sábado, 16 de abril de 2011

CURISIDADES ESPORTIVAS

JORGE WILSTERMANN, UMA HOMENAGEM DE UM CLUBE DE FUTEBOL A UM PILOTO COMERCIAL, TAMBÉM É NOME DE AEROPORTO


 
Club Jorge Wilstermann

O Jorge Wilstermann é um clube de futebol da cidade de Cochabamba na Bolívia, que foi fundado com o nome de San José de La Banda, em 24/11/1949, por funcionários da Lloyd Aéreo Boliviano, a LAB. Depois da morte de Jorge Wilstermann,  que foi o primeiro piloto comercial da Bolívia, Wálter Lemm , que era então presidente Lloyd Aéreo Boliviano, a LAB, solicitou que o Aeroporto da cidade de Cochabamba na Bolívia, tivesse o nome de seu grande amigo, Jorge Wilstermann. O mesmo aconteceu com o clube de futebol San José de La Banda, que tinha as cores azul celeste e branca. Assim, o clube passou a se chamar Club Jorge Wilstermann, em homenagem ao primeiro piloto comercial boliviano e passou a adotar as cores vermelha, azul e branca. 

 O PRIMEIRO PILOTO COMERCIAL DA BOLÍVIA

Depois da morte de Jorge Wilstermann,  que foi o primeiro piloto comercial da Bolívia, Wálter Lemm , que era então presidente Lloyd Aéreo Boliviano, a LAB, solicitou que o Aeroporto de Cochabamba, tivesse o nome de seu grande amigo Jorge Wilstermann.
Aeroporto Jorge Wilstermann, Cochabamba, Bolívia

O Jorge Wilstermann é o único clube boliviano a ser tricampeão autêntico, ou seja, conquistando o título, três vezes seguidas, nos anos de 1958, 1959 e 1960. O Jorge Wilstermann foi o primeiro clube boliviano a passar para a segunda fase da Copa Libertadores da América, em 1981, quando enfrentou o Flamengo e foi derrotado pelo clube brasileiro, nos dois jogos, o primeiro no Estádio Félix Capriles, em Cochabamba na Bolívia, por 2X1, no dia 13/10/81, com gols de Baroninho e Adílio para o Flamengo e Melgar, o craque do time, para o Jorge Wilstermann e o segundo no dia 30/10/81, por 4X1, no Maracanã, no Rio de Janeiro, com gols de Nunes, Adílio, Anselmo e Chiquinho, para o Flamengo e Tarborga descontado para o Jorge Wilstermann. Vale lembrar que naquele ano o Flamengo foi o Campeão da Copa Libertadores da América, vencendo o Cobreloa do Chile, na decisão por 2X0 e, Campeão Mundial Interclubes, quando derrotou o time do Liverpool, da Inglaterra, por 3X0,  em jogo realizado em Tóquio,no Japão. Mas voltando ao Jorge Wilstermann, entre os grandes jogadores, que por lá passaram, podemos citar o meio campista Melgar, que atuou pela seleção boliviana, na Copa do Mundo dos E.U.A em 1994 e os brasileiros Jairzinho, Tri Campeão Mundial de Futebol, na Copa do Mundo de 1970, no México, que, defendeu  o Jorge Wilstermann, nos anos de 1980 e 1981 e Túlio Maravilha que em 2004 teve uma excelente média, marcando 24 gols, em 29 jogos, pelo Jorge Wilstermann.

BAHPF/YBSHPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/