quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

 RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO
  
       COPA DO CHILE DE 1962 – UM CIGANO IUGUSLAVO, SEKULARAC, É UM DOS            DESTAQUES   DA  COPA;  GARRINCHA   ENCANTA O MUNDO;   BRASIL É BI-CAMPEÃO MUNDIAL  E  COLÔMBIA  E  BULGÁRIA SÃO AS SELEÇÕES ESTREANTES  NO EVENTO


 Garrincha


A Copa do Mundo de 1962 foi realizada no Chile e rendeu ao Brasil o bi-campeonato mundial de futebol. Garrincha o ponta direita, brasileiro que já havia encantado o mundo na copa anterior, na Suécia em 1958, foi considerado o melhor jogador na copa do Chile.Com suas pernas tortas e seus dribles desconcertantes, Garrincha maravilhou o mundo, além de marcar 4 gols no certame. Embora sendo destro e sendo ainda um jogador relativamente pequeno, Garrincha fez gols de todas as formas, de cabeça; de pé esquerdo; de pé direito e  até  de falta. Na partida contra o Chile válida pelas semi-finais,Garrincha fez 2 gols na vitória brasileira por 4x2, mas acabou sendo expulso. Absolvido da expulsão no jogo contra o Chile, Garrincha pode jogar a partida final,a decisão da Copa. Mesmo jogando com febre ele arrasou com a defesa adversária e o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3x1, os gols do Brasil foram marcados por Amarildo, Zito (por sinal o seu único gol pela seleção brasileira, em todo do tempo que atuou pelo Brasil)  e Vavá, com Masopust descontando para a Tchecoslováquia. Na Copa do Chile havia dois estreantes, Colômbia e Bulgária participavam do evento pela primeira vez e houve algumas coisas em comum entre ambas. Tanto uma como a outra nas eliminatórias derrubaram os favoritos. A Colômbia eliminou o Peru e a Bulgária eliminou a favorita França e de quebra eliminou também a Finlândia. Porém, nem Colômbia, nem Bulgária passaram da 1ª fase, ambas voltaram para casa com apenas 1 ponto ganho em 3 jogos, 1 empate e 2 derrotas.


 Sekularac

A Copa do Mundo de 1962, no Chile marcou ainda a presença do cigano Sekularac, no ataque da Iugoslávia. Dragoslav Sekularac nasceu na então região da Macedônia, a  Macedônia, que hojé é um país  independente. Dragoslav Sekularac era um cigano da tribo Vasojevici , vinda da região de Montenegro, Hoje, Montenegro também é um país independente. Jogador do Estrela Vermelha de Belgrado, capital da Iugoslávia, atualmente a Sérvia, hoje também um país hoje independente. Sekularac, o ‘’Sekki’’,como era chamado por alguns, já havia jogado bem na copa anterior,em 1958, na Suécia, mas no Chile em 1962,  esteve exuberante.



 Jerkovic

Apesar de não ter feito nem um gol, passou a copa distribuindo as jogadas e dando passes perfeitos ,mtanto assim,que seu companheiro de ataque Jerkovic, foi o artilheiro do certame. Considerado um dos melhores jogadores iugoslavos de todos os tempos, Sekularac virou até garoto propaganda e até mesmo em um filme iugoslavo, que fala da vida de ciganos, podemos ver Sekularac num anúncio em um outdoor .
Na copa do Chile de 1962, a classificação final foi a seguinte:
1º Brasil
2º Tchecoslováquia
3º Chile
4º Iugoslávia
O artilheiro da competição foi Jerkovic da Iugoslávia com 5 gols.

Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com o apoio de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/