quinta-feira, 1 de março de 2012

PREFEITURA EN FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis



Prefeitura recupera e revitaliza do canteiro central em frente à Rodoviária






A Prefeitura de Teresópolis vem investindo em iniciativas que estão deixando a cidade cada vez mais bonita. Desta forma, o governo municipal está recuperando e revitalizando os espaços públicos do município. Nesta semana, além dos pontos turísticos, as obras do canteiro central, localizado em frente ao Terminal Rodoviário José Carvalho Janotti, entraram em fase de finalização. A iniciativa prevê também a urbanização e o paisagismo da área. O local ganhou meio-fio, piso intertravado, novas jardineiras, pintura e rampa para cadeirantes, carrinhos de bebê e ciclistas, além da facilidade para acessar os dois sentidos da Rua Waldir Barbosa Moreira. O projeto ainda inclui a colocação de bancos e a instalação de refletores para realçar a beleza das plantas, todas oriundas do Horto Municipal. Árvores receberão os serviços de poda e limpeza em suas copas e faixas serão pintadas nos dois sentidos da rua, facilitando a travessia e oferecendo segurança aos pedestres. Também será instalada tubulação de água para regar as plantasCom recursos do município, a obra tem como objetivo promover a acessibilidade, proporcionar segurança para motoristas e pedestres e melhorar a estética do local. “Nosso compromisso é que a população tenha uma cidade melhor e mais bonita para viver. Neste trecho circula um grande fluxo de moradores e turistas e queremos oferecer mais conforto e segurança a todos”, explicou o Prefeito Arlei. A dona de casa Simone Teixeira passava pelo local e opinou sobre a obra. “Está muito melhor agora. Isso dá uma aparência mais bonita para a cidade, que merece”. O Subsecretário de Parques e Jardins, Tião Correia, destacou a preocupação com o cidadão. “O Prefeito Arlei sempre teve essa preocupação com as pessoas do bairro e da cidade como um todo. O mais importante é a satisfação da população. Tudo está sendo feito para facilitar a vida dos cidadãos”, disse.
Texto – Gisele Barreto









Cultura de Raiz agita o domingo





Ronaldo Fialho

Neste domingo, dia 4 de março, acontece a segunda edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, será na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a partir das 9h30, com diversas atrações, sempre valorizando a cultura popular e a música do homem do campo. O 2º Cultura de Raiz de 2012 terá como tema o Dia Internacional da Mulher. Entre os convidados, estão confirmadas as apresentações de Jorge Viajante, Vera Boccard, Seu Timbira, Candido Neto e os Irmãos Rosa, entre outros. O sistema do encontro continua o mesmo: formato de programa de auditório, com apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, cenário de cozinha de roça e lanche à moda caipira. Na sala de dança, estarão montados estandes de artesanato e da Secretaria do Direito da Mulher. “O Cultura de Raiz está consolidado como um projeto mais do que bem sucedido, que resgata a genuína música do homem do campo, valoriza a cultura popular e revela talentos. No início de fevereiro, iniciamos a quarta temporada do projeto e foi novamente um sucesso. Desta vez, não será diferente. A casa estará aberta a todos”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho. Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz. Ao todo, já foram realizadas 31 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.
Texto: Geórgia Jahara







Programa de Saúde dos Profissionais da Educação prossegue com atendimento em Teresópolis

O Programa de Saúde dos Profissionais da Educação – PSPE -, que oferece suporte aos educadores através de orientação e capacitação por meio de palestras e dinâmicas, continua seu atendimento na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis. A proposta é estimular hábitos saudáveis e contribuir para a prevenção de doenças e elevação da autoestima dos profissionais da área de educação. Coordenado e desenvolvido pela equipe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, o PSPE já atendeu mais de 60 escolas e tem como meta para 2012 visitar todas as unidades escolares da rede.Segundo a professora Carla Helena Ferreira, o PSPE trabalha basicamente na prevenção de doenças que têm grande incidência entre os profissionais de educação, distúrbios relacionados ao trabalho que acabam levando a incapacidade laboral temporária ou permanente, fazendo também o mapeamento nas escolas para um melhor diagnóstico dos problemas, além das palestras e oficinas de capacitação. “Desenvolvemos um trabalho de vanguarda na cidade e principalmente no setor público”, destaca Carla Helena.De acordo com a psicóloga Cláudia Ribeiro, o foco do programa é a reeducação permanente dos profissionais de ensino. “Além de focarmos um olhar diagnóstico em nossos educadores, tentando entender seus principais problemas, revisitamos suas práticas dentro do processo de trabalho, procurando criar um grupo de apoio moderador do stress no cotidiano profissional dessas pessoas”, explica Cláudia.Outra psicóloga do programa, a professora Roberta Garcia Leal, lembra que este ano já foram oferecidas oficinas para os motoristas da Divisão de Educação Especial e para os professores, orientadores pedagógicos e educadores das escolas municipais Guilhermina de Almeida, em Água Quente, no 2º Distrito, e Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, no 3º Distrito. “Dia 6 de março receberemos os Cuidadores da Rede Municipal no auditório da Secretaria Municipal de Educação e esperamos que esse trabalho resulte na diminuição dos problemas, buscando principalmente a sua conscientização”, conta a psicóloga. Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o trabalho realizado pela Divisão de Educação Especial é muito importante e o programa deve ser aprimorado. “Nossa intenção é melhorar a qualidade de vida de nossos profissionais, estimulando-os a adotarem bons hábitos para a manutenção de uma vida física e emocional mais saudável. Queremos ver cada dia mais nossos colegas de trabalho satisfeitos, equilibrados e comprometidos com seus ambientes de trabalho”, disse o Secretário.
Texto: Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/