer algumas boas defesas, sendo uma de fato espetacular. O meio de campo estava como sempre muito bem mais uma vez, em mais uma partida, dominando totalmente aquele setor do campo, com Clodoaldo, Gerson e Rivelino, com arte e habidade tocando à bola aos companheiros de ataque, com relativa facilidade, até que foi o próprio Gerson, que com um gol sensacional, o mais bonito daquele jogo, pois o Brasil na frente do placar, Gerson cortou a zaga italiana  e chutou com a famosa canhota, de fora da área, quando eram decorridos, vinte e um minutos, de jogo. Logo depois, aos vinte e cinco, foi a vez de Jairzinho, veloz e oportunista atacante da seleção brasileira, marcar mais um gol Brasil 3x1; Para fechar o placar, Carlos Alberto, aos quarenta e dois minutos recebeu um passe espetacular e maravilhoso de Pelé e marcou o quarto gol da seleção brasileira,  Brasil 4x1 Itália e a Taça Jules Rimet foi conquistada definitivamente pelo Brasil. Brasil campeão: 2º Lugar, Itália,3ºAlemanha Ocidental,4º Uruguai.O artilheiro, com 11 (onze) gols, Muller, da Alemanha Ocidental.                       
  CARTAZ PROMOCIONAL DA COPA DO MUNDO DE 1970

 TIME DO BRASIL TRICAMPEÃO MUNDIAL NO JOGO FINAL CONTRA A ITÁLIA
EM PÉ DA ESQUERDA PARA À DIREITA: CARLOS ALBERTO, FÉLIX, WILSON PIAZZA, BRITO, CLODOALDO E EVERALDO; AGACHADOS,NA MESMA ORDEM, O MASSAGISTA MÁRIO AMÉRICO E JAIRZINHO, GÉRSON, TOSTÃO, PELÉ E RIVELINO

Vídeo dos melhores momentos do jogo final, Brasil 4x1 Itália:

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem  de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/