Prefeitura e organizações civis da sociedade estudam a criação do Banco de Alimentos
Uma reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e representantes de organizações da sociedade civil foi realizada nesta quinta-feira, 3, no Espaço Cidadão. No encontro, foram acertadas formas de constituir um banco de alimentos e doações na cidade para atender prioritariamente os atingidos pelas chuvas do dia 12 de janeiro. A criação do órgão permitirá mais agilidade e transparência no processo de distribuição dos donativos recebidos em prol das vítimas da calamidade que se abateu sobre Teresópolis.
Durante o processo serão criados e legitimados pontos de distribuição de alimentos, utilizando os já existentes nos bairros. Será organizado também, um cadastro único composto por vítimas da calamidade e um segundo focado nos necessitados. O cadastro será distribuído para cada entidade que até agora recebeu e doou donativos, a fim de que não haja repetição de doações. Na ocasião, foi formado, pelo grupo presente, um conselho gestor que será conduzido por um comitê composto pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Dione Manetti, pelo Presidente do Rottary Club, Nilo Sergio dos Santos, e pelo Pastor Arnou Oliveira dos Anjos, representando o segmento religioso.
O conselho gestor é constituído por representantes de diversos segmentos da sociedade civil como empresários, igrejas, sindicatos, associações de moradores, organizações não governamentais entre outros. O banco tem como objetivo arrecadar e captar doações de toda espécie de alimentos, gêneros alimentícios e bebidas não alcoólicas, industrializados ou não, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, para distribuir por meio de entidades assistenciais sem fins lucrativos e que estejam devidamente cadastradas.
Para o Secretário Dione Manetti, do Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Teresópolis deu um passo importante no processo de organização do atendimento às vítimas. “A criação do Banco de Alimentos e Doações para as pessoas que necessitam de apoio para melhorar suas vidas nesse momento e sua gestão entre o poder executivo e organizações da sociedade civil servirão de exemplo para que estas instituições trabalhem juntas e cooperem em outros setores”, definiu Manetti.
Segundo o Presidente do Rottary Club, Nilo Sergio, a reunião foi bastante produtiva, por ter adiantado bem o processo de formação do Banco de Alimentos e Doações. “Nós avançamos muito na reunião de hoje e, na próxima semana, já teremos o banco de dados e o cadastro prontos. Precisamos atender o mais rápido possível essas famílias, pois os alimentos têm validade de seis meses”, explicou Nilo.
Para o Pastor Arnou, o banco de alimentos tem uma importância grandiosa nesse processo de organização. “Só agora teremos uma noção exata da necessidade permanente dessas pessoas tanto do ponto de vista da alimentação quanto psicológica”.
A reunião seguinte do conselho está prevista para o próximo dia 10 de março na Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, localizada na Avenida Alberto Torres, em frente ao Hospital São José.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis - Gisele Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/