quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
  

                         Prefeitura implanta Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Santa Rita

                     
A Prefeitura entregou nesta terça-feira, 24, certificados aos moradores participantes do Curso de Agente de Defesa Civil Comunitário, que visa à formação do Nudec de Santa Rita, no 2º Distrito. O encerramento ocorreu na Escola Municipal Pedro Torres Leite, na localidade. Até o momento, 150 pessoas foram capacitadas através dos cursos promovidos pelo Governo Municipal. O treinamento forma multiplicadores dos ensinamentos sobre estratégias de ação em situações de risco. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, existe a previsão de ampliar o projeto. “Temos um planejamento para instalar núcleos em Bonsucesso, Sebastiana, Vale Alpino e Poço dos Peixes, entre outras localidades consideradas pontos estratégicos da nossa ação. Os moradores de outras áreas interessados em ter um núcleo em suas comunidades podem entrar em contato com a Defesa Civil, que vai estudar a viabilidade da implantação”, afirmou. A instalação dos núcleos comunitários faz parte do Plano Municipal de Defesa Civil e os cursos oferecem aulas de noções de riscos geológicos, prevenção de desastres, planejamento em Defesa Civil, primeiros socorros, entre outros assuntos. O treinamento já foi realizado no Rosário, Perpétuo, Parque do Imbui, Vieira e Santa Rita. Moradores de Pessegueiros, no 2º Distrito, e Pimentel, na área urbana, também estão recebendo a capacitação.
Texto: Mara Lúcia




 
 
 
Saúde divulga resultado de dezembro da análise da água das fontes da cidade

Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando o resultado da análise microbiológica feita no mês de dezembro de 2011. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo LACENN-RJ – Laboratório Central Noel Nutels, das 10 fontes examinadas, duas estão impróprias para consumo: Fonte Praça Taumaturgo e Fonte Amélia, que apresentam a presença de coliformes totais e fecais. A Secretaria de Saúde já providenciou a divulgação do resultado da análise, através das placas indicativas instaladas nas fontes. Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças. O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.
Confira o resultado da análise: Dezembro/2011  • Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo • Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo  • Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo • Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo • Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo • Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) - Própria para consumo  • Fonte Praça Taumaturgo – Imprópria para consumo • Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo • Fonte da Tijuca (Tijuca) – Própria para consumo • Fonte Fonte Santa (Fonte Santa) – Própria para consumo
Texto: Mara Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/