Ronaldo Fialho
Sucesso no primeiro fim de semana do 3º Festival de Música Clássica
Quinteto de Metais, Orquestra Camerata e Kabarett Berlin foram as primeiras atrações do evento, que vai até o próximo domingo
Teresópolis, 11 de abril de 2011 - Instrumentos de sopro, corda e música alemã. Estes foram os três principais ingredientes que encantaram a plateia no primeiro fim de semana do 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, o evento contou ainda com a parceria da Secretaria de Turismo. Em sua terceira edição, o Festival foi aberto na tarde do último sábado, 9, e prossegue até o próximo domingo, dia 17, com diversos concertos. Todos os espetáculos têm entrada franca.
“A partir da iniciativa do Prefeito Jorge Mario, iniciamos o projeto em 2009 com uma resposta absolutamente positiva do público. Veio o segundo festival em 2010 e, agora, em 2011, a terceira edição, que está se mostrando mais um sucesso. Ver a casa cheia é uma demonstração clara de que o teresopolitano gosta e aprecia a música de boa qualidade. Vale a pena acompanhar a programação e os concertos”, comentou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, na abertura do evento.
O 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis traz à cidade nomes consagrados do estilo, com 10 concertos ao todo. A abertura no evento aconteceu na tarde de sábado, 9, no Teatro Municipal, com o concerto do Quinteto de Metais da UniRio. Formado por Nailson Simões e Maico Lopes (trompetes), Waleska Beltrami (trompa), João Luis Areias (trombone) e Alberto Khattar (tuba), o quinteto apresentou repertório que incluiu o erudito e o popular, com destaque para ‘Fantasia’, de Bach, ‘Sinfonia para Metais nº 2’, de Victor Ewald, trechos de West Side Story, de Benstein, e cinco peças de Temas Nordestinos, tendo a participação do baterista Naif Simões. “Poder voltar aqui é uma grande alegria. Agradeço à Secretaria de Cultura pela oportunidade. Afinal, nós da música clássica não temos muito espaço para apresentações, o que torna esta iniciativa da Prefeitura de Teresópolis ainda mais válida e importante. Parabéns”, comentou o trompetista Nailson Simões.
Após o Quinteto da UniRio, ainda no sábado, as atenções se voltaram para a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde foi realizada a apresentação da Orquestra Camerata Theresa Christina. Composta por 13 componentes, todos de Teresópolis, sob a regência do maestro Zdenek Svab – arregimentador do festival –, a orquestra lotou a plateia e encantou o público com peças como ‘Adagio’, de Albinoni, ‘Sinfonia em Si B Moll Maior’, de Carlos Seixas e ‘Pequena Serenada Noturna’, de Mozart, entre outras.
No domingo, dia 10, a programação continuou com o Kabarett Berlin, que lotou o Teatro Municipal. Neste terceiro recital em Teresópolis, a dupla formada por Sérvio Túlio (voz) e Glauco Baptista (piano) voltou a encantar o público, apresentando canções de cabaret, revistas musicais e filmes alemães das décadas de 20 a 40 do século XX. No repertório, melodias combinadas à poesia e à sátira sofisticada de ícones do movimento de cabaret alemão, com destaque para Alabama Song, Kurt Weill e Bertolt Brecht, e ‘In der bar zum Krokodil’, Willy Engel-Berger – Beda/Fitz.
Apresentado em alemão, o espetáculo teve o auxílio de projeção, que permitiu ao público acompanhar a tradução das canções e entender a interpretação de Sérvio e Glauco. “Já é a terceira vez que somos convidados e o público mais uma vez foi super caloroso. A organização está perfeita e nos sentimos muito confortáveis em Teresópolis. Esta iniciativa da Prefeitura é fantástica, permitindo ao público o acesso à cultura, gratuitamente. Maravilhoso. Não dá pra perder”.
Público aplaude
Nos dois dias de concerto, o público aplaudiu de pé. “Achei sensível, gostei muito. Foi a primeira vez que prestigiei o festival e adorei. O prefeito está de parabéns. Este é um movimento que precisa mesmo ser resgatado e a população, que sofreu tanto com a enchente, merece ser sensibilizada com algo tão bonito”, comentou a nutricionista Luciana Mateus, após a apresentação da Orquestra Camerata.
A produtora cultural Luciana Barros também aprovou o evento. “Muito interessante. Nunca tinha assistido a um espetáculo em alemão e fiquei encantada. A forma com que eles apresentaram, com as legendas, permitindo que a gente entendesse, foi perfeito. Além disso, tivemos uma aula sobre várias décadas, um verdadeiro aprendizado. Vim às outras edições e voltei este ano porque achei maravilhoso e fico satisfeita em ver a casa cada vez mais cheia”, elogiou Luciana, referindo-se ao espetáculo de domingo.
Nesta segunda-feira, 11, foi a vez do Aulustrio, que se apresentou às 16h, no Centro Cultural FESO Pro Arte, com os irmãos Fábio Brucoli, violinista, Mauro Brucoli, violoncelista, e Paulo Brucoli, pianista. E na terça, 12, será realizado o concerto LiberTango, também às 16h, no Centro Cultural FESO Pro Arte. O 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis vai até domingo, 17 de abril.
Para a realização do evento, serão utilizados quatro locais diferentes: Teatro Municipal (Avenida Feliciano Sodré, 675 – segundo piso – Centro), Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto) e Praça Olímpica Luis de Camões – Centro. Todo o evento tem entrada franca e recomenda-se que os interessados cheguem ao local 30 minutos antes de cada espetáculo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/