sexta-feira, 25 de maio de 2012


CULTURA

O LAGO TITICACA O MAIS ALTO LAGO DO MUNDO O SEGUNDO MAIOR DA AMÉRICA LATINA TEM SUAS ÁGUAS SALGADAS

 LAGO TITICACA

O Lago Titicaca, o mais alto do mundo, está situado no altiplano dos  Andes, na América do Sul, na fronteira do Peru, com a Bolívia. Parte no Peru e parte na Bolívia, o Lago Titicaca tem aproximadamente, 8.300 (oito mil e trezentos) quilômetros quadrados e  está situado há 3.821 (três mil oitocentos e vinte e um) metros, acima do nível do mar. Incrivelmente, suas águas são salgadas, como as águas dos mares, o que leva muitos cientistas e também muitos geólogos a crer, que antes o mar ocupava, não só aquela altura, mas também, todo o globo terrestre. O Lago Titicaca é um lago navegável e comercialmente, muito importante, tanto para o Peru, quanto para a Bolívia. Além de lindíssimo, com magníficas paisagens, com pontos turísticos de espetacular beleza, o Lago Titicaca é o segundo maior lago em tamanho de toda a América Latina, só sendo superado pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela, que tem aproximadamente, 13.000 (trese mil) quilômetros quadrados. 
 PESCADORES NO LAGO TITICACA

O Lago Titicaca tem um grande diversidade de vida aguática, sendo muito procurado para a pesca esportiva e é também, muito importante, tanto para o Peru, quanto para a Bolívia, para a pesca comercial, que rende riquezas, aos dois países, além de gerar inúmeros empregos, tanto em um país, quanto no outro. Embora sendo apenas cerca de 10% (dez por cento) maior, no lado do território do Peru, conseguentemente, 10% (dez por cento) menor, do lado do território da Bolívia, o Lago Titicaca é muito importante, como fonte de riquezas e de recursos naturais, para os dois países, gerando recursos econômicos importantíssimos, tanto para o Peru, quanto para a Bolívia.  
  MAPA DO LAGO TITICACA E A DIVISÃO DO MESMO ENTRE O PERU E A BOLÍVIA

Em suas margens a biodiversidade é muito rica e, muitas cidades, tanto do Peru, quanto da Bolívia localizam-se às sua margens. Mais de 25 (vinte e cinco) rios deságuam no Lago Titicaca, que tem ainda, 41 (quarenta e uma) ilhas, algumas delas, com grande densidade de habitantes. Além dessas ilhas comuns, de terra, que tem o Lago Titica, há também, ilhas artificiais, que flutuam pelo Lago Titicaca. 
 UMA ILHA DE UROS

Estas ilhas artificiais são chamadas de Uros e são feitas de totoras, que é uma planta, que os nativos da região, chamam de “Rainha dos Vegetais”. Depois de secas ao sol, as totoras são trançadas, em longas extensões e servem de moradia a pequenos povoados, que nelas habitam As pessoas que habitam estas ilhas artificias, também são chamados de Uros. 
 CIDADE DE COBACABANA NA BOLÍVIA AS MARGENS DO LAGO TITICACA

Eles vivem em especial da pesca e dos turistas, que a visitam estas ilhas artificiais e compram de seus moradores, dos Uros, produtos artesanais, confeccionados por eles. Tanto no lado do Peru, quanto no lado da Bolívia existem e convivem os Uros e suas singulares e, até mesmo, porque não dizer excêntricas culturas. 
 CIDADE DE PUNO NO PERU AS MARGENS DO LAGO TITICACA

As principais cidades as margens do Lago Titicaca, são Copacabana, no lado da Bolívia e Puno, capital da região de Puno, no lado do Peru.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/