sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES

A GRAZINA E A FRAGATA

A Grazina é um pássaro de porte médio, encontrado em diversos mares e oceanos. Também conhecido no Brasil como Rabo de Palha ou Viuvinha Branca. A Grazina é uma ave graciosa e no final de sua cauda há penas mais alongadas, daí o nome Rabo de Palha. Esta ave faz seus ninhos nos penhascos das ilhas oceânicas mais remotas. Sua alimentação e, a alimentação de seus filhotes baseia-se em peixes, que ela apanha sobre o mar, nunca mergulhando. 

A GRAZINA EM SEU NINHO NOS PENHASCOS DAS REMOTAS ILHA OCEÂNICAS

Na época de procriação, principalmente, quando tem levar os peixes para alimentar seus filhotes, a Grazina passa por grandes dificuldades, uma vez que, ao conseguir pescar o alimento, para levá-lo ao ninho, quase sempre, ela é perseguida pelas Fragatas, uma das maiores aves oceânicas. Embora a Grazina tenha muita velocidade de vôo, a Fragata tem mais resistência e persegue a Grazina, quando a Fragata consegue apanhá-la a prende pelas pernas com o bico. A intenção da Fragata não é de se alimentar da Grazina, nem tampouco matá-la. A Fragata age dessa forma, para que a Grazina solte o peixe e quando a Grazina abre o bico e o peixe cai no mar, imediatamente, Fragata solta a Grazina e mergulha atrás do peixe, já morto, ou tonto.

A FRAGATA É A AVE QUE PERSEGUE A GRANZINA PARA SE APROPRIAR DO ALIMENTO
 
Mas nem sempre a Fragata leva vantagem, na maioria das vezes, a Grazina consegue fugir e alcançar os penhascos, quando isso acontece, a Fragata se afasta e não consegue roubar o alimento que da Grazina e de seus filhotes.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/