segunda-feira, 30 de abril de 2012


 MÚSICA

JOÃO CARLOS MARTINS A DETERMINAÇÃO E A LUTA DE UM GRANDE MÚSICO


  JOÃO CARLOS MARTINS O PIANISTA

João Carlos Martins é um grande, ex-pianista brasileiro, de fama internacional, que agora é um grande maestro, reconhecido internacionalmente. João Carlos Martins nasceu em São Paulo, capital do Estado de São Paulo, em 25 de junho de 1940, em uma família de classe média. Ele começou sua carreira de pianista aos 08 (oito) anos, quando seu pai passou a incentivá-lo, já que o menino, João Carlos, já se mostrava um virtuoso pianista. Assim, aos 08 (oito) anos, seu pai o inscreveu em concurso para jovens pianistas, para execuções de composições de Bach. João Carlos venceu o concurso, impressionando em suas apresentações. A partir daí, a carreira do pianista, João Carlos Martins passou a deslanchar rapidamente. Logo, João Carlos Martins, já era internacionalmente conhecido, como um grande pianista. Em 1960, com apenas 20 (vinte) anos de idade,  apresentou-se no Carnegie Hall, em Washington, nos Estados Unidos, onde teve altos elogios da crítica. A partir de então, o grande pianista João Carlos Martins tocou com inúmeras orquestras norte americanas e passou a ser considerado como um dos maiores pianistas do mundo, se apresentando em diversos países. Porém, infelizmente, no auge de sua carreira, João Carlos Martins, passou por um sério problema, quando em um momento de lazer, sofreu um acidente, jogando futebol e teve rompido um nervo da mão direita. Com muita determinação e diversos tratamentos, João Carlos Martins, conseguiu recuperar, parte dos movimentos da mão. Porém, anos depois, adquiriu uma doença chamada de Contratura de Dupuytren, que de novo, atacou as lesões sofridas em sua mão. Mais uma vez, João Carlos Martins, parou de se apresentar e entrou em novos tratamentos. De novo, com muita determinação e muito esforço e ainda, depois de muitos tratamentos, novamente, recuperou os movimentos de parte da mão direita e voltou a se apresentar. Porém, com os problemas sofridos, ele, já não era o virtuose que havia sido. Mas, apesar disso e a despeito de tudo, ainda sim, era considerado um espetacular pianista e voltou a se apresentar em diversas partes do mundo. Porém, mais um revés estava destinado a João Carlos Martins e a sua carreira de pianista. No de 1995, logo depois de se apresentar em um concerto, na cidade de Sofia, capital da Bulgária, João Carlos Martins foi assaltado e agredido, com um violento golpe na cabeça, o que vez com que, mais uma vez ele perdesse os movimentos da mão direita. De novo, João Carlos Martins voltou aos dolorosos tratamentos. Mas, fortes dores na mão direita, só o deixavam usar dois dedos. Assim, tristemente, as três fatalidades seguidas, encerraram a carreira de pianista, do grande João Carlos Martins. Triste e deprimido, João Carlos Martins, se viu obrigado a abandonar os palcos e seus fãs, definitivamente, pelo menos era o que parecia. 

   
 JOÃO CARLOS MARTINS O MAESTRO

Mas, a sorte voltou a sorrir, para João Carlos Martins. Embora, ainda dentro da música, desta vez, a sorte se apresentou de forma diferente. Certa noite, conta o próprio João Carlos Martins, ele sonhou que estava tocando piano, na orquestra regida por com seu amigo, o grande maestro brasileiro, Eleazar de Carvalho. No sonho, Eleazar de Carvalho lhe dizia: “Venha cá, João Carlos, que eu lhe ensino, você pode reger uma orquestra”. A partir do sonho, João Carlos Martins passou a se dedicar aos estudos de maestro. Porém, os problemas nos dedos, o impossibilitavam de segurar à batuta. Mas, o determinado, João Carlos Martins, não desistiu. Aprendeu e se aperfeiçoou em todos os movimentos, executados por um maestro e só com as mãos e sem a batuta, passou a reger e, ainda assim, com todas as dificuldades, ele é hoje em dia, considerado um dos maiores maestros brasileiros e um dos maiores do mundo. João Carlos Martins é sempre convidado para reger grandes orquestras, em apresentações teatrais e em aberturas, ou encerramento de grandes eventos, conforme aconteceu ontem, no grande prêmio Brasil de Fórmula Indy, onde ele regeu a orquestra que executou o hino nacional brasileiro. Essa é a vida e a determinação de um grande músico, de um grande homem e de um grande brasileiro.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Um comentário:

  1. Por favor repasse a ele:
    Assista o Dvd sobre Autohemoterapia do Doutor Luiz Moura e pratique a autohemoterapia, bastam 5 mls de 5 em 5 dias, que ficará curado, bem como milhares de várias enfermidades, assim como eu, digite amigos da cura no google e saberá tudo.
    Obrigado
    Maurecir Mafra

    ResponderExcluir

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/