EJA realiza Maratona de Matemática em cinco pólos
Visando incentivar o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino promoveu sua Maratona da Matemática 2011. Foi criado um ambiente estimulante para o estudo da disciplina entre alunos e professores nos cinco pólos da EJA: escolas Ginda Bloch (Alto), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Maçom Lino Oroña (Várzea), Cerom e Belkis Morgado (São Pedro).
Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, a importância desta Maratona está principalmente na apresentação da Matemática como ciência, ferramenta e linguagem construída e reconstruída a cada tempo pelo ser humano. “Este é um evento que estimula o gosto pela Matemática e desenvolve a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade dos alunos da EJA”, comentou a Secretária. A Maratona de Matemática 2011 teve como grande novidade a participação dos estudantes do 1º segmento. Dessa forma, todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos, da 1ª etapa a 9ª etapa, foram envolvidos nessa importante atividade. As provas foram divididas em níveis e cada nível apresentou a avaliação em uma cor diferente, facilitando assim a separação por etapas. Todos os estudantes concluíram a prova e durante a próxima semana as questões serão trabalhadas em sala de aula. As equipes de Matemática e do 1º segmento começaram a estruturar a Maratona logo no início desse semestre. Após vários encontros e reflexões, as avaliações foram estruturadas seguindo o modelo da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Após a realização das provas pelos estudantes, houve um jantar de confraternização em cada pólo, proporcionando aos alunos, professores, funcionários e equipes diretivas momentos importantes de integração e troca de experiências. Para a professora Rutiná, da VI Etapa da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, a empolgação dos estudantes foi um fator determinante para o sucesso do evento. “Cheguei à escola e fui recebida por alunos ansiosos com a Maratona, e percebi que estavam muito preocupados em fazer e acertar as questões”, avaliou a professora. Os alunos participantes, satisfeitos em ter seus conhecimentos testados, aguardam agora novas atividades. “Achei muito bom porque testa a nossa capacidade. Para mim não foi nenhum sacrifício, espero conseguir um bom resultado”, disse Luiz Gustavo, da 7ª etapa da Escola Ginda Bloch. A professora Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA no Município, parabenizou a sua equipe por estimular o conhecimento e a compreensão da Matemática como disciplina aplicável em suas vidas cotidianas. “Atividades com essa são muito importantes para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, pois estimulam o ensino e a aprendizagem da disciplina, propiciando também a compreensão da aplicabilidade da Matemática nas situações diárias”, elogiou Ana Paula.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, a importância desta Maratona está principalmente na apresentação da Matemática como ciência, ferramenta e linguagem construída e reconstruída a cada tempo pelo ser humano. “Este é um evento que estimula o gosto pela Matemática e desenvolve a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade dos alunos da EJA”, comentou a Secretária. A Maratona de Matemática 2011 teve como grande novidade a participação dos estudantes do 1º segmento. Dessa forma, todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos, da 1ª etapa a 9ª etapa, foram envolvidos nessa importante atividade. As provas foram divididas em níveis e cada nível apresentou a avaliação em uma cor diferente, facilitando assim a separação por etapas. Todos os estudantes concluíram a prova e durante a próxima semana as questões serão trabalhadas em sala de aula. As equipes de Matemática e do 1º segmento começaram a estruturar a Maratona logo no início desse semestre. Após vários encontros e reflexões, as avaliações foram estruturadas seguindo o modelo da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Após a realização das provas pelos estudantes, houve um jantar de confraternização em cada pólo, proporcionando aos alunos, professores, funcionários e equipes diretivas momentos importantes de integração e troca de experiências. Para a professora Rutiná, da VI Etapa da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, a empolgação dos estudantes foi um fator determinante para o sucesso do evento. “Cheguei à escola e fui recebida por alunos ansiosos com a Maratona, e percebi que estavam muito preocupados em fazer e acertar as questões”, avaliou a professora. Os alunos participantes, satisfeitos em ter seus conhecimentos testados, aguardam agora novas atividades. “Achei muito bom porque testa a nossa capacidade. Para mim não foi nenhum sacrifício, espero conseguir um bom resultado”, disse Luiz Gustavo, da 7ª etapa da Escola Ginda Bloch. A professora Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA no Município, parabenizou a sua equipe por estimular o conhecimento e a compreensão da Matemática como disciplina aplicável em suas vidas cotidianas. “Atividades com essa são muito importantes para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, pois estimulam o ensino e a aprendizagem da disciplina, propiciando também a compreensão da aplicabilidade da Matemática nas situações diárias”, elogiou Ana Paula.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/