sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PREFEITURA EM FOCO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Prefeitura e Fundação Getúlio Vargas se reúnem em Teresópolis

FGV vai prestar assistência técnica ao município na elaboração de projetos de infraestrutura

Representantes de diversas Secretarias Municipais participaram, na última semana, da primeira reunião de trabalho sobre o Convênio de Excelência na Gestão de Investimentos. O trabalho será coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e consiste em fornecer assistência técnica às 14 cidades integrantes do Conleste (Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense) na elaboração e acompanhamento de projetos a serem apresentados ao Governo Federal e à Petrobras, a fim de obter recursos para obras de infraestrutura, transporte, saúde, etc.
“A FGV tem o papel de auxiliar os municípios do Conleste, com o objetivo de viabilizar projetos nas áreas de infraestrutura, visando a obtenção de recursos públicos para a realização de investimentos. ”, explicou a representante da FGV, Cláudia Dutra. De acordo com a coordenadora, os projetos serão analisados pela fundação conforme os critérios técnicos estabelecidos de comum acordo com a Petrobras. Os projetos aprovados serão patrocinados pelo BNDES e a Caixa Econômica.
Cláudia Dutra também frisou que o objetivo é produzir projetos que estejam em concordância com as diretrizes do Plano Diretor Municipal, da Agenda 21. Empreendimentos que se tenham um foco regional, ou seja, com abrangência para duas ou mais cidades, também são importantes. A coordenadora pontuou ainda que a Prefeitura deve instituir uma Unidade Gestora Municipal (UGM), com o objetivo de gerir os trabalhos do convênio.
Na ocasião, ficaram agendados dois workshops, um para a próxima quinta-feira, 19, visando a apresentação de projetos da Prefeitura, e o segundo, em fevereiro, para identificação dos principais projetos.
Estiveram presentes à reunião, os Secretários Zezinho (Agricultura) e Antônio Carlos Moura (Trabalho e Emprego), o Ouvidor Geral, Luiz Carregal, e representantes das Secretarias de Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Social e Orçamento Participativo.

O Convênio

O Convênio de Excelência na Gestão de Investimentos foi criado pela Petrobras em parceria com o Ministério das Cidades, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) e a Caixa Econômica Federal, e visa promover o desenvolvimento das regiões no entorno das novas unidades de refino e petroquímica, entre elas, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Texto: Mara Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/