quarta-feira, 21 de março de 2012

CINEMA

 OS FONDA - A FAMÍLIA DOS GRANDES ATORES HÁ OITO DÉCADAS FAZENDO SUCESSO NO CINEMA

 
HENRY FONDA NO FILME "ALTA TENSÃO".
 
Henry, Jane, Peter e Bridget, a família Fonda, décadas sucesso. Tudo começou em 1935, com o primeiro filme de Henry Fonda, “Amor Sincero”. Em 1936, casou-se com Francis Seymour Broukwaw, tiveram dois filhos, Jane e Peter, também artistas famosos. Henry Fonda nasceu em 16/05/1905, em Grand Island, Nebraska, EUA e faleceu em 12/08/1982, em Los Angeles, EUA. Henry era sucesso em qualquer gênero, western, drama, comédia, etc. Várias vezes premiado e homenageado. O mais velho ator a ganhar um Oscar, em 1991, como ator principal em, “Num Lago Dourado”, onde contracena com a grande Katherine Hepburn e com sua filha, Jane Fonda, que faz o papel da filha do casal encenado por Henry e Katherine. Henry trabalhou também com seu filho Peter Fonda no filme Wanda Nevada, onde Peter Fonda faz o papel principal e também é o diretor. Henry Fonda fez quase cem filmes, entre eles: “Num Lago Dourado”; “As Vinhas da Ira”; “Jesse James”; “O Retorno de Franck James”; “A Serpente”; “Alta Tensão”; “Assim Nascem os Heróis”; “Jezebel”; “Wanda Nevada”; “A Vida de Alexandre Graham Bell”; “Assim Que Elas Gostam”; “A Mocidade de Lincoln”; “Era Uma Vez no Oeste”; “Amor Sincero”; “Os Últimos Dias de Mussolini”; “Os Impiedosos; “Cidade em Chamas”; Cinzas do Passado”; “Consciências Mortas”; “Dez Homens e Uma Sentença”; “Sangue de Herói” e muitos outros.

 
JANE FONDA, UM SÍMBOLO SEXUAL EM SUA ÉPOCA.

Jane Fonda, a mais velha dos filhos de Henry Fonda, nasceu em 21/12/1937, em Nova York, como Lady Jayne Seymour Fonda, antes do cinema, foi modelo de sucesso, capa de revistas, entre elas a Vogue. Foi para o cinema nos anos 60, lindíssima, logo se tornou símbolo sexual, principalmente, após sua participação nos filmes, “Barbarella” e “Dívida de Sangue”. Premiada duas vezes com o Oscar, melhor atriz principal, em “O Passado Condena”, de 1972 e “Amargo Regresso” de 1979. Jane Fonda protagonizou também com sucesso; ”A Noite dos Desesperados”; “Julia”; “Síndrome da China”; “Qualquer Quarta Feira”; “Descalços no Parque” e “Num Lago Dourado”, ao lado de seu pai, Henry Fonda. Foi casada com Roger Vadim, com Tom Hayden e com Ted Turner. Ativista de esquerda desde os anos 70, quando foi a Hanói, antiga capital do Vietnam do Norte e protestou contra a intervenção norte americana, na política daquele país, posando para fotos, sentada em um canhão, antiaéreo, o que lhe valeu a ira do governo de Nixon e da direita radical dos EUA, que a chamam até hoje de “Hanói Jane”. Hoje, afastada das telas cinematográficas, Jane Fonda, 73 anos, faz sucesso nas carreiras de orientadora de ginástica aeróbica e de escritora.



 
 PETER FONDA NO CARTAZ DO FILME "O OURO DE ULISSES" QUE LHE VALEU UMA INDICAÇÃO PARA O OSCAR.
 
Peter Fonda, segundo filho de Henry Fonda, nasceu em 23/02/1940, em Nova York, Começou a carreira de ator de cinema nos anos 60. Em 1999 foi indicado ao Oscar, por sua atuação como um apicultor, no filme “O Ouro de Ulisses”. Em 1970, contracenou com seu pai Henry Fonda, em “Wanda Nevada”, onde além de fazer o papel principal, Peter Fonda também dirigia o filme. Entre outros filmes, seus maiores sucessos além dos dois acima citados são; “Motoqueiros Selvagens”; “Nadja”; “A Estrada do Medo”; “O Motoqueiro Fantasma”; “A Fúria da Tempestade”; “Fuga de Los Angeles”; “Sem Destino”; “Fuga Alucinada” e “Histórias Extraordinárias”. Com Susan Brewer, uma atriz divorciada que já tinha uma filha, chamada Noah Dietrich, ele, Peter Fonda casou-se em 1961, deste relacionamento, nasceram dois filhos Bridget Fonda, também atriz e que já faz sucesso e Justim Fonda. Em 1972, Peter Fonda, divorciou-se de Susan Brewer e em 1975 casou-se pela segunda vez, agora com Portia Rebecca Crockett.

BRIDGET FONDA EM CANNES, NA FRANÇA, EM 1991 QUANDO INDICADA AO PRÊMIO EMMY.
 
Bridget Fonda, filha de Peter Fonda com Susan Brewer, neta de Henry Fonda, sobrinha de Jane Fonda, nasceu em 27/01/1964, em Los Angeles. Aos cinco anos de idade, em 1969, estreou nas telas, ao lado do pai Peter Fonda, no filme, “Sem Destino”. Em 1988 conseguiu um papel no filme “O Escândalo” e sua carreira começou a progredir. Foi indicada para o prêmio Emmy, por sua atuação no filme “Armadilha Selvagem, feito especialmente para a televisão. Em sua carreira também se destacam os filmes: “O Poderoso Chefão lll”, onde faz uma jornalista; “Jackie Brown”; “Vítimas do Medo”; “Um Estranho Chamado Elvis”; “Camilla”; “Vida Bandida” e “Beijo do Dragão”. Bridget Fonda tem um filho chamado Oliver e é casada com o compositor Danny Elfman.
 
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/